Para a mulher que gosta de se cuidar

Como Cuidar dos Cabelos Crespos

Como Cuidar dos Cabelos Crespos

Diferentemente dos cabelos cacheados, os cabelos crespos são aqueles que nascem espiralados desde a raiz. Eles são naturalmente mais opacos e ressecados, já que a distribuição da oleosidade natural do couro cabeludo ao longo dos fios é mais difícil.

Os cabelos crespos normalmente têm excesso de volume. Por isso, têm a tendência de arrepiar com mais facilidade, principalmente em ambientes úmidos. Eles são mais difíceis de pentear e mais sujeitos à formação de nós, dificultando a definição dos cachos. Por isso, cuidar da beleza e saúde dos cabelos crespos é fundamental.

Como Cuidar dos Cabelos Crespos

  • Cuide da temperatura da água: Lave-os utilizando apenas água morna, pois a água muito quente resseca ainda mais os fios.
  • Massagem: Massageie o couro cabeludo durante a lavagem, para estimular a produção de sebo protetor nos cabelos. Isso também proporciona melhor higienização dos fios.
  • Evite penteá-los a seco: Procure penteá-los quando ainda estiverem úmidos, para manter sua estrutura intacta. Desembarace-os cuidadosamente, iniciando sempre das pontas até a raiz: os dentes largos ajudam a evitar que os fios se quebrem e ajudam a manter a eletricidade dos fios.
  • Mantenha os cabelos sempre hidratados: Os cabelos crespos devem ser hidratados semanalmente. Aposte nos produtos à base de derivados de silicone, colágeno e de elastina, proteínas, óleos e extratos vegetais, ceramidas e vitamina E, que repõem nutrientes e ajudam a unir as pontas duplas.
  • Corte periodicamente os cabelos: Um bom corte é uma das principais armas contra o volume dos fios. No caso dos cabelos crespos, ele ajuda a remover as pontas ressecadas e manter o penteado em dia.
  • Mantenha uma dieta equilibrada com muitas proteínas, vegetais frescos e água, para manter a vitalidade dos fios de cabelo. Invista nas gorduras saudáveis como o abacate, castanhas, coco, manteiga e ômega 3.
  • Cuidado com as tintas: Nem toda tintura e tonalizante resseca os cabelos crespos. Produtos de boa qualidade, por exemplo, até ajudam a deixá-los mais hidratados. Algumas tintas deixam os fios mais macio e brilhoso.
  • Para evitar o ressecamento nas lavagens, aposte, de vez enquando, na técnica co-wash, dessa forma a agressão aos fios será menor.
Como Cuidar dos Cabelos Crespos

Lavagem dos Fios

Na hora da lavagem, o ideal é investir no shampoo sem sal, específico para esse tipo de cabelo. Os cabelos submetidos a processos químicos podem utilizar uma linha de manutenção própria para fios crespos à base de óleo essencial de melaleuca que, além de ser um anti-séptico natural, restaura e equilibra a oleosidade dos cabelos. Os shampoos sem sulfatos também vão ajudar a ressecar menos.

Hidratação em casa: os cabelos crespos precisam de muita hidratação para se manterem bonitos e saudáveis. Faça uma hidratação capilar semanalmente com máscaras ou ampolas.

O uso do condicionador é essencial, pois hidrata e anula a tensão eletrostática dos fios, que deixa os cabelos arrepiados quando secos. Utilizar o produto condicionante que compõe o kit específico de shampoo sem sal é a maneira mais eficaz para manter a beleza dos cabelos.  

Finalização

Após aplicar o creme de pentear nos fios, deixe-os secar naturalmente. Então, para ajudar a prevenir o ressecamento, utilize produtos complementares como um gel hidratante e spray intensificador de brilho.

Depois de secos e modelados, podem restar alguns fios arrepiados. Por isso, use finalizadores como pomadas, ceras ou silicone para baixar o frizz. Basta espalhar uma pequena dose do produto nas palmas das mãos e distribuir nos fios. Os movimentos devem ser suaves do comprimento em direção às pontas.

Produtos para Cabelos Crespos

Use produtos com a função de equilibrar o volume e que contenham propriedades hidratantes.

Para ter cachos mais definidos, deve-se secar os fios com ativadores de cachos ou mousse. Depois de secos, o toque final de brilho e o controle de fios arrepiados é dado com silicone, cera ou pomada.

Utilize sempre produtos complementares como o gel hidratante formador de cachos para deixá-los hidratados e flexíveis ou spray intensificador de brilho para ajudar a prevenir o ressecamento. Algumas boas sugestões de produtos:

Deva Curl No-Poo - Shampoo Cremoso
Shampoo Tresemmé Cachos Perfeitos
Shampoo cachos Cadiveu Professional Bossa Nova
Condicionador Creoula Cachos Perfeitos Lola Cosmetics
Máscara de Tratamento Pantene Cachos Definidos
Unwind Curls Calming Creme Antifrizz John Frieda
CHI Curl Preserve Leave-In
Acquaflora Forma Ativador de Cachos
Para mais informações sobre cada produto, os links abrem em uma nova janela ou aba de seu navegador. Essa é uma pesquisa dos produtos mais eficientes e recomendados, e os links são todos para lojas confiáveis.

Dicas de Cortes de Cabelos Crespos

Seguem algumas ideias de cortes para cabelos crespos para servir de inspiração 🙂

Como Cuidar dos Cabelos Crespos
Como Cuidar dos Cabelos Crespos
Como Cuidar dos Cabelos Crespos
Como Cuidar dos Cabelos Crespos
Como Cuidar dos Cabelos Crespos
Como Cuidar dos Cabelos Crespos
Como Cuidar dos Cabelos Crespos
Como Cuidar dos Cabelos Crespos
Como Cuidar dos Cabelos Crespos
Como Cuidar dos Cabelos Crespos
Como Cuidar dos Cabelos Crespos
Como Cuidar dos Cabelos Crespos
Como Cuidar dos Cabelos Crespos
Como Cuidar dos Cabelos Crespos
Como Cuidar dos Cabelos Crespos

E você, cuida bem dos seus cabelos crespos?

14 comentários para “Como Cuidar dos Cabelos Crespos”

  1. Avatar de F(ávio.me((o

    Muito boas, essas informações… Minha esposa gostou muito.

    Bom dia!!

  2. Avatar de Solange

    Ola, estou assumindo meus cachos e curto tuuuuuudo sobre cuidados, obrigada pelas dicas, são ótimas…

  3. Avatar de Elisa

    Agora estou amando ter cabelos cespos, assumi e gostei. Amei as dicas.

  4. Avatar de Gorete

    Excelente post, estava precisando de dicas assim.

  5. Avatar de Roberta

    Amei as dicas! Amo cabelos cacheados e crespos.

  6. Avatar de Gisele

    Muito boas as sugestões, vou seguir algumas que nunca fiz, meu cabelo está bem ressecado e as vezes não forma os cachinhos adequadamente.

  7. Avatar de Angela Cristina

    Eu tb tenho problema com ressecamento, vou seguir as dicas.

  8. Avatar de Geisa

    Estava precisando dessas dicas, meu cabelo está ressecado e com pontas duplas, tenho muito frizz tb, excelentes diacs, vou usar, obrigada.

  9. Avatar de Zeni

    Obrigada pelo carinho!
    Dicas super, hiper, mega, ultra importantes para quem ama seus cachinhos!

  10. Avatar de Bete

    Cabelos crespos são muito lindos, como eu queria ter um cabelo assim…

  11. Avatar de Frances

    Gostei muito.vou mudar a maneira descuidar dos meus cabelos depois das dicas

  12. Avatar de Alice

    Hoje, vemos somente um tipo de padrão de beleza que parece até uma exigência, principalmente vindo da mídia como; tv etc..Todos nós temos um tipo de cabelo e padrão de beleza livre e isso, deveria ser o suficiente. Ninguêm é igual a ninguêm assim como um cabelo!

  13. Avatar de Amanda

    Acho lindo esses cabelos crespos, queria tanto um desses, meu cabelo é liso, fino e mirrado, então por favor quem tem esse cabelão aproveite!

  14. Avatar de Clarisse Joelma

    Oi, amei o poste…. desde que encontrei o teu blog já me identifiquei de primeira.
    obrigada pelas dicas. 😛 😛 😉

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.