Clareamento Dental

Clareamento dental

O clareamento dental é uma técnica que se tornou muito popular nos últimos anos devido ao apelo estético por dentes brancos e bem alinhados.

Publicidade

Há, basicamente, duas formas possíveis de clarear os dentes: o clareamento por meio de luzes (Halógena, LED ou Laser) e o clareamento dental caseiro.

Os resultados de ambos os métodos são semelhantes, o que varia é a duração dos procedimentos. O tratamento com luz é bem mais rápido por utilizar um gel clareador bem mais forte que o gel utilizado no clareamento caseiro (Peróxido de Carbamida). Enquanto os ativados por luz proporcionam resultado imediato, o tratamento caseiro leva pelo menos três semanas.

Clareamento dental

Preparação Antes do Clareamento

Antes de branquear, os dentes devem estar os mais limpos possíveis. O ideal é fazer o tratamento logo após uma limpeza dentária, para o que o peróxido entre em contato direto com o esmalte e não com a placa. Se o paciente apresentar cáries ou tártaros, estes devem ser removidos.

Se as raízes dos dentes estiverem expostas estas não vão branquear uma vez que não estão cobertas por esmalte. Se o paciente apresentar restaurações, estas também não vão branquear pelo que possivelmente poderá ser necessário fazer a sua substituição após o branqueamento.

Tipos de Clareamento

Clareamento a Laser

Clareamento dental

Com esse procedimento, os dentes ficam claros em 40 minutos. A boca é protegida por uma máscara de borracha que deixa apenas os dentes à mostra. Em seguida, é aplicado um gel à base de peróxido de hidrogênio, uma substância poderosa que elimina as manchas. O laser é passado dente a dente com uma espécie de caneta que remove os pigmentos.

Moldeira Pré-Fabricada

Em uma moldeira é aplicado um gel de peróxido de hidrogênio, que penetra nos dentes e quebra as moléculas que causam o aspecto amarelado. A moldeira deve ser usada duas vezes ao dia, por 20 minutos, durante uma semana. A desvantagem é que esse tipo de moldeira é fabricada em tamanho único e pode ficar apertada ou folgada, sensibilizando a gengiva.

Molde Individual

Clareamento dental

O dentista providencia um molde sob medida para seus dentes, onde deve ser colocado um gel oxidante. O paciente usa a moldeira em casa, em geral ao dormir, por dez dias. Apesar de ser um tratamento caseiro, ele deve ter a orientação do dentista.

Fitas Adesivas

Clareamento dental

Vendido em farmácias, esse tratamento também é à base de peróxido de hidrogênio. As fitas devem ser aplicadas nos dentes duas vezes ao dia, por 30 minutos, durante duas semanas. Um fator positivo desse tratamento é que as fitas adesivas não entram em contato com a gengiva.

Além disso, se o resultado não for o esperado, elas podem ser reaplicadas. O ponto negativo é que elas cobrem apenas os dentes da frente.

Pincel

Nesse tratamento, o agente responsável pelo clareamento é o peróxido de carbamida. Com um pincel, basta aplicar o gel duas vezes ao dia, durante duas semanas, e reaplicá-lo a cada seis meses. Pela alta concentração do peróxido, ele age de maneira eficaz e não precisa ser aplicado em todos os dentes. O problema é que há um certo risco de ingerir o produto – os especialistas ainda não sabem se ele causa ou não danos à saúde.

Cremes Dentais Clareadores

Clareamento dental

As pastas de dente específicas para clarear podem ser usadas diariamente. Até ajuda a clarear, mas o resultado é o mais demorado. Componentes como o bicarbonato de sódio e a sílica são os responsáveis por limpar e alisar a superfície do dente. Esse é o método mais simples e barato.

Cuidados Pós-Clareamento

Clarear os dentes exige cuidados especiais no pós-tratamento e, principalmente, na escolha do método e dos produtos que farão o branqueamento. Alguns produtos, geralmente caseiros, podem atingir e matar a polpa dentária (parte viva do dente), provocando sensibilidade exacerbada e possibilidade de fraturas.

Para manter seu sorriso mais branco e bonito você deve:

  • Escovar os dentes três vezes ao dia com um creme dental clareador.
  • Usar fio dental diariamente para remover a placa que se aloja entre os dentes e abaixo da gengiva.
  • Usar produtos que contenham flúor, inclusive o creme dental.
  • Evitar o cigarro. Ele é um dos maiores causadores de manchas nos dentes.
  • Dosar o consumo de café, chá preto, vinho tinto, molho de tomate e refrigerantes. Beterraba e frutas vermelhas também mancham os dentes. Escove-os bem após ingerir algum desses alimentos.
  • Se possível usar enxaguantes bucais clareadores.

É fundamental que todo paciente siga a orientação do seu dentista, que realizará o monitoramente do tratamento de clareamento dos dentes do início ao fim. Não é recomendado adquirir produtos de clareamento em farmácias e drogarias, pois estes produtos não tem a mesma eficiência daqueles usados pelos profissionais e podem provocar sensibilidade com frio e quente, e nenhum resultado aparente.

78 comentários para “Clareamento Dental”

  1. Avatar de Sueli

    ótimo post.
    parabéns ! 😆 😆

  2. Avatar de Deize Melo

    Oi, eu tenho uma amiga que comprou um clareamento na intenet, e ela diz que funcionou muito bem, que em 6 dias, os dentes estavam mais claros.

    Mas isso não é perigoso?, o meu dentista disse para eu não comprar que não era seguro, mas quis logo me vender um no consultório por 600R$, o que ele mostrou e era quase a mesma coisa que a minha amiga usou, por isso não comprei

    acham que vale a pena, e que não é perigoso?

    eu vi aqui http://www.sorrisovip.com

    Me ajudem por favor, beijo

  3. Avatar de Madalena Stein

    Meu dentista da Dental Saúde disse que é sempre bom consultar o profissional, pois já atendeu pacientes com a boca queimada por clareadores caseiros. http://www.clinicadentalsaude.com.br

    1. Avatar de Marcus

      Nenhum procedimento odontológico deve ser feito sem o acompanhamento de um profissional devidamente qualificado. Com saúde não se brinca!

  4. Avatar de Aziz

    sobre as fitas adesivas oral b, isso nao funcionou, usei a caixa toda e nao alterou nada, liguei para a Oral B, e dizem que se fizer do modo correto nao tem erro, tem mais modo correto que usar todo o material? é mais uma enganaçao !! nao compre!!

    1. Avatar de Regina

      Eu fiz clareamento a laser e não clareou, meu filho fez o da oral comprado em farmácia e clareou

  5. Avatar de Clareamento Dental

    Clarear os dentes com morangos? isso é possível? saiba no nosso site http://www.clareamentodentalbrasil.com

    Fique sabendo tudo sobre as técnicas de clareamento, e faça uma simulação grátis do clareamento dental

  6. Avatar de álvaro

    Dicas para se livrar do mau hálito,
    veja isso em nosso blog: http://www.saudeebelezananet.com.

  7. Avatar de Eldanira

    OI queria saber como e o procedimento de fazer um clareamento dental caseiro tenho muita vontade de ter meus dentes bem branquinhos e ficar mais bonita .sem gastar muito 🙁

  8. Avatar de Nanete

    Clareamento dental fácil com método natural
    Você não precisa mais gastar centenas ou milhares de reais em tratamentos convencionais. Método que não deixa seus dentes sensíveis!!!
    http://www.clareamentodentalfacil.com/ebook//af/4775

  9. Avatar de Joy Joy

    😛 😆

  10. Avatar de Maycon.

    O NeoStrata não é um creme dental e sim, um clareador facial.

  11. Avatar de Abel Dorea

    Boa tarde,

    Comprei 2 géis de peróxido de carbamida no fator de 16%. Estou usando na moldeira que fiz a noite e durmo com eles. uso tb o creme dental da colgate. Tenho 2 dias fazendo e estou começando a sentir os dentes ficarem mais sensíveis. Se acontecer de piorar, tem algum remédio ou algo que possa fazer pra aliviar a dor? Quanto tempo de tratamento, 3 semanas?

  12. Avatar de Any

    ola nanete isso funciona? 😆

  13. Avatar de Titos Nota

    Os meus dentes estao com machas amarelados, entao fui pra hospital convercei com o especialista disse me para comprar o fio dental e geis nas farmacias e depois ,trazer para te dar os procedimento. entao eu quro saber qual sera a desvantagem deste metodo ?

  14. Avatar de Amanda Shmytz

    Isto dói 🙁 Hahaha.

  15. Avatar de Dr.leo

    ola pessoal boa tarde, trabalho como dentista a 10 anos e vou fornecer algumas informações
    tratamentos caseiros ou milagrosos normalmente não funcionam ou quando funcionam podem trazer riscos a saúde pois não são usados de maneira eficaz e segura ou não se pode comprovar que material e em que concentrações eles estão presentes no material adquirido sem conhecimento.
    o uso indevido de algumas substancias fora da concentrações aceitáveis ou na frenquencia correta além de causar queimaduras nas regiões de pele, língua e bochecha podem enfraquecer seus dentes causando fraturas e trincas, algumas dessas substancias se ingeridas podem causar ao longo do tempo câncer de esôfago estômago e intestino, é sempre bom consultar um profissional capacitado para evitar esses perigos
    ate mais.

  16. Avatar de Samara

    Queria saber quantas anpolas o dentista tem obrigacao de mim dar pq o dentista q eu ESTOU fazendo so mim deu 1 e ate agora nao clario nada ai fui no consultorio h0je e ele disse q eu tenho q compra outra anpola q custa 50reais e eu ja paguei 2oo reais do clareamento.

  17. Avatar de Anapaulaalmeida Almeida

    Casca de banana e de laranja sao ótimo . Clareadores caseiros que realmente resolvem.

  18. Avatar de Marcelo

    Parabens pelo Post, achei uma página muito boa também http://www.sorridere.net/tratamentos/clareamento-dental/

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva