Azeite de Oliva

Azeite de Oliva

Na fabricação do óleo de oliva, as azeitonas passam por um processo de lavagem, moagem, prensagem fria e centrifugação. Esse processo gera um novo produto que é um óleo não fermentado, de baixa acidez e alta qualidade gastronômica, muito utilizado na finalização de pratos e saladas.

As gorduras que fazem mal à saúde são as ricas em ácidos graxos saturados, encontradas principalmente em produtos de origem animal. Já as gorduras que contêm os poliinsaturados e os monoinsaturados são as mais saudáveis, e são encontradas principalmente em óleos vegetais. A ingestão desses óleos vegetais promove um aumento do HDL (bom colesterol) e a diminuição do LDL (mau colesterol). Por isso o azeite de oliva é tão benéfico à nossa saúde.

Alem de reduzir o colesterol, o azeite ajuda a prevenir as doenças cardiovasculares. Isso é devido ao seu alto teor de ácidos monoinsaturados. O azeite de oliva é também uma fonte rica em vitamina E, que protege contra o câncer e as doenças do coração. Por ser especialmente rico em antioxidantes, retarda o processo de envelhecimento celular.

Outra utilidade desse produto é que ele reduz a morte celular e a inflamação vascular que ocorrem no organismo após a ingestão de gorduras.

Benefícios do Azeite de Oliva:

  • Previne contra a arteriosclerose
  • Melhora o funcionamento do estômago e do pâncreas
  • Facilita a digestão
  • Não contém colesterol
  • Acelera as funções metabólicas
  • Produz efeito protetor e tônico da epiderme
  • Serve como estimulante do crescimento
  • Melhora a absorção de cálcio e minerais

O azeite de oliva também é adequado quando utilizado para fritura. Suas propriedades permanecem mesmo com altas temperaturas e nos traz a vantagem de incorporar os elementos positivos que o óleo oferece.

Classificação

Azeite de Oliva

  • Extra-Virgem: quando a acidez não passa de 0,8% — esse teor somente é obtido através da primeira prensagem a frio a menos de 24 horas após a colheita;
  • Virgem: quando a acidez não passa de 2,0%;
  • Virgem Comum: quando a acidez não passa de 3,3%.

Por isso, os melhores azeites a serem consumidos são os com menos de 1% de acidez.

O Azeite e a Beleza

Azeite de Oliva

O azeite de oliva, além de ser utilizado na alimentação, tem grande serventia como remédio e produto de beleza. Há cinco mil anos, as mulheres egípcias descobriram os efeitos benéficos do azeite de oliva para a pele e passaram a utilizá-lo como emoliente. A partir de então, criaram o primeiro sabonete, misturando azeite, essências e cinzas. Os gregos o utilizavam para massagens, confiando em seu poder para aumentar a beleza e a virilidade. Foi comprovado que o azeite de oliva é uma forma natural de manter a beleza da pele, das unhas e dos cabelos.

O azeite de oliva possui vitaminas A, D, K e E, e é um poderoso antioxidante que ajuda a retardar o envelhecimento da pele. A azeitona é uma fruta capaz de regenerar e autoproteger a pele.  Por todas as suas propriedades, este azeite se revelou como uma estrela da cosmética.

Aplicações na área da estética e beleza:

  • Funciona como anti-rugas
  • Hidrata e suaviza peles secas
  • Purifica a pele
  • Acalma peles irritadas
  • Equilibra a oleosidade da pele
  • Melhora a elasticidade
  • Torna a pele mais luminosa e aumenta sua vitalidade
  • Dá brilho aos cabelos
  • É indicado para banhos relaxantes e massagens.

O azeite também é usado para fazer massagens. A dica não para ficar com cheiro de oliva no corpo é colocar algumas gotas de essência de lavanda e alecrim ou de limão siciliano e menta.

193 comentários para “Azeite de Oliva”

  1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    olá, tinha aceleração do coração direto, depois que comecei a tomar óleo de oliva, todas manhã cedo, com um copo de água, nunca mais tive esse problema. :o

  2. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Muito legal esta matéria sobre óleos de oliva. Creio que devamos iniciar uma nova fase na saúde, com base na prevenção, para isso consumir produtos deste tipo será fundamental. Eu sigo no facebook a Fan Page da Bottega Brasil, nela tem bosn posti informativos sobre o tema. Pelo que vi estão começando a trazer óleos de oliva premiado, para o país. O site deles é http://www.bottegabrasil.com.br.

  3. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    bom saber vou fazer uso gosto muito de receita caseira surte efeito :lol:

  4. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    eu sou uma dependente de azeite de oliva pra tomar e usar no corpo todo| queria saber qual melhor marca de azeite na opiniao de voces?

  5. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Li outro dia a respeito do azeite de oliva para a pele,face,pescoço e braços.Coloquei em meus cremes uma colher.Estou certa ou existe outras receitas caseiras.Pode me informar?Obrigada

  6. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Caros, Os óleos de oliva extra virgens vendido na Brasil estão longe de terem as característica e os benefícios do verdadeiros óleos da oliva. Eu indico verificarem por óleos Premium em em sites especializados. Eu utilizo a Oleoteca do site Bottega Brasil. Comprei um óleo Premium, e agora não consigo mais tomar os disponíveis nos mercados. Recomendo!

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.

Que outro assunto você gostaria de buscar?