Está se sentindo cansada? Veja dicas para melhorar seu bem-estar.

Está se sentindo cansada? Veja dicas para melhorar seu bem-estar.

O final do ano está aí e é normal nessa época do ano bater o cansaço.

Publicidade

Uma boa solução pode ser tirar férias. Mas, se você acabou de tirar férias, ou está sempre se sentido cansada, esse cansaço pode estar relacionado com outras causas.

Nós nos expressamos por meio de nosso corpo, e é justamente nele que se soma todo o estresse físico e mental. O cansaço é a debilitação das suas forças, causando fraqueza em um ou mais músculos do corpo. O cansaço pode ser provocado por diversos motivos, desde noites mal dormidas até falta de vitaminas ou problemas psicológicos.

O que pode causar esse cansaço?

Está se sentindo cansada? Veja dicas para melhorar seu bem-estar.

Anemia

A anemia pode causar cansaço, sono, desânimo, queda de cabelos e até mesmo falta de ar. Nas mulheres, é um fenômeno mais recorrente durante a menstruação, quando a perda de sangue aumenta o déficit de ferro no organismo.

Depressão

Vigor abaixo de zero é um traço de quem sofre com depressão. Apesar de ser uma doença de origem psíquica, a depressão acaba com a disposição física. Nela, ocorre um processo inflamatório dentro dos neurônios que atrapalha seu funcionamento, e isso acaba gerando o cansaço.

Problemas com a Tireoide

Os hormônios tireoidianos são vitais para manter o metabolismo aceso. Uma característica comum entre o hipertireoidismo, quando a tireoide trabalha demais, e o hipotireoidismo, situação em que a glândula fica lenta, é a apatia total. O coração bate muito rápido e o indivíduo se queixa de cansaço extremo.

Infecções

Seja naquela gripe passageira, seja em um quadro mais severo, como a hepatite, a pessoa fica enfraquecida, em maior ou menor grau. É que o organismo concentra suas forças na luta contra o agente infeccioso, daí o esgotamento da pessoa.

Falta de Vitamina D

Estudos atuais revelam que a baixa dosagem de vitamina D no sangue é uma das prováveis causas do cansaço excessivo e sensação de desânimo. A dosagem de vitamina D no sangue é feita em laboratório e deve ficar acima de 40 mg/dl. Se a exposição do sol não for suficiente é preciso fazer a suplementação de vitamina D.

Dietas Restritivas

Eliminar de maneira radical grande quantidade de alimentos ou fazer dietas da moda que cortam de maneira exagerada certos grupos alimentares podem gerar déficits nutricionais.O carboidrato, por exemplo, nos dá glicose, que é um combustível importante para o corpo e sem ele a sensação de esgotamento é mais frequente, tornando as queixas de cansaço e falta de energia mais comuns após as duas primeiras semanas de restrição.

Ansiedade

A ansiedade e o estresse são sem sombra de dúvidas males da vida moderna e a queixa mais frequente é a de acordar cansado. O estresse libera quantidades altas de cortisol e adrenalina, hormônios que em altas doses prejudicam o funcionamento dos neurotransmissores, deixando os indivíduos ansiosos, com dificuldade de concentração e no sono. O tratamento nesse caso é praticar uma atividade física prazerosa, que alivie as tensões, e em casos extremos a recomendação é a de uso de medicamentos.

Outras causas

  • Problemas com o sono (insônia, poucas horas dormidas, sono de má qualidade e sono agitado)
  • Excesso de atividades físicas geram cansaço e fadiga muscular
  • Má alimentação. A alimentação incorreta pode deixar o organismo com falta de importantes vitaminas, minerais e macronutrientes fundamentais para o processo de energia do corpo.
  • Mau funcionamento do intestino
  • Gastar energia com coisas sem importância
  • Ser muito sedentário, se movimentar pouco também causa cansaço
  • Várias condições e doenças específicas; é sempre importante consultar um médico
Está se sentindo cansada? Veja dicas para melhorar seu bem-estar.

O que fazer para melhorar o cansaço?

  • Procure relaxar e dormir bem. Uma simples boa noite de sono é geralmente o remédio perfeito para revigorar as energias.
  • Faça uma alimentação balanceada e procure distribuir bem as suas refeições ao longo dia. Procure evitar a ingestão de cafeína e bebidas alcoólicas perto da hora de dormir.
  • Acrescente as atividades físicas aos poucos em sua rotina diária e depois aumente a duração e a intensidade dos exercícios lentamente. Procure começar com 10 minutos de atividades físicas por dia e mantenha uma regularidade. Andar ajudará a manter uma boa forma e, consequentemente você ficará menos vulnerável ao cansaço.
  • Para quem não quer se cansar, um conselho: beba água. Manter o corpo abastecido de líquidos pode ser uma tática de sucesso. Se a pessoa não se hidratar, as células vão extrair a água da circulação. O sangue se torna mais denso e a absorção da energia também vai ser dificultada.
  • Atenuar o estresse é fundamental para fugir da indisposição. E nada melhor do que fazer aquilo de que se gosta para chacoalhar a rotina. As atividades prazerosas são estimulantes para o cérebro e para o corpo. Enfim, evitam que a gente enferruje.
  • Se você se sente fraco e cansado, pode ser que isso esteja ocorrendo por falta de vitaminas e minerais. Veja se a suplementação é uma boa idéia para você.
  • Se a fadiga não vai embora, o importante é procurar auxílio de um médico. Ele poderá pedir exames como hemograma, teste de glicemia, dosagem hormonal e outros mais específicos, como o eletrocardiograma e o teste de função hepática, que ajudam a identificar o que está prejudicando a disposição.

Se você já passou por um tratamento para melhorar seu cansaço, compartilhe conosco!

Obs: Esse post é uma republicação atualizada; seus comentários originais foram mantidos.

100 comentários para “Está se sentindo cansada? Veja dicas para melhorar seu bem-estar.”

  1. Avatar de Adriana

    😳 alguem pode me dá uma dica do que estar me acontecendo

    1. Avatar de Dayanevieirasilva

      Eu chamo dayane tem bebe de 1ano ele mamam no meu peito eu fico muito con son di noite 3 vei ele mama m no peito ficom cansada muito

  2. Avatar de Maria Cecilia

    😆 gostei da qui

  3. Avatar de Maria Cecilia

    tenho animia mas estou em periodo de prva oque fasso para aliviar meu cansaso?

  4. Avatar de Dhea

    Ando sempre com sono e sem animo o que pode ser? já q me alimento bem e durmo bem.

    1. Avatar de Flavia

      ando cansada sem energia o que faço?

    2. Avatar de Luana

      Faça sexo

    3. Avatar de Toy Chica Fnaf

      🙁 TAMBEM ESTOU ASSIM ME SENTIDO FRACA E SEM ANIMO

  5. Avatar de Wanda

    😀 Olha esses artigos nos ajudam muito. Eu ja passei por especialista para descobrir as causas do cansaço e foi constatado justamente anemia. Meu ciclo mentrual é muito grade e mestruo muito e isso ajudou a almentar minha anemia. Tenho muito medo de emgrdar pois já estou alguns quilos acimaa do peso e uma das opções foi a medicação natural, ou seja, mudei minha alimentação e recorí ao chorope da vovó a base de rapadura beterraba e caracu cozidos na panela de ferro.

  6. Avatar de Hosana Santos

    Acho que nao tenho animo para procurar um médico. Nao tenho vontade de nada! Tudo o que eu fa

  7. Avatar de Maria Angela

    para ficar boa do cansaço e otimo tomar 2 copos de suco de couve por dia.

  8. Avatar de Miriam

    Bom houve uma epoca em que eu não podia encostar em nada que dormia, o dia todo era assim, nao sentia animo, nao namorava mais, nao praticava meus esportes com vontade até que procurei ajuda medica.
    Fiz vários exames e constou baixa de glicose, por trabalhar demais e nao me alimentar direito meu organismo começou a absorver somente o açucar e como todos sabem o açucar é uma fonte de energia ruim.
    Resultado hipoglicemia seguida de baixa de glicose fiz tratamento por anos comendo apenas alimentos salgados e doce queridas nunca mais.
    Me senti muito melhor com a nova dieta em poucos dias, perdi 4 kls em uma semana comendo de 3 em 3 hs e nada com açucar mas é pro restoda vida.
    Por isso meninas cuidado com a alimentação e não se matem por trabalho ou qualquer coisa que seja não vale a pena desenvolver uma doença pro resto da vida.

    1. Avatar de Sorraila

      Obrigado por compartilhar sua experiencia.

  9. Avatar de Pascoal Balate Junior

    Obrigado pela dica,, vou emplementar, e farei o retorno pos o uso!

    1. Avatar de Debora

      🙁 😳 😳 😳 😳 😳 😮 🙁 🙁 🙁 muito cansada

  10. Avatar de Ana Paula Fernandes Alves

    ola eu todos os dias ando estressada me estresso por qualquel coisa porque eu fico assim me ajude por favor sou de paranagua parana 😳

    1. Avatar de Loh

      como eu faço? Eu fico cansada demais será e normal?

  11. Avatar de Lena

    Eu tive anemia quando criança e agora acho que to tendo dnvo , me sinto cansada todos os dias e sem disposiçao para fazer nada, mesmo fazendo 20min de exercicios tdos dias(que a proposito tenho que ter muita força de vontade pra fazer)… ai, eu me desconcentro muito rapido e nao ligo muito com a vida dos outros, nao importa se o que ta acontecendo na minha frente eh uma cena espantosa, eu nao consigo prestar atençao e acho tedioso … não sei mais o que fazer!

  12. Avatar de Suzana

    Eu já tive anemia criança, mas não sei se estou denovo .. Mesmo fazendo caminhada todos os dias, ando muito cansada! Dorme cedo e quando acordo para ir para o curso parece que não dormi nada pois o cansaço é muito grande !

  13. Avatar de Paulo Senos

    tenho 48 anos de idade ja ñ sei mais oque fazer cmg..pois tenho uma alimentação horrivel, moro sozinho e tbm ñ sei cozinhar bem rsrs mais na vdd odeio cozinhar. trabalho como motorista de caminhão e meu dia é sentado dirigindo, tbm ñ faço exercicios…ando muito cansado ñ tenho mais disposição pra nada me ajude…obrigado…………….

  14. Avatar de Patrícia Melo

    Realmente muito interessante a matéria. A poucos meses me queixando de um cansaço inexplicavel, procurei pela minha médica, que me passou alguns exames, anti-depressivos , mudança de alimentação e pricipalmente intensificar a atividade Física. Posso dizer todas essas dicas descritas acima. Hoje embora ainda cansada, mas gozando de boa saúde, estou procurando manter as orientações e digo vale muito à pena. Em breve também terei uns dias de férias para quebrar rotina. Obrigada pelas belas e magníficas orientações. Adoro seus posts

  15. Avatar de Celia

    Ando muito tensa trabalho sobre pressao o k faso 😡

  16. Avatar de Valdice

    sobre o cansaço é procurar médico para saber a causa .
    caso esteja tudo bem tomar capsulas de pó de guaraná uma ao dia.
    tomo todos os dias para ir para a academia.

    1. Avatar de Elizete

      Nossa tomo duas e não está adiantado.

  17. Avatar de Rondineli Machado

    Olá bom dia! Mue nome é Rondineli tenho 38 anos e estou precisando de ajuda.Estou passando por uma fase de estresse tão grande que estou me sentindo cansado, fraco com a memória horrível não estou lembrando onde coloco nada estou perdendo peso muito rápido, não durmo direito,passo a noite em claro e isso está acabando comigo aos poucos.se alguém já se sentiu assim foi a algum médico e tomou algum remédio e melhorou esse cansaço me ajudem por favor. Um ótimo dia a todos…

  18. Avatar de Lidiane

    ja fiz exame e compravado que nao tenho anemia mas mesmo asim sinto fadiga sensacao de falta de ar nao tenho vontade de fazer nada……… e nao sei o que e isso a e fiscadas no corpo vivo lendo artigos e nao encontro explicacoes

  19. Avatar de Lucileia

    Meu nome é Lucileia, tenho 39 anos, e desde os meus 24 anos sou uma pessoa sem energia para nada. Canso só de pensar nas coisas que tenho que realizar no meu dia a dia. Não tenho ânimo nem para atividades legais. Sou casada, mae de 2 filhos e seempre trabalhei fora. Não sou extressada, não tenho depressão. Problemas todo mundo tem, porém resolvo os meus com tranquilidade. durmo bem mas não tenho boa alimentação. Como marmitex todo dia. Faço exames de sangue periodicamente e não consta problema nenhum. Tive endometriose e retirei meu útero aos 36 anos como eu sangrava demais achava que poderia ser isso, porem nunca tive anemia. Tomava muito polivitaminicos para me melhorar, mas era jogar dinheiro fora. Já não sei mais o que fazer. Gostaria de ser enérgica, disposta e ágil. Não sei mais a que recorrer. Tomo a agua dos milagres e faço até autohemoterapia. Me ajudou um pouco, porém ainda estou no começo do tratamento. Será que diante meu caso há concerto? Não tenho fibromialgia. Não tenha nada! Me ajudem!

    1. Avatar de Silene

      Olá querida, acho que você deveria procurar uma terapeuta que aplicasse o Reiki em você. Se não sabe o que é reiki, pesquise na internet. O reiki faz maravilhas. Eu já fiquei um tempo assim feito você, então um amigo muito especial me indicou uma terapeuta que aplicava o reiki e Graças a Deus eu estou melhorando muito. Ela aplica o reiki e indica o floral que temos que usar, é muito bom e gratificante. Bjussss… espero que a minha dica possa te ajudar.

  20. Avatar de Thais

    Olá, eu gostei muito das dicas, mas eu realmente não sei como começar. Como está dizendo, eu não estou sendo capaz, no momento, de fazer absolutamente nada. Eu leio, me sinto morta, mau consigo segurar o celular, o celular está pesando!!
    Me ajude, eu estou “morrendo”…

    1. Avatar de Silene

      Olá querida, acho que você deveria procurar uma terapeuta que aplicasse o Reiki em você. Se não sabe o que é reiki, pesquise na internet. O reiki faz maravilhas. Eu já fiquei um tempo assim feito você, então um amigo muito especial me indicou uma terapeuta que aplicava o reiki e Graças a Deus eu estou melhorando muito. Ela aplica o reiki e indica o floral que temos que usar, é muito bom e gratificante. Bjussss… espero que a minha dica possa te ajudar.

    2. Avatar de Monique

      Vá há um endocrinologista, ele deve te ajudar se está faltando alguma vitamina e planejar uma dieta. Alimentação muda tudo!

  21. Avatar de Creusa

    Eu nuca tive anemia de uns dias pra cá estou cansada e sem apetite e me sentindo fraca . Depois de uma gripe forte . Alguém pode me ajuda?

  22. Avatar de Lucas

    🙁 pessoal.

    Acho que o problema é mais comum que eu pensava. Sinto um cansaço extremo. Já tirei férias e nada. Creio que a depressão que passei, a minha alimentação incompleta e ficar se dedicando a totalidade de meu dia ao serviço estão me levando a este mal.

    Creio que a saída é botar um ponto final e mudar. Creio que a ajuda médica seja importante. Mas acima de tudo, deve partir de nós!

  23. Avatar de Rosa Maria

    Estou desempregada,pareço estar ansiosa, nao durmo direito devido a um filho de 3 anos e meio, muito elétrico a noite. Estou acima do peso que sempre pesei entre 50 e 70 quilos, incluindo três gestações, agora estou com 73 sem estar gravida, tive que tomar hormônios. Para a ultima gravidez, tenho 46 anos. Me ajudem por favor, me sinto muito cansada, o que sera?

  24. Avatar de Josenita Guimarães Bastos

    Tenho 55 anos e meu companheiro 39; possuo uma vida sexual constante e ultimamente sinto-me um pouco cansada. Que devo fazer para que possamos repor nossas energias? Citoneurim resolve o problema?

  25. Avatar de Patricia

    Eu estava pensando hj mesmo que estou muito cansada, mesmo dormindo bem, acordo cansada, preciso urgente de férias…

  26. Avatar de Carlinha

    Eu estava muito cansada, mas descobri que era falta de b12 e vit. D, depois da suplementação melhorou muito.
    Adorei o artigo

  27. Avatar de Marcos

    Muito cansado 🙁

  28. Avatar de Angela Cristina

    Eu estou assim tb, cansada demais, estou desconfiada que seja falta de alguma vitamina.

  29. Avatar de Helena

    O cansaço quando chega, acaba com a nossa energia, estou me sentindo muito cansada, mas acho que é falta de férias 😆 😆 😆

  30. Avatar de Herica

    Muito cansada, quero férias 😆 😆 😆

  31. Avatar de Silvia Andrea

    Estou cansada por falta de sono, não tenho dormido bem, insônias terríveis.

  32. Avatar de Shirley

    Estou me sentindo muito esgotada e procurei algo na net sobre assunto encontrei essa matéria eu li tudo e me identifiquei em tudo que li. Vou trocar alimentação tentar praticar esporte e ver questão de vitaminas com certeza estão corretos na informação.muito grata!

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva