Batata Yacon, Você Conhece?

Batata Yacon, Você Conhece?

Texto enviado por: Tatiana Coutinho Leite

O yacon (Smallanthus sonchifolius) é uma raiz tuberosa, oriunda da região Andina. A palavra Yacon deriva da língua indígena Quéchua, que significa Yakku “insípido” e Unu “água”, porém cada país pode apresentar suas próprias derivações. Aqui no Brasil é conhecida como batata Yacon ou batata “diet”.

Embora seja de origem Andina, o Japão foi o responsável pela dispersão do Yacon para os demais países, e logo ao ter o primeiro contato com a planta, procurou estudar o seu potencial medicinal. As mudas de yacon foram trazidas para o Brasil no início dos anos 90.

O sabor do yacon é descrito como refrescante, adocicado, semelhante ao da pêra. As suas formas de consumo podem ser in natura, porém, há relatos de produção de diversos subprodutos tais como, xaropes, sucos, chips (polpa cortada em fatias e desidratada), chá (folhas), bolos entre outros produtos de panificação, etc. Apresenta excelente qualidade para dietas de baixo valor calórico.

Benefícios da Batata Yacon

  • proliferação das bifidobactérias e redução das bactérias patogênicas nocivas à saúde.
  • alívio da constipação intestinal.
  • redução do colesterol sérico.
  • diminuição dos níveis séricos de glicose.
  • os FOS presente no yacon possuem baixa cariogenicidade, pois não são utilizados pela microflora da boca para formar ácidos, portanto, não induzem a formação de cárie dentária.

A maioria dos estudos em relação aos benefícios do consumo de batata yacon foram realizados com animais, e os desenvolvidos com humanos são raros e um pouco contraditórios. No entanto, ele continua sendo alvo de novas pesquisas, visto que esta planta possui potencial nutricional e promissor.

Composição da Batata Yacon

Batata Yacon, Você Conhece?

Tabela 1. Composição química média do yacon em base úmida

ComponentesComposição
Água (%)88,64 – 91,2
Carboidratos (%)8,9 – 12,7
Cinzas (%)0,43 – 0,6
Proteínas (%)0,27 – 0,37
Lipídios (%)0,01 – 0,05
Fibras (%)0,31 – 0,41
Açúcares Totais18 – 42
Cálcio (mg/100g)5,6 – 13,1
Fósforo (mg/100g)18,2 – 30,9
Potássio (mg/100g)183,4 – 295

(Fonte: Hermann et al. 1997-98)

Quimicamente, o yacon é rico em água (cerca de 90%), boa fonte de potássio, de carotenóides (provenientes da pigmentação amarelo-clara), sendo que o principal carotenóide presente é o beta-caroteno, um importante antioxidante além de precussor da Vitamina A. Ainda, possuem elevada concentração de Frutooligossacarídeos, ou FOS, que são armazenados na raiz, ao contrário das outras variedades de batatas que armazenam amido e, por isso, o yacon é menos calórico.

Tatiana Coutinho Leite

Acadêmica de Nutrição pelo Centro Universitário Vila Velha, ES.

Que outro assunto você gostaria de buscar?