Para a mulher que gosta de se cuidar

12 Alimentos que Emagrecem

12 Alimentos que Emagrecem

O emagrecimento deve sempre ser feito de forma natural e saudável. O importante é fazer refeições saudáveis, saborosas e que permitam perder peso e atingir as medidas desejadas. Uma das responsáveis por essa conquista é a alimentação funcional, que faz com que alguns alimentos ajam no organismo como verdadeiros remédios. Conheça alguns alimentos que ajudam a acelerar o metabolismo e, com isso, ajudam a emagrecer.

O processo de digestão requer uma demanda extra de energia. O organismo gasta calorias apenas para aproveitar os nutrientes vindos da comida. Além disso, existem alguns itens que demoram mais para ser digeridos, induzindo o corpo a um gasto calórico maior. Há, ainda, alimentos que instigam o cérebro a acionar o metabolismo. Outros promovem rapidamente a saciedade, evitando que você se atire, na sequência, em direção a um pote de sorvete. Todos eles abençoados! Eles têm um ponto em comum: além de fornecer nutrientes, ajudam no gasto calórico. Quer dizer, são aliados da boa forma e não podem ficar de fora do cardápio diário. Vamos conhecer alguns desses alimentos?

Alimentos que Emagrecem

Alimentos que Emagrecem

Gengibre

Estudos chineses e ingleses constataram que um pedaço diário de gengibre (cerca de 5 cm) também acelera em 20% o metabolismo. O gingerol, um dos princípios ativos, aumenta a temperatura corporal e exige maior demanda de calorias do organismo. Segundo pesquisa da Universidade Joseph Fourier, na França, a canela também tem o mesmo efeito, graças ao aldeído cinâmico. A indicação diária é de até 1 colher (sobremesa).

Linhaça

A linhaça é excelente para quem quer emagrecer. Rica em fibras, proteínas e gorduras boas ajuda acelerar o metabolismo e absorver as gorduras do organismo. Esse alimento funcional auxilia na perda de peso, melhora a digestão, ajuda no bom funcionamento do intestino e não deixa o organismo reter líquidos. A linhaça deve ser consumida moída.

Abacaxi

O abacaxi é um fruto ótimo para a dieta, pois é pouco calórico e possui bastante água em sua composição — o que o torna diurético. Ajuda a controlar o apetite, fazendo com que saciados com apenas uma rodela. É também um excelente hidratante corporal. Além disso, possui muitas fibras solúveis, que são grandes aliadas no processo digestivo.

Banana

A banana é rica em triptofano, um aminoácido importante que ajuda a combater a ansiedade e a compulsão por comidas que estragam qualquer dieta, como doces e massas. Além disso, a fruta tem vitamina B6 que ajuda na absorção de gordura ingerida na refeição. Por fim, a banana tem fibras solúveis, que controlam o apetite por algumas horas.

Arroz Integral

Nessa versão, a película que reveste o grão é mantida e, com ela, são preservadas fibras, vitaminas e os minerais desperdiçados quando o arroz é polido. As fibras melhoram a qualidade da digestão.

Feijão

O feijão é uma leguminosa rica em fibras, minerais e proteínas, e totalmente livre de gorduras saturadas. Além de poder comer à vontade (pois não tem colesterol), ele ajuda a saciar a fome, evitando que se coma outros alimentos. Refeições compostas de feijão aumentam os níveis do hormônio colecistoquinina. Ele faz os alimentos permanecerem mais tempo no estômago, o que aumenta as calorias gastas na digestão. O feijão branco faz o organismo absorver menos carboidratos, utilizando gordura para gerar energia, e induz uma queima de gordura 25% maior.

Chá verde

12 Alimentos que Emagrecem

O chá verde é um ótimo produto para quem deseja perder peso. Reduz a absorção de açúcar no sangue, acelera o trânsito intestinal e aumenta o metabolismo, ajudando a queimar gorduras. O chá verde reduz a absorção de açúcar no sangue, ajudando a diminuir a compulsão por doces, além de inibir a ação da amilase, enzima que atua na quebra dos carboidratos. Quando não são quebrados, os carboidratos são eliminados pelo organismo.

Tomate

O tomate é um alimento indispensável na dieta de quem quer perder peso e se manter saudável. O alimento mais consumido na Europa Mediterrânea, local onde a população é famosa pela vida longa. O tomate previne vários tipos de câncer, até mesmo o de próstata.

Aveia

A aveia é rica em fibras e pode ser consumida em flocos, batida ou moída. Ela ajuda na formação do bolo fecal, auxiliando a digestão. Graças à sua riqueza em ácidos, fibra e lecitina, a aveia ajuda a reduzir os níveis de LDL no sangue.

Pepino

Rico em muitas vitaminas ele é um alimento rico em água, ou seja, um excelente diurético. O pepino ajuda a eliminar as toxinas do organismo e é antiinflamatório.

Melancia

A melancia é também uma fruta essencial na dieta de quem quer perder peso. A grande quantidade de água desse alimento ajuda a baixar os níveis de açúcar no sangue e reduz a quantidade de insulina. Quando a insulina cai, o corpo passa a queimar seus estoques de gordura. E ele começa a fazer isso justamente com os estoques da barriga.

Brócolis

O brócolis é fonte de um poderoso antioxidante, a vitamina C. Possui também fibras, que fazem o organismo consumir mais calorias na digestão. Um estudo da Universidade Estadual Paulista, em Botucatu (SP), mostrou que a maior concentração de nutrientes está nas folhas e no talo do brócolis. Cada 200 g dessas partes misturadas apresenta 3,71 g de fibras e 17,25 mcg de vitamina C. O brocólis tem, ainda, sulforano, substância que combate a bactéria Helicobacter pylori, agente de úlceras e gastrites.

O ideal é que esses alimentos sejam consumidos em conjunto. Não adianta usar um ou outro e apenas de vez em quando. Inclua aos poucos cada um deles na sua alimentação diária, e é claro, não esqueça dos exercícios físicos.

44 comentários para “12 Alimentos que Emagrecem”

  1. Avatar de Ana Cristina

    Consumo quase todos os alimentos diariamente, só o brócolis e pepino que consumo raramente

    1. Avatar de Ana Custódio

      Eu faço todos os dias uma infusão de gengibre e vou bebendo ao longo do dia com umas gotas de limão ;estou a sentir-me muito bem ;além disso acompanho o almoço com pepino temperado com um poco de sal e vinagre balsâmico ,fica muito bom .

      1. Avatar de Cristina

        Experimente pôr agua fervente numa chávena com duas a três rodelas de gengibre. Deixa repousar por 5 minutos, junta sumo de meio limão e bebe em jejum. Tome o pequeno almoço 30 minutos depois. Faz maravilhas! Baixou-me os triglicéridos de 250 para 140 em apenas 2 meses.

    2. Avatar de Joseph

      Legal

  2. Avatar de Márcia Leme

    Beleza… adoro todos eles…

  3. Avatar de Sara Batista

    Tirando o gengibre, tem tudo que eu gosto de comer 🙂

  4. Avatar de Léa

    Estou tomando chá verde com gengibre todos os dias… excelente

    ótimo post

  5. Avatar de Renatinha

    Estou precisando incluir mais esses alimentos na minha alimentação, muito bom o post, acho que me animei a mudar minha dieta

  6. Avatar de Rubia

    Excelente artigo, não sabia que isso era possível.

  7. Avatar de Teresa Cristina

    Me alimento super bem, todos esses alimentos estão na minha dieta, como quase que todos os dias, amei a matéria

  8. Avatar de ângela

    A linhaça é um alimento excelente e, de fato, se consumida diariamente, emagrece. Mas é preciso ter alguns cuidados com a ingestão. Ela só deve ser consumida moída, mas fresca, ou seja, aquela já moída do supermercado não serve mais, pois os ômegas 3, 6 e 9, que tanto fazem bem, já se estragaram, pois são muito perecíveis. Além de ser moída na hora do consumo, é preciso também aquecê-la por alguns minutos, como indicam estudos recentes, pois crua ela prejudica a absorção pelo organismo de alguns aminoácidos. Comendo, pelo menos, duas colheres de sopa por dia, seguindo as especificações, consegue-se emagrecer, diminuir o colesterol ruim e a pele também fica ótima.

    1. Avatar de Maísa

      Aquecer antes de triturar ou depois?

      1. Avatar de Juliana Rocker

        Eu tb quero saber 🙂

        1. Avatar de Samara

          Acho que aquece a semente…

          1. Avatar de Salete

            Não sabia que tinha que aquecer…

  9. Avatar de Adiane Teles

    Adorei o post, vou incluir mais esses alimentos na minha dieta.

  10. Avatar de Adiane Teles

    Gostei muito do poste, vou incluir esses alimentos na minha dieta.

  11. Avatar de Rosa

    Ângela não sabia que é preciso aquecer a linhaça, mas conserva-la na geladeira e triturar no liquidificador só qdo for consumi-la e dai acho que ela se aquece pelo menos em temperatura ambiente Abç

  12. Avatar de Zilda

    Cada vez mais me convenço de que o gengibre é um alimento perfeito

  13. Avatar de Iolanda

    Estou feliz da vida, sou magra e consumo todos esses alimentos 😆

  14. Avatar de Maísa

    Adorei ler esse artigo, pois a poucos dias estou mudando minha alimentação, estou tentando emagrecer

  15. Avatar de Regina

    Gostos de todos e ja estou acrescentando o gengibre e a linhaça na minha alimentação, mas o cha verde não desce mesmo, não consigo fazer uso desse cha.

  16. Avatar de Maria Do Socorro

    Ótimo! Amei o artigo!

  17. Avatar de Rossane

    Olá! estou mudando minha dieta, adorei o artigo, esses alimentos são ótimos para saúde, melhor ainda saber que ajudam a emagrecer 😎

  18. Avatar de Juliana Rocker

    Consumo quase todos esses alimentos, bom artigo

  19. Avatar de Samanta

    Adoro esses alimentos, agora vou consumir mais ainda 🙂

  20. Avatar de Rodrigo

    Excelente artigo!

  21. Avatar de Mariana

    adoreii as dicas, to precisando emagrecer, vou incluir alguns alimentos

  22. Avatar de Arlindo

    exelente artigo.peço para as pessoas consumirem produtos crú,pois ajuda bastante a digestão.muito bom também tomar 3 litros de agua filtrada ao dia.

  23. Avatar de Fatucha Jalo

    adorei as dicas vou incluir esses alimentos no meu dia a dia muito obrigada

  24. Avatar de Liliam

    Ai que bom! Amo todos! Vou consumir mais o abacaxi. 😮

  25. Avatar de Samara

    Já ouvi falar que tem algumas frutas que tem caloria negativa, o abacaxi por exemplo
    ele tem fibras e como tem poucas calorias é um alimento que pela digestão mais trabalhosa, o organismo gasta mais para consumir…

  26. Avatar de Salete

    Tomo linhaça moida com aveia todos os dias, coloco nas frutas, tomo cha de gengibre e de chá verde, como frutas legumes e integrais:)

  27. Avatar de Ione

    Obrigada pelas informações, são valiosas!!!

    Quanto ao comer diariamente esses alimentos, qual deve ser a variedade no dia?

  28. Avatar de Beatriz

    Muito bom artigo. Consumo diariamente a linhaça,bananas, couve e tantos outros.
    me sinto ótima.

  29. Avatar de Adriana Prado

    Gosto de todos estes alimentos, mas consumí-los em conjunto é complicado, rsrss. Brócolis e melancia, por exemplo, não consigo comer sempre. Já gengibre, abacaxi, linhaça, tomate e outros é fácil fácil.

    Beijo

  30. Avatar de Sueli

    Olha eu como todos, adoro, mas quanto mais como mais eu quero comer, quando eu tento é pior ai que tenho mais vontade, gostaria de tomar alguma coisa para melhorar não sei o que faço.

  31. Avatar de Micheli

    ADOREI ESSA MAT ERIA VOU COMER SEO DE TODOSMPRE ESSES ALIMENTOS POIS GOSTOS

  32. Avatar de Tania Cristina

    Informações ótima, preciso perder a gordura abdominal. Vou tomar chá verde com gengibre!
    bjs

  33. Avatar de Fatucha Jalo

    oi adorei as dicas de dieta

  34. Avatar de Lourdes Alves

    Parabens pelo post! Informaçoes uteis e importantes para nossa saude e bem estar. Obrigada pelas excelentes dicas. Bom dia a todas! Um abraço.

  35. Avatar de Marcia Greice

    gostei muito do artigo. com alimentos tão comuns e fáceis de encontrar podemos perder peso de forma simples e natural.

  36. Avatar de Domingas Antonio

    Gostei do artigo, sao alimentos baratinhos e naturais, vale a pena consumi- los frequentemente, mas sem esquecer- se dos exercicios fisicos claro…

  37. Avatar de Rafael Badaro

    Queria saber qual canela é essa? Aquela em pó mesmo?

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.