Alimentos Orgânicos

Alimentos Orgânicos

Alimentos orgânicos são aqueles cultivados sem o uso de pesticidas convencionais, fertilizantes e agrotóxicos, além de serem processado sem radiação ionizadora.

É um produto limpo, saudável, e que provém de um sistema de cultivo que observa as leis da natureza. Todo o seu manejo agrícola está baseado no respeito ao meio ambiente e na preservação dos recursos naturais.

Alimentos orgânicos são mais saborosos. O sabor e aroma são mais intensos — afinal, em sua produção não há agrotóxicos ou produtos químicos que possam alterá-los. Além disso, são mais nutritivos. Solos ricos e balanceados com adubos naturais produzem alimentos com maior valor nutritivo.

Todo alimento orgânico é muito mais que um produto sem agrotóxicos. É o resultado de um sistema de produção agrícola que busca manejar de forma equilibrada o solo e demais recursos naturais (água, plantas, animais, insetos, etc.), conservando-os a longo prazo e mantendo a harmonia desses elementos entre si e com os seres humanos.

Além de frutas e verduras, os produtos de origem animal (como carnes, ovos e leite) também podem ser produzidos de forma "orgânica". Essa denominação é dada quando os animais são criados sem o uso rotineiro de antibióticos e sem utilização de hormônios de crescimento.

Alimentos Orgânicos

A qualidade do produto orgânico deve sempre ser assegurada por um selo de certificação. Este selo é fornecido pelas associações de agricultura orgânica ou por órgãos certificadores independentes, que verificam e fiscalizam a produção de alimentos orgânicos desde a sua produção até a comercialização. O selo de certificação é a garantia do consumidor de estar adquirindo produtos mais saudáveis e isentos de qualquer resíduo tóxico.

Alimentos Orgânicos e Agrotóxicos

Para entender melhor o porquê do uso de alimentos orgânicos, é importante saber mais sobre os problemas dos agrotóxicos. Agrotóxicos são substâncias químicas (herbicidas, pesticidas, hormônios e adubos químicos) utilizadas em produtos agrícolas e pastagens, com a finalidade de alterar a composição destes e, assim, preservá-los da ação danosa de seres vivos ou substâncias nocivas.

Se utilizados adequadamente, eles não estragam os alimentos. Porém, se não houver alguns cuidados no uso — como por exemplo utilizar o produto por mais tempo que o recomendado — eles podem afetar seriamente o ambiente e a nossa saúde.

Quando em excesso, o agrotóxico causa intoxicação no organismo humano. Os sintomas mais imediatos são dor de cabeça, dor de estômago, fraqueza, mal-estar e sonolência. Outros podem surgir meses ou até anos depois, e incluem paralisia e câncer.

Como Eliminar Agrotóxicos dos Alimentos

Alimentos Orgânicos

A solução mais indicada para lavar frutas, verduras e hortaliças é uma colher de sopa do bicarbonato de sódio em um litro de água. O ideal é sempre deixá-la agindo por meia hora e depois lavar com água corrente. Apesar de alguns especialistas serem contra, muitas pessoas também usam a água sanitária para ajudar na eliminação do veneno (uma colher se sopa para um litro de água). O vinagre também pode ser utilizado para retirar as impurezas.

Algumas observações sobre alguns alimentos:

  • Morango. É um dos alimentos mais afetados pelo uso de agrotóxicos. Jamais deixe de lavá-lo na solução de bicarbonato.
  • Banana, laranja e batata. Não há necessidade de lavagem com bicarbonato se a casca não for consumida.
  • Mamão. Procure lavar o mamão imediatamente antes de abri-lo. Assim você elimina a possibilidade de que a faca entre em contato com o agrotóxico da superfície e o leve para a polpa.
  • Maçã. Apesar de poder ser consumida sem casa, é na ali que estão muitas das fibras que tornam esta fruta tão saudável. Então, lave-a com a solução de bicarbonato normalmente.
  • Cenoura. É um dos vegetais que apresentam menos resíduos de agrotóxicos. Para garantir sua segurança, utilize uma escova e água corrente para fazer a limpeza da casca.
  • Tomate. O ideal é sempre consumir o tomate o mais maduro possível. Quanto mais passa o tempo, mais os venenos se dissipam. Para dar adeus ao agrotóxico, você também pode descascá-lo.

Como o consumo de orgânicos está aumentando, o preço acaba diminuindo. O que acho que ainda falta melhorar é a oferta de orgânicos, pois ainda existem poucos lugares especializados.

Dica para comprar orgânicos

Se você é de Curitiba, tem uma lojinha de orgânicos muito bacana que tem muita variedade e entrega em casa, vale a pena conferir, o site é http://www.bioeorganicos.com.br.

47 comentários para “Alimentos Orgânicos”

  1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    eu tb tenho essa dificuldade para encontrar feiras que vendam organico, aqui em maringá só conheço 2 lugares. Aposto que se fosse mais fácil as pessoas comeriam mais organicos.
    Sempre que posso, eu como organico.

  2. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Adorei a resenha! muito explicativa…

  3. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    olá, adorei as explicações, sempre como vegetais e hortaliças organicas, tenho sorte, feirinha perto de casa :)
    Ahhh eu deixo de molho com vinagre + detergente, queria saber se pode?

  4. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    eu lavo os morangos com bicarbonato e detergente – recomendação do médico

  5. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    bom dia a todas, eu sempre como muitos alimentos organicos pois meu esposo é tecnico agronomo e sempre fica me lembrando a importancia dos alimentos organicos e sempre que nos temos uma folguinha vamos para nossa cidade natal no interior(engenheiro navarro) pois lá é uma cidade de plantações de pequenos e grandes agricultores ,os pequenos agricultores como meus avos sempre tem alimentos fresquinhos organicos bem gostozos pois é para comsumo propio,mas na fazenda da familía do meu marido é uma grande plantação porque é para consumo e maior parte para vender então eles usam muito agrotoxico que conscerva mais os alimentos mas não faz muito bem a nossa saude.
    mas seguindo as regrinhas acima da para consumir tudo e aproveitar todas as vitaminas.

  6. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Concordo que os organicos são msm mais saudaveis, utilizo na medida do possivel já que são a minoria nos varejões e o preço bem mais alto.
    Acredito que deveria ser proibido o uso de substancias danosas a saude no cultivo dos alimentos. Muitos casos de cancer estão ligados ao uso dos agrotoxicos e aditivos artificiais de adubagem.

    Bjs

    Marli

  7. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    como pouco organico, mas quero comer mais, realmente o que falta é mais opções.
    gostei muito do artigo

  8. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Amei o post!

  9. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Vcs sabiam que o Brasil coloca agrotóxicos proibidos??? Isso é um absurdo, ficamos ingerindo um monte de veneno e ninguem faz nada

  10. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    oi, gostei muito. quero comer mais alimentos organicos

  11. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Adorei a matéria!!
    Sou vegetariana e consumo muitas frutas e verduras, sempre lavo com água sanitária não sabia do bicabornato.

  12. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Não consumo orgânicos, infelizmente aqui é difícil de achar e quando se achar, o preço muito alto.
    Lavar com detergente? Essa eu não sabia, será que não faz mal?

  13. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Bicarbonato!!!Santo remedio!!!

  14. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Já alguns anos que eu consumo alimentos orgânicos
    Dou preferencia pela marca Korin, tem frango , ovos, mel, etc…
    Vende em alguns mercados, mas tem uma loja na Vila Mariana em SP, quem tiver interesse pode entra no site http://www.korin.com.br
    È um pouco mais caro mas vale cada centavo gasto

    1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

      Na Vila Mariana/Sp também a loja do Mundo Verde. O Mundo Verde é um ótimo lugar para encontrar produtos orgânicos, sem contar que o ambiente das lojas são super aconchegantes.

  15. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    gostei desta materia sobre alimento organico bem interessante

  16. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Queria plantar a minha própria hortinha orgânica, alguém sabe onde vende pela internet?

    Aqui na minha cidade não tem opção nenhuma, nem pra comprar nem pra vender…

    Ah e eu sempre lavo bem e deixo de molho no vinagre de maçã, esse é um dos milagrinhos do vinagre, beijos e até maissss

  17. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    o não consumo de alimentos orgânicos é a falta muitas vezes de acesso, e o preço é maior, mas se for pela saúde vale a pena, eu moro em petrópolis e ha muitas plantações de produtos sem quimica como o caxambú por exemplo que nos fornece aqui para o centro verduras fresquinhas, mesmo assim temos que ter cuidado com a higiene de alguns produtos, bicarbonato eu desconhecia, parabéns a todos voces pelas dicas muito boa matéria.

  18. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    OIe……..

    Adorei materia

    Concordo plenamente alimentos organicos são melhores ao nosso organismo, sem agrotoxitos sem quimica .

    Mas ainda tem muita gente com dificuldade de achar e outra os preços não são acessiveis .

    mas vale muito a pena .

    bjos

  19. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    ops: AGROTOXICOS

  20. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Vão colocar veneno na comida de vcs…

  21. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    eu sempre uso aqui na minha cidade tem mercado e otimo pq achamos muitos alimentos quase sempre com preços otimos

  22. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    oi aqui em ourinhos não tenho encontrdo organicos
    com facilidade. gostaria de consumir só oganico.bjos

  23. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Olha, com certeza o produto orgânico é vida,é saúde. Só não concordo com as afirmações de que se descacar o tomate Adeus ao agrotóxico. Sou produtor e sei que aos produtos aplicados circulam nos alimentos enquanto não são colhidos. Pós colheita ele não tem mais como deixar o tomate, a alface ou outro qualquer. O agrotóxico não fica apenas na pele ou casca. Por isso quer segurança na sua alimentação, de preferencia aos orgânicos com certificação confiável.

  24. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    OLÁ

    MAIS UMA VEZ PARABÉMS PELA REPORTAGEM
    PELA PESQUISA

    MAS ACHO QUE AINDA SÃO POUCAS PESSOAS QUE CONSOMEM
    ALIMENTOS ORGÂNICOS, E PELO SIMPLES MOTIVO DE SER AINDA MUITO
    CARO PRA MESA DA GRANDE MAIORIA DOS BRASILEIROS QUE MAU PODEM
    COMER O BÁSICO , QUANTO MAIS PAGAREM MAIS CARO POR UM´PÉ DE
    ALFACE POR ELE SER LIVRE DE AGROTÔXICO .

    aCHO QUE O PODER PÚBLICO DEVERIA AJUDAR MAIS OS AGRICUTORES A PAGAREM MENOS IMPOSTOS PARA ASSIM CHEGAR A NOSSA MESA POR UM PREÇO JUSTO

    TENHO CERTEZA QUE TODA A POPULAÇÃO SEM DESCRIMINAÇÃO DE CLASSE SOCIAL
    ADORARIA CONSUMIR HORTALIÇAS E FRUTAS SEM NENHUM VENENO NA COMPOSIÇÃO

    TOMARA QUE ESSE DIA CHEGUE RÁPIDO ATÉ PORQUE MORAMOS EM UM PAIS QUE TEM UMA ÁREA DE PLANTIO QUE O MUNDO INVEJA, O SOL O ANO TODO, CHUVA ,E PESSOAS MORREM DE FOME . PODE ??????

    ABRAÇOS A TODOS OS LEITORES
    E DESCULPA O MEU DESABAFO

    MARISA MARIÁH

  25. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    vou trazer esta pauta hoje no Programa Saúde Tota, na rádio Cumbica AM 1500, 20 hrs, muito bom o assunto, parabéns.

  26. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    e muito dficil de encontrar e quando acha custa o olho da cara

  27. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Gente! eu sei o que é agrotoxicos,minha familia toda.PAI, MÃE E TRES IRMÃOS e EU fomos criados na roça,eu trabalhei ate os 23 anos na roça.
    Minha mãe quase morreu por intoxicaçao,meu irmão tem chumbo no sangue…meu PAI faleceu com varios problemas pulmonares com 62 anos.devido ao (veneno) como chamamos na roça,meu outro irmão teve problemas neurologicos tbm por causa dos agrotoxicos.
    Era fazenda de pomares,venenos fortissimos, que quando passados nos pomares para matar pragas das laranjas,os passarinhos comiam os insetos q estavam com o agrotoxico tbm morriam.depois d passar veneno, uma chuva forte levou uma enchurrada para os tanques com peixes,todos morreram.
    É triste pq o HOMEM esta destruindo a vida,a natureza, o mundo…poluiçao da terra, agua e ar… isso foi um desabafo. Obrigada!

  28. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    ola meninas

    digamos que sou uma privilegiada
    moro em uma cidade no interior do paraná
    mas moro na cidade mesmo não no interior
    e como o terreno da minha casa é grande sobra muito espaço
    então minh familia faz canteiros com produtos organicos
    alface, tomate, cenoura, beterraba, mandioca são mais ou menos 10 variedades de verduras
    e legumes que são plantadas no proprio terreno, sem contar que temos muitas arvores frutiferas, laranja, mimosa, banana, araçá, amora, ameixa, até arvore de louro tem, e o melhor de tudo sem agrotoxico algum, é tudinho organico, tambem temos galinhas no quintal mas so comemos os ovos pq as galinhas são de estimação e elas são caipiras, não comem hormonio nem ração, só milho, folhas e bichinhos do quintal….
    enfim tudo saudavel…

    e acredito que quem mora em casas que tem um pouco de terreno pode fazer uma canteirinho nem que seja so de alface, cuidar da terra faz bem para nosso corpo e mente.

    um beijo a todas… s2

  29. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    parabens pela materia ,aqui em casa so entra alimentos organicos , se nao ja ataca uma diarreia , fala serio ,beijos

  30. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Eu não consumo alimentos orgânicos, pois eles são muito caros. Sei que são bons pra a saúde, mas nem é possível.

    Beijos.

  31. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    parabéns pela matéria,acho muito importante alertar as pessoas sobre os agrotoxicos.
    Moro no interio,roça mesmo,tenho essa sorte,então eu mesmo cultivo minha horta hogânica,e um pomar é claro,pena que não é todos que podem ter esse privilégio.

  32. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Oi,sempre q posso faço uso de organicos, mas tb lavo frutas e verduras com detergente e depois hipoclorito.Espero q não faça mal.Um abraço a todos.

  33. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    O bicarbonato seria de sódio?

    1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

      Sim.

  34. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Alimento orgânico é mesmo saudável.
    O tomate comercial, assim como grande parte desses alimentos, se descascados, é claro que não terão agrotóxicos, pois estes permanecem na casca.
    Esse negócio de que o agrotóxico circula dentro do alimento é conversa fiada, tanto que com o passar do tempo ele se dissipa naturalmente.
    Retire a casca contaminada e terá um alimento livre de agrotóxico, porém com poucos nutrientes, se não for orgânico, já que por crescer e desenvolver mais rápido do que os orgânicos, não dá tempo suficiente de acumular a quantidade ideal de nutrientes.

  35. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    queiteresante tudo isso este saite esta de parabéns ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiS2

  36. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    love love love mil veses love

  37. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Deixo aqui a dica do Sorteio de Primavera da Nova Versatil.
    Visite nosso site para ver o regulamento e participar desse sorteio.

    http://www.novaversatil.com/promocao-2/sorteio-ellen-3d-rosa

    Bjs e boa sorte a todas!

  38. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    eu gostei muito

  39. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    amaveis

  40. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    amo alimentos orgânicos consumo sempre beijos

  41. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    O que é alimentos orgânicos7?

  42. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    ADOREI UMA SUPRE IDEIA PARA A MINHA FEIRA CULTURAL

  43. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Olá!

    Parabéns pelo texto!

    Veja esta matéria, similar, por gentileza:

    http://www.mundosimples.com.br/alimentacao-nutricao-alimentos-contaminados2.htm

    Na matéria do link acima, há uma dica para retirar tóxicos dos alimentos por meio do iodo. Minha pergunta é: a exposição de um alimento, por uma hora, em 1L d’água com esta substância (iodo a 2%) não tiraria também, além do veneno, boa parte das propriedades dessa comida?Há algum estudo feiro com essa situação? Nele há análise das características do alimento após a exposição ao iodo?Onde adquiro mais informações a respeito?

    Muito obrigado pela atenção e esclarecimentos.

    Att.: Rafael

  44. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Preciso consumir alimentos orgãnicos , por conta de um enxaqueca muito grave,mas ñ sei onde comprar aqui em maringá ,são ovos de galinha caipira,leite,verduras,legumes,frango caipira , carnes vermehas e peixes totalmente naturais, (criados sem hormonios )se alguem souber,por favor me indique,serei muitíssimo grata.Dulce

  45. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Dulce, procure por “O MITO DO LEITE”, no youtube, com o Dr. Lair Ribeiro. Veja e pare de se envenenar. Fuja também das carnes industrializadas. Elas são tão nocivas quanto o leite e os agrotóxicos.

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.

Que outro assunto você gostaria de pesquisar?