Tudo sobre Colágeno!

O colágeno é uma classe bastante abundante de proteínas formadas por aminoácidos no organismo humano. Ele tem a função de manter as células unidas e é o principal componente protéico de órgãos como a pele, cartilagens e ossos.

A produção de colágeno é o resultado de uma complexa sequência de eventos bioquímicos no interior das células. Pelo fato de o colágeno ser produzido naturalmente pelo nosso organismo, ele pode ter uma produção diminuída ou exagerada, causando alguns danos à nossa saúde.

Quando entramos na fase adulta (a partir de 30 anos), a deficiência do colágeno começa a ser notada. Nessa fase fica mais visível a diminuição da elasticidade da pele, o aparecimento de rugas e o aumento da fragilidade articular e óssea. Por isso é importante repor esse nutriente.

Tudo sobre Colágeno

O colágeno pode ser adquirido em forma de cápsulas ou em pó, encontrados em lojas de produtos naturais. Outra forma de reposição é a ingestão de gelatina. Quanto à reposição de colágeno, especialistas divergem em suas opiniões: alguns acreditam que a reposição não resolve, enquanto outros acreditam que ela é perfeitamente válida.

A gelatina é um produto feito a partir do colágeno e contém proteínas que, quando absorvidas pelo intestino, são parcialmente digeridas e fornecem aminoácidos fundamentais para a manutenção dos ossos e reconstituição de algumas articulações.

A gelatina contém 18 aminoácidos. O organismo humano necessita de 10 dos chamados aminoácidos essenciais, que são consumidos através dos alimentos. A gelatina contém 9 destes aminoácidos essenciais em uma proteína alimentícia de fácil digestão e utilização.

O aminoácido triptofano não está presente na gelatina; entretanto, isto não é muito significativo uma vez que este aminoácido é encontrado em quantidades adequadas em outros alimentos.

A deficiência de colágeno, também chamada de colagenose, acarreta problemas como: má formação óssea, rigidez muscular, problemas com o crescimento, inflamação nas juntas musculares, doenças cutâneas, entre outros.

O colágeno é um tipo de proteína. Uma de suas principais funções é formar fibras que dão sustentação à pele (para quem se exercita, contribui também na formação dos músculos). Extraído do osso e da cartilagem do boi, o colágeno passa pelo processo de hidrólise (quebra das moléculas de proteína) para ser mais facilmente absorvido pelo organismo.

Funções do Colágeno Hidrolisado

O colágeno hidrolisado (um tipo especial de gelatina) contém os aminoácidos essenciais glicina e prolina em concentração 20 vezes maior do que outras proteínas. Ambos são componentes importantes do tecido conjuntivo e asseguram sua consistência e elasticidade. Ele também tem efeito regenerativo em ossos e articulações.

Tudo sobre Colágeno

Benefícios do Colágeno Hidrolisado

  • Retarda o envelhecimento e previne rugas
  • Combate a flacidez da pele
  • Fortalece unhas e cabelo
  • Contribui para saúde dos ossos
  • Previne o aparecimento da celulite e estrias
  • Colabora no aumento da tonicidade dos músculos
  • Auxilia no funcionamento do sistema linfático

Aplicação Cosmética

O colágeno é uma proteína "mágica" para deixar a pele mais firme. Dermatologistas já provaram que, ao usar produtos de beleza que levam o composto em sua fórmula, a pele torna-se mais macia, firme e saudável. O colágeno também ajuda na manutenção do tônus muscular deixando a pele mais firme e menos flácida.

Indicação do Colágeno Hidrolisado

É indicado para pessoas acima de 30 anos. Como suplemento nutricional é indicado para pessoas fisicamente ativas que desejam aumentar o consumo de proteínas, assim como para o fortalecimento de unhas e cabelos. Também é indicado em processos de cicatrização e recuperação de lesões e em processos de emagrecimento.

Deficiência

A deficiência de colágeno está também associada à diminuição da espessura do fio capilar e com a desidratação e perda de elasticidade da pele, culminando em flacidez e no aparecimento de rugas e estrias. Além disso, prejudica as articulações e enfraquece os ossos.

Onde é Encontrado

O colágeno hidrolisado é reconhecido como um ingrediente alimentício pelo Ministério da Saúde e pelo FDA (órgão que regulamenta alimentos e bebidas nos EUA) e atualmente já é possível observar no mercado alguns alimentos enriquecidos com essa proteína.

Você pode usar tanto o colágeno em cápsulas quanto em pó. É encontrado em pequenas quantidades nos alimentos que contém proteína como a carne e leite e nas gelatinas.

Modo de Usar

Com apenas 10g de colágeno por dia, obtém-se o fornecimento ideal desse aminoácido tão importante. Dilua uma colher de sopa do Colágeno Hidrolisado em 200ml a 250ml de suco ou outro líquido de sua preferência e tome 30 a 60 minutos antes do jantar.

Agora a Dúvida: Suplemento de Colágeno Realmente Funciona?

Então… Eu estava tomando uma colher de sopa por dia de colágeno hidrolisado, por indicação médica, até que ouvi um médico (Dr. Mauro Fisberg) dizer no programa Bem-estar que tomar suplemento de colágeno simplesmente não resolve nada, ou seja: para o colágeno ingerido chegar até a pele, a quantidade deve ser absurdamente grande, tornando essa ingestão de colágeno inútil. Eu até achei que faz algum sentido o que ele disse, mas teria que ouvir mais opiniões de nutrólogos. Sim, porque a imensa maioria das dermatologistas de fato recomendam o colágeno hidrolisado. E agora? Quem estaria certo? O que você acha?

Onde Comprar

Se quiser comprar colágeno hidrolisado de forma confiável e segura, recomendo a loja Natue, com uma seleção de vários produtos à base de colágeno (um dos mais conhecidos é este aqui).

E você, faz algum suplemento de colágeno? Ou então usa algum cosmético que contenha colágeno na fórmula?

384 comentários para “Tudo sobre Colágeno!”

  1. Avatar de Andreza

    Olá , tenho 21 anos, mas gostaria de começar a ingerir colágeno, eu posso?

  2. Avatar de Roselene De Souza Manoel

    Eu estou tomando colágeno hidrolisado por recomendação do meu ortopedista por conta de um problema de tendinite aguda no ombro direito estou usando o cartigen c recomendado por ele ainda é cedo para saber o resultado só estou tomando a um mês

  3. Avatar de Greise

    Depois de fazer exercício físico, em vez de tomar ,wheyprotein, posso estar tomando somente o colágeno hidrolisado?

    1. Avatar de Anamaria
  4. Avatar de Anamaria

    Procurem na Internet “O mito do colágeno”:
    http://belezavegan.blogspot.com.br/2013/07/o-mito-do-colageno.html

    E tem outras matérias também.

  5. Avatar de Karen

    Tomo devido a alguns problemas de coluna, por recomendação médica, de ortopedista, fisioterapeuta e endócrino; (também de nutricionista da academia), prefiro acreditar nos médicos que estudaram anos e anos, do que em qualquer coisa que postam na internet, ainda mais eu sendo analista de sistemas e sei bem o quanto volúvel é o www.

    Acredito sim que a quantidade presente na gelatina, balas e produtos comercializados hoje em dia, tem quantidade insignificativa de colágeno (só ler o rótulo), mas há outros (hidrolisados) que possuem 9g por porção. O Whey Protein também é só proteína, não tem estudos que comprovem a eficácia, mas na prática quem toma torna os músculos melhores. Eu acho que se a pessoa se alimentar bem, bem variado, não precisaria mesmo dessas coisas, mas quem hoje em dia trabalha fora, tem tempo e dinheiro para fazer mercado com tanta variedade, em grande quantidade, e tempo para consumir nas horas certinhas tudo isso? Quem precisa trabalhar e é obrigado a comer fora, tem todas essas opções? (Já trabalhei em lugar que não permitia levar comida (marmita) de casa). Dai numa dessa, como no meu caso, que não gosto muito de carne (não sou vegetariana), mas não consumo a quantidade necessária de proteína por dia, tomar Colágeno em Pó Hidrolisado, tem me ajudado muito. Não tomo por estética, mas para “lubrificar as juntas” (cartilagem das vértebra onde tenho hérnias e artrose por degeneração), tem me ajudado muito sim.

    Greise, eu nunca tomei Whey Protein, mas eu tomava Poli Amino Líquido 3800(complexo de aminoácidos do whey e do colágeno com vitaminas, zinco, magnésio), dai depois de descobrir o problema de coluna, passei a tomar somente o Colágeno em Pós Hidrolisado. Para quem é sedentário, talvez isso não seja necessário, mas para quem é ativo, treina, faz academia, mas não tem como viver de ovo, batata doce, leite e carne em grande quantidade, mas precisa preparar e alimentar os músculos, eu tomava.

  6. Avatar de Soninha

    Eu tenho 45 anos tomo colageno,mas quando digo minha idade ninguem me da a idade que tenho,realmente da firmesa na pele!!!

    1. Avatar de Alice

      :) qual q marca do colageno que vc usar querida

    2. Avatar de Beth

      Qual a quantidade diária que você toma?

      Obrigada. 😉

  7. Avatar de Geisa

    Eu tomo colágeno há 2 anos e vi muita diferença na pele desde que comecei… tenho 37 anos e minha pele, minhas unhas e meus cabelos estão ótimos! Estou tomando agora o colágeno da Supra Natural e realmente indico! O site deles é http://www.supranatural.com.br/

  8. Avatar de Irani

    Tenho 40 anos, meus cabelos estao 90 Por cento grisalhos, a minha pele muito flácida estou me sentindo muito mal com esta situação,estou pesquisando para me informar a respeito de que posso tomar para melhorar, pela minha baixa estima. alguém me informe alguma experiência
    .

    1. Avatar de Naiara Oliveira

      Oi,me chamo Naiara e sou uma entre milhões de mulheres que fazem uso de suplementos. Há 2 meses tomo vitamina A com biotina e estou sentindo a diferença na minha pele,cabelos e unhas.Meu corpo já passou pelo efeito sanfona inúmeras vezes e eu sempre tentando achar algo que realmente funcionasse.Então encontrei CELLUBODY E SER BEM COLÁGENO E CÁRTAMO DA ULTRAFARMA.OS FITOS E HOMEOPATICOS SÃO TRATAMENTO A LONGO PRAZO,MAS COM ÓTIMOS RESULTADOS.DÊ UMA LEVANTADA NA SUA AUTO ESTIMA COMEÇANDO A FAZER UM NOVO CORTE DE CABELO.A MUDANÇA DEPENDE APENAS DE SUA FORÇA DE VONTADE!!!! FORÇA!!!!
      😀

      1. Avatar de Anamaria

        Naiara

        Você manda manipular a Vit. A com a biotina?
        Sabe a quantidade?
        O CELLUBODY é outro medicamento de que você faz uso?

        abç

      2. Avatar de Naiara Oliveira

        Tanto a biotina e a vitamina A são compostos do Cellubody.Estava bastante cética por conta de várias fórmulas que fiz.Encontrei esses aliados e tenho certeza que será ótimo pra vc.Afirmo com convicção pois minhas unhas e pele estavam em péssimo estado.Hj tudo está mudando pra melhor. Procure pelo nome. Força;!;;;; 😀

        1. Avatar de Anamaria

          Obrigada.

  9. Avatar de Adenilzabentio

    Estou procurando um colageno que eu comprava numa empresa que ficava ali na Metro Ana Rosa. Ele é llíquido, tem gostinho de limão e se toma 1 tampinha diluida num copo de água 3 horas antes de dormir.

  10. Avatar de Cris Rzatki

    É verdade que a ingestão do colágeno hidrolisado tem que estar associado à ingestão de vitamina C para assim ter uma melhor absorção ?? Ou só tomar o colágeno hidrolisado em pó já é suficiente??

    1. Avatar de Silvana Guerreiro

      Existem várias marcas de colágeno hidrolisado que já contém fonte de vitamina C. Estou tomando da marca Maxinutri e em pó.
      É rico em vitamina C mas também faço uso em sucos de frutas que contenham a vitamina C natural.

  11. Avatar de Lucimara Loureiro

    Olá, tenho 34 anos e estou tomando colageno hodrolisado em pó há 1 mês e por minha conta mesmo. Li que após os 30 anos deixamos de absorver colágeno. Há alguns anos minhas unhas estavam fracas e quebradiças e, notavelmente depois que comecei a tomar o colágeno elas se fortaleceram. Estou impressionada! Com relação a pele ainda não notei nada de diferente, mas, comecei a me exercitar há 10 dias. Estou confiante!

  12. Avatar de Hemilylops

    Collgen Diet 200g da marca Atlhetica é bom? tenho 18 anos quanto tempo começo a ver o resultado? :)

    1. Avatar de Cristina

      Este tipo de vitamina só pode ser tomado a partir dos 30 anos de idade.
      Antes voce poderá comprometer a sua saúde.

  13. Avatar de Maria

    :) tomo colageno no suco de uva to adorando. 😉

  14. Avatar de Maria Cristina

    porque se afirma que o melhor é usar o colágeno a noite antes de dormir? Pq se faz esse tipo de afirmação? qual a diferença de se tomar de manhã?

  15. Avatar de Mariza Costa Jung

    GOSTARIA DE SABER SE MEU FILHO QUE TEM 14 ANOS E JOGA FUTEBOL PODE TOMAR COLAGENO EM CAPSCULA

  16. Avatar de Giseli Magalhaes

    😆 tenho 18 anos sera q poso tomar

  17. Avatar de Giovanni Jeunesse

    Olá, sou distribuidor da Jeunesse Global, uma marca americana que acabou de chegar no Brasil e possuimos colágeno hidrolizado em pó, que está presente no Naara Beauty Drink. Basta adicionar o pó em água e tomar é muito simples! Além de colágeno hidrolizado, o Naara é rico em zinco e vitaminas C, B6, B12, niacina e ácido pantotênico. Para quem se interessar passo logo abaixo meu contato. Tenho o produto disponível a pronta entrega!

    Giovanni Martins

    WhatsApp: (17) 98802-5836

    Email: giovanni.jeunessebrasil@hotmail.com

    Instagram: vivajeunesse

    Obrigado! :)

  18. Avatar de Marcelo Marambio

    Olá pessoal, também sou distribuidor da Jeunesse Global e quem se interessar pelo Colageno Hidrolisado bem como outros produtos magníficos desta empresa na região Norte pode entrar em contato comigo e vistar minha pagina no face:

    https://www.facebook.com/rejuvenescimentoam/

    WhatsApp +55 92 981995017

    Aguardo seu contato,

    Forte abraço a todos.

1 4 5 6

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.