Alho e cebola — a dupla perfeita para sua saúde!

Alho e cebola     a dupla perfeita para sua saúde!

Pesquisas comprovam que o alho e a cebola trazem inúmeros benefícios à saúde.  Dentre suas principais vantagens, a dupla é capaz de reduzir a formação de cálculo biliar. Um estudo realizado com roedores confirma que a combinação alho-cebola aumenta a produção de duas enzimas responsáveis por derrubar os níveis de colesterol — e quase 80% das pedras na vesícula são formadas por esse tipo de gordura. Para chegar à essa conclusão, os cientistas compararam dois grupos de cobaias. Entre os animais alimentados com uma maior quantidade de alho e cebola, houve uma redução de até 30% na incidência dos cálculos.

E os benefícios não param por aí. Uma dieta rica em alho e cebola é também arma indispensável no combate ao câncer de próstata.

O alho e a Cebola contêm muitos Nutrientes

Entre os carros chefe nutricionais da cebola e do alho está o selênio, um poderoso antioxidante que fortalece o sistema imunológico e afasta o risco de tumores. Os dois também são ricos em vitamina C, outro agente antioxidante que combate infecções e aumenta as defesas do nosso organismo. Além disso, o alho e a cebola possuem boas doses de vitaminas do complexo B, importantes para combater o estresse e o desânimo.

Ajuda a Evitar o Câncer

O benefício se dá graças a uma substância chamada alicina, um composto sulforoso presente nesses alimentos, mas que só se forma quando eles são triturados. Esta substância previne a ativação das nitrosaminas, compostos químicos cancerígenos encontrados principalmente em embutidos da carne, como a linguiça.

Combate Gripes e Resfriados

Com eles, as vias respiratórias se mantêm abertas e descongestionadas. O alho e a cebola são ricos em substâncias anti-inflamatórias, antivirais, antiparasitárias, antibacterianas e antifúngicas, dentre elas a própria alicina. Por isso, é um ótimo remédio para afastar gripes, resfriados e infecções em geral. O alho reduz e ajuda a diluir o muco nos pulmões, sendo eficaz contra tosse persistente e bronquite, podendo ser consumido junto a antibióticos. Além disso, a dupla contém vitaminas A, C e E, nutrientes que reforçam o sistema imunológico.

Controle da Diabetes

Quem sofre com o diabetes e com as altas taxas de açúcar no sangue pode se valer desta dupla para controlar as taxas. A cebola carrega uma substância chamada glucoquinina (espécie de insulina vegetal) que, se consumida, ajuda no controle da diabetes. Para melhor absorção da glucoquinina, o indivíduo pode consumir a cebola batida em sucos naturais, já que ela libera essa substância quando é triturada. A cebola pode ser acrescentada a outras receitas de sucos com vegetais, inclusive, como laranja com rúcula ou cenoura, misturas ricas em vitaminas e nutrientes.

Poder Antioxidante

Não é à toa que a cebola protege o organismo de doenças e do envelhecimento precoce. Ela é bastante rica em bioflavonoides, a quercetina, que são substâncias antioxidantes capazes de varrer os radicais livres das células. Este mesmo componente é encontrado na maçã. Porém, o poder de absorção da quercetina pelo nosso corpo é 30% maior com a ingestão da cebola.

Resumo dos Benefícios do Alho e Cebola

Alho e cebola     a dupla perfeita para sua saúde!
  • Ajuda a combater infecções bacterianas, viróticas e fúngicas
  • Aumenta a longevidade
  • Reduz os riscos de infarto
  • Favorece o bom funcionamento do sistema imunológico
  • Reduz a glicose sanguínea
  • Reduz o colesterol LDL (ruim)
  • Aumenta o colesterol HDL (bom)
  • Combate bactérias e vírus
  • Previne a aterosclerose
  • Ajuda na prevenção do câncer
  • Melhora a qualidade de vida

Para que os benefícios sejam visíveis, o consumo de alho e cebola deve ser diário.

Alho

O uso contínuo previne o câncer no trato gastrintestinal e doenças cardíacas. Para as pessoas soropositivas, que com frequência possuem alterações no colesterol e triglicerídeos, esse alimento tem um papel fundamental na dieta diária.

O alho é antiviral, antioxidante (evita o envelhecimento por exposição ao sol, combatendo radicais livres) e tem ação antibiótica, principalmente contra a bactéria Hlicobacter pylori, que pode causar gastrite e úlceras. Além disso, possui Argina, um aminoácido cuja principal função é estimular o sistema imunológico.

Como Consumir o Alho

Um dente de alho por dia triturado ou esmagado. O alho pode ser usado para refogar alimentos. Mas não o deixe queimar, porque assim ele perde as suas propriedades. Colocar um dente de alho na panela de arroz segundos antes do arroz ficar pronto dá um gosto especial ao alimento.

Outra dica é colocar um dente de alho dentro do pote de azeite que você utiliza diariamente nas saladas. Ou então, vc pode esmagar um dente de alho em um copo de 200 ml de água, deixar agir por umas horas e depois tomar a água. Um santo remédio!

Cebola

A cebola é antioxidante, antiinflamatória, evita o aumento do colesterol, reduz os níveis de triglicerídeos e estimula o sistema imunológico. Repleta de diversos agentes anticancerígenos, está especificamente associada à inibição do câncer de estômago. "Afina" o sangue, diminui o colesterol ruim, aumenta o colesterol bom, além de combater a asma e a bronquite crônica.

Como Consumir a Cebola

Quando aquecida, a cebola não perde as suas propriedades — apenas deve-se tomar cuidado para não queimar, ou refogar demais.

Então, inclua-a como tempero obrigatório em suas refeições. Assada no forno ou na churrasqueira, fica uma delícia. Como a cebola é rica em  enxofre, pessoas com tendência a ter gases devem consumi-las com moderação.

87 comentários para “Alho e cebola — a dupla perfeita para sua saúde!”

  1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Bom dia, à todos!
    Gostei muito das dicas do alho e da cebola, muito importante.
    Um grande abraço!

  2. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Adoro os dois tanto o alho quanto a cebola…

  3. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    o alho e bom para queda de cabelo???

  4. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    BOM EU SABIA DE ALGUNS BENEFÍCIOS DO ALHO, MAS NÃO SABIA QUE ESTE CASAMENTO DA CEBOLA COM O ALHO ERA TÃO BOM PRA SAÚDE. AMEI…

  5. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    eu tbm adoro , sempre consumi os 2 e aparento bem menos idade

  6. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    o segredo da boa saude é frequentar o hort frut e trazer sacola cheia

  7. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Valeu a dica da importancia do alho e da cebola para tratamentos e prevenção de tosse dores no peito referente a gripe e resfriado.

    Abçs…

  8. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    eu tomo todos os dias o alho e a cebola organico batidos com mel me e maraviljoso , para a saude sou terapeuta , e tom isto ja a um ano não quero outra vida

    abraços

  9. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    :oops: :P

  10. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Bata uma cebola e cinco dentes de alho em 600ml de água coe beba 3x ao dia a primeira vez em jejum dois esta medida vce vai beber durante quatro dias deixe na geladeira em uma garrafa tampada é em santo remédio para quem tem gordura no fígado.

    1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

      Oi Eleuza
      Gostei da receita mas gostaria de saber qual a quantidade q se deve consumir? Seria 1 colher de sopa 3 x ao dia , 2 colheres 3x dia ou 100 ml 3x dia? ME TIRE ESSA DÚVIDA POR FAVOR.
      CIBELI

  11. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    muito boas as dicas :D

  12. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    :) gostei muito de saber disso, eu ja faço uso do alho e da cebola, como crua e o alho eu faço como fusão e bebo todos os dia pela noite e pela manhã, é muito bom!!!!!
    Um forte abraçooo

  13. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Gosto muito de comer alho cru co azeite nas refeições, só que como em excesso 3 ou até 4 dentes por vez. Isto me prejudica a saúde???Tenho uma prostatite e sempre tenho problemas com ela, sera que pode ser efeito dos exageros do alho.

    Desde ja muito obrigado

    Vicente.

    1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

      Vicente, veja a cura da prostatite com o terapeuta Jaime Bruning, é fácil de curar. :)

      1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

        Clique neste site e se informe sobre a cura de todas as doenças ditas “incuáveis”.

        1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)
  14. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Gostei ,valeu :D

  15. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Peguei essa receita com o Sr Jaime Bruning , bati a cebola o alho e mel, quando fui tomar as colherinhas, quase vomitei, é ruim demais! Mas estou tomando por que é bom para a saúde.
    Vou ter que tomar isso durante uns 20 dias, é um horror de gosto.Segundo Sr Jaime essa receita é a mais incrível para tirar dores, associando ao óleo de copaíba, uma gota a cada quilo de peso, mata o tétano e várias outros vírus, mais o escalda pés, juntos muito bom para combater a dor de cabela, enxaqueca…

    1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

      Maria do Carmo

      Tudo bem?
      Lendo teu post, sorri muito pois conclui que não foi somente eu que quase vomitei…achei que ir ter outro infarto…deu suador. deu uma sensação de que uma bola estava enchendo dentro de meu estomago….na verdade deu de tudo…rsssss
      O troço é forte..com disse Professor Jaime…”braba”
      Eu coloquei as 5 cebolas 3 cabeças de alho e meio litro de mel…quando acabei, por volta de 1200hrs estava so com o cafézinho da amanhã e para saber s estava bom tomei um colher de sopa…Credo!!…..estava indo almoçar na minha irmã….e fui depois que passo a tremedeira…a ansia.o suador..rss
      Me diga vc toma logo após as refeições, mas mesmo assim ele queima o esôfago? Não dá ânsia?
      fiquei preocupado em tomar logo após a comida, e acabar vomitando.
      Seu fiz certinho. fica um liquido esverdeado e um pouco espumoso,é isso mesmo?vc toma agua junto com ele ou logo após??
      me fale com está fazendo.

      obrigado
      Pedro

  16. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Muito bom, pois as dicas sao de grande importancia para as pessoas que as nao conhece. Eu ja consumia alho e cebola e depois dessa pesquisa vou comsumir direto

  17. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Gente, toda pessoa precisa conhecer o terapeuta Jaime Brunning. Todas as doenças tem uma causa e ele mostra pra nós essa causa e como combatê-la. Ñão existe doença incurável. Todo tratamento é à base de produtos naturais. Não percam essa oportunidade. Estou muito feliz de ter encontrado o site dele. É simplismente fantástico!!! http://www.jaimebrunning.com.br

  18. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Rapaz eu tomei mel, alho,e cebola batido no liquidificador desceu queimando tudo ..isso é normal?

  19. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    ja tem um mes que tomo alho cebola e mel.aliviou bastante minhas dores. so naosei ate quando tomar. se puderem me dizer.

    1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

      Vc não sentiu desconforto no estômago ? Fiquei sentindo o alho no estômago e o sabor na boca . Como vc conseguiu por um mês?

  20. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Nossa hoje comecei tomar a receita do jaime brunning do mel alho cebola , mas na primeira colher já meu estômago ficou horrível. Imagina 20 dias. Como vcs conseguiram???

  21. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Pessoal, 3 cabeças de cebola e 5 cabeças de alho, ambos de preferência roxos e 500 g de mel (cuidado com os méis falsificados) batidos no liquidificador e acondicinado em vidro na geladeira. 1 colher de sopa em 1 copo d’água 3x ao dia. Veja dica do Padre Belo (tv aparecida) no youtube.Valeu!

    1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

      eu tomei puro pra experimentar..
      o professor Jaime não fala em mistura mas creio que beber co água não faz mal algum afinal vai pra corrente sanguínea mesmo assim. a água não dispersa os nutrientes.

  22. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Valeu pela dica.
    Agora é que vou partir o meu quintal para plantar só cebola e alho

  23. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    vou tentar um tratamento com alho e cebola pois tenho alergia no sangue dizem que o alho e cebola purifica o sangue e consequentemente ficarei bom dessa doença!

  24. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Alho e cebola , sou fissurado pelos dois. ( Costumo fazer um sanduiche com alho, cebola e alface. ) Show de bola!

  25. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    :o amei as dicas eu ja utilizava mas nao sabia que era tão importante….
    apartir de agora vou colocar mas vez.
    e obrigado vcs do posts pelas dicas…. :lol: :lol: :lol:

  26. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    tomo batido no liquidificador, uma folha de couve, 2 dentes de alho grandes, uma cebola roxa pequena, 8 galhos de salsinha, um limão pequeno inteiro, 3 rodelinhas de gengibre, uma maçã pequena e um copo de agua gelada todos durante 15 dias..paro 15 e volto de novo…me sinto muito bem..obs..bato tudo e não coo…tomo

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.

Que outro assunto você gostaria de buscar?