Afinal, cremes anti-idade são eficientes para eliminar rugas?

Afinal, cremes anti idade são eficientes para eliminar rugas?

Vamos direto ao ponto: Não. Nenhum creme elimina rugas — e nem sequer as suavizam. Bom, pelo menos eu não conheço nenhum que faz isso. Desde que comecei notar minhas ruguinhas, nunca consegui exterminá-las, e olha que eu já usei muitos cremes…

Quero falar desse assunto aqui no blog, porque recebo muitos e-mails de leitoras querendo saber qual creme elimina rugas, que pagaram fortunas em produtos e que não notaram nenhum resultado. Então ficam frustradas e desanimadas em cuidar da pele. Tudo isso por muitas propagandas enganosas que prometem eliminar toda sua ruga. Bem, se houvesse uma forma tão fácil de eliminar rugas, não existiria mais ninguém com elas, não acham?

O que é a ruga?

As rugas são sinais naturais da pele, que inevitavelmente aparecem conforme os anos passam. Por motivos de estética, a busca por procedimentos que atenuam a presença delas é cada vez maior. Mais eficiente que o tratamento, porém, é a prevenção. Por isso, o ideal é usar protetor solar diariamente e manter uma alimentação balanceada. A ruga é um processo de degradação das células que formam a pele. Se essas células morrem, elas deixam um espaço, que com o tempo vai se ressaltando com a morte de mais células.

E o que faz um creme anti-idade?

Como vimos, os cremes anti-idade provavelmente não eliminam rugas. No entanto, isso não faz com que eles sejam inúteis. Eles possuem, sim, uma série de propriedades que ajudam a manter a pele bonita e saudável:

  • Uniformiza a tonalidade da pele
  • Estimula a produção de colágeno
  • Restaura a firmeza e a elasticidade da pele
  • Rejuvenesce a pele seca e sem brilho
  • Hidrata, proporcionando maciez
  • Retarda o aparecimento natural das rugas

A maioria dos cremes anti-rugas (assim como algumas maquiagens) vem com substâncias como o retinol (que promete o rejuvenescimento da pele), hidroxiácidos (também responsáveis pelo rejuvenescimento), ezima Q10 (que estimula o crescimento de células novas na pele), além de outras. Porém, ainda não foi provado cientificamente o poder desses cosméticos.

E o que funciona para eliminar rugas então?

Afinal, cremes anti idade são eficientes para eliminar rugas?

Ruga não se elimina, porém existem tratamentos como a toxina botulínica que ajudam a disfarçá-las. No entanto, a toxina botulínica é um método invasivo e não-natural: minimiza rugas porque paralisa o músculo. Tem que ser reaplicada a cada seis meses ou um ano, e torna os músculos cada vez mais flácidos, pois causa atrofia muscular.

A cirurgia plástica é o método mais eficiente (porém altamente invasivo). Existem outros tratamentos que podem ajudar (como por exemplo CO₂ fracionado). Para conhecer as opções que mais se adaptam ao seu caso, o mais recomendado é sempre buscar uma dermatologista.

Qual a melhor forma de prevenir as rugas?

O seu dia-a-dia se reflete na sua pele. São dois os principais fatores que podem previnir rugas:

  • Estilo de Vida: Pessoas saudáveis terão pele saudável. É necessário alimentar-se de forma correta, tomar bastante água, fazer exercício regularmente e dormir bem. Uma dieta à base de antioxidantes é capaz de reduzir os sinais da idade da pele. Evitar o açúcar, pois contribui para o envelhecimento da pele.
  • Cosméticos: Sempre usar protetor solar. Também, como vimos, o uso de bons cremes anti-idade funcionam sim na prevenção, e podem ajudar a manter sua pele mais saudável e evitar o surgimentos de novas rugas. Também é necessário ter um cuidado especial com a limpeza da pele: retirar a maquiagem à noite é fundamental para manter a pele saudável.

Por quanto tempo que devo usar um creme para notar seu efeito?

Não adianta começar a usar um produto hoje e querer que ele faça efeito imediatamente. Geralmente, a suavidade e a maciez já são sentidas assim que o hidratante é aplicado. Alguns ativos que podem estar presentes nas fórmulas, como as vitaminas C e E, o DMAE e outros podem demorar até um mês para agir. O ideal é que você use o mesmo produto por pelo menos 3 meses. Por outro lado, existem substâncias que se usadas por muito tempo podem gerar efeitos colaterais, ou então podem não fazer mais efeito, nesses casos, é importante mudar o tratamento.

Enfim, minha intenção é a de deixar bem claro que existem muitas propagandas enganosas e que não existe nenhum produto que elimine as rugas, o que não tira totalmente o mérito dos cremes anti-idade.

Ah, e se alguém já usou algum produto que de fato eliminou rugas, por favor me avise, ok? Afinal, cremes anti idade são eficientes para eliminar rugas?

112 comentários para “Afinal, cremes anti-idade são eficientes para eliminar rugas?”

  1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Celisa!

    Adoro a sua clareza e sinceridade. Não existe milagre, o tempo vai chegar para todos nós. O que podemos fazer é amenizar, prorrogar os efeitos da idade. Uma vez ouvi um dermatologista conceituado falar que o melhor tratamento anti rugas é o protetor solar. Assino embaixo!!!! ;) Beijos

    1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

      Concordo e tenho como experiencia porque uso protector solar 50 , o ano inteiro desde meus 20 anos

  2. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    ;) Parabéns pelo post! Adorei as informações e as dicas postadas por todas aqui.
    Bj.

    1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

      Boa Noite!
      Felizmente, alguém coerente para nos ajudar.
      Gostei, mas não sabia que Toxina causa flacidez.
      Uma cosia boa de saber.
      Obrigada

    2. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

      ;) muito obrigada pelas informações, obrigada mesmo.

  3. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Post bem informativo, muito bom!

  4. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Também sou da opinião que os cremes não tratam as rugas. Eles servem apenas para deixar a pele mais bonita, macia, hidratada. Nunca usei botox, mas foi bom saber que causa flacidez na musculatura, taí algo que os médicos nunca comentam. bjos.

  5. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Concordo com a Celisa. Eu uso protetor e creme facial desde os 18 anos. Recebo muito elogios, e embora tenha 36 anos, a maioria das pessoas me dão 10 anos a menos :lol:
    Também procuro cuidar da minha alimentação, mas sem neura.
    Por isso, acho que a prevenção é sempre a melhor opção. Dá trabalho e tem que ter disciplina, mas vale a pena.
    Não gosto de usar hidratante durante o dia. Atualmente alterno o chronos Politensor de Soja noturno com o Active C XL, e uso o Active C para área dos olhos.

  6. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    também acho que cremes não tratam as . já usei vários e não obtive resultado , só cirurgia resolveu

  7. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Gente, não tem nada melhor que os ácidos para a pele! Estou fazendo um tratamento para as marcas e manchinhas de acne e minha pele melhorou bastante. Pena que ainda vou ter que fazer umas intervenções cirúrgicas (punch) pq são bem profundas, mas notei que as linhas fininhas de expressão também sumiram junto com as marquinhas mais superficiais.

    Minha mãe tem 74 anos e tem uma pele ótima. Só tem umas manchinhas que agora ela tá tomando coragem pra cuidar (eu dei força, pq ela achava que “já tava velha” pra isso. Ah, tá toda disposta, pq não se cuidar?). E o segredo foi sempre um creminho anti-idade (e não anti-rugas!) e muito protetor solar.

    o sol envelhece demais! A má alimentação também! Cigarro! (erght) Então uso muito protetor solar faça chuva, faça sol, hidrato e uso Differin (a pedido da dermatologista).

    Eu acabei de fazer 34 e me deram 20! hauahuahua Fico até feliz quando pedem minha identidade numa boate. rsrs

    No mais, é como as meninas falaram: ser jovem de espírito e feliz, também conta muito!

    Beijões

    1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

      Ow Vanessa… intervenção cirurgica tão cedo? Pela foto, sua pele parece ótima! Tão te dando 20 anos e pedindo identidade em boate? Pra que se furar ou se cortar? hehe

    2. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

      Olá Vanssa li seu comentário gostária que você dicesse qual é o creminho que sua mãe usa ficarei agradecida

    3. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

      Vanessa por favor qual é o creminho anti idade que sua mãeusava

  8. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    meninas façam ginastica facial,estou fazendo,já senti minha pele melhor alguém faz?

  9. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Indico a MICROPUNTURA como uma das melhores técnicas para suavizar rugas e linhas de expressão. É uma técnica mais barata que a aplicação de toxina botulínica e com resultado bem mais natural.
    A micropuntura promove a estimulação da pele por meio de ação mecânica (aparelho denominado dermógrafo, o mesmo utilizado para micropigmentação) e cosméticos apropriados (ácido lácteo), proporcionando a regeneração celular e consequentemente a atenuação dos sinais de expressão.

    O número de sessões pode variar de três a 10, dependendo do caso e dos resultados que se espera obter. O intervalo obrigatório entre uma aplicação e outra é de 15 dias.

    O procedimento não interfere na rotina da cliente como um peeling, por exemplo, que deixa a pessoa de três a sete dias fora de circulação.

    As únicas precauções que uma pessoa submetida à técnica deve ter é não tomar sol, utilizar bloqueador solar e não ingerir alimentos ricos em betacaroteno.

  10. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Gostei muito das orientações, gasto muito com creme antirrugas. Mas eu tenho uma grande preocupação, eu trabalho em hospital no plantão noturno, uma noite sim e outra não. neste caso qual é o melhor creme para minha pele.

    1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

      Elisa.
      Sou consultora de uma empresa multinacional de cosméticos. Pelo que estudei vc deve investir em limpeza eficiente na sua pele. Hidrata-la bem e usar complexos vitamínicos e não descuidar do filtro solar de jeito nenhum, usar inclusive a noite. Pois as luzes frias do hospital são tão prejudiciais quanto a luz do sol. Se precisar de um atendimento personalizado pode entrar em contato pelo e-mail lucianaceccon@ig.com.br
      Será um prazer atende-la.

  11. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Gente eu tb uso Vitano A 0,1%(tenho idade para isto) e posso dizer que os beneficios foram muitos,hoje estou com a pele mais uniforme,linhas de expressão mais atenuadas e algumas manchinhas de sol já não tenho mais,só duas que estão clareando cada vez mais e posso afirmar que minha pele esta mais firme e tudo isto com menos de 2 meses de uso,vou continuar usando sim! e lógico limpo bem a pele,faço esfoliação semanal,e uso filtro solar,sempre usei produts no rosto anti idade e estou satisfeita,na minha família existe primas que não dão importância para isto e vejo a diferença nitidamente da pele delas p/minha.
    beijo

  12. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Conheci o blog a poucos dias e estou encantada com tanta informação boa… quero ler tudo :)

  13. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Gostei demais desses esclarecimentos. Vcs deste site estão de parabéns!!!!

  14. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    na vida tudo passa com o tempo nossa pele começa a perde colágeno, não existem cremes para as rugas isso são mitos, milagres quem faz é Deus.

  15. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    :lol:

  16. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Bom Dia Amiga!
    Gostaria de saber por quanto tempo pode usar o creme com 5% de DMAE e 3% de acido lipoico duas vezes ao dia e se tem algum problema ou efeito? Obrigada.

  17. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Olá meninas!
    Tenho 40 anos e acredito q por conta da genética e dos meus cuidados diários, as pessoas me dão 28 30 anos. Sempre aparentei ter menos, mas só comecei a me cuidar aos 30 anos usando apenas renew a noite e protetor solar de dia. Hoje faço uso de mais produtos, de manhã lavo meu rosto com sabonete liquido neutro das flores e vegetais, e uso base multi funcional da Dermage 35 e com o passar do dia protetor solar Athelios 30 da Posey, não usava nacional por não ter proteção UVA suficente, pois é este raio que faz com q a pele envelheça, mas hoje com a nova RDC todos os protetores terão PPD mínimo 1/3 do FPS que é o suficiente para proteger a pele do UVA. A noite após banho faço uso de bepantol solução no rosto e ao dormir passo intercalando as noites em vitamina C e Age Inverse da Dermage e um específico para a área dos olhos da Posey.
    Tbem faço peeling para renovação celular e é maravilhoso, e isso tbem ajuda na penetração dos ativos no cuidado da pele.
    Durmo bem, faço exercícios tenho uma alimentação boa, não fumo (o que na minha opinião é um dos piores fatores para acelerar o envelhecimento precoce, vejo pelas minhas amigas que fumam e as que não fumam, mesmo as q nao tem um cuidado muito grande c a pele, é visível!)
    Só preciso diminuir minha compulsão por chocolates rsss
    Enfim, cremes anti-idade não eliminam rugas já formadas, mas sim um cuidado especial a pele, ajuda na prevenção e na suavização das existentes!
    É isso!

    1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

      Boa noite
      Sou consultora de uma marca em expansão no Brasil. Todos os produtos são importados e com qualidade semelhante a La Roche, Roc e Lancome.
      Havendo interesse em conhecer entre em contato por e-mail lucianaceccon@ig.com.br
      Será um grande prazer atendê-la

  18. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Adorei as informações! Concordo que os cosméticos não fazem milagres, mas acho que o simples fato de usarmos algo, de estarmos nos cuidando , mas respeitando nossos limites , ja ajuda na auto estima. Acho isso o melhor anti rugas que existe!

  19. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    :lol: Meninas, amei as dicas. Tenho 61 anos e apelei para o botox e preenchimento. Fumei durante 25 anos, parei faz 21. Ainda assim vejo minha pele cansada. Vou anotar as dicas e
    ver se suaviza um pouco. Sorrir faz bem. Bjks!

  20. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    :D Gostei muito, sei q.nenhum produto faz milagres, porém continuo tentando mas…em vão

    Gostaria de saber qual o melhor proteor. Uso o da L’Oréal fator 15, tenho quase 62 anos.

    Obrigada

  21. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Não importa a idade para usar protetor solar,usa pela cor de pele,se a sua é clara 50 a 60, negra 30.Comecei a usar protetor solar aos 53 anos 2 semanas.Não coloco peeling no meu rosto,isto acabar com a pele por conter ácido, a palavra já diz tudo.Não aparento que tenho 53 anos,o ácido deixa a pele muito fina acabando com sua proteção.Tenho notado as pessoas que usam peeling tem aparência que fez plástica.O ácido corrói. Cuidado meninas com sua pele. :D :D :D :D

  22. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    O peeling não é bom para pele. O bom é usar somente protetor solar,não importa a idade.

  23. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    :D :D O peeling não é bom para pele. O bom é usar somente protetor solar,não importa a idade.

  24. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Lavar somente a pele com sabonete liquido neutro e usar protetor solar :D :D

  25. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    :D :D :D :D :D :D :D

  26. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Por falar em proteção, gostaria de anunciar que um maravilhoso produto acaba de chegar ao Brasil! Simplesmente FANTÁSTICO e tenho certeza que será de beneficio para MILHÕES de pessoas.

    http://www.rede4life.com.br/robson

  27. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Amei o post, você foi uma descoberta de ouro que fim na net, isso me levar a crer cada dia mais, que podemos tirar um bom proveito da net, tenho 36 anos, dia 09/10 faço 37 anos, sou negra e isso ajuda muito o meu rostinho de 20 anos rsrrsrrs, mas uso renew da Avon, muito bom, uso regularmente o sabonete o creme dia e o da noite todos os dias, desde 25 anos, minha pele é perfeita e acho que isso ajuda muito, tenho 1,57 e peso 56kg, com o objetivo de chegar as 52 kg, porém caminho e cuido da alimentação, como tudo mas com cuidado e tudo que você falou é verdade, pois a minha pela e assim pelo meu estilo de vida e não por um creme milagroso, contudo sou mulher amo um creme e amo o Renew e água, muita água é o meu outro segredo.

  28. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    É verdade, cremes não resolvem mesmo, muito bom essa postagem.

  29. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Estou adorando o seu blog. Esclarecimentos objetivos e reais. Amooo. Eu leio tudo!!

  30. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Olá, gostaria de começar a usar os cremes da Renew da Avon alguém sabe se funciona? Alguém faz uso deles?

    Preciso de dicas de produtos para começar a previnir rugas e o envelhecimento da minha pele, gostaria que me ajudassem com dicas, sujestões!!

    Desde já agradeço!

    Abraços a todas! :)

    1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

      Oi Luciana. Minha opinião pessoal é que a linha Renew da Avon tem produtos bons, mas especificamente o creme anti rugas é péssimo. Já usei e detestei. A pele não absorve nada, fica super oleosa e melecada. Além disso já conheci mais de uma pessoa que teve reação alérgica ao creme e teve que parar de usar.

  31. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    :P

  32. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Indico para acabar com rugase deixar a pele super bem nutrida um creme europeu (que se compra no Brasil). É o BEE VENOM ESSENCE (creme veneno de abelhas Essence). é considerado como Botox em creme, mas coma vantagem de nutir e deixar a pele luminosa e suave. Conheci numa viagem na Europa onde mora uma amiga e ela usava por recomendação da dermatologista dela.
    Aqui no Brasil eu achei um importador e distribuidor (é o único segundo o fabricante).
    O e-mail dele é jsiqs@hotmail.com.
    Recomendo, pois é um creme extremamente bom.

  33. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Bom dia! Enfim um post sincero que não é “puxa saco” de marcas mais famosas e de alto valor. Obrigada!

  34. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Olá!
    Olha, acabar com as rugas somente com cremes e mesmo complicacdo, olha que já experimentei muitos…. mas tem um que melhora muito a aparência delas que é o Creme Anti-idade Roc Sublime Energy Noite, uso ele e vejo nitidamente a diferença; bom pode até ser que depende do tipo de pele, mas experimentei também no meu marido e também vi melhoras…

  35. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Já usei muita coisa que se vende por aí. Comprei tudo o que anunciavam.
    Sempre fiz isso e sempre vou fazer pois não quero e nem vou fazer
    cirurgia. Morro de medo de agulhas e jalecos.
    Agora estou usando o creme facial indelével que não é para eliminar rugas
    mas eu nunca vi um creme como esse. Hidrata profundamente, não sei se faz
    sentido mas a hidratação profunda contribuiu, acredito para diminuir as minhas rugas
    no rosto. Ou talvez porque ele é feito com vários extratos de plantas. No rótulo diz
    que nutre e hidrata, é incrível, no momento só quero ele.
    Olhe pessoal também para quem quer ficar no natural eu recomendo também fazer
    uma pasta de babosa é excelente, fiz uma vez somente, pois não gosto do cheiro
    daquela planta.

  36. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Gostaria de perguntar para Mirla Fontinelle aonde ela comprou
    o creme facial indelével, fiquei muito interessada.

  37. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    :) :D
    Excelente matéria
    Troca de experiências sempre é válido.
    Tudo é um conjunto , quanto mais cedo trata , mais cedo previne , menos reguingas . O uso de ácido retinoico tem provado amenizar muito mas precisa usar com certa freqüência e temos a limitação do uso pela irritação , a vitamina C também pode amenizar muito . A maioria desses cremes deve ser prescritos por médicos que entendam de pele , e cada caso é um caso , o que é bom para você pode não ser bom para seu amigo ou amiga. O uso do botox ( alergan@) é uma excelente opção de tratamento junto com as fontes de luz como laser …

    A disposição

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.

Que outro assunto você gostaria de buscar?