Chocolate

Chocolate

O chocolate é um alimento encontrado na forma pastosa, sólida e de bebida doce ou amarga, feito a partir da amêndoa torrada do cacau.

Além de o chocolate ser geralmente consumido por prazer, há alguns efeitos positivos para a saúde na ingestão do alimento. O cacau ou o chocolate amargo, por exemplo, são benéficos para o sistema circulatório. Outros efeitos incluem as propriedades anticancerígenas, estimulantes cerebrais e a capacidade de curar diarréias.

Valor Nutritivo

O chocolate meio amargo é um alimento muito nutritivo. Contém proteínas, gorduras, cálcio, magnésio, ferro, zinco, caroteno, vitaminas E, B1, B2, B3, B6, B12 e C. O cacau possui propriedades antioxidantes, flavonóides e cafeína. Além disso, contém dois aminoácidos: fenilalanina e tirosina (substâncias responsáveis pela felicidade natural).

Benefícios do Chocolate

Chocolate

Com base em pesquisas recentes, foi comprovado que o chocolate meio amargo promove uma série de benefícios à nossa saúde. Esses benefícios foram constatados com a ingestão de chocolate meio amargo, consumindo-se de 30 a 40 gramas diárias:

  • Protege o coração
  • Ajuda a prevenir o diabete tipo 2
  • Reforça as defesas do organismo
  • Auxilia no controle do apetite
  • Controla a hipertensão arterial
  • Proporciona sensação de bem-estar e mantém o bom-humor
  • Estimula a memória
  • Beneficia o sistema circulatório

Se o chocolate for consumido em excesso (acima de 100 gramas diárias) pode causar em algumas pessoas: problemas com acne, desarranjo intestinal e aumento do peso.

Tipos de Chocolate

Chocolate

Amargo

O chocolate amargo é feito com os grãos de cacau torrados, pouco açúcar e sem adição de leite. Algumas versões permitem a utilização como base para sobremesas, bolos e bolachas. Deve-se usar um mínimo de 40% de cacau, segundo as normas européias. Uma barra de 30 gramas fornece cerca de 150 calorias.

Ao Leite

O chocolate ao leite ou chocolate de leite leva na sua confecção licor, manteiga de cacau, açúcar, leite, leite em pó ou leite condensado. As normas européias estabelecem um mínimo de 25% de cacau. Uma barra de 30 gramas fornece cerca de 160 calorias.

Branco

O chocolate branco é feito com manteiga de cacau, leite, açúcar e lecitina, podendo ser acrescentados aromas como o de baunilha. Muitos não o consideram digno de ser classificado como chocolate. Isso porque as sementes de cacau não fazem parte da fórmula desse alimento. Uma barra de 30 gramas fornece cerca de 170 calorias.

Que outro assunto você gostaria de buscar?