15 Causas da Queda de Cabelo

15 Causas da Queda de Cabelo

Está com queda de cabelo? A solução pode ser tão simples quanto tomar vitaminas… ou bem mais complicada. É verdade que a calvície é muito mais comum em homens, mas o afinamento e queda também ocorre em mulheres, e os efeitos na nossa autoestima são terríveis.

Antes de tratar a queda, é importantíssimo conhecer a causa, pois cada uma delas vai levar a um tratamento diferente. Aqui procuro listar a maioria das causas (comuns, ou não tão comuns) para servir como uma pequena referência (para um diagnóstico e tratamento preciso, sempre consulte um médico).

1. Estresse Físico ou Emocional

Traumas físicos — como cirurgias, acidentes de automóvel, doenças graves, e até gripe — podem causar queda temporária de cabelo. Estresse emocional é bem menos provável de causar queda, mas também pode acontecer. Exemplos típicos são divórcio e morte de um ente querido. Nesses casos de estresse, a queda de cabelo se resolve com o tempo.

2. Pós-Gravidez

A queda de cabelo relacionada à gravidez é comumente vista após o nascimento do bebê, e é causada por alterações hormonais. Ela é considerada normal, e o cabelo volta naturalmente depois de alguns meses.

3. Excesso de Vitamina A

Exagero em suplementação vitamínica pode causar queda de cabelo, segundo a Associação Americana de Dermatologia. O valor recomendado de Vitamina A diário é de 5000 IU, e suplementos podem conter de 2500 a 10000 IU. Para resolver o problema, basta parar de consumir a vitamina A em excesso e o corpo se recupera normalmente.

4. Falta de Proteína

Se você não tiver proteína suficiente em sua dieta, o corpo vai "economizar" seu uso reduzindo a produção de cabelo. Isso normalmente acontece de 2 a 3 meses após a redução na ingestão de proteína. Para resolver, inclua em sua dieta fontes de proteína, como peixes, carne e ovos.

5. Hereditariedade

A chamada alopécia androgenética (AAG) é a manifestação feminina da calvície tão comum em homens, e é herdada através dos genes do pai. Nesses casos, o uso de medicação como Minoxidil normalmente ajuda.

6. Hormônios Femininos

Assim como no caso dos hormônios na gravidez, mudar sua pílula anticoncepcional (ou parar de tomá-la) pode também causar queda. A alteração hormonal da menopausa também pode ter o mesmo efeito. Nesses casos, o melhor é discutir com sua ginecologista sobre qual o melhor anticoncepcional para você (cada caso é um caso), ou sobre tratamentos hormonais específicos.

7. Anemia

1 em cada 10 mulheres de 20 a 50 anos sobre de anemia por falta de ferro. Essa é uma causa comum de queda de cabelo, e bastante fácil de resolver. Basta fazer o exame de sangue para detectar o problema, e fazer suplementação de ferro.

15 Causas da Queda de Cabelo

8. Hipotireoidismo

Quando a glândula tireoide não está secretando a quantidade suficiente de hormônios (hipotireoidismo), isso pode contribuir para queda de cabelo. Nesses casos, seu médico pode fazer exames para detectar essa condição, e possivelmente prescrever medicação adequada.

9. Deficiência de Vitamina B

Apesar de não ser uma causa muito comum para queda, a deficiência de vitamina B pode sim ser uma causa. O problema pode ser resolvido através de suplementação e mudanças na dieta. Essa vitamina pode ser encontrada em peixes, carne, vegetais e frutas não-cítricas.

10. Queda relacionada à sistema autoimune

A alopécia aerata é uma queda em alguns pontos específicos da cabeça (causando "falhas") e é causada por uma resposta autoimune exagerada do corpo: o organismo vê o cabelo como um corpo estranho e reage contra ele. Outras doenças autoimunes como o Lupus também podem ser a causa. Injeções de esteroides (e outras drogas) são utilizadas, mas o curso da recuperação é imprevisível (pode haver novas quedas, recuperações, etc.)

11. Perda de Peso repentina

A perda de peso muito rápida é considerada um estresse físico, mesmo que ter emagrecido tenha sido saudável para você. Como causadores, há o emagrecimento em si, ou ainda uma possível falta de vitaminas ou nutrientes minerais. A queda também pode ser sinal de um transtorno alimentar como anorexia ou bulimia. Esse tipo de queda normalmente se resolve cerca de 6 meses após a condição ser corrigida.

12. Síndrome do ovário policístico

A síndrome do ovário policístico é um desequilíbrio entre hormônios masculinos e femininos. Excesso dos hormônios masculinos pode levar a cistos no ovário, ganho de peso, e outras condições, incluindo queda de cabelo. Outro sintoma associado comum é o excesso de pelos no rosto ou no corpo. Tratando o problema, a queda se resolve.

13. Antidepressivos e outras medicações

Há uma gama de classes de medicamentos que podem promover a queda de cabelo. Entre as mais comuns, estão os afinadores de sangue e os remédios para pressão conhecidos como beta-bloqueadores, assim como Ibuprofeno e remédios para depressão. Se for o seu caso, converse com seu médico para tentar substituir o medicamento ou reduzir a dose.

14. Esteroides Anabolizantes

Esteroides utilizados para crescer massa muscular são mais comuns no meio masculino, mas pode acontecer de ser usado (e abusado) por mulheres também. O mecanismo da queda de cabelo se processa da mesma forma que na síndrome do ovário policístico, e é resolvida suspendendo o uso desses anabolizantes.

15. Envelhecimento

É razoavelmente comum perceber queda de cabelo em mulheres que entram nos 50 ou 60 anos, e os especialistas ainda sabem exatamente por quê isso acontece. Se esse for o seu caso, os especialistas recomendam que não seja tratado medicamente, exatamente por não entenderem exatamente os motivos. Assim, deve-se recorrer a soluções estéticas como implantes ou penteados que cubram as falhas.

E você, tem queda de cabelo? Já sabe qual é a causa?

80 comentários para “15 Causas da Queda de Cabelo”

  1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Meu cabelo começou a cair 3 anos atrás, pois tinha anemia e muito extresse, na época minha auto estima caiu muito e cheguei até sofrer preconceito das pessoas que viviam ao meu redor pois caia muito cabelo.
    A primeira coisa a se fazer é receber o apoio emocional da sua família, pois ele levanta sua auto estima, depois procurar uma dermatologista e saber a causa para depois se tratar.
    Meu cabelo cai até hoje, só que bem menos e em uma quantidade normal e eu acho que a solução da queda de cabelo no caso da anemia é a alimentação e alguma vitamina para complementar.

  2. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    meu kbelo cai constantemente, eu já usei qse tdo tipo de produto ante-queda, agora por fim cortei pq já ñ sei mas o q fazer…to perecisando de ajuda urgente.obgda!

  3. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    O meu cabelo sempre foi muito fino….mas gosto dele.

  4. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Gostaria de saber se a injecao trimestral causa queda de cabelo?

  5. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    O meu cabelo é muito fino e pouco devido a (queda de cabelos). Já fiz 60 anos. Uso shampoo, condicionador e creme de pentear para cabelos finos, as vezes uso shampoo a base de tutano, de Andiroba. Por favor responda para o meu e-mail. Obrigada.

  6. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Olá para todas.
    Sou roqueiro e vaidoso e tenho cabelos comprido.
    Devido a stress do dia a dia, correria, ma alimentação e tudo mais, meus cabelos começaram a ficar ressecados, quebrar, cair e quase cortei curto, só não fiz isso pq minha mãe é cabeleireira e me aconselhou é claro a melhorar a alimentação, mas para que o cabelo esteja em dia também é preciso uma bela hidratação e foi assim que conheci a novelty cosmética ampolas chantilly alto impacto.
    Hj garanto que não vou cortar meus cabelos e agradeço a galera novelty por fazer um produto barato pelo benefício que me fez.
    Deixo aqui uma dica as meninas que devem ser mais vaidosas que eu e tenho certeza que irão gostar o produto.
    Banda Somos Únicos – Rio Grande do sul

  7. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    O meu cabelo é muito fino e quebra facilmente!!!
    Ah e se pegar um vento ele embaraça todo!!!!
    além disso tudo ele fica bem queimado nas pontas
    O que faço????

  8. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Meu cabelo é lindo e muito forte , mas a +ou – 10 anos q sofro com essa queda na areia da nuca parece q queimou xta bstante llisa ja fui ao médico ,nao uso produtos químicos como disfrisant .mas a parte de frente xta tdo bm cresce bm ,.mas atrás e bastante lisa o médico disse que nao cresce porque as células xtao mortas . ajuda-m por favor.

  9. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Gente tomei o Roacutam e estou com uma grave queda de cabelo, estou tão deprimida, estou usando pantogar mais não estou vendo resultado nenhum, como dizem que é bom, talvez se eu não tivesse tomando estava careca, nos meus exames estou com excesso de vitamina A, uma das causas e parei de tomar anticocepcional YAS, Nao sei o que faço, tenho o cabelo grande, e esta ralo, meu cabelo era lindo, estou arrasada, quando penteio o cabelo, quando lavo é tanto cabelo que cai…estou triste…

  10. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    FIZ UMA PROGRESSIVA A UNS 3 MESES A TRAS E AGORA MEU CABELO ESTÁ CAINDO MUITO, FICO ATÉ COM MEDO DE LAVA-LO POIS CAI DEMAIS, ATÉ ASSUSTO COM A QUANTIDADE, NUNCA CAIU ASSIM, O QUE FAÇO PARA PARAR DE CAIR, ESTOU USANDO UM CREME COM AMPOLAS DE JABORANDI MAS NÃO ESTÁ DANDO RESULTADO, POR FAVOR ME AJUDE, OBRIGADA

    1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

      problema de queda é na raiz. nenhum creme vai ajudar. deve lavar a raiz muito bem e todo dia. Faça massagem sem dó. vc precisa ativar a circulação na região. faça isso e depois de 1 sem,ana veja se não diminuiu a queda. obs. lavar todo dia com massagem e ao lavar passar no minimo 2x o shampoo.

  11. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    ;)

  12. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Escrever pra pessoas que está com mesmo problema me destrai estou muito triste me sentindo horrível sem chão e muito difícil até porque meus cabelos era lindo até a cintura preto bem lisinho sempre feito todo mundo comentava depois que fiquei com uma depressão muitattristeza sem vontade de nada muita briga no meuxcasamento o cabelo começou a cair do nada no começo deixa pra lá achei que era normal até a queda piora sem penteá o cabelo os fios caim sozinho cabelo pela casa inteira uma coisa estranha e eu estava com muita caspa fui ao dermatologista com uma esperança que tudo ia ser resolve ele não passou exame nem nad só shapom uma loção e creme feito manipulado achei estranho mais fiz tudo direitinho mais não vir resultado voltei nele novamente ele passou pill fod mais tbm não está adiantado imagina o desepero e o cabelo já está com a raiva longe da pra ver o couro cabeludo tenho que ficar disfarçado petendo e nem prende lo posso mais tá horrível choro todo dia não saio da cama e nem tenho vontade de sair de casa voltei nele ele fez um teste puxando meu cabelo falou que eu tava bem mais precisava ter paciência como bem o cabelo só piora gastei muito dinheiro ai resolvi ir ao clinico fiz vários exames agora estou esperando o resultado mesmo fazendo no particular e uma semana pra pegalo e depois disso irei a outro dermatologista minha esperança e que Deus vai me curá porque tem sido muito difícil c se senti um lixo nem consigo mais dormi direito!

    1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

      :( ohh beatriz tbm to com o mesmo problema…porem eu acho q nenhum remédio resolve no momento..pq enquanto eu estava desesperada ele caia mais e o couro cabeludo brilhava não via nenhu m fio renascer..dai tive apoio do meu marido e parentes q não me deixavam constrangida e relaxei me acalmei … e passei a tomar vitaminas e ter alimentação saudável como; verduras e frutas e recentemente parei de tomar minha pílula anticoncepcional com tudo meu cabelo cresceu tanto alguns fios no coro q estava já pelado como desenvolveu o crescimentos do restante dos fios e a queda reduziu ate 50%. A DICA É FICAR TRANQUILA. :D

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.

Que outro assunto você gostaria de buscar?