Batata

Batata

A batata é rica em carboidratos, sais minerais e vitaminas (Complexo B e C). Por isso, é uma grande fonte de energia para o corpo.

A batata possui inibidores da protease, anticancerígenos, alto teor de potássio; além de prevenir pressão alta e derrames. Ela também possui o benefício de ser relaxante muscular e remineralizante. O suco fresco da batata é muito eficaz contra a azia e protege contra úlceras gastroduodenais e do estômago.

Os nutrientes da batata podem perder-se no cozimento. Para manter seus nutrientes intactos, é preciso deixar a batata inteira, sem cortá-la e cobri-la com água o suficiente, até cozinhar por completo. A água do cozimento das batatas pode ser aproveitada: além de muito nutritiva, ela também ajuda a dissolver e expulsar substâncias venenosas do aparelho digestivo.

As batatas esverdeadas e as que estão em germinação nunca devem ser consumidas, pois produzem intoxicações que se manifestam através de cólicas, gastrites e até mesmo disenterias.

As batatas fritas, apesar de saborosas, absorvem muita gordura, o que torna a digestão lenta e difícil.

Quando crua e ralada, combate infecções, picadas de insetos e quaisquer irritações da pele.

Cozida, amassada e em aplicações quentes, ajuda a amadurecer furúnculos.

Rodelas de batata crua sobre a testa podem eliminar dores de cabeça.

A batata doce é fonte de antioxidante betacaroteno associada à prevenção de doenças cardíacas, catarata, derrame e diversos tipos de câncer.

Que outro assunto você gostaria de buscar?