Castanhas, Nozes e Amêndoas

Castanhas, Nozes e Amêndoas

As castanhas, também conhecidas como frutas oleaginosas, são fontes de fibras, ricas em vitaminas e minerais como potássio, selênio, magnésio e zinco.

Publicidade

As castanhas são compostas de gorduras saudáveis insaturadas, como ácidos graxos monoinsaturados e poliinsaturados. Essas gorduras são responsáveis por efeitos benéficos como diminuição do LDL (colesterol ruim) e pelo aumento do HDL (colesterol bom), prevenindo, assim, doenças cardiovasculares. Essas gorduras também tem um efeito anti-inflamatório que pode evitar problemas cerebrais degenerativos, entre outros.

Elas repõem a quantidade do nutriente necessária para combater o envelhecimento celular causado pela formação natural de radicais livres.

Estudos indicam que, quando parte de uma dieta balanceada, as castanhas auxiliam na perda de peso, pois são ricas em gorduras monoinsaturadas, responsáveis por manter o nível de açúcar no sangue estável e por ativar o metabolismo na queima de gorduras.

Além disso, as oleaginosas são fonte de resveratrol, um fitonutriente com propriedades anti-inflamatórias e atividade anticancerígena. Elas também possuem fibras e proteínas.

Castanha do Pará

Castanhas, Nozes e Amêndoas

A castanha do Pará tem ação tonificante, fortalecedora e nutritiva para o corpo. É indicada principalmente contra desnutrição e anemia. São também muito eficazes para ativar o cérebro e para aliviar constipações intestinais.

A castanha é rica em selênio, vitamina E, ácido fólico, cálcio, fósforo, magnésio e ácido graxo ômega 3.

O selênio — principal componente da castanha — é um mineral importantíssimo para uma vida longa e saudável. Ele é essencial para acionar enzimas que combatem os radicais livres. O selênio ajuda a formar enzimas antioxidantes, além de fortalecer as defesas do organismo.

O mineral também está intimamente associado à capacidade do organismo se livrar de substâncias tóxicas, ajudando-o inclusive a expulsar possíveis metais pesados que estejam alojados nas células.

Quantidade recomendada: De 1 a 4 unidades por dia.

Noz

Castanhas, Nozes e Amêndoas

É rica em vitaminas A, C, E e potássio. A noz é capaz de beneficiar suas veias e artérias, e ajuda a diminuir o colesterol alto. As nozes também apresentam um grande conjunto de antioxidantes, como ômega-3 e os polifenóis.

As nozes são uma boa opção uma vez que possuem maior concentração da vitamina E alfa-tocoferol — a forma da vitamina E que o corpo melhor absorve e utiliza.

Os antioxidantes existentes nas nozes possuem papel significativo contra os agressores das macromoléculas como DNA, proteínas, lipídeos e lipoproteínas. Incluir uma noz na dieta ajuda na prevenção de doenças crônicas degenerativas e desta forma proporcionar uma vida longa e de qualidade.

Quantidade recomendada: De 1 a 6 unidades por dia.

Amêndoa

Castanhas, Nozes e Amêndoas

Contém ácido fólico, niacina, potássio, vitamina E, magnésio, fósforo, gorduras monoinsaturadas e proteínas. Para quem quer usufruir dos benefícios das oleaginosas e ainda perder peso, a amêndoa é mesmo a melhor opção. Tonifica o sistema nervoso, diminui o colesterol e melhora as afecções cardíacas.

A gordura monoinsaturada contida na amêndoa tem efeito benéfico na circulação e no colesterol, e também contribui na redução dos radicais livres por seu potente efeito antioxidante.

As amêndoas são excelentes restaurativas, tonificantes, nutritivas e ótimos tônicos para os nervos. A ingestão diária ajuda a proteger os rins e os órgãos reprodutores, fortalece os ossos, e ainda restabelece a força física e mental.

Quantidade recomendada: Até 10 unidades por dia.

Qual oleaginosa é a melhor?

Todas as oleaginosas são benéficas para a saúde. Elas possuem nutrientes semelhantes, como proteínas, fibras e gorduras mono e poli-insaturadas. A castanha do Pará destaca-se pelo teor de selênio, um potente antioxidante. É importante ressaltar que este alimento não deve ser consumido em excesso.

Cuidados na Compra

Ao comprar as oleaginosas, o melhor é adquirir aquelas que já vem embaladas de fábrica. Quando a oleaginosa é vendida à granel aumenta o risco de contaminação, pois várias pessoas manipulam e nem sempre se tem o controle de validade e a exposição ao ambiente também é maior.

Além disso, a umidade no local onde a oleaginosa é armazenada pode aumentar o risco da proliferação de fungos, que produzem uma substância tóxica chamada aflatoxina. Se você não encontrar alternativa além da venda a granel, prefira comprar em locais em que a rotatividade do produto é alta, ou se informar o dia da semana em que o produto novo é entregue, para fazer sua compra nesse dia.

Como consumir as castanhas?

A melhor maneira de consumir as oleaginosas é na versão in natura. Evite aquecer as castanhas pois elas se oxidam e ficam rançosas.

Em algumas pessoas, comer castanhas causa desconforto abdominal. Para esses casos, a melhor maneiras de consumir as castanhas é demolhá-las. Deixe as castanhas de molho na água por pelo menos 4 horas com um pouquinho de sal. Dessa maneira, as castanhas ficarão como uma digestibilidade muito melhor e não causará desconfortos.

Mesmo para quem não tem desconforto abdominal, quando as castanhas ficam de molho elas ficam mais macias e saborosas, então vale a pena experimentar. Você pode consumir as castanhas com frutas, em saladas, adicionando à vitaminas, ou como lanches intermediários entre as refeições.

Onde encontrar?

As oleaginosas podem ser encontradas em casas de produtos naturais, mas é sempre bom optar por casas de boa procedência, para não comprar produtos velhos ou estragados. Para comprar online o produto embaladinho, a Natue possui uma boa seleção de castanhas de diversos tipos.

E você, costuma consumir as castanhas? Qual é a sua preferida?

128 comentários para “Castanhas, Nozes e Amêndoas”

  1. Avatar de Louise

    bom dia, eu adoro comer amendoas, como diariamente, umas 5 ou 6 🙂
    Preciso comer amendoas para repor a vitamina E.
    Amei o texto!
    quero incluir tb as outras castanhas

  2. Avatar de Sabrina

    adoro comer castanhas, como as 3 sempre que posso, é uma ótima opção para lanchinhos intermediários, ficar feliz em saber que é saudável…

  3. Avatar de Denise Barros

    Ótimo post!!! Muito bom para nos alertar da importância das castanhas. Tenho que consumir mais no meu dia a dia.

  4. Avatar de Gabriela

    olá! Adoro castanhas e como sempre, tb como como lanchinho, mas a quantidade é maior, como umas 3 castanhas, 4 nozes e umas 10 amendoas rsrs

  5. Avatar de Nando Goober

    Eu como diariamente uma mistura q inclui castanhas do pará na dieta..

    Ótima dica !!

  6. Avatar de Camila

    hummm a minha preferida é a noz… adoro tudo o que é feito com nozes, como pura tb, cerca de 2 porções diárias…
    gosto da amendoa tb, mas a NOZ é a preferida 🙂 valeuuu celisaaaaa

  7. Avatar de Viviane

    Além dessas 3 vcs esqueceram de incluir a uva passas que tb é excelente para saúde e pode ser incluída junto com as castanhas como lanches da tarde…
    adorei saber mais informações sobre as oleaginosas…

  8. Avatar de Nara Leão

    Bom demais!!!

  9. Avatar de Sandra Fagundes Pinheiro

    Eu adora todas essas, e é ótima para a saúde. Pena o preço ser tão alto.

  10. Avatar de Cris

    eu gosto de castanhas e as vezes bato banana, castanha, leite e aveia sei que parece
    uma loucura mas gosto é gosto e me beneficio das vitamina vitamina E, e tenho um certo abto que não sei se é defeito ou qualidade tenho uma vasilhinha na minha mesa de trabalho e consumo sempre e vi que o certo é comer 4 por dia eu acho q como 4 por minuto kkk, acho q estou errada nessa questão mais vou passar a saber melhor.

    eu tenho doença cardiovasculares e \nemia gostei muito de saber que o consumo da evita esse tipos de doenças ,so não gostei da “perda de peso ” que no texto fala .

    mas são muitos os beneficios das castanhas e alem de serem saborosas…

  11. Avatar de Marta

    Como 2 castanhas do Pará todos os dias, desde que disseram que ajuda a prevenir o mal de Alzheimer.

    Outra que é muito boa também é a noz Pecan. Dizem que tem 90% de gordura não saturada, é livre de colesterol, rica em fibra, fonte de proteínas, vitaminas e minerais, e os estudiosos ainda dizem que a noz Pecan está entre os alimentos que tem a maior capacidade anti-oxidante.

  12. Avatar de Bruna

    Muito legal! Pois, toda vez que um site e/ou blog indica que devemos comer determinados alimentos, normalmente eles não dão a quantidade e/ ou periodicidade. O que torna a informação muito vaga. Às vezes até dizem que a quantidade a ser consumida é X mas não dizem quantas vezes por dia ou semana, outras dizem que devemos comer todos os dias mas não dizem a quantidade. Este post foi bem informativo, esclarecendo a quantidade e quando devemos comê-las. Eu como 01 castanha todo dia! Bjs!

  13. Avatar de Vanessa Sial

    Celisa,

    Adoro castanha do Pará. Ela só aparece aqui onde moro na temporada de verão. Eu faço um estoquinho qdo encontro.
    Ai qdo falta, continuo com a granola com pedacinhos de castanhas, amendeoas.
    Mas como eu sou do tima da Gloria Maria, não abro mao de meu suplemento com minerais anti oxidantes.

    bjs

  14. Avatar de Carmen Franklin

    Em síntese, devemos ingerir diariamente 1 unidade de castanha do Pará, 1 unidade de noz e 4 unidades de amendôas?

    1. Avatar de Silvana

      sim, isso mesmo

  15. Avatar de Inalva

    Consumo diariamente alternando Castanha-do-Pará e Nozes. Tem sido excelente no controle da glicemia e fortalecimento das unhas.

  16. Avatar de Sabrina Soares

    BOM DIA.. NÃO LEMBRO DE COMER ESSAS MARAVILHAS, MAIS AGORA COM ESSE POST VOU PENSAR BEM, ADOREIIII AS DICAS…

    BEIJOS…

  17. Avatar de Pri

    Oie,

    Adoro castanhas do pará ….hummmmmmmm

    Procuro sempre consumir esse alimentos……….

    Mais oq ue eu amo de paixão de como de vez enqdo pq tem muita caloria , é um Bolo de nozes e castanhas ai que delicia de vez eqdo faz um bemmmmmmmmmmmmmmm

    Como eu adoroooooooooo cozinhas gosta sempre de inventar , procuro sempre incluir nozes e casatanhas nas refeições .mais não é todos dias claro .

    bjos

    1. Avatar de Pri

      # adoro cozinhar

  18. Avatar de Silvia Paiva

    Que pena!Não goste de nenhum dos 3.

  19. Avatar de Silvia Maciel

    Além das castanhas que eu como diariamente, incluo também amendoim que amo! Me faz muito bem, melhora minha disposição física e mental incluindo a libido.

  20. Avatar de Taciana

    Como diariamente 3 de cada de preferencia a tarde quando bate aquela fominha, levo sempre na bolsa.Quanto a emagrecer acho que é mentira pois ja adquiri uns 3 kg. após o uso das mesmas.

  21. Avatar de Angela

    Gosto de fazer um potinho com uma mistura de castanha do pará, caju, nozes, amêndoas, damasco e uva passa. É ótimo para beliscar na hora da fome… super saudável!

  22. Avatar de Dalvaci Santos Nascimento

    Adoro castanha,nozes,amendoim elas também são ótimas para o bom funcionamento do intestino eu amo.

  23. Avatar de Silvana

    olá eu sempre como minhas castanhas, não fico sem… adorei o artigo, foi muito útil.

  24. Avatar de Jussara Da Rosa

    Adorei a matéria, apesar de já ter lido algumas coisas, trouxe novidades. Eu tenho um consumo diário, uso mais a castanha do Brasil (parece que agora esta é denominação correta da castanha do Pará). Como a Sabrinha eu também gosto de utilizá-las entre as refeições, o complentando o lanchinho.

    Beijos

  25. Avatar de Geisa

    oi… eu não tenho o hábito de comer, mas foi muito bom ler esse post pois me alertou a começar comer, pois são ótimas para nossa saúde, obrigada pela informação

  26. Avatar de Adiane Teles

    Adorei a materia!!!

    Vou incluir na minha alimentação.

    Bjos

  27. Avatar de Rose

    Gosto de tudo isso castanha, nozes, amêndoa,mas, prefiro amendoim que é mais barato e delicioso e tem as propriedades iguais..falou!!

    1. Avatar de Neusa

      mas tb tem muito mais calorias e gordura

  28. Avatar de Neusa

    muito bom o artigo, me deu um puxão de orelha, eu sei que tenho que comer, mas acabo esquecendo de comprar, agora vou levar a sério. Obrigado beleza e saude

  29. Avatar de Denise

    o duro é conseguir comer só 1 ou 2 ou 4 castanhas… tem que ter muita força de vontade.

  30. Avatar de Anamaria

    Num dos meus lanches diários eu coloco 2 castanhas-do-pará e três damascos.
    É delicioso, têm tudo a ver um com o outro.
    Além das castanhas, nozes e amêndoas, temos em abundãncia no Brasil e mais barato, a castanha-de-caju (maravilhoso sabor) e o amendoim.
    A indicação de uma a duas castanhas-do-pará por dia se dá em razão de tera quantidade ideal de zinco necessária e por ser muito calórica. Apesar de deliciosas, não devemos abusar. Podem trazer tbém problema de peles para quem tem pele oleosa.

  31. Avatar de Rosa

    adorei a matéria, eu adoro a castanha, os outros eu não comi ainda mas vou tentar bjs.

  32. Avatar de Julio Kushida

    consumo diariamente castanha do pará, nozes e com menos frequência as amêndoas, haveria menos doentes, se as pessoas cuidassem melhor dos hábitos alimentares. tenham uma boa tarde!

  33. Avatar de Neide Costa

    Amo tudo isso! Só que não consigo comer uma castanha- do -pará, estou tentando. As de caju se deixar não paro enquanto não termina.Vou tentar comer poucas e todos os dias. Valeu esta publicação, mais já sabia de tudo isso.

  34. Avatar de Andréa Sabino

    consumo castanha do pará todo dia, somente ela pq é a + em conta rs mas como + de uma por dia, pior q é calórico né rs

  35. Avatar de Bianca

    Olá, na verdade nunca como castanhas, essa quantidade substitui um lanche?

  36. Avatar de ♥biazinha♥

    Eu como todas, adoro. Mas a minha preferida é castanhas do Pará 😀 adoooorooooooo 😛 huuummm!

  37. Avatar de Eliane

    essas dicas e tudo de bom,alem de gostosas ainda e saudavel.

  38. Avatar de Andreza

    Adoro castanhas, procuro sempre comer nos meus lanchinhos.
    Bjs!

  39. Avatar de Rê

    Adoro todas, mas como raramente.

  40. Avatar de Ana Felipa

    como uma castanha por dia
    me sinto muito bem
    bjos

  41. Avatar de Fernanda Rodrigues

    Noossa!! Aamo castanha do pará… mas quando começo a come-las não quero parar!! rsrsrsrs

    Tenho que comer mais nozes e amêndoas!!

    Boa dica!

  42. Avatar de Andreia

    Olá menias !!
    Eu trituro, nozes, castanha do para e amendoas, e coloco 1 colher de sopa no iogurt, fica uma delicia e saudavel, foi minha receita de uma nutricionista.

    Beijinhos !!

  43. Avatar de Carlos Mequilini

    Ola amigas, faço uso diario de castanha do Pará, noz, amendoas e castanha de cajú sem sal, duas unidades de cada no desjejum. Faço uso tambem na culinaria, agregando estas oleagenosas em varias receitas.

    Forte abraço.

  44. Avatar de Maria!

    Meu Deus to comendo o dubro do indicado, tenho q modera!!!

  45. Avatar de Karina

    gostaria de saber sobre outros tipos de castanhas,pois aqui temos uma castanha que tem o sabor parecido com de amendoim cru,gostaria de saber que tipo é,como faço pra mandar uma foto a vcs?

    1. Avatar de Mdea
  46. Avatar de Lorena

    Eu amo castanha do pará e nozes. Bom saber que são boas para a saúde. O difícil é controlar a quantidade. Na maioria das vezes, eu como muitas de uma vez só. KKK

  47. Avatar de James Taylor

    Eu sou fissurado por castanhas qualquer delas.
    Adorei o texto, fique mais contante com os efeitos benéficos delas no nosso organismo
    Meu organismo e eu estamos muito felizes….rsss.

  48. Avatar de France Maura

    oi gostaria de saber onde compro amendoa moro em Natal encontrei

    1. Avatar de Mdea
  49. Avatar de Argentino Carlos Cappelletti

    eu quero saber que mal pode fazer se eu consumir mais que 5 castanha do para por dia.

  50. Avatar de Argentino Carlos Cappelletti

    gostaria de saber que mal pode fazer se eu consumir +que 5 castanha do para por dia.

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva