Benefícios da Couve

Couve

Olá meninas! Hoje vou falar sobre esse alimento excelente, a couve. Sei que nem todo mundo gosta, mas os benefícios dessa hortaliça são fantásticos: se você não come, acho que vale a pena reconsiderar. Incluí também formas de fazê-lo em sucos, que é sempre uma opção interessante.

Publicidade

A couve é uma hortaliça muito rica em minerais (cálcio, ferro e fósforo) e vitaminas (A, complexo B e C). Ela é excelente para combater problemas digestivos, enfermidades do fígado, cálculos renais, menstruação dolorosa, artrite, bronquite, além de curar úlceras estomacais. A couve pode ainda ser utilizada para evitar ressacas, aliviar a prisão de ventre (devido ao seu alto teor de fibras), evitar a má disposição e aliviar dores causadas pelas úlceras gástricas.

A couve é depósito formidável de iodo, devendo ser consumida regularmente por portadores de bócio ou papeira — doença originariamente produzida por deficiência na ingestão deste mineral.

O iodo da couve é constituinte essencial da glândula tireóide, participando na produção diária dos hormônios tiroxina (T4) e triodotironina (T3).

Benefícios da Couve

Couve
  • Contém fibras que aumentam a nossa sensação de saciedade. É pobre em calorias e por isso, ela é muito utilizada em dietas para redução de peso.
  • Ela é rica em glicosinolatos, que são fitoquímicos naturais com ação desintoxicante. Ou seja, estimula a limpeza de substâncias tóxicas do organismo.
  • Reduz o inchaço e melhora a textura da pele, principalmente da acne. É rica em vitamina A (RE), que age como um antioxidante. Os antioxidantes são responsáveis por combaterem os radicais livres que estão associados ao envelhecimento precoce da pele.
  • Deixa seus ossos mais fortes: a couve é rica em magnésio e cálcio na proporção ideal. Para melhorarmos a densidade óssea não basta somente o cálcio, precisamos também do magnésio (sem o magnésio o cálcio não exerce função dentro do osso)
  • O magnésio da couve é fundamental para a formação e o bom funcionamento dos nossos neurotransmissores, os quais são responsáveis por manter nosso bom humor. 🙂
  • A couve é fonte de minerais do complexo B como a niacina (vitamina B-3), ácido pantotênico (vitamina B-5), piridoxina (vitamina B-6) e riboflavina.
  • As folhas e caules são boas fontes de minerais como ferro, fósforo, cálcio, cobre, manganês, selênio, potássio e zinco.
  • É também uma excelente fonte de vitamina E e proteína.

Suco de Couve

Couve

O suco de couve é um tônico mineralizante excelente para o organismo, além de atuar como vermífugo e estimulador do apetite. Apesar de o suco possuir um teor de calorias muito baixo, ele satisfaz a sensação de apetite. Sendo assim, pode ser recomendado para tratamento em obesos.

Suco de Couve com Laranja e Gengibre

(Conheça os benefícios da laranja e os benefícios do gengibre)

Ingredientes

  • 2 folhas de couve rasgadas (bem lavadas e com talos)
  • 1 laranja descascada
  • 1 pedaço de gengibre sem casca (1 cm)
  • água

Modo de fazer

Corte as laranjas em pedaços, tire as sementes e coloque no liquidificador. Junte a couve, o gengibre, a água e bata bem. Coe, e sirva em seguida.

Polpa da couve congelada

Como a durabilidade da couve é pequena, o ideal é preparar cubos de couve concentrada para usar posteriormente.

  1. Coloque no liquidificador ou na centrífuga um maço inteiro (inclusive os talos) de couve bem lavada e, de preferência, orgânica.
  2. Acrescente um pouco de água filtrada e bata até formar um caldo grosso.
  3. Coe, distribua em formas de gelo e coloque no freezer.
  4. Depois de congelar, proteja a fôrma com filme plástico.

Use um ou dois cubos de couve congelada por dia para preparar seu suco. Bata ou deixe dissolver no suco de sua preferência e acrescente limão ou laranja.

362 comentários para “Benefícios da Couve”

  1. Avatar de Marcia Lopes De Sousa

    Meu nome é Márcia Lopes e eu estava acima do peso e tenho prisão de ventre. Comecei a tomar couve com limão e gengibre e além de emagrecer eu resolvi meu problema de prisão de ventre e vou ao banheiro todos os dias. Tomo esse suco todas as manhãs em jejum. Obrigada pela dica.

  2. Avatar de Creuza Felicio Matos

    Gostei muito deste comentário.Já uso a 2 anos e me cinto muito bem .muito obrigada pelas dicas

  3. Avatar de Irene De Freitas

    Eu também tava sofrendo com com muita dores de estômago e intestino preso faz um mês que estou tomando nossa sumiu às dores e meu intestino também já tá funcionando bem olha recomendado ele ótimo e estou tomando só o suco dele com maçã ou melão em jejum

  4. Avatar de Ilma Nobrega

    Comecei a tomar em jejum um copo de suco uma folha de couve um pedaço de gengibre uma colher de linhaça dourada caldo de um limão quando tem coloco água de coco, gente em um mês eu perdi 4 kilos assustei quando subi na balança,tomo todos os dias vamos ver no próximo mês quanto perdi,á lembrando que eu pesava 88kilos.

  5. Avatar de Lucilene Dantas

    Descobrir que estava com ulcera e a Gastro passou uma receita de uns medicamentos que nunca tomei rsrs.Um amigo me recomendou tomar suco de couve todos os dias em jejum ..e foi o que fiz porque na epoca estava sem grana para os remedios.E seis meses dpois fiz novamente os exames e graças a Deus num deu mais nada..e a medica disse:viu como a senhora ficou boa tomando os medicamentos ….eu concordei,mas ñ tomei nenhum kkkkkkk.E ainda emagreci ……couve abençoado .

1 5 6 7

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva