Benefícios do Alho

Benefícios do Alho

O alho é um antibiótico natural extremamente eficaz à nossa saúde. Ele é um antimicrobiano com efeitos benéficos ao coração e circulação, além de possuir propriedades antissépticas, diuréticas e de combate à febre.

Publicidade

Ele ajuda, por exemplo, a evitar resfriados e na evolução da arteriosclerose. Por isso, é indicado nas afecções catarrais agudas e crônicas, como as bronquites que dificultam a respiração, tuberculose e pneumonia. Se o alho for preparado sob a forma de essência, também ajuda a aliviar os estados asmáticos e funciona como depurativo do sangue. As aplicações de preparados à base de alho estimulam o crescimento dos cabelos.

Propriedades do Alho

 O alho possui um valor nutricional riquíssimo; é composto de vitaminas (A, B1, B2, B6, C, E), aminoácidos, adenosina, sais minerais (ferro, selênio, enxofre, silício, iodo e cromo), enzimas e compostos biologicamente ativos como a alicina.

A alicina é um potente antibiótico, muito eficaz na eliminação de micróbios e bactérias que causam doenças respiratórias e digestivas. Além do mais, se trata de um antibiótico seletivo: por ser natural, elimina as bactérias nocivas sem causar dano àquelas que são boas para nosso organismo.

Ele tem substâncias com potencial antimicrobiano, antiviral e anticoagulante. Possui ação diurética, expectorante,  antifúngico, antiespasmódico,  vasodilatador,   imunoestimulante e broncodilatador.

Benefícios do Alho

Alho na Prevenção de Doenças

O alho é um elemento muito efetivo na prevenção de muitas doenças e males cardiovasculares. Assim, por exemplo, o alho ajuda a reduzir a pressão arterial, graças à estimulação da produção de ácido sulfídrico — o qual relaxa os vasos sanguíneos e melhora o fluxo de sangue no organismo. Além do mais, ajuda a prevenir e reduzir o enrijecimento das artérias, algo que se ocorrer pode dificultar a circulação sanguínea.

O alho é igualmente excelente para a digestão. Ainda que em algumas pessoas possa gerar gases e não se recomende para quem tem acidez o problemas gástricos avançados, o consumo de alho em geral beneficia o sistema digestivo uma vez que ajuda a processar melhor os alimentos ingeridos.

Assim, o alho colabora na eliminação de resíduos do organismo, ajuda a prevenir inflamações estomacais e intestinais e inclusive pode eliminar bactérias que causam danos no intestino sem afetar aquelas que ajudam no processo de digestão.

Como mencionado no princípio, o alho é também um excelente diurético, facilita a eliminação de líquidos e toxinas. Para alcançar esse efeito no organismo, basta seguir um protocolo bem simples: misture quatro dentes de alho moídos em um litro de água e consuma diariamente dois copos dessa mistura, durante duas semanas. Para voltar a consumir a mesma bebida deve-se esperar pelo menos uma semana.

Finalmente, muitos estudos sugerem que há uma relação entre o consumo regular de alho e a redução do risco de adquirir diferentes tipos de câncer, devido a suas propriedades antibacterianas e o bloqueio da formação de substâncias cancerígenas. O alho parece ter resultados especialmente bons na prevenção de distintos tipos de câncer que afetam o trato gastrointestinal. A explicação poderia estar em seu teor de enxofre, que demonstra efeitos positivos na luta contra esse tipo de problema.

Como Consumir o Alho?

Benefícios do Alho

Para preservar o que o alho tem de melhor, ele não deve ser aquecido. Se possível, opte por ele cru, amassado no pão, triturado no molho ou na maionese. Quando ele é cozido, frito, refogado, ele perde um pouco das propriedades, mas continua sendo benéfico. Além do mais, o alho frito é uma delícia!

Outra forma de ingerir o alho cru e aproveitar seus benefícios é preparar uma água de alho: esmague um dente de alho e coloque 200 ml de água. Deixar descansar por algumas horas, e tome uns golinhos da água durante o dia.

O alho pode ser usado para reforçar o sistema imunológico, mas o ideal é ter a orientação de um especialista. O excesso também é contraindicado para quem já toma anticoagulantes e para quem tem problemas gastrointestinais com alho. As gestantes não devem comer em excesso, assim como pessoas que passarão por cirurgias.

É sempre importante saber das propriedades e benefícios que os alimentos trazem para a nossa saúde.  Mas atenção, mesmo o alho tendo todos esses benefícios e propriedades medicinais, se você sentr qualquer sintoma estranho, é importante procurar um nutricionista pois você pode ter algum tipo de intolerância. Nada de se “automedicar com alho” e esperar milagres!

E você, costuma consumir alho sempre?

27 comentários para “Benefícios do Alho”

  1. Avatar de Simone

    Amo alho 😀

  2. Avatar de Roberta

    uso muito alho, é fantástico…adorei saber informações sobre ele.

  3. Avatar de Waldirene

    Gostei muito dessa materia. 😀

  4. Avatar de Alfredo Vitorino

    Eu ajo que olho é um bom antidiotoco

  5. Avatar de Geloisa

    Amo muito…

  6. Avatar de Roseli Soriano

    Adorooo alho 🙂

  7. Avatar de Patricia

    Adoro alho, bom saber que é tão saudável.

  8. Avatar de Rosana

    Eu gosto de alho, mas frito, cru acho muito forte. Por isso amei essa dica de deixar o alho na água e depois tomar, vou fazer o teste.

  9. Avatar de Gisele

    Gostei da dica! Vou preparar a água de alho, e consumir aos poucos 😉

  10. Avatar de Renata

    Alho não falta na minha casa, cebola também. Adorei

    1. Avatar de Inez

      ja uso alho todos os dias ele cru e acho entao por isso dificilmente ficvar resfriada ou gripada

  11. Avatar de Camila

    Essa dica do alho na água eu já conhecia, tomei por um tempo que estava com a imunidade baixa, é ótimo, agora para o inverno vou fazer novamente.

  12. Avatar de Marcos

    Excelente matéria.

  13. Avatar de Janice

    Tambem gostei muito das dicas sobre o alho, vou passar a consumir mais, obrigada.

  14. Avatar de Eliane

    Estou sempre consumindo alho.
    Adorei o post.

  15. Avatar de Antonieta

    Amei essa dica de consumir o alho cru, deixando na água, amei porque eu como alho, mas sempre fritinho 🙂

  16. Avatar de Salete

    Vou consumir mais alho. Pena que meu marido não gosta.

  17. Avatar de Glenilene

    Não gosto, acho muito forte o sabor, prefiro alho poró.

  18. Avatar de F(ávio.me((o

    My God, Eu não sou uma pessoa presunçosa, mais uma pessoa para consumir alho como eu, realmente….

    Minha esposa até quer me botar pra dormir com o Rex (cachorro), até o melhor amigo do homem me rejeita nesta hora…

    Mais pesquisei uns truques que agora tá tudo bem.

    Valeu, Celina!!! Matéria nota 10, para equipe “Saúde & Beleza”.

  19. Avatar de Ilidio Vaz

    O problema é que quando a gente come todo o mundo fica sabendo porque o cheiro incomoda um bocado. Me dê uma dica de como comer sem incomodar. Cumprimentos

  20. Avatar de Marisearlete

    Gostei muito das dicas sobre alho.

  21. Avatar de Alexandrina

    Muito boa a dica de usar o alho na água.

  22. Avatar de Teresa José Santos

    Tenho estado a consumir alho cru todos os dias .Amei a informação.

  23. Avatar de Elina

    Parabéns, que matéria genial sobre este superALHO, é caro, mas compensa pelos benefícios. Aqui feijão, arroz e alho não podem faltar.

  24. Avatar de Elina

    Adoro, muito bom.

  25. Avatar de Elizabete Mabote

    Formidável saber dos benefícios do alho. Tenho usado muito o alho no meu dia a dia e vou continuar.

  26. Avatar de Pelma

    Adorei muito bom

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.