Chá Verde e Matcha: Dupla poderosa para sua saúde!

Chá Verde e Matcha: Dupla poderosa para sua saúde!

Os benefícios do chá verde para o organismo são inúmeros: vão desde a beleza da pele até a saúde do coração.

Publicidade

A erva facilita a absorção dos nutrientes dos alimentos e a eliminação de substâncias indesejáveis, tais como agrotóxicos.

O chá verde é extraído da planta Camellia sinensis e é famoso por possuir alta concentração de antioxidantes. No chá verde também encontramos alta concentração de caroteno, vitaminas C e E, substâncias que atuam no rejuvenescimento do organismo.

O chá verde é rico em manganês, potássio, ácido fólico e vitaminas (B1, B2, C, E, K). Ele também é rico em tanino — que diminui a taxa de LDL (colesterol ruim) e fortalece as artérias e veias, favorecendo a prevenção de doenças cardíacas e circulatórias. Possui bioflavonoides e catequinas, substâncias que previnem as alterações celulares que dão origem aos tumores.

Durante o processamento, as folhas da erva sofrem pouca oxidação e retêm a sua cor original, por isso o nome “chá verde”.

Benefícios do Chá Verde

Chá Verde e Matcha: Dupla poderosa para sua saúde!

O chá verde contém alta concentração de antioxidantes, carotenos, minerais e vitaminas. Essas substâncias possuem efeitos protetores ao nosso organismo. Portanto, ele garante vários benefícios à nossa saúde, prevenindo contra diversos problemas de saúde:

Câncer: Os polifenóis do chá verde atuam contra a enzima quinol-oxidase; enzima esta que estimula o crescimento de células cancerosas no intestino, esôfago, pulmões, mama e pele. Os polifenóis também ajudam a proteger as células saudáveis.

Doenças cardíacas: O princípio ativo do chá reduz o risco da adesão de placas de gordura aos vasos sanguíneos, ajudando a prevenir a arteriosclerose. Também tem efeito anticoagulante.

Acne: O chá verde ajuda a repelir as bactérias que causam as espinhas e reduz a inflamação. Também diminui as chances de pele seca, coceira e alergias por contato.

Depressão imunológica: Uma das substâncias presentes no chá, a etilemina, amplia a capacidade de certos integrantes do sistema das células imunológicas.

Alergia respiratória: Os polifenóis bloqueiam os receptores celulares envolvidos na resposta aos estímulos alergênicos que desencadeiam as reações típicas das renites.

Obesidade: O chá verde acelera o metabolismo, facilitando a queima da gordura corporal.

Colesterol alto: Seus compostos reforçam as artérias, diminuem as taxas de colesterol ruim e bloqueiam o acúmulo de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos.

Envelhecimento precoce: Por ser rico em flavonoides — substâncias antioxidantes que ajudam a neutralizar os radicais livres — o chá verde atua combatendo o envelhecimento precoce. Além disso, a erva é rica em tanino, substância com propriedade antisséptica e adstringente. Por isso, a planta é indicada também para limpar e equilibrar peles oleosas.

Chá Verde e Matcha: Dupla poderosa para sua saúde!

Modo de Preparo do Chá Verde

Esquente a água. Para preparar o chá verde, a água não precisa ferver por completo, basta que a ebulição tenha começado.

  • Faça uma infusão com uma colher de sopa rasa da erva para cada xícara de água quase fervente.
  • Deixe agir por 5 minutos e coe logo em seguida.

O efeito do chá é mais completo se ele for tomado imediatamente após o preparo.

  • Para melhorar a imunidade e prevenir doenças: 1 xícara por dia.
  • Para emagrecer: 3 xícaras por dia. Procure distribuir essas 3 xícaras ao longo do dia.

Para maior eficácia, é necessário ainda seguir um cardápio orientado por uma nutricionista. Para ter um resultado ainda melhor, inclua a prática de exercícios físicos.

Efeitos Colaterais do Chá Verde

Os efeitos colaterais são incomuns quando o consumo é com moderação.

Um dos efeitos mais comuns para muitos pessoas é sentir um embrulho no estômago. Os taninos do chá verde aumentam o ácido do estômago. Então, se você bebeu o chá antes de comer, pode dar-lhe uma dor de estômago, uma sensação de náusea, ou causar constipação. É melhor sempre beber o chá verde após uma refeição ou no intervalo das refeições.

As catequinas do chá verde pode causar uma diminuição na absorção de ferro a partir dos alimentos. Se você tem anemia por deficiência de ferro, recomenda-se o consumo do chá longe das refeições.

Como o chá verde possui cafeína, quem tem intolerância à substância pode sentir algumas sensações como dor de cabeça, irritação e tremor.

Chá Verde e Matcha: Dupla poderosa para sua saúde!

L-teanina (Composto do chá verde)

A L-teanina, aminoácido presente no chá verde, tem semelhança estrutural com a Glutamina e outros neurotransmissores que são produzidos a partir dele (GABA e glutamato) e é conhecido por ter ação no sistema nervoso central (cérebro).

A principal propriedade da L-teanina é atuar como um agente relaxante sem sedação. Também está associada a uma redução da percepção de estresse e melhora de atenção. Desta forma, enquanto a L-teanina não parece induzir o sono, ela pode melhorar a qualidade do sono, devido ao seu efeito relaxante.

Benefícios da L-teanina

  • Controla a ansiedade e estresse
  • Protege o sistema nervoso central (SNC)
  • Melhora a qualidade do sono
  • Possui ação protetora do fígado
  • Protege o sistema cardiovascular

A quantidade recomendada por dia é de 200 a 500 mg.

E o Matcha?

Chá Verde e Matcha: Dupla poderosa para sua saúde!

O matcha é uma versão mais potente do chá verde, com ainda mais antioxidantes. É feito da folha do chá verde, desidratada e moída após um cultivo especial.

Assim como o chá verde, contém cafeína, que proporciona sensação de alerta, além de catequinas, fitoquimicos que ajudam a prolongar o pico de energia gerado pelos alimentos. Possui ainda mais L-teanina, resultando em um efeito antiestresse e neuroprotetor. Relaxante, diminui a produção de cortisol, melhora o humor e atua sobre as ondas alfa (um tipo de onda cerebral ligado à tranquilidade e à concentração).

Os efeitos mais comprovados são a prevenção do câncer por conta dos antioxidantes, que previnem danos à estrutura celular, e o controle do peso, por conta da ação termogênica da cafeína.

Na produção do matcha, as folhas da Camellia sinensis são protegidas do sol com uma lona, um mês antes da colheita. Depois de colhidas, elas são enroladas e expostas ao vapor d’água. Secam naturalmente, sofrendo oxidação e preservando seus polifenóis naturais. No fim, são moídas e transformadas em um pó verde.

O sabor do matcha é mais suave, menos amargo que o chá verde, e seu pó pode ser usado em receitas ou misturado a bebidas quentes ou frias.

Modo de usar

O matcha pode ser preparado de modo alternativo e rápido. Basta colocar a água quente sobre ele e misturar até que se formem bolhinhas nas bordas da xícara. Pode ser usado também em sucos verdes e vitaminas.

Onde Comprar o Chá Verde e o Matcha

O chá verde pode ser facilmente encontrado em lojas de produtos naturais. Se preferir a comodidade de comprar online, a Natue tem uma boa seleção de chás verdes. O Matcha você também encontra na Natue.

E você, já toma chá verde? Se não, tem vontade de experimentar?

27 comentários para “Chá Verde e Matcha: Dupla poderosa para sua saúde!”

  1. Avatar de Roberta

    Eu tomo regularmente o chá verde, muitas vezes misturo com hortelã fresco serve para desinchar o corpo todo. Com chá de morango tb é uma delicia e tb caminhada para estimular a circulação sanguinea. Kinha , em jejum pra mim faz mal, experimente pelo menos junto com uma fruta ou uma torrada ok? Bjs

  2. Avatar de Iolanda

    Muito interessante eu estou ouvindo falar nesse matcha, mas não sabia muito bem o que era…fiquei com vontade de experimentar. Muito bom o artigo.

  3. Avatar de Célia

    Faço sim o uso do chá verde há alguns meses e tenho visto sim seus benefícios. Agora uma dica…A chá verde da Mate disponibiliza ele com sabores como camomila, pra disfarçar o gosto amargo.

  4. Avatar de Liliam Mara Gorges

    Uso e indico o composto de chá verde, chá preto, cardamomo, malva e hibisco da Herbalife.
    Acaba com a retenção de líquidos, além de fazer muito bem a saúde, como bem explicou esse post acima. Se você precisa de uma Coach para te ajudar a alcançar resultados como eu alcancei, estou a sua disposição. Atendimento em todo Brasil! Whats 48 9192-8619.

  5. Avatar de Magnólia

    Gosto mt do chá verde.Tomo ha uns 4 ou 5 anos. Não consigo ficar sem,sinto falta.
    Ele dá sensação de saciedade,por isso emagrece e tbm pq ele acelera o metabolismo!
    Pelo que eu fiquei sabendo,todos os chás verde não são iguais não,eu uso japonês da yamatohiama,os de sachês ñ são a mesma coisa……

  6. Avatar de Raquel

    Oi Celisa, post maravilhoso, amei… eu comprei o matcha em pó, ainda não chegou, estou muito curiosa para usar…

  7. Avatar de Noemi

    Realmente o cha verde e muito bom….
    Vou experimentar Matcha

  8. Avatar de Angela Cristina

    Oi pessoal,vc q quer tomar o chá verde preste muita atenção nas reações,pra alguns não tem efeito colateral,mas pra outros como eu dá reações muito ruins, tomei 3 dias,senti mto tremores no corpo,diarreia,meia aérea,depressiva,dores de cabeça…do contrário se não sentir nada disso continue pois é mto bom.Bjs.

  9. Avatar de Geny Calicchio

    Gostei muito do post, só não conhecia o Matcha ….

  10. Avatar de Adriana C.

    Oi meninas, que bom tudo que diz ai, mas é uma pena não posso tomar, tenho ansiedade, sou acelerada de natureza rsss, quando tomo fico mais eletrica, me dá fortes palpitações e perco o sono, tomei durante uma semana apenas uma xicara por dia e percebi que minha medida deu uma diminuida porque retenho muito liquido e o chá ajuda a liberar, percebi isso pq ia com muito mais frequencia ao banheiro, achei tudo de bom, mas infelizmente não posso snifff

  11. Avatar de Marcos

    Gosto muito do chá verde, não acho o gosto ruim, adorei saber mais sobre os beneficios

  12. Avatar de Glenilene

    muito interessante! vou experimentar esse matcha, o chá verde eu já tomo.

  13. Avatar de Hérica

    tomo chá verde sempre! adorei as dicas.

  14. Avatar de Djina

    já tomei um tempo com o intuito de emagrecer, até deu certo, mas não levei adiante… vou voltar a tomar

  15. Avatar de Glaucia Nogueira

    Excelente artigo sobre o chá verde, tomo sempre, não conhecia o matcha.

  16. Avatar de Cristina

    gostei muito de saber mais sobre o chá verde, o matcha já tinha ouvido falar, mas não conhecia.

  17. Avatar de Lincon

    Gosto muito do cha ver pelas propiedades que ele tem
    em um leque de vitaminas e muito antioxidante que tambem
    sao encotrados nos vinhos … em fim
    tenho tomado bastante, depois de um tempo voce acostuma com
    o gosto.

  18. Avatar de Denise

    Bem completo, gostei muito tomo chá verde sempre.

  19. Avatar de Laiza Df

    BOM….BOM SABER…

  20. Avatar de Nadia Cabs

    Gente.. funciona…. tomo em capsula… faz um mẽs e ja emagreci 4kg, claro que diminui a comida tbm, mas como saio cedo de casa e chego mto tarde nao da tempo pra atividades fisicas, infelizmente, se nao os resultados seriam ainda maiores…. mas ajuda a desinchar, o unico problema é que por ser diuretico, tenho que ir no banheiro a cada 20 min no maximo, tomo mta agua pois o cha em capsula so faz efeito se tomar bastante agua, tomo 2 capsulas por dia, 1 depois do café e 1 as 15hs +- . Recomendo!!!

  21. Avatar de Ana Maria

    olá ..
    o chá verde tb têm cafeína, me ajuda mt quando bate aquele sono durante o trabalho..só não é bom tomar antes de dormir, pois tira o sono..

  22. Avatar de Débora

    Vou tentar tomar, mas o sabor não me agrada.

  23. Avatar de Luciana Martins

    não conhecia esse matcha, achei bem legal.

  24. Avatar de Catia

    Vou comprar e tomar os dois chás, obrigada Celisa. bjos!!!

  25. Avatar de Silene

    Sempre estou tomando o chá verde, mas o matcha eu não conhecia, e achei muito interessante, acho que vou testar. Bjus……………..

  26. Avatar de Bomtxai

    http://www.belavidanatural.com.br/Default.aspx?campanha_id=32/
    Enxergamos a vida como uma teia de conexões e cada uma dessas conexões precisam estar bem, para que essa teia sustente a nutrição de nossas atividades pessoais, profissionais e evolutivas.

  27. Avatar de Dirce

    Muito bom!

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.