Câncer do Colo do Útero

Câncer do Colo do Útero

Olá minhas queridas, hoje quero falar de um assunto muito importante para nós mulheres. Trata-se do câncer do colo de útero. Esse tipo de câncer tem atingido muitas mulheres e o número de casos só aumenta. A prevenção é muito simples: basta fazer um exame ginecológico e se for detectado no início, há 100% de chance de cura.

É um tipo de câncer que se forma no colo do útero. Nessa parte, há células que podem se modificar produzindo um câncer. Em geral, é um câncer de crescimento lento, e pode não ter sintomas.

Quais os sintomas do câncer de útero?

O quadro clínico de pacientes com câncer de colo do útero pode variar desde ausência de sintomas (tumor detectado no exame ginecológico periódico) até quadros de sangramento vaginal após a relação sexual, sangramento vaginal intermitente (sangra de vez em quando), secreção vaginal de odor fétido e dor abdominal associada com queixas urinárias ou intestinais (nos casos mais avançados da doença).

O que causa o câncer de útero?

  • Infecção pelo vírus Papiloma Humano (HPV). As mulheres portadoras desse vírus devem fazer exames mais frequentes com o seu ginecologista para detectar alterações sugestivas de lesões malignas ou pré-malignas. Esse vírus é uma das principais causas do câncer de útero.
  • Vários parceiros sexuais e a falta do uso de preservativo.
  • Má alimentação, fumo e falta de atividades físicas.
  • Primeira gestação precoce e vários partos.

Como prevenir-se do câncer de útero?

A prevenção do câncer de colo do útero passa por cuidados e informações sobre o uso de preservativos, a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e a orientação sexual, desestimulando a promiscuidade (vários parceiros).

Em nível secundário de prevenção, está o exame ginecológico periódico. Fazer o exame preventivo de câncer de colo do útero (Papanicolau) é a forma mais eficaz de diminuir a chance de ter esse tipo de câncer.

O que é Papanicolau?

Câncer do Colo do Útero

Papanicolau é um teste que examina as células coletadas do colo do útero. O objetivo do exame é detectar células cancerosas ou anormais. O exame pode também identificar condições não-cancerosas como infecção ou inflamação.

Toda mulher deve fazer o exame preventivo de câncer de colo do útero (Papanicolau) a partir da primeira relação sexual. Este exame deve ser feito anualmente ou, com menor frequência (conforme critério estabelecido pelo médico).

Como é feito o exame?

É feito por um profissional (ginecologista) no consultório. Durante o exame vaginal, antes do exame de toque, um aparelho chamado espéculo vaginal é introduzido na vagina para que o colo do útero seja mais facilmente visto. Com uma espátula, o médico coleta células do colo do útero e da vagina e as coloca numa lâmina de vidro. Essa lâmina com as células é examinada em um microscópio para que sejam identificadas anormalidades que possam sugerir que um câncer possa se desenvolver ou que já esteja presente.

A fim de garantir a eficácia dos resultados, a mulher deve evitar relações sexuais, uso de duchas ou medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas anteriores ao exame. Além disto, exame não deve ser feito no período menstrual, pois a presença de sangue pode alterar o resultado.

Se o primeiro resultado der negativo, a mulher deverá fazer novo exame preventivo em um ano. Se tiver um resultado negativo no ano anterior, o exame deverá ser repetido em 3 anos.

Como tratar o câncer de útero?

Câncer do Colo do Útero

O tratamento das pacientes com esse câncer baseia-se na cirurgia, radioterapia e quimioterapia. O tratamento a ser realizado depende das condições clínicas da paciente, do tipo de tumor e de sua extensão. Quando o tumor é inicial, os resultados da cirurgia radical e da radioterapia são equivalentes.

O tratamento cirúrgico consiste na retirada do útero, porção superior da vagina e linfonodos pélvicos. Os ovários podem ser preservados nas pacientes jovens, dependendo do estágio do tumor: quanto mais avançado, mais extensa é a cirurgia.

Lembre-se a prevenção é o melhor remédio. Prevenir o aparecimento de câncer é promover ações sabidamente benéficas à saúde como um todo.

Outro assunto que também escrevi hoje e que afeta milhares de mulheres é a Candidíase.

70 comentários para “Câncer do Colo do Útero”

  1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Primeiramente meninas, temos que colocar nossa vida nas mãos do nosso criador.Pois ele sabe de todas as coisas. E confiar no Senhor. E fazendo o tratamento correto com fé na certeza da nossa vitória. eu creio, que ainda venho aqui contar-lhes a minha. bjs.. Que o Senhor as abençõe..

    1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

      eu creio que DEUS ele sempre tem nos dado vitoria somente NÓS devemos confiar no senhor jesus.depositar nossa total confiança..

  2. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Adorei as informaçoes …fiz todos u exames pra saber si estou com câncer a final tou com todos us sintomas …i ja não sei mas u que fazer si eu estiver

  3. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    minha mãe esta fazendo quimioterapia ela teve linfoma e agora, ela esta com o hormônio alto o medico pediu exames ela acha que o ela esta com um tumor ou com uma possível gravidez mais ela fez teste te posto para saber se esta gravida deu negativo qual será o câncer ou a gravidez ela tem 39 anos…

  4. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    :(

  5. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    :( minha irmã foi diagnosticada com carcinoma epirdemoide invasoura [cancer de utero], ela vai comerça a fazer a radio apartir do dia 09/09/13, estamos com muita fé de que ela vai se curar… e assim que ela ficar boa eu volto aqui para dividir a nossa felicidade… boa sorte.

  6. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    eu fiz brtaqueterapia so q eu estou perdendo muito cabelo e o meu corpo esta todo manchado de roxo gostaria de saber se é normal desde já agradeço

  7. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    eu já fiz cauterização e ainda estou com a ferida será que estou com uma doença mais grave que essa e agora estou com uma queda de cabelo muito forte estou com medo de ficar careca me respondam por favor o que faço!

  8. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    eu fui no ginecologista no dia 23 01 2014 e a i deu que meu utero estava emfiquecionado sagramento :(

  9. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    eu tenho deficudades para engravidar fiquei feliz com os dicas eu achava que tinha cancer mais eu nao tenho

  10. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    :( gente fui diagnosticada agora que estou com câncer tenho 23 anos nao tenho filhos…..
    queria que alguem me respondesse se a radioterapia cai o cabelo por favor me respondam preciso saber

    1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

      FIQUE CALMA, VC É JOVEM E VAI SUPERAR ISSO. A RADIOTERAPIA NÃO CAI CABELO

  11. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    olá chamo-me tatiana e tenho 17 anos.
    não o que tenho, mas cada vez que sou penetrada ou se me penetro deito sangue e dói-me ter relações… ainda não fui ao ginecologista porque não tenho dinheiro e também porque tenho medo do que possa ser… tenho mesmo muito medo, é que também tou a pensar fazer uma mamografia… é que tenho muito medo que tenha cancro na mama e cancro de útero… se me pudessem ajudar sobre o que posso fazer agradecia mesmo muito.

  12. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Temhõ colíca e mdnstruaçaõ desregulada possõ ter çançer

  13. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    celulas atipicas

    1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

      gostaria de saber meu exame de celulas atipicas de significado indeterminado

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.

Que outro assunto você gostaria de buscar?