Conheça os Benefícios da Alface

Quando se fala em comer uma saladinha, a primeira coisa que vem à nossa mente são as folhas verdes da alface, não é? :)

A alface é uma planta herbácea rica em nutrientes e clorofila; e tem a função de alcalinizar e desintoxicar — principalmente o fígado. Esta hortaliça constitui uma importante fonte de vitaminas (A, C e niacina) e sais minerais (sais de enxofre, fósforo, ferro, cálcio e silício).

A tal da folha verde-clara tem um gosto mais suave, e muitas vezes acaba sendo deixada de lado, por acharem que ela não contém tantas vitaminas e minerais quanto as folhas de um verde mais escuro. Afinal, normalmente, quanto mais viva a cor de um vegetal, maior a quantidade de fitoquímicos ele tem. No entanto, a alface tem sim muitos nutrientes.

E, ainda, essa verdura tem um trunfo quando o assunto é ansiedade: graças a uma substância chamada lactucina, um composto com efeito calmante e relaxante que ajuda até mesmo em casos de insônia. Você pode encontrá-la principalmente no talo do alimento.

Como os outros vegetais verdes folhosos, a alface contém ácido fólico, que atua na síntese dos neurotransmissores como a serotonina, dopamina e noradrenalina. Estes, quando em quantidade adequada em nosso cérebro, ajudam a regular as sensações de ansiedade. Além disso, a alface também ajuda na produção de aminoácidos no nosso corpo, e muitos deles atuam nesses neurotransmissores importantes para o bem-estar emocional.

Fibras que Ajudam o Intestino a Trabalhar

A alface, como a maior parte dos vegetais folhosos, é rica em fibras, que melhoram o trânsito intestinal. Uma dessas fibras é a pectina, uma fibra solúvel considerada poderosa. Ela forma um gel que, quando em contato com a água do bolo alimentar, permite que a glicose seja liberada mais lentamente, evitando picos elevados na glicemia do sangue. Isso é bom não só para prevenir e controlar diabetes do tipo 2, mas também para impedir a sensação de satisfação rápida e superficial causada pelo açúcar — que sempre termina em mais ansiedade.

Calmante Natural

A alface tem propriedade calmante, sendo capaz de tratar casos de insônia. A hortaliça ajuda as pessoas a ter um sono reparador e a controlar os acessos de histeria. Aconselha-se consumir alface à noite para dormir melhor, principalmente quando seu suco é adicionado a uma bebida quente que contenha mel.

Tabela Nutricional (quantidade 112g), 16 cal

NutrientesQuantidade por 112g
Vitamina K114.80 mcg
Vitamina A2912.00 IU
Vitamina C26.88 mg
Folatos151.98 mcg
Magnésio0.71 mg
Crômio15.68 mcg
Potássio324.80 mg
Molibdénio6.72 mcg
Fibras1.90 g
Vitamina B1 (tiamina)0.11 mg
Ferro1.23 mg
Vitamina B2 (riboflavina)0.11 mg
Fósforo50.40 mg
Cálcio40.32 mg
Proteínas1.81 g
Ácidos Ômega 30.08 g
Triptofanos0.01 g
Vitamina B3 (niacina)0.56 mg
Vitamina B6 (piridoxina)0.05 mg

Tipos de Alface

Os valores nutricionais dos diversos tipos de alface são bastante parecidos. Conheça os tipos existentes e as principais diferenças:

Alface Crespa: rica em fibras, ajuda na digestão e no bom funcionamento do intestino, além de apresentar pequenos teores de minerais como cálcio e fósforo.

Alface Roxa: contém mais antocianina que as alfaces comuns e um teor também maior de antioxidantes, substâncias que ajudam no combate ao envelhecimento.

Alface Lisa: é a mais consumida, com folhas soltas, macias e de sabor suave.

Alface Mimosa: possui folhas com a borda bastante entrecortada, parecendo dedos de uma mão; está entre as alfaces mais delicadas.

Alface Romana: possui folhas verde-escuras, longas e crespas que formam uma cabeça de folhas soltas. É utilizada em saladas como a salada Ceasar e lanches.

Alface Americana: possui cabeça compacta. Seu valor nutritivo é inferior ao de outras variedades de alfaces e folhas. Bastante usada em lanches.

Conservação

A alface é uma hortaliça que estraga rápido. Fora da geladeira, deve ser mantida com a parte de baixo dentro de uma vasilha com água ou dentro de saco plástico aberto, em local bem fresco por até um dia. Quando conservada em geladeira, deve ser mantida em saco plástico ou em uma vasilha de plástico tampada, retirando-se as folhas de acordo com a necessidade de consumo.

57 comentários para “Conheça os Benefícios da Alface”

  1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    😀 Adorei as informações sobre a alface e o seu poder nutritivo. Quando tiver outras informações de saude principalmente sobre pressão alta pode me enviar.
    Obrigado

  2. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Quero receber informações via email. Obrigasdo

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.