Brócolis: Tesouro Nutricional ao seu Alcance!

Brócolis: Tesouro Nutricional ao seu Alcance!

O brócolis é um vegetal cujas folhas, flores e talos são comestíveis. Ele é um alimento rico em cálcio (importante para a formação e manutenção dos ossos e dentes), fonte de vitaminas A e C. Além disso, apresenta ácido fólico, selênio e potássio. Esse vegetal tem propriedades antioxidantes e anticancerígenas contra o câncer de pulmão, cólon e mama.

Publicidade

Além de ser rico em fibras e reduzir o colesterol, ele ajuda a acelerar a eliminação do estrogênio do organismo e é uma excelente fonte de cromo — que ajuda a regular a insulina e o açúcar no sangue.

Ao ingerir o brócolis regularmente, o risco de um homem desenvolver câncer de próstata reduz-se sensivelmente, especialmente em casos de tumores mais agressivos. Os fitoquímicos são componentes que aparecem no brócolis e são conhecidos por proteger contra o câncer. O principal fitoquímico já descoberto é o Sulforafano, que elimina a H Pylori (bactéria responsável por problemas estomacais). O sulforafano é alvo de diversos estudos por ter grande eficácia na prevenção e no tratamento de tumores. Os resultados apontam que o sulforafano consegue destruir apenas as células cancerígenas, deixando intactas as demais células saudáveis do órgão afetado pelo tumor.

Possui ainda outros compostos ativos, como os isotiocianatos, os flavonoides e os carotenoides, todos considerados guardiões das nossas células. Agem principalmente contra o envelhecimento precoce.

Componentes Importantes do Brócolis

  • Sulforafano: Um dos compostos de plantas mais abundantes e amplamente estudados no brócolis. Ele pode ter efeitos protetores contra vários tipos de câncer
  • Indole-3-carbinol: Um nutriente único encontrado em vegetais crucíferos, o que pode ter efeitos benéficos contra o câncer
  • Carotenoides: Brócolis contém luteína, zeaxantina e beta-caroteno, que podem contribuir para uma melhor saúde ocular
  • Kaempferol: Um antioxidante com muitos benefícios para a saúde. Ele pode proteger contra doenças cardíacas, câncer, inflamação e alergia
  • Quercetina: Um antioxidante com inúmeros benefícios
Brócolis: Tesouro Nutricional ao seu Alcance!

Benefícios do Brócolis

  • Brócolis são uma excelente fonte de magnésio e cálcio, que ajuda na regulação da pressão arterial. Ele contém glucorafanina que aumenta as propriedades antioxidantes dos tecidos do corpo. Ele também tem propriedades anti-inflamatórias e relaxa os músculos do coração e artérias.
  • O brócolis é rico em fibra alimentar que ajuda na redução do nível de colesterol no organismo. Ainda é anti-inflamatório, devido à presença de sulforafano, que ajuda a reduzir os danos ao revestimento do vaso sanguíneo. Brócolis também contém o antioxidante betacaroteno, que ajuda a restringir o dano celular nos músculos cardiovasculares.
  • O brócolis é rico em vitamina C e antioxidantes. Estes compostos ajudam na prevenção do envelhecimento, rugas e pigmentos na pele. Os Antioxidantes ajudam a prevenir a formação de radicais livres que pode causar problemas relacionados com a pele. Ele contém vários antioxidantes como caroteno e traços de minerais que ajudam no fortalecimento da imunidade.
  • O Brócolis é fonte de carotenoides. Ela é rica em luteína e zeaxantina. Estes antioxidantes estão presentes na mácula dos olhos e ajudar na prevenção da degeneração macular relacionada com a idade.
  • Alta fonte de fibra faz brócolis benéfico na digestão. Ela ajuda a manter eficiente o movimento do intestino e freios excessos. Os isotiocianatos são fito nutrientes presentes em brócolis, que ajudam a proteger a mucosa do estômago e impede o crescimento de bactérias na parede do estômago.
  • Ricos em antioxidantes que ajudam no combate aos radicais livres das células, os brócolis podem ser um potente preventivo contra o câncer. São eles: isotiocianatos, flavonoides, carotenoides e, principalmente, sulforafano. Eles participam dos processos de transformação de substâncias dentro do organismo, facilitando a eliminação de toxinas.

Fonte de Proteína

As proteínas ajudam na construção dos músculos, e são necessárias para o crescimento e manutenção. O brócolis é um dos vegetais que mais possui proteínas. Para cada 100 g de brócolis, possui 2,8 g de proteína.

Como consumir o Brócolis?

Brócolis

No país há basicamente 2 tipos de brócolis, o ninja ou japonês, que apresenta cabeça única e é vendido fresco, limpo ou congelado. E o segundo tipo é brócolis comum, com venda nos maços, apresentando talos, flores e folhas. O brócolis pode ser consumido de várias maneiras. É muito apreciado cru em saladas, como também cozidos, grelhados e como um ingrediente de várias receitas, tais como suflês, sopas, tortas, bolos e refogados.

Quando cozidos em excesso, os brócolis perdem grande parte de seus nutrientes e sua textura também é alterada. O ideal é cozinhá-los em vapor ou em panela tampada contendo pouca água, por pouco tempo. Assim, manterá todas as suas propriedades benéficas a saúde. Os brócolis são alimentos muito perecíveis e, portanto devem ser guardados em sacos plásticos e mantidos sob refrigeração por no máximo uma semana.

Brócolis: Tesouro Nutricional ao seu Alcance!

Suco Verde de Brócolis

Se você não gostar do sabor ou da consistência do brócolis na culinária, prepare um suco. Essa é a melhor forma de extrair todos os benefícios sem precisar comer o brócolis.

Ingredientes:
  • ½ copo de água
  • 3 flores de brócolis
  • 3 folhas de couve
  • 2 laranjas
  • 1 colher de sopa de linhaça

Modo de Preparo:

Bater tudo no liquidificador, coar e tomar imediatamente.

O brócolis é um dos vegetais mais populares no mundo. É fácil de preparar e pode ser comido cru e cozido. Ele é rico em muitos nutrientes, incluindo uma família de compostos de plantas chamados isotiocianatos, que podem ter numerosos benefícios para a saúde. Possui fibras e mais proteínas do que a maioria dos outros vegetais. O consumo de brócolis tem sido associada com um risco reduzido de câncer e doenças cardíacas, bem como melhoria da saúde ocular. E você, já consome essa maravilha nutricional?

17 comentários para “Brócolis: Tesouro Nutricional ao seu Alcance!”

  1. Avatar de Ana Maria Campos

    Muito boa matéria! Consumo brócolis regularmente, vou experimentar fazer o suco.

  2. Avatar de Glaucia Nogueira

    Amo brócolis. Se eu pudesse, quando tem, só comeria esse legume. E couve-flor também.
    Será que vocês poderiam publicar uma matéria sobre a couve-flor? Os dois são tão parecidos, mas acho que existem muitas diferenças entre eles também. Qual é mais saudável?
    Obrigada e beijos. Parabéns pelos posts.

  3. Avatar de Alcione

    Muito bom amo brocolis

  4. Avatar de Fabiane

    Gente quando estava grávida comia brócolis diariamente, hoje confesso que como de vez em quando. Mas esta dica do suco é uma boa opção pra tomar sempre. Pois o brocolis é muito importante e contém muito ferro.
    obrigada pelas dicas mais uma vez querida.
    beijos.

  5. Avatar de Anderson

    Excelente post, não gosto muito, mas sei que é bem saudável, vou testar o suco.

  6. Avatar de Márcia Gonçalves

    Adorei a matéria, pois consumo regularmente.

  7. Avatar de Ena Quiroga

    Ñ costumo comprar brócolis, pois o marido ñ gosta e eu tbm ñ sabia dos benefícios q tem! Obg. Adorei a matéria! 🙁 😡

  8. Avatar de João Ribeiro

    vou acostumar a colocar este legume em minhas refeições
    somos agradecidos pelas dicas, um abraço.

  9. Avatar de Eliane Araujo Oliveira

    Olá!

    Sempre gostei de brócolis, mas depois que descobri que tenho Hipotireoidismo tive que evitar o consumo, pois ele é um dos alimentos que prejudica o funcionamento da tireoide para quem tem algum distúrbio nela. Poderia fazer algum post comentando sobre o assunto?

    Obrigada!
    Att,
    Eliane.

  10. Avatar de Barbara

    Eu adoro brócolis! Desde criança! E agradeço a minha mãe. Acho q se os pais ensinassem desde bebê seus filhos a comerem legumes, os adultos seriam mais saudáveis. Minha mãe diz q eu parecia aquele menininho do comercial: “eu quero brócolis!!” hauahuahau Todo dia eu como: salada, cozido, farofa dos talos, folha com ovos…

    1. Avatar de João Fernando Sans

      o brocolis é anti fúngico também.

  11. Avatar de Andreia X

    Aiiiiiinnn Celisa, fiquei com vontade de comer brócolis agora… rsrs
    Brócolis é mesmo tudo de bom! Adoro, de qualquer forma (refogado, torta, suco, na salada). Melhor ainda que é super saudável, né?

  12. Avatar de Enio

    Sempre faço suco de brocolis com laranja, ou limão, gostoso não fica né… mas tomo porque é saudavel, vale a pena.
    O brocoli cru amarga um pouquinho, por isso que muita gente coloca açucar no suco… mas eu não coloco, dá para usar cenoura e maça para tirar o amargo

  13. Avatar de Tony

    Excelente post! Vou passar a consumir mais vezes

  14. Avatar de Adriana

    Então, gostaria de saber se o brócolis congelado tem os mesmos nutrientes???

  15. Avatar de Adriana Prado

    Gosto muito de brócolis, mas preciso colocá-lo no cardápio mais vezes.

  16. Avatar de Simone

    Adoro brócolis, vou usar mais vezes…esqueço de comprar essa preciosidade.

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva