Você sabe a importância do café da manhã?

Você sabe a importância do café da manhã?

Entre a última refeição do dia e a primeira (café da manhã), há um longo período de jejum. Isso significa que o organismo, depois de esgotada a principal fonte de energia — a glicose — passa a utilizar o glicogênio estocado, principalmente no fígado. Durante o sono, o organismo continua trabalhando, em um ritmo menor, mas ele mantém as funções básicas como respiração, funcionamento cardíaco, circulação, entre outros. Todas essas funções precisam de energia para serem realizadas.

Pela manhã, ao acordar, é necessário fornecer energia para que sejam realizadas as tarefas do dia. Isso significa que o café da manhã fornecerá, entre outros nutrientes, carboidratos para que possam ser realizados os trabalhos do dia-a-dia, influenciando no rendimento diário.

O que acontece com o organismo se você não comer pela manhã?

O jejum prolongado é devastador para o organismo. A falta de alimento provoca queda do nível de glicose, o que caracteriza a hipoglicemia. Mal-estar, tremores e tristeza são os principais sintomas, que somem após a refeição. Além disso, ficar muito tempo sem comer deixa o metabolismo mais lento, pois o organismo sente a necessidade de estocar mais gordura. Então deixar de tomar o café de manhã pode, inclusive, engordar.

Benefícios de um bom café da manhã

  • Fornece energia para o corpo. Em oito horas de sono, o corpo consome cerca de 500 calorias e provoca a diminuição dos níveis de glicose, principal fonte de energia para o cérebro e os músculos. Se não nos alimentarmos o suficiente ao despertar, o organismo busca outras fontes de energia, assim você se sente mais fraca e sem energia.
  • Ajuda a emagrecer. Quem fica muito tempo em jejum exagera no almoço e favorece a sobrecarga metabólica. Se isso vira hábito, os quilos extras são inevitáveis. As células captam os nutrientes e as calorias de uma vez só. E sem gasto de energia, a sobra vai sendo armazenada em forma de gordura.
  • Fortalece a imunidade. Uma xícara de leite com café, pão com margarina e uma fruta reúnem proteínas, carboidratos, gorduras boas e fibras, mantendo o corpo forte e longe de doenças. Como um bom desjejum representa 20% a 25% de tudo o que ingerimos no dia, não pular a refeição é uma forma de garantir boa parte dessas substâncias no organismo.
  • Proporciona bem-estar. Os nutrientes elevam a taxa de serotonina no cérebro, provocando sensação de bem-estar. Quem acorda com o cheiro do café e pode saboreá-lo sem pressa, então, tende a ficar mais animado. Conseguir parar alguns minutos nessa correria diária é uma oportunidade para refletir sobre a vida.

O que comer?

Você sabe a importância do café da manhã?

Ao acordar, o ideal é beber um copo de água ainda em jejum. O líquido desperta o organismo delicadamente e o prepara para a refeição.

Após a água em jejum, aguarde alguns minutos. Depois, uma xícara de café com leite, um pãozinho com manteiga já está bom: com certeza você irá se sentir melhor com isso ao invés de não comer nada. Mas se você quiser caprichar pode incluir: pão integral, queijos brancos, cereais, frutas e iogurte.

Se você está se sentindo cansada, sem energia, mal humorada e com seu metabolismo lento… pode ser a falta de um bom café da manhã! Pense nisso!

59 comentários para “Você sabe a importância do café da manhã?”

  1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    E tenho costume de tomar um copo de leite
    Com cafe pela manhã, já seria o suficiente ? :P

  2. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    NÃO GOSTEI :mad: :mad: :P

  3. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Eu Eva Honório,costumo me alimentar de maneira saldável.Evito frituras e fast foods,não tomo nada de alcool, consumo apenas o que é saldável, frutas e legumes, re tomo muita água.
    As pessoas deveriam seguir a esse exemplo e prolongar a expectativa do tempo de vida, porque quem gosta d e vc é vc mesmo.
    um abraço a todos que estão lendo aos meus e-mail.

  4. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Eu sempre acordo com fome, não saio de casa sem tomar meu café da manhã, até pq faço academia neste período. Normalmente tomo um copo de café com leite (desnatado), uma fatia de ricota e duas fatias de pão integral que faço na máquina de pão (farinha de trigo integral, água, margarina, leite, linhaça, aveia, canela, farinha de soja e de grão de bico), gostaria de incluir uma fruta, mas não gosto de coisas doces assim que acordo.

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.

Que outro assunto você gostaria de pesquisar?