Castanhas, Nozes e Amêndoas

Castanhas, Nozes e Amêndoas

As castanhas, também conhecidas como frutas oleaginosas, são fontes de fibras, ricas em vitaminas e minerais como potássio, selênio, magnésio e zinco.

Publicidade

As castanhas são compostas de gorduras saudáveis insaturadas, como ácidos graxos monoinsaturados e poliinsaturados. Essas gorduras são responsáveis por efeitos benéficos como diminuição do LDL (colesterol ruim) e pelo aumento do HDL (colesterol bom), prevenindo, assim, doenças cardiovasculares. Essas gorduras também tem um efeito anti-inflamatório que pode evitar problemas cerebrais degenerativos, entre outros.

Elas repõem a quantidade do nutriente necessária para combater o envelhecimento celular causado pela formação natural de radicais livres.

Estudos indicam que, quando parte de uma dieta balanceada, as castanhas auxiliam na perda de peso, pois são ricas em gorduras monoinsaturadas, responsáveis por manter o nível de açúcar no sangue estável e por ativar o metabolismo na queima de gorduras.

Além disso, as oleaginosas são fonte de resveratrol, um fitonutriente com propriedades anti-inflamatórias e atividade anticancerígena. Elas também possuem fibras e proteínas.

Castanha do Pará

Castanhas, Nozes e Amêndoas

A castanha do Pará tem ação tonificante, fortalecedora e nutritiva para o corpo. É indicada principalmente contra desnutrição e anemia. São também muito eficazes para ativar o cérebro e para aliviar constipações intestinais.

A castanha é rica em selênio, vitamina E, ácido fólico, cálcio, fósforo, magnésio e ácido graxo ômega 3.

O selênio — principal componente da castanha — é um mineral importantíssimo para uma vida longa e saudável. Ele é essencial para acionar enzimas que combatem os radicais livres. O selênio ajuda a formar enzimas antioxidantes, além de fortalecer as defesas do organismo.

O mineral também está intimamente associado à capacidade do organismo se livrar de substâncias tóxicas, ajudando-o inclusive a expulsar possíveis metais pesados que estejam alojados nas células.

Quantidade recomendada: De 1 a 4 unidades por dia.

Noz

Castanhas, Nozes e Amêndoas

É rica em vitaminas A, C, E e potássio. A noz é capaz de beneficiar suas veias e artérias, e ajuda a diminuir o colesterol alto. As nozes também apresentam um grande conjunto de antioxidantes, como ômega-3 e os polifenóis.

As nozes são uma boa opção uma vez que possuem maior concentração da vitamina E alfa-tocoferol — a forma da vitamina E que o corpo melhor absorve e utiliza.

Os antioxidantes existentes nas nozes possuem papel significativo contra os agressores das macromoléculas como DNA, proteínas, lipídeos e lipoproteínas. Incluir uma noz na dieta ajuda na prevenção de doenças crônicas degenerativas e desta forma proporcionar uma vida longa e de qualidade.

Quantidade recomendada: De 1 a 6 unidades por dia.

Amêndoa

Castanhas, Nozes e Amêndoas

Contém ácido fólico, niacina, potássio, vitamina E, magnésio, fósforo, gorduras monoinsaturadas e proteínas. Para quem quer usufruir dos benefícios das oleaginosas e ainda perder peso, a amêndoa é mesmo a melhor opção. Tonifica o sistema nervoso, diminui o colesterol e melhora as afecções cardíacas.

A gordura monoinsaturada contida na amêndoa tem efeito benéfico na circulação e no colesterol, e também contribui na redução dos radicais livres por seu potente efeito antioxidante.

As amêndoas são excelentes restaurativas, tonificantes, nutritivas e ótimos tônicos para os nervos. A ingestão diária ajuda a proteger os rins e os órgãos reprodutores, fortalece os ossos, e ainda restabelece a força física e mental.

Quantidade recomendada: Até 10 unidades por dia.

Qual oleaginosa é a melhor?

Todas as oleaginosas são benéficas para a saúde. Elas possuem nutrientes semelhantes, como proteínas, fibras e gorduras mono e poli-insaturadas. A castanha do Pará destaca-se pelo teor de selênio, um potente antioxidante. É importante ressaltar que este alimento não deve ser consumido em excesso.

Cuidados na Compra

Ao comprar as oleaginosas, o melhor é adquirir aquelas que já vem embaladas de fábrica. Quando a oleaginosa é vendida à granel aumenta o risco de contaminação, pois várias pessoas manipulam e nem sempre se tem o controle de validade e a exposição ao ambiente também é maior.

Além disso, a umidade no local onde a oleaginosa é armazenada pode aumentar o risco da proliferação de fungos, que produzem uma substância tóxica chamada aflatoxina. Se você não encontrar alternativa além da venda a granel, prefira comprar em locais em que a rotatividade do produto é alta, ou se informar o dia da semana em que o produto novo é entregue, para fazer sua compra nesse dia.

Como consumir as castanhas?

A melhor maneira de consumir as oleaginosas é na versão in natura. Evite aquecer as castanhas pois elas se oxidam e ficam rançosas.

Em algumas pessoas, comer castanhas causa desconforto abdominal. Para esses casos, a melhor maneiras de consumir as castanhas é demolhá-las. Deixe as castanhas de molho na água por pelo menos 4 horas com um pouquinho de sal. Dessa maneira, as castanhas ficarão como uma digestibilidade muito melhor e não causará desconfortos.

Mesmo para quem não tem desconforto abdominal, quando as castanhas ficam de molho elas ficam mais macias e saborosas, então vale a pena experimentar. Você pode consumir as castanhas com frutas, em saladas, adicionando à vitaminas, ou como lanches intermediários entre as refeições.

Onde encontrar?

As oleaginosas podem ser encontradas em casas de produtos naturais, mas é sempre bom optar por casas de boa procedência, para não comprar produtos velhos ou estragados. Para comprar online o produto embaladinho, a Natue possui uma boa seleção de castanhas de diversos tipos.

E você, costuma consumir as castanhas? Qual é a sua preferida?

124 comentários para “Castanhas, Nozes e Amêndoas”

  1. Avatar de Lúcia

    Olá comecei a fazer uso da castanha comprei também nozes e amêndoas. Estou acima do peso e tomo remédio de pressão é muito irregular… Faço exames anul e normalmente tá tudo ok, será q tem alguma contra indicação no fato de que eu ñ possa fazer o consumo dessas sementes?.. Alguém pode me esclarecer como devo fazer sem prejudicar a minha saúde? Obrigada.

  2. Avatar de Ubirajara Antonio Ribeiro

    Muito bom ,agradeço por estar cadastrado e meu contato será sempre em obter sempre noticias para o corpo, faço uso, pois tenho 67 anos e preciso me cuidar por isso peço que possam sempre enviar-me noticias e alimentos para o bom funcionamento do corpo, faço exercicios e preciso sempre ter boa energia e disposição,para a mente,pele, e os órgãos de um modo geral, estou e estarei sempre em contato com o meu email,meu face Ubirajara Ribeiro,Niterói,com a foto só do rosto,estou aberto a noticias e informações de um modo geral, até.

  3. Avatar de Gracinha

    Gostei muito das informações

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva