Para a mulher que gosta de se cuidar

15 Causas da Queda de Cabelo

15 Causas da Queda de Cabelo

Está com queda de cabelo? A solução pode ser tão simples quanto tomar vitaminas… ou bem mais complicada. É verdade que a calvície é muito mais comum em homens, mas o afinamento e queda também ocorre em mulheres, e os efeitos na nossa autoestima são terríveis.

Antes de tratar a queda, é importantíssimo conhecer a causa, pois cada uma delas vai levar a um tratamento diferente. Aqui procuro listar a maioria das causas (comuns, ou não tão comuns) para servir como uma pequena referência (para um diagnóstico e tratamento preciso, sempre consulte um médico).

1. Estresse Físico ou Emocional

Traumas físicos — como cirurgias, acidentes de automóvel, doenças graves, e até gripe — podem causar queda temporária de cabelo. Estresse emocional é bem menos provável de causar queda, mas também pode acontecer. Exemplos típicos são divórcio e morte de um ente querido. Nesses casos de estresse, a queda de cabelo se resolve com o tempo.

2. Pós-Gravidez

A queda de cabelo relacionada à gravidez é comumente vista após o nascimento do bebê, e é causada por alterações hormonais. Ela é considerada normal, e o cabelo volta naturalmente depois de alguns meses.

3. Excesso de Vitamina A

Exagero em suplementação vitamínica pode causar queda de cabelo, segundo a Associação Americana de Dermatologia. O valor recomendado de Vitamina A diário é de 5000 IU, e suplementos podem conter de 2500 a 10000 IU. Para resolver o problema, basta parar de consumir a vitamina A em excesso e o corpo se recupera normalmente.

4. Falta de Proteína

Se você não tiver proteína suficiente em sua dieta, o corpo vai "economizar" seu uso reduzindo a produção de cabelo. Isso normalmente acontece de 2 a 3 meses após a redução na ingestão de proteína. Para resolver, inclua em sua dieta fontes de proteína, como peixes, carne e ovos.

5. Hereditariedade

A chamada alopécia androgenética (AAG) é a manifestação feminina da calvície tão comum em homens, e é herdada através dos genes do pai. Nesses casos, o uso de medicação como Minoxidil normalmente ajuda.

6. Hormônios Femininos

Assim como no caso dos hormônios na gravidez, mudar sua pílula anticoncepcional (ou parar de tomá-la) pode também causar queda. A alteração hormonal da menopausa também pode ter o mesmo efeito. Nesses casos, o melhor é discutir com sua ginecologista sobre qual o melhor anticoncepcional para você (cada caso é um caso), ou sobre tratamentos hormonais específicos.

7. Anemia

1 em cada 10 mulheres de 20 a 50 anos sobre de anemia por falta de ferro. Essa é uma causa comum de queda de cabelo, e bastante fácil de resolver. Basta fazer o exame de sangue para detectar o problema, e fazer suplementação de ferro.

15 Causas da Queda de Cabelo

8. Hipotireoidismo

Quando a glândula tireoide não está secretando a quantidade suficiente de hormônios (hipotireoidismo), isso pode contribuir para queda de cabelo. Nesses casos, seu médico pode fazer exames para detectar essa condição, e possivelmente prescrever medicação adequada.

9. Deficiência de Vitamina B

Apesar de não ser uma causa muito comum para queda, a deficiência de vitamina B pode sim ser uma causa. O problema pode ser resolvido através de suplementação e mudanças na dieta. Essa vitamina pode ser encontrada em peixes, carne, vegetais e frutas não-cítricas.

10. Queda relacionada à sistema autoimune

A alopécia aerata é uma queda em alguns pontos específicos da cabeça (causando "falhas") e é causada por uma resposta autoimune exagerada do corpo: o organismo vê o cabelo como um corpo estranho e reage contra ele. Outras doenças autoimunes como o Lupus também podem ser a causa. Injeções de esteroides (e outras drogas) são utilizadas, mas o curso da recuperação é imprevisível (pode haver novas quedas, recuperações, etc.)

11. Perda de Peso repentina

A perda de peso muito rápida é considerada um estresse físico, mesmo que ter emagrecido tenha sido saudável para você. Como causadores, há o emagrecimento em si, ou ainda uma possível falta de vitaminas ou nutrientes minerais. A queda também pode ser sinal de um transtorno alimentar como anorexia ou bulimia. Esse tipo de queda normalmente se resolve cerca de 6 meses após a condição ser corrigida.

12. Síndrome do ovário policístico

A síndrome do ovário policístico é um desequilíbrio entre hormônios masculinos e femininos. Excesso dos hormônios masculinos pode levar a cistos no ovário, ganho de peso, e outras condições, incluindo queda de cabelo. Outro sintoma associado comum é o excesso de pelos no rosto ou no corpo. Tratando o problema, a queda se resolve.

13. Antidepressivos e outras medicações

Há uma gama de classes de medicamentos que podem promover a queda de cabelo. Entre as mais comuns, estão os afinadores de sangue e os remédios para pressão conhecidos como beta-bloqueadores, assim como Ibuprofeno e remédios para depressão. Se for o seu caso, converse com seu médico para tentar substituir o medicamento ou reduzir a dose.

14. Esteroides Anabolizantes

Esteroides utilizados para crescer massa muscular são mais comuns no meio masculino, mas pode acontecer de ser usado (e abusado) por mulheres também. O mecanismo da queda de cabelo se processa da mesma forma que na síndrome do ovário policístico, e é resolvida suspendendo o uso desses anabolizantes.

15. Envelhecimento

É razoavelmente comum perceber queda de cabelo em mulheres que entram nos 50 ou 60 anos, e os especialistas ainda sabem exatamente por quê isso acontece. Se esse for o seu caso, os especialistas recomendam que não seja tratado medicamente, exatamente por não entenderem exatamente os motivos. Assim, deve-se recorrer a soluções estéticas como implantes ou penteados que cubram as falhas.

E você, tem queda de cabelo? Já sabe qual é a causa?

146 comentários para “15 Causas da Queda de Cabelo”

  1. Avatar de Susana

    Olá a todos tenho anemia e o meu cabelo tá a cair me muito não sei como tratar deste problema daqui a pouco não tenho cabelo alguém sabe o que fazer?

    1. Avatar de Lene

      oii susana o teu medico nao passou Ferro? complito ou liquido.como Carne vermelha figado etc… faca como eu pesquise!!

  2. Avatar de Patrícia Luiz Duarte

    😀 gostei muito! bem explicativa tirou todas as minha dúvidas.

  3. Avatar de Weslaine

    Alguem sabe me dizer se excesso de hormônio faz o cabelo cair?

  4. Avatar de Roberta

    Boa Tarde!
    Estou sofrendo com uma queda terrível de cabelos e finalmente descobri o motivo. Parei de tomar píulia anticoncepcional há 4-5 meses devido a problemas de enxaqueca. Na primeira vez que parei há uns 2 anos, aconteceu a mesma coisa mas eu não sabia o porque. Fiz muitos exames e usei todos esses medicamentos que vocês falam aí em cima. Como voltei a tomar a píula, em 3 meses parou de cair. Hoje, não pretendo voltar a tomar então vou começar o tratamento com latanoprosta. Depois aviso vocês mas segundo minha médica este tipo de queda tende a passar. Espero que a latanoprosta ao menos amenize a situação. Abraços

  5. Avatar de Vanessa

    oi comecei a fazer uma dieta ja faz 2 meses pouco só que meu cabelo ta caindo muito não sei se é isso também é a causa mais só que antes não caia que faço alguém me ajuda.

  6. Avatar de Vanessa

    ola, sou Vanessa tbm sofro com queda de cabelo ao passar a mao eles caem, qando penteio e ao lavar as vezes ate sozinho ja fui em 3 dermatologista a primeira disse q eu estava com a fibra de meus cabelos muito finas ai passou varios remedios mais nao adiantaram e em tres meses o retorno fui a outro dermatologista com 3 meses dai ele diagnosticou com a lupa q eu estava com seborreia passou um shampoo otimo chamado Doctor e Eximia fortilize e pantogar sao otimos tomo ate hj, mas msm assim meu cabelo naum parou de cair totalmente dai fui no terceiro dermatologista que me consultei recentimentetbm falou q eu estava com seborreia, mas nao poderia passar remedios sen saber a causa da queda alem da seborreia entao ele passou varios exames pra mim fazer e tbm um Shampoo Perolado qsp manipulado que na primeira vez q lavei caiu apenas 10 fios de cabelos fiquei tao alegre esse shampoo eh otimo e a formula eh
    Ciclopirox Olamina 1,5%
    Ác. Selicilico 3%
    Piritionato Zinco 2%

    meus exames ja chegaram dei uma olhadinha e vi q minha ferritina ta baixissima talvez seja isso, minha consulta é na proxima semana pra saber os resultados do meu exames, creio q seja anemia e anemia faz os cabelos cair horrores entao creio q eles passe algum suplemento de ferro e claro uma alimentacao balanceada com mta carne vermelha figado feijoes e brocolis .

  7. Avatar de Pati

    😆

  8. Avatar de Erica Venise

    A troca de shampoo pode ocasionar a queda excessiva de cabelo?

  9. Avatar de Natalina

    Olá meninas! Nossaaaa quanta gente com queda de cabelo😢😢 Eu tbm estou a quase 2anos e até agora não descobri a causa.Fiz tratamento com pantogar e minoxidil mas até agora Nada resolveu o problema. Estou buscando solições em remédio naturais como oo óleo de babosa, coco, alecrim e outros.

  10. Avatar de Ana

    mudar de shampoo faz o cabelo cair?

  11. Avatar de Juhhh

    Olá gente,o meuuu cabelo ta caindo muitooo :(((( mas sei que isso é por causa da minha anemia, já parei de usar química nele a mais de um ano, mas a queda é terrível cai até com vento e muito, já até notaram que estou com pouco cabelo, isso é terrível pra nossa estima :(((( vou fazer de tudo pelo menos pra amenizar a queda, shampoo, máscara de tratamento antiqueda, tônicos, vou começar a tomar ferro e suplemento vitamínico ( mesmo qd tomo ferro fico constipada :((() e vou tomar tb o imecap hair , vale tudo pra isso ter fim 😳

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.