Alimentos que curam!

Alimentos que curam!

Não é novidade que determinados tipos de alimentos ajudam em uma vida mais saudável, mas você sabia que alguns alimentos podem aliviar — ou até curar — algumas doenças?

O estado nutricional de uma pessoa é determinante para garantir um bom funcionamento do sistema imunológico.

Veja algumas condições e deficiências de saúde em que os alimentos podem ajudar (e muito!):

TPM

A TPM é uma desordem hormonal neuropsicoendócrina com sintomas que afetam a mulher na esfera biológica, psicológica e social. A soja e as frutas vermelhas auxiliam no equilíbrio do estrógeno e amenizam os sintomas da TPM. Uma boa sugestão também é complementar a dieta com fontes de vitamina B6, como batata, banana e cereais integrais; além de cálcio (encontrado no leite e derivados) e magnésio (presente nas castanhas). O chocolate amargo e o suco de uva liberam a serotonina, e o resultado é uma melhora no bem-estar.

Colesterol Alto

O colesterol é um tipo de gordura que o corpo necessita para crescimento e regeneração das células. Ele é responsável pela produção de hormônios sexuais, cortisona e vitamina D. Quando está em nível elevado é necessário tomar algumas medidas.  A maçã tem pectina e fibras que auxiliam na diminuição do colesterol plasmático, um dos principais responsáveis por problemas cardiovasculares. E uma colher de aveia no cardápio diminui a absorção de gorduras e favorece sua eliminação. Um copo de suco de laranja antes da caminhada é também um santo remédio para o colesterol alto.

Intestino Preso

O segredo é ingerir fibras e muita águaAveia com semente de linhaça e brócolis são ótimas fontes. As folhas verdes escuras, como escarola e almeirão, têm inulina, uma das fibras mais eficazes no estímulo da função intestinal. Troque a ingestão de salgadinhos e doces por frutas e cereais. O mamão também é um poderoso regulador das funções intestinais.

Depressão

Abacate, melão e lombo suíno são recomendados.  Esses alimentos são ricos em triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, neurotransmissor que promove sensação de bem-estar. Presente nas vitaminas do complexo B, principalmente na vitamina B6, o triptofano atua como protagonista no combate a depressão. O triptofano também é encontrado nos pães e cereais integrais, leite e iogurte desnatados, queijos, feijão, lentilha, soja, grão de bico, gérmen de trigo e levedo de cerveja.

Alimentos que curam!

Falta de Energia e Fraqueza

A banana está no topo da lista para fornecer energia a nosso organismo. Rica em magnésio e potássio, nutrientes que regularizam a pressão arterial, fornece energia e fortalece os músculos. Abacaxi, tangerina e tomate são outras fontes de potássio. O magnésio também é encontrado no feijão, batata e na maçã.  A vagem é um alimento tonificante, usado nas convalescenças e nos estados de fraqueza.

Câncer

Evidências sugerem que o brócolis atua na prevenção de alguns tipos de câncer! Esse vegetal tem fartas doses de vitaminas A, C e E, substâncias antioxidantes capazes de combater radicais livres e, em contrapartida, prevenir tumores malignos, como o câncer de mama. Os radicais livres aumentam quando se consome muita gordura, o que pode alterar a reprodução celular e causar o aparecimento de células cancerosas. O vegetal também tem grande quantidade de clorofila, que funciona como desintoxicante, fazendo uma limpeza natural no organismo.

Pressão Alta

Morango, laranja e papaia são ricos em vitamina C, que contribui para estabilizar a pressão sanguínea e manter um alto nível do colesterol bom (HDL). A laranja e o mamão papaia ainda têm efeito duplo contra a hipertensão por apresentar elevado teor de fibras.

Anemia

Anemia é a carência de um ou mais nutrientes essenciais, seja qual for a causa dessa deficiência. Lentilha, espinafre, fígado, couve, feijão e brócolis são primordiais para se evitar e tratar a anemia.

Baixa Imunidade

Morango, laranja e manga. A vitamina C é essencial para o bom funcionamento do organismo. São também importantes para a formação do sistema de defesa e estão presentes nas carnes vermelhas, frango e peixe, e os ovos. Todos os vegetais que são verde-escuros, leite e probióticos também são importantes.

Enxaqueca

É imprescindível curar a prisão de ventre, responsável pela grande maioria dos problemas de saúde, como também pela enxaqueca. Uma alimentação correta é imprescindível, que deve ser rica em fibras, como arroz e farinha integrais, muita fruta, verdura e legumes. Retirar o uso de enlatados, substâncias químicas e açúcar refinado.

E você? Tem alguma dica de alimento para melhorar a nossa saúde? Compartilhe nos comentários!

68 comentários para “Alimentos que curam!”

  1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Parabéns aos organizadores por esta reportagem e já outras tantas já lidas, são realmente muito, muito boas.

  2. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    :lol: acho que todas as pessoas deveriam ter acesso a informações desse tipo, só então, deixariam de alimentar-se tão mal. Foi assim comigo!
    parabéns!!!

  3. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    adoro recer essas informaçoes sobre saude …

  4. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    :lol: :P :)

  5. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    amei a matéria e o conselho que eu deixo é sobre o pepino, consumam após as refeições ajuda bastante na digestão

  6. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    amei a matéria e o conselho que eu deixo é sobre o pepino, consumam após as refeições ajuda bastante na digestão. obrigada espero ter ajudado

  7. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Para bens e fiquei muito contente vou começar amanhã à minha dieta.

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.

Que outro assunto você gostaria de buscar?