Amaranto: Grão de Altíssimo Valor Nutricional

Amaranto: Grão de Altíssimo Valor Nutricional

Você já experimentou ou pelo menos já ouviu falar no amaranto? O grão de amaranto se destaca por ser excepcionalmente bem balanceado nutricionalmente.

Publicidade

A planta amaranto é da família Amaranthaceae (relacionada com acelga, quinoa, beterraba e espinafre). Produz milhares de sementes minúsculas que, na verdade, compõem este produto parecido com um grão como o arroz. Embora ainda não seja comumente usado em dietas brasileiras, está ganhando em popularidade pelo seu valor nutritivo.

Propriedades Nutricionais do Amaranto

Resumidamente, ele é rico em proteínas, fibras, cálcio, ferro, magnésio e fósforo.

O amaranto se destaca por ser rico em proteínas com alto valor biológico, tornando-se uma ótima opção para vegetarianos e praticantes de atividades físicas. É uma fonte de lisina, um aminoácido extremamente importante. O teor de proteína do amaranto se compara ao do leite, porém, é muito mais facilmente digerido. Também apresenta albumina e globulinas (proteínas primárias), que quando comparadas às prolaminas do trigo, apresentam-se muito mais solúveis e digeríveis.

O alimento ainda possui mais cálcio que a maiorias dos outros cereais. Além disso, como ele possui baixas quantidade de ácido fítico, taninos e oxalatos, a biodisponibilidade do cálcio é alta, ou seja o mineral consegue ser bem aproveitado pelo organismo.

O cálcio, juntamente com o magnésio e o fósforo — presentes em altas quantidades no amaranto — são bons para a saúde dos ossos e dentes. O alimento conta também com boas quantidades de ferro. A deficiência de ferro pode levar à anemia, tornando o amaranto um protetor ideal.

O importantíssimo zinco também está presente no cereal e é importante para a ação de diversas enzimas.

Outro nutriente importante que o amaranto possui são as fibras que ajudam no emagrecimento, pois proporcionam saciedade, e ainda melhoram o trânsito intestinal. O amaranto ainda conta com a vitamina C, nutriente que contribui para o sistema imunológico. Além de suas propriedades nutricionais, as sementes de amaranto contêm compostos fitoquímicos, entre eles a rutina, o nicotiflorin e peptídeos, que ajudam a reduzir a hipertensão.

Amaranto: Grão de Altíssimo Valor Nutricional

Benefícios do Amaranto

  • Controla a pressão arterial: Os peptídeos do amaranto inibem o funcionamento de enzimas encarregadas de elevar a pressão arterial. Assim, ocorre a melhor regulação da pressão. As principais complicações da pressão alta são o acidente vascular cerebral (AVC), infarto agudo do miocárdio e doença renal crônica.
  • Ajuda na perda de peso: Este benefício ocorre porque o amaranto é rico em fibras solúveis. Ao entrar em contato com o líquido no interior do estômago, o nutriente forma uma espécie de gel que dilata o órgão e proporciona saciedade. As fibras também irão contribuir para o melhor funcionamento do intestino.
  • Ajuda no ganho de massa muscular: Este benefício ocorre porque o amaranto possui boas quantidades de proteínas, que tem a função de reparar as microlesões que ocorrem como um processo fisiológico normal quando se prática atividades físicas e proporcionar a formação de novas células musculares. 
  • Faz bem ao coração. Os estudos realizados até o momento mostram que o amaranto é rico em fitoesterois e tem ótimo potencial para reduzir o colesterol ruim e o triglicerídeos; Possui ainda um antioxidante chamado esqualeno, responsável pela inibição da produção da enzima que é responsável pela síntese do colesterol ruim, e isso sem prejudicar a produção do colesterol HDL (bom).
  • Livre de glúten: Essa é uma excelente opção para os celíacos, ou aquelas pessoas que apresentam intolerância a ele. A utilização da semente de amaranto aumenta o valor nutricional das receitas, sem agregar as inconveniências do glúten.
  • Devido às suas propriedades antioxidantes, esta semente previne o envelhecimento precoce, o surgimento de doenças do coração e o desenvolvimento de câncer, fortalecendo o sistema imunológico.

Amaranto em Flocos

Amaranto: Grão de Altíssimo Valor Nutricional

O amaranto em flocos é o mais fácil de ser encontrado e é semelhante aos flocos da aveia. Pode ser consumido com frutas e iogurte, como ingrediente para preparação de pães, bolos, doces, sopas e vitaminas.

Amaranto em Grãos

Amaranto: Grão de Altíssimo Valor Nutricional

O amaranto em grão pode ser cozido como um cereal quente ou misturado com outros grãos como o arroz. O grão pode também ser colocado no forno para fazer um snack crocante. Assim como a quinoa, as receitas que são usadas para o arroz também funcionam para o amaranto, bastando apenas substituir o arroz pelo amaranto. Você pode ainda juntar parte de amaranto e parte de quinoa para uma receita inovadora, saborosa e nutritiva.

Onde Comprar?

Durante muito tempo eu ouvia falar sobre o amaranto, mas nunca tinha experimentado por que não encontrava. Recentemente, comprei um amaranto em flocos orgânico aqui na Natue. Achei bem interessante, principalmente por enriquecer os pratos comuns com mais proteína!

E você, já experimentou o amaranto?

12 comentários para “Amaranto: Grão de Altíssimo Valor Nutricional”

  1. Avatar de Barbara

    Uso o grão do amaranto para cozinhar junto com o arroz, fica ótimo.

    1. Avatar de Wilson Gilberto Moraes

      Aonde eu compro me dê dicas por favor

  2. Avatar de Marcos

    Excelente materia!

  3. Avatar de Ena Quiroga

    Excelente matéria! Obg! Abraço!

  4. Avatar de Elisângela Maciel De Menezes

    Ótima matéria, nunca tinha ouvido falar desse grão amaranto e seus benefícios.Parabéns pela excelente matéria.

  5. Avatar de Glenilene

    Não conhecia também, gostei!

  6. Avatar de Denize

    😀 Vou procurar introduzir na minha alimentação é uma boa opção para ingerir mais proteina após atividade física.

  7. Avatar de Jaqueline Silveira Dos Santos Flores

    Qual quantidade ideal para o dia? e quantas vezes deve ser consumido por semana para se ter este beneficio? OBRIGADO

  8. Avatar de Arlete

    não conheço irei esperimentar,obrigada.

  9. Avatar de Silene

    Nunca ouvi falar desse grão, mas fiquei super curiosa pra consumir, já que traz tantos benefícios pra saúde.
    Um grande abraço.

  10. Avatar de Marlenel

    😆 😀
    Todas as publicações são legais.

  11. Avatar de Márcia Domingos

    😀 Adorei a matéria! Super importante. Obrigada, você colabora muito com a minha dieta. 😉

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva