O que comer no café da manhã?

O que comer no café da manhã?

Muitas pessoas tem dúvidas do que comer pela manhã. Já foi o tempo em que uma mesa farta, um “café da manhã de novela” (com suco de laranja, mamão, pão, frios, bolo) era considerada o café da manhã ideal para a saúde.

Publicidade

Para você ter uma ideia, hoje em dia já existem muitos estudos de que às vezes o melhor para o corpo é simplesmente não comer, fazer jejum. Sim, isso contraria tudo que você ouviu falar nos últimos anos, mas muitas pessoas já adotam a prática do jejum intermitente, esse jejum por um período curto, tem o poder de desintoxicar o corpo.

Mas não é necessário adotar nenhuma solução extrema; Se você não abre mão de se alimentar de manhã, vou dar algumas dicas do que é melhor para te fornecer a energia necessária para ter um dia ativo e produtivo.

Macronutrientes

Hoje se entende que a melhor alimentação para a manhã são as proteínas e as gorduras saudáveis. Evite centrar seu café da manhã em carboidratos. Ao comer carboidratos pela manhã, eles até fornecem um pico de energia, mas depois você vai se sentir mais cansada e sonolenta, isso não acontece se você comer proteínas e gorduras, que proporcionam uma liberação de energia mais lenta e continuada; ideal para manter a energia ao longo do dia.

Para os carboidratos, o ideal é deixá-los para mais tarde, inclusive no período da noite. Eles vão te ajudar a dormir melhor. Aliás, essa ideia que não se deve comer carboidratos à noite é o mais comum dos mitos de alimentação que se disseminaram nos últimos anos.

Sugestões de alguns alimentos para o café da manhã

Café

O que comer no café da manhã?

Nosso cafezinho, especialmente no inverno, não poderia faltar. O café é uma bebida incrível para começar o dia. A cafeína melhora o humor, o estado de alerta e o desempenho mental. Mesmo pequenas quantidades de cafeína podem alcançar esses efeitos. Se possível, o ideal não é tomar o café imediatamente ao acordar, e sim esperar pelo menos meia hora, quando o hormônio cortisol já diminuiu e a cafeína faz mas efeito.

O café também é rico em antioxidantes, que reduzem a inflamação, protegem as células que revestem os vasos sanguíneos e diminui o risco de diabetes e doenças hepáticas. Prefira os cafés em grãos para moer na hora e sem açúcar. Saiba mais sobre a cafeína.

Ovos

O que comer no café da manhã?

O ovo é um dos alimentos mais saudáveis que existem. Possui gorduras benéficas e proteínas. Estudos têm demonstrado que comer ovos no café da manhã aumenta a sensação de saciedade e ajuda a manter o nível de açúcar no sangue constante. As gemas contêm luteína e zeaxantina. Estes antioxidantes ajudam a prevenir distúrbios oculares como catarata e degeneração macular.

Os ovos são também uma das melhores fontes de colina, um nutriente que é muito importante para a saúde do cérebro e do fígado. Vai te alimentar e te deixar nutrido. Saiba mais sobre o ovo.

Castanhas

O que comer no café da manhã?

As castanhas são saborosas, nutritivas e dão saciedade. As castanhas diminuem a inflamação e diminuem o risco para doenças cardíacas, além de reduz a resistência à insulina.

Todos os tipos de castanhas também são ricas em magnésio, potássio e gordura monoinsaturada, saudável para o coração. A castanha do Brasil é uma das melhores fontes de selênio. Na verdade, apenas duas castanhas do Brasil já são suficientes para toda a ingestão diária recomendada de selênio. Saiba mais sobre as castanhas.

Shake de Proteína

O que comer no café da manhã?

Outra ótima maneira de começar o dia é com um shake ou smoothie de proteína. Você pode usar a whey protein (soro do leite), proteína do ovo, arroz, ou proteína de ervilha.

A proteína de soro de leite é absorvida mais rapidamente pelo seu corpo. É mais nutritiva e benéfica. A Whey protein ajuda a preservar a massa muscular durante a perda de peso e o envelhecimento. Experimente um shake de proteínas com algumas opções como cacau, frutas, castanhas, óleo de coco e sementes para fornecer fibras e antioxidantes.

Semente de Linhaça

O que comer no café da manhã?

Elas são ricas em fibras viscosas, que ajuda você se sentir saciada por várias horas depois de comer. Linhaça também pode melhorar a sensibilidade à insulina e reduzir os níveis de açúcar no sangue, bem como proteger contra o câncer de mama. Duas colheres de sopa de linhaça moída contém 3 gramas de proteína e 4 gramas de fibra.

Apenas certifique-se de comer a linhaça moída, porque linhaça inteira não pode ser absorvida pelo seu intestino. Saiba mais sobre a linhaça.

Frutas Vermelhas

O que comer no café da manhã?

Elas são deliciosas e ricas em antioxidantes. Os tipos populares são: morango, amoras, mirtilos e framboesas. São frutas com baixo índice glicêmico e ainda mais ricas em fibras. Possuem antioxidantes chamados antocianinas, que protegem o coração e previnem o envelhecimento precoce.

Elas também ajudam a reduzir marcadores de inflamação. Prefira comer as frutas com alguma fonte de gordura como, por exemplo, as castanhas. Saiba mais sobre as frutas vermelhas.

Abacate

O que comer no café da manhã?

O abacate é a fruta mais completa que existe: possui vitaminas, minerais, gorduras benéficas e antioxidantes. O abacate também ajuda a melhorar o rendimento nos exercícios físicos, por ser rico em gorduras e proteínas que se transformam em energia.

Ele previne doenças cardíacas e câncer, por ser rico em vitaminas e antioxidantes que fortalecem o sistema imunológico e previnem a formação de aterosclerose. Saiba mais sobre o abacate.

Confira também essa receita de abacate com cacau que publiquei recentemente no nosso canal do Youtube, excelente para o café da manhã:

(Mais informações sobre a receita)

E você, o que costuma comer de manhã? Conte pra nós!

22 comentários para “O que comer no café da manhã?”

  1. Avatar de Glaucia

    Maravilhosa a materia,eu acordo 6h e tomo meu purat,sai em jejum,mas assim que chego no trabalho tomo meu café com pão ou biscoitos,quase sempre como uma fruta e sempre tomo um copo de chá de alecrim ou camomila então estou pronta..

  2. Avatar de Fatima

    Nao costumo comer na pela manha porque quase nunca tenho fome .
    Mas sempre que posso como alguma coisinha uma fruta, um copo de leite,um pouco de granola com banana em fim.
    Vou me esforcar mais para comer bem, pois com a correria da vida sempre nos alimentamos mal.

  3. Avatar de Gladis Helena De Menezes

    Amando as dicas cada dia mais obg 🙂 🙂 Eu faço jejum não consigo comer nada pela manhã..mas consumo linhaça sim nos meus alimentos…

  4. Avatar de Tainara

    Adorei o artigo!

    Qdo mudei o hábito de jantar para investir em um bom café da manhã (com frutas, abacate, iogurtes ovo, cereias, enfim) e tbm comecei com os exercícios físicos, consegui emagrecer naturalmente cerca de 30ks, sem cirurgia nem remédios. Realmente é possível, mas é preciso ter disciplina e ser constante. Hoje mantenho o peso com tranquilidade e me sinto bem melhor, sem nenhuma neura.

    1. Avatar de Anamaria

      Café-da-manhã sem pão não dá.
      Carboidratos são imprescindíveis.
      Sempre ingeri muito carboidrato e continuo até hoje na meia-idade muiiito magra.
      O ovo acho interessante, principalmente para quem faz atividade física pela manhã.
      Quando volto da academia gosto de variar no segundo café-da-manhã: hoje fio de iogurte feito por mim, granola e mel.

  5. Avatar de Luisa

    Oieee…
    Olha se eu não tomar café da manhã, passo muito mal, meu organismo já está acostumado!Sem contar q eu como de 3 em 3 horas, para que o organismo não acumule gordura. Depois q passei a me alimentar assim, parou um pouco com o “efeito sonfona”. Há vários livros q falam sobre a alimentação.
    Quero incluir mais ovo e abacate no café da manhã, exclentes dicas

  6. Avatar de Solange

    Adorei a dica do ovo e abacate pela manhã, vou incrementar mais meu café da manhã.

    1. Avatar de Silvia Andrea

      Que bom ler sobre esse assunto… adoraria tomar um café da manhã bem calma, com frutas, depois pão integral c queijinho, café c leite quentinho… mas a vontade de ficar na cama sempre me atrapalho, acordo atrasada p trabalhar , saio correndo , como algo rapidinho e la vou eu trabalhar e esperar dar 12 hs. p almoçar… mas estou tentando mudar e acordar a tempo de tomar meu café com calma e Celisa falando sobre esse assunto hoje me deu uma incentivada!!
      Abraços!!

  7. Avatar de Marcos

    Excelente, as vezes faço jejum.

  8. Avatar de Camila

    Eu gosto muito de jantar, comer a noite… essa é a hora que mais sinto fome, consequentemente pela manhã não tenho fome… como apenas uma frutinha e as vezes….
    gostei muito do post celisa

  9. Avatar de Patricia

    Toda informação que Beleza e saúde nos dá é sempre bem vinda, por que nos remete
    cuidados com a nossa saúde principalmente. E também nos ensina a ter cuidados com nosso
    corpo e aparência.
    porém o café da manhã é muito importante principalmente para nos manter ativo durante o dia,
    porém devemos ter o hábito de comer alimentos saudáveis, : uma fruta e sucos, mas não esquecer outras fontes nutricionais

  10. Avatar de Barbara

    Como muito sempre!!!! mas só como besteiras. amooooo doces, massas e todas as outras guloseimas que eu como a qualquer hora mesmo sabendo que eh errado.
    Depois desse post, decidi melhorar minha alimentação!!!!!
    Abraços a todos!!!

  11. Avatar de Maria Eduarda

    Gostei muito do artigo, boas dicas, preciso melhorar as coisas que como, realmente comer muito carboidrato de manhã pode tirar nossa energia, vou focar em proteínas e gorduras.

  12. Avatar de Elideuza De Jesus

    Amei as dicas a linhaça ja faz parte do meu café da manhã!

  13. Avatar de Elisabete Da Silva.

    Muito bom.

  14. Avatar de Elisabeth

    Ótimas dicas! 🙂

  15. Avatar de Silene

    Olá,
    gostei das dicas, uma maravilha, vou tentar comer melhor no meu café da manhã.
    Amei a receita da batida de abacate e cacau. Um show. bjusss…..

  16. Avatar de Ulda De Oliveira Rodrigues Correa

    ola exelentes dicas vou focar mais ,nisto tbm sempre sigo algumas regras mas pra mim nao tem dado muito certo,apesar de estar careca de saber q tudo e verdade ,vou focar nesta dicas valeu bjosssss!!!

  17. Avatar de Adriana Prado

    O café preto não pode faltar. Não tenho uma rotina pré estabelecida, às tomo suco verde (preparo com chá verde, fruta cítrica, 2 cubos de gelo de couve, meia banana ou maçã, gengibre e linhaça) e uma xícara de café preto e após duas horas como pão integral ou tapioca. Ou tomo logo chá verde com linhaça e tomo café preto com pão integral ou tapioca.

    Eu não consigo ficar em jejum.

  18. Avatar de Luciene

    maravilhoso este artigo!!! 🙂

  19. Avatar de Simone

    Excelentes dicas, amei, vou mudar algumas coisas. Como muito pão de manha.

  20. Avatar de Iara Machado

    No meu Café da Manhã tem que ter estes três itens:
    uma fruta(geralmente laranja ou mamão)
    pão integral com manteiga e café
    iogurte desnatado com mel,chia,aveia e castanha do pará(e as vezes fruta como mamão,morango ou banana)

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva