Condicionador ou máscara capilar? Conheça as diferenças.

Condicionador ou máscara capilar?

Aposto que muitas de vocês têm dúvida: o que passar nos fios após a lavagem? Condicionador ou máscara capilar? Os dois? Qual a diferença?

Publicidade

Há quem diga que a máscara pode substituir tranquilamente o condicionador. Outros profissionais dizem que cada produto tem o seu momento de ser usado. O condicionador vem para finalizar a função do shampoo. É feita uma hidratação externa nos fios, deixando-os maleáveis para pentear. Já a máscara faz uma hidratação interna e externa, carregando positivamente os fios com queratina e demais ingredientes. Ambos selam as cutículas que foram abertas pelo shampoo.

Condicionador x Máscara

Condicionador ou máscara capilar?

Condicionador

O condicionador tem como função devolver o óleo natural, fazendo com que os cabelos adquiram uma camada protetora essencial para o brilho e a nutrição. Devolve a maleabilidade, diminui o trauma entre uma escovação e fornece brilho aos fios. O condicionador possui também ação antiestática (reduz a eletricidade dos fios), e um pH ligeiramente ácido, que equilibra o pH dos fios.

Os shampoos abrem as cutículas do cabelo e o condicionador, além de facilitar na hora de desembaraçar, também sela as escamas, protegendo os fios dos agentes externos como o sol, o vento e a poluição.

Outra vantagem do condicionador é que ele possui cargas elétricas positivas que, ao reagirem com as cargas negativas do shampoo, promovem ainda mais maleabilidade.

O condicionador deve ser usado apenas do comprimento para as pontas: nada de passar na raiz! O acúmulo do produto no couro cabeludo pode gerar caspas e demais problemas do tipo. O uso do condicionador pode ser diário.

Máscara

A função das máscaras capilares sempre foi a de recuperar os cabelos danificados e ressecados. As máscaras hidratam, amaciam, proporcionam brilho e protegem os fios.

As máscaras são indicadas para cabelos que estão prejudicados e enfraquecidos por vários fatores externos, sendo sua função tratar os fios com um resultado instantâneo fazendo que eles fiquem nutridos, hidratados e com muito mais brilho e movimento.

A máscara de hidratação deve ser aplicada uma vez por mês, no caso de fios saudáveis, e a cada 15 dias ou semanalmente quando as madeixas passaram por procedimentos químicos como descoloração e alisamentos. Para cada tipo de cabelo há uma máscara capilar ideal, escolha sempre uma máscara de acordo com seu tipo de cabelo.

Resumo

CondicionadorMáscara
Uso diárioUso semanal ou quinzenal
Sela as escamasSela as escamas
Proporciona maleabilidadeProporciona hidratação
Ajuda a desembaraçar os fiosTrata cabelos danificados
Age no fio externamenteAge no fio interna e externamente
Protege os fios do sol, o vento e a poluiçãoFornece nutrição, força e brilho
Equilibra o pH dos fiosAjuda a reconstruir a textura dos fios
Consistência mais fluidaConsistência mais grossa

O uso da Máscara como Condicionador

A substituição até pode ser feita, mas não diariamente. Quando a mascara é usada por poucos minutos, tem ação de um condicionador, e quando é usada pelo tempo indicado pelo fabricante, tem o efeito de uma hidratação mais profunda. O condicionador deve ser usado diariamente e a máscara em intervalo de dias, como uma vez por semana. O uso diário da máscara pode comprometer as condições do cabelo, deixando-o seco e desnutrido.

Qual a Ordem dos Produtos?

Diariamente

  1. Shampoo
  2. Condicionador

Semanalmente

  1. Shampoo
  2. Máscara
  3. Condicionador

Para aproveitar ainda mais os benefícios da máscara de hidratação, a dica é aplicá-la logo após o shampoo, pois como as cutículas estão abertas, seus nutrientes penetram com mais facilidade no interior da fibra capilar, passando, logo depois do enxágue, o condicionador.

E você, o que costuma usar após o shampoo?

132 comentários para “Condicionador ou máscara capilar? Conheça as diferenças.”

  1. Avatar de Rê

    Que interessante, nunca usei o condicionador após a máscara, depois que faço a hidratação com a máscara eu lavo e seco, a partir de agora vou usar o condicionador também. Valeu pelo post. Mas confesso que não achava necessário já que a máscara tem um poder de hidratação intensa, gostaria de uma explicação do pq usar o condicionador após a máscara. Obrigada espero resposta, alguém pode me explicar?

    1. Avatar de Wellington Rosa

      Linda eh simples, Pense assim

      Xampu: Dilata as cutículas, ou seja, abre as escamas, age como um detergente, tirando impurezas como poeira, oleosidade, creme sem enxague, reparador de pontas etc.

      Mascara de tratamento: a função primordial é: REPOR AS VITAMINAS E AMINOÁCIDOS necessários para ter um cabelo saudável. muitas dessas mascaras tem como principais componentes a Queratina, Ceramida, Cistina, Vitaminas do complexo B e etc

      Condicionador: o próprio nome já diz: CONDICIONAR, SELAR/FECHAR as cuticulas. Hoje em dia, há varios condicionadores q contem algumas vitaminas e aminoácidos, porem eu naõ confio. alguns deixam o cabelo bem macio, porem momentaneamente.

      por isso: Bora fazer o uso correto dos produtos: Xampu: abre e Limpa / Macara: Repõe vitaminas essenciais / Condicionador: Fecha 😉

      1. Avatar de Meire

        Wellington,A_DO-REI,me convenceu totalmente com essa perfeita explicação. Obg! 🙂

      2. Avatar de Simone Da Silva

        Bem depois que faço a hidratação passo o condicionador e fica bem melhor.

      3. Avatar de Rosana

        Certissimo Wellinton, está totalmente correto!!!! 😆 😆 😆 😆

  2. Avatar de Rê

    Obrigada Celisa pela atenção, vou experimentar. Muito obrigada!

  3. Avatar de Marcelo Kionoha

    Alguem por favor me ajude!!!.

    A ANDREA esta encanada com meu portugues, ja disse a ela que sou pessimo em portugues apesar de gostar muito, ja falei que pretendo aprender melhor essa materia assim que eu obtiver tempo, pois trabalho de segunda a segunda e nao tenho tempo para isso agora.

    Alguem me ajuda POR FAVOR!.

    1. Avatar de Adriana Prado

      Marcelo!

      Eu concordo com a Rê. Me desculpe, não se ofenda, mas já percebi que o seu problema não é só português, é teclado. Dê uma lida antes de postar porque algumas vezes fica difícil entendimento. Faça isso se quiser, achar que vale a pena e tiver tempo. Do contrário, responda de qualquer maneira, muitos aqui só querem isso, respostas.

      Beijo

    2. Avatar de Cora

      Oi Marcelo!

      Eu concordo com as meninas que algumas vezes fica difícil de entender o que você está querendo dizer… mas sinceramente? Isso não me atrapalha em nada! Acho exagero as pessoas ficarem comentando que o seu português é ruim e tal… cada um tem suas dificuldades, oras!

      Por se tratar de um blog em que as pessoas devem expressar suas opiniões escrevendo, realmente complica quando você escreve e acentua errado ou coloca uma virgula no lugar errado e tal. Isso é fato! Mas, se eu não entendi ou não gostei do que você disse, não vejo nenhum motivo pra ficar lhe criticando publicamente. Uma coisa é alertar um amigo sobre um erro e tentar ajudá-lo. Outra é chamar a atenção para o erro de alguém, que a princípio não estava atrapalhando a vida das outras pessoas. Achei desnecessário o comentário de algumas pessoas reclamando do seu português e queria só deixar meu desabafo!

      Felizmente existem algumas pessoas como a própria Celisa, a Rê e a Adriana Prado que sabem falar e comentar sobre uma dificuldade!

      Bjuss e bom final de semana!

      1. Avatar de Val

        Muito bem Cora!
        Você está certíííííííííísima!
        É isso mesmo!

    3. Avatar de Cacilda

      Marcelo Kionoha , se a moça esta encanada com seu portugues vc desencana, e nao le o q ela escreve…eu entendi tudo q vc escreveu, me desculpe Celisa dar palpite, mas penso q estamos aqui p ler a sua materia q é de grande ajuda e nao p humilhar as pessoas.um fds com muita paz, amor e fraternidade…Beijinhos

      1. Avatar de Marcelo Kionoha

        Obrigado meninas!!!!.

    4. Avatar de Vera Lúcia Dos Santos Vieira

      nossa adorei sempre passei a mascara depois do condicionador .vou fazer tudo direito

  4. Avatar de Rê

    Oi Marcelo, eu admiro muito essa matéria, olha a primeira coisa que vou te dizer é seja feliz e não se deixe levar por comentários maldosos, mas se isso te incomodar muito, leia tudo que escrever antes de postar e pesquise suas dúvidas, dá trabalho, mas ajuda muito. Meu namorado também tinha muitas dificuldades, mas melhorou muito com essas dicas. Mas se o seu tempo é curto e você gosta de curtir o post como todos nós, manda ver e quem quiser ler seus comentários que leia com português errado mesmo, caso contrário, quem se incomodar no mínimo deveria pular seus comentários. Um abraço que Deus te ilumine e dê discernimento para não se deixar abater por coisas tão pequenas diante de uma vida tão curta, viva e seja feliz!

    1. Avatar de Marcelo Kionoha

      Vou passar a fazer isso mesmo.

      Obrigado re.

  5. Avatar de Rosi

    Boa tarde. Interessante, eu também nunca tinha usado condicionador após a máscara.
    Obrigada pela dica.

    1. Avatar de Melina Azevedo

      Oii meninas,

      Eu costumo usar produtos de pimenta, como estes aqui http://augecosmetica.com.br/departamento/404586/Pimenta, que são ótimos para hidratar os fios…Mas também uso máscara, e gosto muito das que tem óleo de argan. Esta mesma marca tem, e ela é super hidratante, ainda mais pra mim, que tenho coloração!

      Beijos

  6. Avatar de Roseny S Evangelista

    estou com meus cabelos muito fraco,acho que vou seguir suas dicas.

    obrigado

  7. Avatar de Andréia

    muito obrigada pelas dicas!

  8. Avatar de Albany

    Olá, as suas dicas são sempre bem vindas.

    A partir de hoje vou usar o condicionador após a máscara,

    dessa forma os cabelos ficam mais hidratados e saudável. concorda?

  9. Avatar de Rosi

    eu uso sempre,desde q vi um dermatologista falar no programa bem-estar!

  10. Avatar de Lucy

    O problema é que o condicionar deixa o cabelo pesado, sem brilho e em horas fica com aspecto oleoso… ja testei vários produtos.

  11. Avatar de Rê

    Oi Celisa!

    Estou aqui de volta para dizer que testei o condicionador após a máscara e com certeza o resultado é diferencial, o cabelo fica macio e brilhante. Amei a dica graças a seu post. Obrigada! Beijos!

  12. Avatar de Jane

    Obrigada por tirar minhas duvidas!!

  13. Avatar de Cristina

    adorei as dicas vou seguir a risca pk meu cabelo esta muito fraco devido aplicações c borracha…aki em angola xamamos aplicação fio por fio

  14. Avatar de Flávia Silva

    O uso de condicionador após a máscara, é inédito pra mim. Vou testar.

    Obrigado pelas dicas!!!

    Bjossssssssss

  15. Avatar de Elisabete

    Também nunca tinha usado o condicionador depois da máscara,hoje mesmo vou experimentar.
    Obrigado.

  16. Avatar de Maria Alice De Souza Milhomens

    sempre boas dicas, mas eu já uso como foi indicado

  17. Avatar de Maria

    Esse blogue é o máximo!!! Fazia muita coisa errada com o meu cabelo,já estou seguindo as dicas e percebo a difença. Brigadooooooooooooooooooo

  18. Avatar de Ronilda Morais

    por quanto tempo devo deixar a mascara nos cabelos?

    1. Avatar de Wellington Rosa

      isso depende do fabricante da mascara linda.

      tem mascaras que agem em 5 minutos, como eh o caso da hidratação express da vita derm e a minut cream da Kert.

      normalmente é de 10 a 15 minutos.

  19. Avatar de Helena

    Depois que comecei a fazer procedimento de lavar o cabelo, usar a mascara e depois o condicionador meus cabelos ficaram muito mais bonitos, com brilho incrivel. Agora ensino para as minhas amigas que ainda fazem errado. Obrigada.

    Helena Belém-Pará,

  20. Avatar de Claudiani

    Eu uso o condicionador somente quando não vou usar a máscara, pois, não sabia a ordem de uso do dois produtos na mesma lavagem.
    Gostei de saber como usá-los juntos e já estou passando a informação para as minhas amigas.

  21. Avatar de Tania Mauren Barbosa

    Gostaria de deixar registrado meus agradecimentos a informacoes tao satisfatoria que voces nos fornecem. Obrigada abracos a todos

  22. Avatar de Elza Sousa

    Gostei muito da dica obrigada

  23. Avatar de Bella Aguiar

    Gente que duvida terrivel que tinha sobre isso .. eu pensava que o condicionador por si so fazia o efeito da mascara. usava 1 shampoo 2 condicionador depois fazia prancha sem nenhuma proteçao anti termica. meu cabelo esta detonado de quimica e usava shampoo e condicionador qual quer .. mais agora troquer tudo por shampo condicionador e mascara de reconstruçao pós quimica da barrosminas e ampolas da alta moda !

  24. Avatar de Adrieli

    oi meninas queria saber se com os produtos da L`oreal em especifico a ampola , tbm uso o condicionador drpois ??

  25. Avatar de Janaina Sousa

    Gata desde ontem estou ligada em seu blog… Suas informações são massa, vou divulgar para minhas amigas… :*

  26. Avatar de Meire

    Gostaria de saber,como devo usar o reparador de pontas,tenho um da avon,super cheiroso ,mas nunca sei como usá-lo,se é diariamente,depois de lavar.Com o 🙂
    cabelo seco,molhado. Obg e beijos!

  27. Avatar de Petrucio Viana

    óla depois de todo tratamento, posso usar o creme de pentear
    Aline araújo
    Arcoverde pernanbuco

  28. Avatar de Mariana

    😀 Muito interessante! Eu estava usando a máscara sempre após o xampu, um dia sim outro não, crente de que estava hidratando os cabelos 😛 Mas após uso prolongado percebi que ele está mais seco, percebi meu erro, excesso de máscara. Muito boa a explicação da diferença entre os dois.

  29. Avatar de Carlos Alberto Kley

    Eu usava um produto excelente: BIO LOP creme p pentear do lab. l’Ohanny, porém não o encontro mais no mercado. Ele saiu de linha? Foi substituído p outro produto? Fico no aguardo.

  30. Avatar de Rosana

    Gostei muito dessas sugestões! 🙂
    Eu não imaginava que fosse tão importante assim usar o condicionador após a máscara e que não é adequado usar sempre a máscara como condicionador – coisa que eu sempre fiz.

  31. Avatar de Letícia

    Meu cabelo e crespo, qual máscara ideal para o meu cabelo?

  32. Avatar de Maria Luiza Rodrigues Lopes

    Letícia, cabelos crespos normalmente costumam ser mais secos, e se for somente esse o problema, uma máscara nutritiva aplicada 1 ou 2 vezes por semana, já resolve bem a questão do ressecamento. Porém se seu cabelo passa por processos químicos (luzes, tintura, descoloramento, escova progressiva, chapinha)então precisa redobrar os cuidados.
    Cabelo com química perde matéria e precisa de tratamento completo para se recuperar dos danos, com uso de máscaras de hidratação, nutrição e reconstrução.
    Espero ter ajudado! Bjs..

  33. Avatar de Patrícia

    Gostei muito das sugestões….
    Desconhecia estes procedimentos…

  34. Avatar de Luciana Veras

    O importante é passar o recado, agradeço sua dicas. Vc perde seu tempo, dá explicações, e ainda tem
    que ler críticas?????? É demais né. Valeu pela sua disposição de como ensinar muita gente a lavar corretamente seus cabelos. Abrços

  35. Avatar de Zilma

    amei este blog eu tinha muitas duvidas sobre usar mascara e condicionador amei tudo obrigada beijooo

  36. Avatar de Zilma De Sao Paulo Sto Amaro

    😆 alquem pode me diser como posso matizar o cabelo em casa e qual produto e melhor aguardo resposta obrigada.

  37. Avatar de Gloria

    Vocês fizeram uma ótima explicação. Todas as minhas dúvidas foram giradas. Muito obrigada, parabéns pelo texto explicativo!!!!

  38. Avatar de Vana

    Adorei suas dicas

  39. Avatar de Helen

    Adorei saber

  40. Avatar de Denise

    Eu troquei o condicionador por creme para pentear depois que cortei o cabelo bem curto. Mas o meu cabelo não fica tão bom como quando eu usava condicionador, o problema é que não sei como colocar o condicionador no cabelo curto sem pegar na raiz. Alguem tem uma sugestão??

  41. Avatar de Ciska

    Amei! muito obrigado pelas dicas.

    Para mim foi muito importante tinha muitas dúvidas referente este assunto.

    Muito obrigada.

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva