Benefícios do Cravo-da-Índia

Benefícios do Cravo-da-Índia

Você sabe o que essa especiaria pode fazer por sua saúde? O cravo-da-índia (ou simplesmente “cravo”), é rico em óleos essenciais com ação analgésica e anti-séptica. Por apresentar flavonoides, o cravo-da-índia ajuda também a reduzir o nível de açúcar no sangue e pode ser utilizado como anti-inflamatório ou antibiótico. Quanto aos seu valor nutricional, também é fantástico, contém manganês, vitamina K, magnésio, cálcio, potássio e ácidos graxos ômega-3.

Publicidade

Benefícios do Cravo-da-Índia

  • Analgésico e antisséptico: o chá de cravo-da-índia, além de ser saboroso, pode ajudar a amenizar dores de cabeça, cólicas menstruais, candidíase oral, baixar a febre, aliviar dores de dente e inflamações de garganta.
  • Acelera o metabolismo: aumenta a produção de saliva e dos líquidos responsáveis pela digestão, o que promove a queima rápida de gordura. O cravo ajuda também em casos de náuseas e mal-estar estomacal.
  • Antioxidante: o cravo-da-índia é um excelente antioxidante porque possui grande capacidade de liberar hidrogênio e reduzir consideravelmente a peroxidação lipídica, que é a quebra das gorduras poliinsaturadas.
  • Antisséptico bucal: o chá é usado no tratamento de bactérias na boca e no estômago e age, principalmente, contra o mau hálito.
  • Contribui para o bom funcionamento da tireoide: mais um aliado para ajudar quem sofre de  hipotireoidismo. Para quem não tem disfunção da tireoide, o cravo é também preventivo contra o surgimento dessa disfunção, seja para hipotireoidismo ou hipertireoidismo.
  • Controle do colesterol: o cravo ajuda também no controle do colesterol ruim sendo também antiviral e antifúngico.

Cravo-da-Índia para Beleza e Higiene

Além de seu uso culinário e medicinal, o cravo-da-índia é também empregado na área da beleza e higiene: o óleo de cravo é usado para cuidar das unhas, e o chá pode ser usado como higienizador e antisséptico para as mãos: além de proteger e limpar, deixa um aroma delicioso. Lavar o rosto com chá de cravo e fazer a aplicação do óleo posteriormente é indicado para tratar espinhas. É ainda útil no tratamento de infecções de pele e micoses. O óleo também pode ser usado contra prisão de ventre, ao ser usado para massagear a barriga.

Benefícios do Cravo-da-Índia

Chá de cravo-da-Índia

O consumo de chá de cravo tem sido utilizado para aliviar a dor abdominal. Tem qualidades analgésicas que funcionam bem para aqueles que sofrem de dores de gases ou outras chateações no estômago. Cravos estimulam o fluxo sanguíneo, a produção de saliva e secreções gástricas para ajudar na digestão. Além disso, ele tem efeitos anti-eméticos (contra náuseas). Chá de cravo também tem sido usado para matar os parasitas intestinais e funciona igualmente bem matando as bactérias e infecções por fungos, como candidíase oral.

O chá de cravo pode ser usado em banhos de assento, para tratar e prevenir problemas ginecológicos como desconforto, secura, dores e infecções, além de algumas doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

Para preparar chá de cravo-da-índia, coloque água a ferver e quando estiver borbulhando, desligue o fogão e adicione os cravos. Por cada xícara de água, use 1 a 1,5 g de cravo. Consuma no máximo 2 xícaras por dia.

Tintura de Cravo-da-Índia

É possível também fazer uma tintura com cravo-da-índia. Para isso, basta colocar 50 gramas de cravo em 1 litro de álcool etílico ou de qualquer outra bebida alcoólica, como aguardente, rum ou cachaça. Após deixar repousando durante uma semana, fica pronta para usar.

A tintura de cravo-da-índia pode ser utilizada para aliviar dor de dentes, inflamações na garganta e também pode ser aplicada em infeções da pele, como as micoses. Pode ainda utilizá-la para tratar de problemas de prisão de ventre. Basta friccionar a solução na barriga, com movimentos circulares. Caso utilize a tintura internamente, misture uma ou duas gotas de tintura numa colher de sopa de água ou sumo e beba entre duas a três vezes ao dia.

Óleo Essencial de Cravo-da-Índia

Benefícios do Cravo-da-Índia

O óleo essencial de cravo-da-índia é utilizado em shampoos e loções capilares que limpam e auxiliam o crescimento dos fios. O eugenol, um dos principais constituintes do óleo essencial presente na especiaria, é responsável pela atividade antimicrobiana.

O óleo essencial do cravo-da-índia pode ser usado também em dentes cariados ou com suspeita de cárie. Para isso, em solução oleosa de 10% mergulhe uma gaze ou algodão e aplique nos dentes cariados.

Pó de Cravo-da-Índia

Pode utilizar pó de cravo-da-índia para dar um toque final a um prato especial. O cravo em pó pode ser utilizado em bolos, tortas, doces, biscoitos ou até em pratos salgados e no preparo de carnes especiais.

Formas de Utilização do Cravo-da-Índia

  • Mesclado em forma de pó, com mel, é bom para as náuseas e a distensão abdominal. Também pode ser utilizado como infusão, fervendo 2 a 3 cravos em uma xícara, deixando repousar durante 10 minutos e adoçando com mel, sendo eficaz contra flatulência.
  • Também é possível preparar uma pasta com sal, água e cravo para massagear a testa e as têmporas em casos de enxaqueca.
  • Aqueles que sofrem de dor nos dentes podem aplicar uma mescla de um quarto de uma colher de sopa de azeite de oliva e uma gota de óleo de cravo, diretamente na parte afetada. Se a dor for nas gengivas, pode-se esfregar o pó do cravo ou umedecer um algodão com uma gota de óleo de cravo e aplicar para conseguir um efeito anestésico.
  • O óleo também é ideal para dores de ouvido (aplicando uma gota no ouvido afetado). A infusão de cravo é boa para os que enjoam em viagens a muita altura e também para o tratamento de cólera.

Contra-indicações do Cravo-da-Índia

Remédios à base de cravo nunca devem ser usados por mulheres grávidas, pois provocam contrações uterinas. Também deve ser evitado o seu uso exagerado, e a sua aplicação em zonas mucosas irritadas.

E você? Também gosta de cravo-da-índia?

77 comentários para “Benefícios do Cravo-da-Índia”

  1. Avatar de Gabriela Barbosa

    eu vivo nos estados unidos da america e gostava de provar isso mas nao sei onde vende a linhaca e o cravo da india

    1. Avatar de Eliane Pardim

      Eu comecei a usar para emagrecer já me sinto muito bem a barriga já diminuiu bastante

      1. Avatar de Sabrina

        Oi..como vc usa para emagrecer?

  2. Avatar de Amélia

    Amo cravo faço chá , banhos , coloco dentro da base pra fortalecer as unhas

    1. Avatar de Neusa Campelo

      Olá, vc vai encontrar o cravo no mercado livre na Internet. Bjs

  3. Avatar de Midiane Alves Da Silva

    ??amei

  4. Avatar de Renata Pereira De Amorim

    Achei maravilhosa !!!???bastante Util..

  5. Avatar de Maria Das Graças Da Silva

    Estou maravilhada de saber que o cravo da índia tem inúmeras utilidades para saúdsaúde.

  6. Avatar de Leinha

    Amei…Agora estou pegando abto de tomar chá de cravo todos os dias…Além d ser saboroso é muito eficiente. Bjo

  7. Avatar de Alexandre

    Vou experimentar, ainda hoje. Gostei muito da matéria.

  8. Avatar de Frann

    Adorei tudo

  9. Avatar de Mercia

    Vários benefícios tem o cravo. Vou experimentar o chá.
    Materia muito útil.

    Louvemos ao Criador Jeova por nos ter dado essa bênção.

  10. Avatar de Elizabeth De Freitas Oliveira

    Depois que li sobre os benefícios do cravo, estou fazendo o uso do chá e virei fã! Eu recomendo

  11. Avatar de Elenilza

    Comessei ja faz dois dias a tomar o chá de cravo ele é muito bom eu tava com problema no estomago. Já fazia uma semana que eu estava com problema de ma digestao sentindo meu estomago muito pesado e doe ai comesei a tomar o chá nossa que alivio viu recomendo pode tomar e uma delicia.

  12. Avatar de Cristiane Neiva

    Já conhecia os benéficos do cravo, e faço uso adoro seu cheirnho…

  13. Avatar de Regina Carmen Alvarenga Araujo

    Misturei 100 gr de linhaça com 60 gr de cravo da Índia . Faz mal ???

  14. Avatar de Cícera

    Amei a matéria, vou experimentar.

  15. Avatar de Teresa

    muito obrigado pela informação, amei vou passar a dar muito mas importançia .

  16. Avatar de Sônia Batista Cardoso

    Sou hipoglicêmica. Posso fazer uso do chá para prisão de ventre?

  17. Avatar de Jose Ap Barbosa

    :a cura pela natureza e a melhor que temos abracos

  18. Avatar de Cleide Luci Carvalho De Oliveira

    Adoro produtos naturais e amei a matéria.
    .

  19. Avatar de Genoveva Rosa

    Gente eu fiquei encandata com o poder o cravo da India. Eu estava com uma forte dor de dente, o meu Chefe que eh Indiano, e veio ter comigo com um Cravinho e disse me para eu por na boca e mastigar muito de leve, que irira ajudar a passar a dor. Pois em menos de cino minutos comecei a sentir a dor a deminuir e em poucos minutos fiquei somente com uma ligeira moinha. Por esta Razao eu entrei nesta pagina para verificar os benificios do Cravo da India, e fiquei supresa com o que podemos benificiar com o uso do mesmo. Agora entendo o porque que o meu chefe tem sempre um saquinho pequeno com cravos da India.
    Sem duvidas Muito Bom.

  20. Avatar de Jucelio

    como fazer o chá

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva