Você exagera no açúcar?

Você exagera no açúcar?

Pesquisas recentes alertam que dá para consumir o açúcar sem culpa: o segredo é não exagerar na quantidade.

O açúcar, principalmente o refinado, não tem muito valor nutricional. Quando é consumido com regularidade e em grande quantidade, gera uma série de reações bioquímicas que podem levar à obesidade, hipertensão, diabetes e até alguns tipos de câncer. Além do mais, pode viciar em função do aumento dos níveis de dopamina e serotonina — substâncias produzidas no cérebro e que estão associadas ao prazer e ao bem-estar.

Então, fique atenta ao excesso de açúcar que você consome e se já houver histórico de obesidade, hipertensão ou diabetes na família, converse com o médico sobre o assunto e peça algumas dicas para manter o controle do consumo.

Para reduzir o açúcar no dia-a-dia, a dica é ficar atento aos produtos industrializados. De nada adianta não adoçar o café e, por exemplo, exagerar nos biscoitos doces. Ou não comer uma sobremesa, mas tomar muito refrigerante. Outra sugestão é reeducar o paladar. O processo pode ser demorado, mas vale a pena experimentar sucos, chás e até bons cafés in natura.

Mas se você é daqueles que gosta de muito doce, o que realmente funciona é incluir fibras na alimentação. Dessa forma a liberação de glicose é mais lenta, o que poupa o organismo dos picos de insulina.

Substitua o açúcar refinado por outros tipos

Açúcar Mascavo

Você exagera no açúcar?

É o açúcar ideal a ser utilizado. O açúcar mascavo tradicional é um alimento obtido diretamente da concentração do caldo de cana recém-extraído. Este processo elimina o uso de aditivos químicos para o processo de branqueamento e clarificação. Sua cor pode variar do dourado ao marrom-escuro, em função da variedade e da estação do ano em que é a cana é colhida.

Podem ser observadas diferenças quanto às fontes de cálcio, magnésio, fósforo e potássio e vitaminas que são maiores no açúcar mascavo. Porém, isso não sugere que pessoas com diabetes tenham que preferir o açúcar mascavo, pois o que deve ser considerado nessa opção são os valores de calorias e de gramas de carboidratos que vão interferir na glicemia.

As necessidades destes minerais (cálcio, magnésio, fósforo e potássiopodem ser supridas com outros alimentos que não contenham valores tão altos de calorias e de carboidratos. Para tanto, uma consulta com o profissional nutricionista seria relevante. Assim, é possível conhecer como seria uma alimentação quantitativa e qualitativamente adequada para o seu caso específico, em relação a fontes de energia, carboidratos, gorduras, proteínas, vitaminas e sais minerais, para viver de forma saudável.

É importante observar que o açúcar mascavo adoça igualmente ao açúcar comum.

Açúcar Cristal

Você exagera no açúcar?

Na falta do açúcar mascavo, a segunda opção é o cristal. Açúcar com cristais grandes e transparentes, mais difícil de ser dissolvido. Passa apenas por leve refinamento, mantendo grande parte do valor nutricional. Por render mais e ser econômico, sempre aparece nas receitas de doces e bolos.

Açúcar Orgânico

É diferente de todos os outros tipos porque não ultiliza ingredientes artificiais em nenhuma etapa do ciclo de produção, do plantio à industrialização. O açúcar orgânico é mais caro, mais grosso e mais escuro que o refinado.

Açúcar Demerara

Também usada no preparo de doces, esse açúcar de nome estranho é um dos tipos mais caros. Ele passa por um refinamento leve e não recebe nenhum aditivo químico. Por isso, seus grãos são morrom-claros e têm valores nutricionais altos, parecidos com os do açúcar mascavo.

Lembre-se: Alguns bombons para aliviar o estresse são muito bem-vindos. Eles ajudam na produção de substâncias prazerosas e fornecem energia ao corpo — mas não caia na tentação de comer a caixa inteira. Você exagera no açúcar?

64 comentários para “Você exagera no açúcar?”

  1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Adorei o artigo, sou uma formiga, como muito doce, mas açucar refinado quase não uso…

  2. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Adoro um açucar preciso diminuir, mas deixar de comer doces é dificil, muitas vezes penso em diminuir o açucar, mas acabo exagerando nos doces.

  3. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    amei as dicas, acredito quede sumo importância para se ter uma saúde de qualidade.

  4. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    açúcar mesmo não consumo muito não….gosto muito do demerara é ótimo…..beijossssss
    e obrigada pelas dicas…

  5. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Por favor, respire fundo e aquiete seus pensamentos. “Que Santa Sara ilumine seus caminhos” REPITA A ORAÇÃO QUE ALGUÉM ESTARÁ ORANDO POR VOCÊ. Sara, Sara, Sara foste escrava de José de Arimatéia, no mar foste abandonada, te peço “paz e amor ao meu coração” (fazer o pedido). Teus milagres no mar sucederam e como santa te tornastes, a beira do mar chegastes e os ciganos te acolheram. Sara, Rainha, Mãe dos Ciganos que te consagram como tua protetora e mãe vinda das águas. Sara, mãe dos aflitos, a ti imploro proteção para meu corpo, luz para que meus olhos enxerguem no escuro, luz para meu espírito e amor para todos meus irmãos. Aos pés da Mãe Santíssima, tu, Sara, me colocarás e a todos que me cercam para que possamos vencer as provações terrenas. Sara, Sara, Sara não sentireis dores nem tremores. Espíritos perdidos não me encontrarão e assim como conseguistes o milagre do mar, a todos que me desejarem mal, tu, com as águas me fará vencer (beber três goles d´água). Amai-nos Sara, para que eu possa ajudar a todos que me procurem. Ajudados pelos teus poderes serei alegre e compreensiva(o) com todos que me cercam. Corre no céu, corre na terra, corre no mundo e Sara, Sara, Sara estará sempre a minha frente, sempre atrás, do lado esquerdo, do lado direito. E assim, dizemos que somos protegidos por Sara que nos ensinará a caminhar e perdoar. (Reze três ave-marias, sendo a primeira para Santa Sara, a segunda para os ciganos e a terceira para você).

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.

Que outro assunto você gostaria de pesquisar?