Está se sentindo cansada? Veja dicas para melhorar seu bem-estar

Está se sentindo cansada?  Veja dicas para melhorar seu bem estar

Acabou de tirar férias e ainda está cansada? O cansaço pode estar simplesmente relacionado ao ritmo alucinante do cotidiano, ou pode ser um sintoma sério de mau estado de saúde. As dores e o cansaço físico passam a ser frequentes devido a uma rotina estressante.

Além dessas causas, o cansaço crônico pode ser provocado por problemas psicológicos; enfermidades ou doenças recentes; má alimentação; excesso de esforço físico e mental; gravidez e amamentação.

Nós nos expressamos por meio de nosso corpo, e é justamente nele que se soma todo o estresse físico e mental. O cansaço é a debilitação das suas forças, causando fraqueza em um ou mais músculos do corpo. O cansaço pode ser provocado por noites mal dormidas ou por fadiga física e muscular.

O cansaço físico também tem uma ampla correlação com o esporte. O excesso de treinamento acaba acarretando cansaço e, consequentemente, a fadiga muscular. A pessoa pode evitar o cansaço mantendo uma rotina de treinamento, se alimentando bem e tendo uma vida saudável.

O que pode causar esse cansaço?

Anemia

A anemia pode causar cansaço, sono, desânimo, queda de cabelos e até mesmo falta de ar. Nas mulheres, é um fenômeno mais recorrente durante a menstruação, quando a perda de sangue aumenta o déficit de ferro no organismo.

Depressão

Vigor abaixo de zero é um traço de quem sofre com esse problema. Apesar de ser uma doença de origem psíquica, a depressão acaba com a disposição física. Nela, ocorre um processo inflamatório dentro dos neurônios que atrapalha seu funcionamento e isso acaba gerando o cansaço.

Problemas com a Tireoide

Os hormônios tireoidianos são vitais para manter o metabolismo aceso. Uma característica comum entre o hipertireoidismo, quando a tireoide trabalha demais, e o hipotireoidismo, situação em que a glândula fica lenta, é a apatia total. O coração bate muito rápido e o indivíduo se queixa de cansaço extremo.

Infecções

Além da febre, outro sinal que deve ser notado nesses casos é a diminuição da vitalidade. Seja naquela gripe passageira, seja em um quadro mais severo, como a hepatite, a pessoa fica enfraquecida, em maior ou menor grau. É que o organismo concentra suas forças na luta contra o agente infeccioso, daí o esgotamento da pessoa.

Outras causas

  • Falta de sono
  • Excesso de atividades físicas geram cansaço e fadiga muscular
  • Má alimentação. A alimentação incorreta pode deixar o organismo com falta de importantes vitaminas, minerais e macronutrientes fundamentais para o processo de energia do corpo.
  • Falta de Vitamina D
  • Estresse

Está se sentindo cansada?  Veja dicas para melhorar seu bem estar

O que fazer para melhorar o cansaço?

  • Procure relaxar e dormir bem. Uma boa noite de sono é o remédio perfeito para revigorar as energias. Veja dicas para um sono tranquilo e reparador.
  • Faça uma alimentação balanceada e procure distribuir bem as suas refeições ao longo dia. Procure evitar a ingestão de cafeína e bebidas alcoólicas perto da hora de dormir.
  • Acrescente as atividades físicas aos poucos em sua rotina diária e depois aumente a duração e a intensidade dos exercícios lentamente. Procure começar com 10 minutos de atividades físicas por dia e mantenha uma regularidade. Andar ajudará a manter uma boa forma e, consequentemente você ficará menos vulnerável ao cansaço.
  • Para quem não quer se cansar, um conselho: beba água. Manter o corpo abastecido de líquidos pode ser uma tática de sucesso. Se a pessoa não se hidratar, as células vão extrair a água da circulação. O sangue se torna mais denso e a absorção da energia também vai ser dificultada.
  • Atenuar o estresse é fundamental para fugir da indisposição. E nada melhor do que fazer aquilo de que se gosta para chacoalhar a rotina. As atividades prazerosas são estimulantes para o cérebro e para o corpo. Enfim, evitam que a gente enferruje.
  • Se você se sente fraco e cansado, pode ser que isso esteja ocorrendo por falta de vitaminas e minerais. Veja se a suplementação é uma boa idéia para você.
  • Se a fadiga não vai embora, o importante é procurar auxílio de um médico. Ele poderá pedir exames como hemograma, teste de glicemia, dosagem hormonal e outros mais específicos, como o eletrocardiograma e o teste de função hepática, que ajudam a identificar o que está prejudicando a disposição.

Se você já passou por um tratamento para melhorar seu cansaço, compartilhe conosco!

73 comentários para “Está se sentindo cansada? Veja dicas para melhorar seu bem-estar”

  1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    :oops: alguem pode me dá uma dica do que estar me acontecendo

  2. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    :lol: gostei da qui

  3. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    tenho animia mas estou em periodo de prva oque fasso para aliviar meu cansaso?

  4. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Ando sempre com sono e sem animo o que pode ser? já q me alimento bem e durmo bem.

    1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

      ando cansada sem energia o que faço?

  5. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    :D Olha esses artigos nos ajudam muito. Eu ja passei por especialista para descobrir as causas do cansaço e foi constatado justamente anemia. Meu ciclo mentrual é muito grade e mestruo muito e isso ajudou a almentar minha anemia. Tenho muito medo de emgrdar pois já estou alguns quilos acimaa do peso e uma das opções foi a medicação natural, ou seja, mudei minha alimentação e recorí ao chorope da vovó a base de rapadura beterraba e caracu cozidos na panela de ferro.

  6. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Acho que nao tenho animo para procurar um médico. Nao tenho vontade de nada! Tudo o que eu fa

  7. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    para ficar boa do cansaço e otimo tomar 2 copos de suco de couve por dia.

  8. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Bom houve uma epoca em que eu não podia encostar em nada que dormia, o dia todo era assim, nao sentia animo, nao namorava mais, nao praticava meus esportes com vontade até que procurei ajuda medica.
    Fiz vários exames e constou baixa de glicose, por trabalhar demais e nao me alimentar direito meu organismo começou a absorver somente o açucar e como todos sabem o açucar é uma fonte de energia ruim.
    Resultado hipoglicemia seguida de baixa de glicose fiz tratamento por anos comendo apenas alimentos salgados e doce queridas nunca mais.
    Me senti muito melhor com a nova dieta em poucos dias, perdi 4 kls em uma semana comendo de 3 em 3 hs e nada com açucar mas é pro restoda vida.
    Por isso meninas cuidado com a alimentação e não se matem por trabalho ou qualquer coisa que seja não vale a pena desenvolver uma doença pro resto da vida.

  9. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Obrigado pela dica,, vou emplementar, e farei o retorno pos o uso!

    1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

      :( :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :o :( :( :( muito cansada

  10. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    ola eu todos os dias ando estressada me estresso por qualquel coisa porque eu fico assim me ajude por favor sou de paranagua parana :oops:

  11. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Eu tive anemia quando criança e agora acho que to tendo dnvo , me sinto cansada todos os dias e sem disposiçao para fazer nada, mesmo fazendo 20min de exercicios tdos dias(que a proposito tenho que ter muita força de vontade pra fazer)… ai, eu me desconcentro muito rapido e nao ligo muito com a vida dos outros, nao importa se o que ta acontecendo na minha frente eh uma cena espantosa, eu nao consigo prestar atençao e acho tedioso … não sei mais o que fazer!

  12. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Eu já tive anemia criança, mas não sei se estou denovo .. Mesmo fazendo caminhada todos os dias, ando muito cansada! Dorme cedo e quando acordo para ir para o curso parece que não dormi nada pois o cansaço é muito grande !

  13. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    tenho 48 anos de idade ja ñ sei mais oque fazer cmg..pois tenho uma alimentação horrivel, moro sozinho e tbm ñ sei cozinhar bem rsrs mais na vdd odeio cozinhar. trabalho como motorista de caminhão e meu dia é sentado dirigindo, tbm ñ faço exercicios…ando muito cansado ñ tenho mais disposição pra nada me ajude…obrigado…………….

  14. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Realmente muito interessante a matéria. A poucos meses me queixando de um cansaço inexplicavel, procurei pela minha médica, que me passou alguns exames, anti-depressivos , mudança de alimentação e pricipalmente intensificar a atividade Física. Posso dizer todas essas dicas descritas acima. Hoje embora ainda cansada, mas gozando de boa saúde, estou procurando manter as orientações e digo vale muito à pena. Em breve também terei uns dias de férias para quebrar rotina. Obrigada pelas belas e magníficas orientações. Adoro seus posts

  15. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Ando muito tensa trabalho sobre pressao o k faso :mad:

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.

Que outro assunto você gostaria de buscar?