Afinal, cremes anti-idade são eficientes para eliminar rugas?

Afinal, cremes anti-idade são eficientes para eliminar rugas?

Vamos direto ao ponto: Não. Nenhum creme elimina rugas — e nem sequer as suavizam. Bom, pelo menos eu não conheço nenhum que faz isso. Desde que comecei notar minhas ruguinhas, nunca consegui exterminá-las, e olha que eu já usei muitos cremes…

Publicidade

Quero falar desse assunto aqui no blog, porque recebo muitos e-mails de leitoras querendo saber qual creme elimina rugas, que pagaram fortunas em produtos e que não notaram nenhum resultado. Então ficam frustradas e desanimadas em cuidar da pele. Tudo isso por muitas propagandas enganosas que prometem eliminar toda sua ruga. Bem, se houvesse uma forma tão fácil de eliminar rugas, não existiria mais ninguém com elas, não acham?

O que é a ruga?

As rugas são sinais naturais da pele, que inevitavelmente aparecem conforme os anos passam. Por motivos de estética, a busca por procedimentos que atenuam a presença delas é cada vez maior. Mais eficiente que o tratamento, porém, é a prevenção. Por isso, o ideal é usar protetor solar diariamente e manter uma alimentação balanceada. A ruga é um processo de degradação das células que formam a pele. Se essas células morrem, elas deixam um espaço, que com o tempo vai se ressaltando com a morte de mais células.

E o que faz um creme anti-idade?

Como vimos, os cremes anti-idade provavelmente não eliminam rugas. No entanto, isso não faz com que eles sejam inúteis. Eles possuem, sim, uma série de propriedades que ajudam a manter a pele bonita e saudável:

  • Uniformiza a tonalidade da pele
  • Estimula a produção de colágeno
  • Restaura a firmeza e a elasticidade da pele
  • Rejuvenesce a pele seca e sem brilho
  • Hidrata, proporcionando maciez
  • Retarda o aparecimento natural das rugas

A maioria dos cremes anti-rugas (assim como algumas maquiagens) vem com substâncias como o retinol (que promete o rejuvenescimento da pele), hidroxiácidos (também responsáveis pelo rejuvenescimento), ezima Q10 (que estimula o crescimento de células novas na pele), além de outras. Porém, ainda não foi provado cientificamente o poder desses cosméticos.

E o que funciona para eliminar rugas então?

Afinal, cremes anti-idade são eficientes para eliminar rugas?

Ruga não se elimina, porém existem tratamentos como a toxina botulínica que ajudam a disfarçá-las. No entanto, a toxina botulínica é um método invasivo e não-natural: minimiza rugas porque paralisa o músculo. Tem que ser reaplicada a cada seis meses ou um ano, e torna os músculos cada vez mais flácidos, pois causa atrofia muscular.

A cirurgia plástica é o método mais eficiente (porém altamente invasivo). Existem outros tratamentos que podem ajudar (como por exemplo CO₂ fracionado). Para conhecer as opções que mais se adaptam ao seu caso, o mais recomendado é sempre buscar uma dermatologista.

Qual a melhor forma de prevenir as rugas?

O seu dia-a-dia se reflete na sua pele. São dois os principais fatores que podem previnir rugas:

  • Estilo de Vida: Pessoas saudáveis terão pele saudável. É necessário alimentar-se de forma correta, tomar bastante água, fazer exercício regularmente e dormir bem. Uma dieta à base de antioxidantes é capaz de reduzir os sinais da idade da pele. Evitar o açúcar, pois contribui para o envelhecimento da pele.
  • Cosméticos: Sempre usar protetor solar. Também, como vimos, o uso de bons cremes anti-idade funcionam sim na prevenção, e podem ajudar a manter sua pele mais saudável e evitar o surgimentos de novas rugas. Também é necessário ter um cuidado especial com a limpeza da pele: retirar a maquiagem à noite é fundamental para manter a pele saudável.

Por quanto tempo que devo usar um creme para notar seu efeito?

Não adianta começar a usar um produto hoje e querer que ele faça efeito imediatamente. Geralmente, a suavidade e a maciez já são sentidas assim que o hidratante é aplicado. Alguns ativos que podem estar presentes nas fórmulas, como as vitaminas C e E, o DMAE e outros podem demorar até um mês para agir. O ideal é que você use o mesmo produto por pelo menos 3 meses. Por outro lado, existem substâncias que se usadas por muito tempo podem gerar efeitos colaterais, ou então podem não fazer mais efeito, nesses casos, é importante mudar o tratamento.

Enfim, minha intenção é a de deixar bem claro que existem muitas propagandas enganosas e que não existe nenhum produto que elimine as rugas, o que não tira totalmente o mérito dos cremes anti-idade.

Ah, e se alguém já usou algum produto que de fato eliminou rugas, por favor me avise, ok? 🙂

157 comentários para “Afinal, cremes anti-idade são eficientes para eliminar rugas?”

  1. Avatar de Alineao

    Acompanho esse blog a algum tempo e me ajudou muito. Antes eu não me preocupada muito com rotina de cuidados. Mas o tempo vai passando né… e a gente vai sentindo a necessidade de se cuidar mais… hahaha
    Comecei a notar a aparecimento de algumas linhas de expressão… sei que não dá pra reverter o processo, mas ter adotado uma rotina de cuidados, que antes eu não tinha (o bom e velho “limpar-tonificar-hidratar”) com certeza ajudou no aspecto.
    Obrigada Celisa, pela ajuda! 🙂

    Meninas, estou com alguns produtinhos anunciados para vender. Quem quiser dar uma olhadinha, segue o link:
    http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_143616943

    Algumas observações:
    – A lista não é extensa, porque eu não faço estoque e só anuncio produtos que eu tenha em mãos (alguns produtos, inclusive, foram fruto de minha “empolgação” na hora de encomendar pra mim mesma haha);
    – Apesar de ser uma listinha pequena, ela está em constante atualização (pelo menos uma vez por semana deve entrar e sair item, a medida que eu recebo coisas novas);
    – Pra quem mora no Rio de Janeiro, pode entrar em contato pra buscar o produto em mãos (poupando taxas de envio)! 🙂

    Quem quiser entrar em contato segue meu e-mail: alineao@gmail.com
    Obrigada!

  2. Avatar de Juliana

    Valeu Celisa, amei o artigo, é isso mesmo, tb sempre tive essa impressão. Porém eu cuido muito bem da minha pele…

  3. Avatar de Haissa

    Eu sou uma delas que gasta muito com cremes na esperança de aliviar as rugas, bom saber disso.

  4. Avatar de Angela

    Celisa, você postou a verdade… nua e crua!!!

  5. Avatar de Glayce

    Gente, o nome do creme é “anti-idade”, ou seja é necessário usar este tipo de creme antes que a idade chegue. Ou seja, se há cremes a partir dos 25 anos. Ao chegar nesta idade vc já começa a usar… depois vai trocando os cremes. Aí sim funciona. É tipo o protetor solar, vc usa antes de pegar o sol… depois não adianta mais. Depois que ja chegou em uma idade e já tem rugas, não adianta, ele não vai ajudar mais…

    1. Avatar de Vanessa

      Glayce, desculpe, mas você se equivocou: “anti” com “i” no final significa oposição, antagonismo, ou seja, anti-idade significa “contra a idade”. “Ante” com “e” no final é que significa anterior, antes…

  6. Avatar de Dani

    Eu tenho 31 anos e sinceramente nunca me preocupei com minha pele, nunca passei creme, o máximo que faço por ela é lavar o rosto e tirar a maquiagem com aqueles géis que limpam a pele. E até hoje nunca apareceu nenhum sinal de nada.. Sei que com o tempo isso vai mudar, mas como eu nunca gostei de ter a pele “lambuzada” de creme, não me preocuparei com isso tão cedo..

  7. Avatar de Drika

    Estou com 43 anos e tb nunca consegui usar um produto que eliminasse rugas, muito boa!

  8. Avatar de Val Secret

    É claro que creme funciona… senão não existiriam tantas opções no mundo todo… os cremes do Japão são excelentes, há vários importados e também nacionais, basta a pessoa encontrar o que melhor se adequa à ela. O segredo é começar a usar como prevenção, na faixa dos 25 anos e manter a rotina diária de limpeza, nunca dormir com maquiagem, e antes de dormir passar religiosamente todos os dias.
    Minha mãe tem 66 anos e tem uma pele de pêssego, usou cremes a vida toda, então digo, creme anti-rugas funciona sim!!!

    1. Avatar de Andreia

      Sim, funciona como prevenção… mas o que o creme não faz, é eliminar rugas que já tem.

    2. Avatar de Marielle

      Val, então me fale um creme que elimine rugas, já que vc acredita…

      1. Avatar de Karla

        Ela disse que NAO existe!

      2. Avatar de Karla

        Se funcionasse ninguem teria rugas!

    3. Avatar de Célia Fonseca

      Oi Val, eu sempre fui muito regradinha com cuidados com a minha pele… mas ainda naõ consegui um creme q seja o ideal para uma ruga q tenho de expressão…
      Tenho 36 anos e ela começou a aparecer e está me incomodando muito…
      Eu já comprei cremes da UNT (japonesa) são dessa marca que você fala?

      Abraços e obrigada,

      Célia Fonseca

  9. Avatar de Andreia

    É isso mesmo, concordo plenamente, excelente postagem.

  10. Avatar de Márcia Leme

    Verdade nua, crua e “cruel”… rsrsrs
    Realmente não existe milagre, mas os cuidados que a Celisa recomenda ajudam, sim, a melhorar o aspecto da pele. Eu também passei a me cuidar bem melhor depois que tive o prazer de conhecer o blog da querida Celisa. Ela ajuda com delicadeza e sempre tem o cuidado de dizer a verdade. Adoro!! E, infelizmente, depois de gastar uma grana preta com cosméticos caríssimos, percebi que não existe milagre. O negócio é prevenir…

  11. Avatar de Kelly Cristine

    Tenho 26 anos e uso como prevenção, essa é a melhor maneira de usar cosméticos

  12. Avatar de Marielle

    Amei, é isso mesmo, parece não existir nada que elimine rugas… mas cuido bem da pele, para previnir

  13. Avatar de Milena

    Tenho 32 e estou começando a me preocupar com essa questão sinais da idade na pele. Esse post não poderia ter vindo em hora melhor…rs Tenho consulta com a dermatologista hoje mesmo, mais tarde….e aí pronto né…rsrsrs. Bora solicitar boas indicações para minha pele.
    Bjss e obrigada pelas dicas !

  14. Avatar de Andreia X

    Amei Celisa, é isso mesmo, nunca acreditei que os cremes fazem milagres 🙂 Esse blog é show de bola, amooo

  15. Avatar de Nathália

    Eu comprei o cicatricure achando que ia eliminar minhas rugas e não adiantou nada, é enganação mesmo

  16. Avatar de Sandra Mara

    Eu sempre acreditei nos cremes, mas na verdade nunca vi resultado.

  17. Avatar de Jéssica

    Adorei o post, eu sempre ficava com raiva que não notava resultados nos cremes, agora já sei como funciona, gostei dessa sua abordagem.

  18. Avatar de Bernardete

    Concordo que temos que usar os cremes cosméticos para ajudar na prevenção e até mesmo minimizar as linhas de expressão – alguns produtos tem realmente essa propriedade – Entretanto existe no mercado uma nova linha de produtos COSMECÊUTICOS que são muito eficientes e agem na pele como preenchimento – LINHA JAFRA PRO – Acesse o site http://www.jafra.com.br ou entre em contato – jafrabh@yahoo.com.br para que eu possa lhe enviar as informações que pediu.

  19. Avatar de Patrícia Da Matta

    Verdade mesmo, certamente compramos cremes achando que farão verdadeiros milagres na nossa pele, e isso não existe, pelo menos é bom usar para prevenção

  20. Avatar de Gilvânia Costa

    Estou com 35 anos nunca utilizei nenhum tipo de cosmético,dizem que aparento ter menos,rsrsrs,isso vai muito da alimentação, o ritmo de vida…enfim, gosto muito de comer morango e gelatina ,falam que é bom para manter a pele firme.
    Bom,meninas,agora é para quem gosta de um belo acessório (bijuteria). Tenho um loja virtual de bijuterias, ontem mesmo,anunciei peças novas.O nome é La costa Biju, o site :
    http://www.lacostabiju.loja2.com.br ; Fanpage: http://www.facebook.com/lacostabiju .Entrego por todo Brasil.
    Espero vcs lá!
    Bjs

  21. Avatar de Sandra De Castro

    Eu vou fazer 40 e sempre usei cremes desde os 25 anos… ainda to com cara de menos de 30 hehe mas não sou fanática, tem dias que esqueço e não uso cremes muito caros. gosto da linha da renew, acho muito boa.

  22. Avatar de Meme

    Gostei! 😎

  23. Avatar de Alana

    Eu já gastei muita grana com compras de cremes caros prometendo eliminar rugas… é de dar raiva mesmo. Foi muito bom vc nos alertar e pensar de forma diferente sobre os cremes anti-idade

  24. Avatar de Lazalete

    Amadas, alguém poderia me indicar um lápis para olhos que relamente fixasse, pois todos os que uso, logo escorre, ou para baixo do olho ou para o canto interno do olho.

    Zalete

    1. Avatar de Bernardete

      O delineador para olhos da Jafra é excelente, boa fixação, macio e hipoalergênico. Você vai gostar! Entre em contato! Visite o site: http://www.jafra.com.br

    2. Avatar de Vanessa Little

      Toque de Natureza (barato e ótimo) ou o novo kajal da Mabyline. =D

  25. Avatar de Silvia Cristina

    Muito bom saber disso, nunca vou comprar cremes caros demais hehehe

  26. Avatar de Rose Freschi

    Parabéns pela resenha!

    Também acho que os cremes só funcionam como prevenção. Milagre só Deus….rs..
    bjos.

  27. Avatar de Elienai

    Olá Celisa e leitores do site!

    Eu não sei se já comentei , mas muito da minha disciplina e cuidados preventivos atribuo todo o mérito a este espaço e as diversas informações.
    Por tanto gostaria de compartilhar algo pessoal.
    Semanas atrás , mexendo numas “coisitas ” da minha mãe, encontrei um produto que até o momento considero o “achado” do mês.

    É O R3 Skin Defense da Forever living ,ele promete tratamento preventivo anti-idade,clareamento e hidratação.

    Uma combinação bem interessante, aloe vera,ácidos Alfa-hidróxidos(AHA) , vitaminas A e E ,e o maravilhoso chá verde.
    Ele é bom para cravos e espinhas,problemas de inflação e cicatrização, tbém recomendado para rosácea

    Eu não sou vendedora,e nem tenho intenção de fazer propaganda com fins lucrativos, estou partilhando esse “achado” por que minha pele é sensível oleosa e não é qualquer produto que trás saldos positivos…Por tanto, acho ele muito digno dos 96 $ que minha mãe pagou (e ganhou sócia na hora de usa-lo) hahahahah

    é isso meninas, vcs conhecem ?Ou não tiveram bons resultados?

    1. Avatar de Indianara

      Não conheço esse produto… mas fiquei curiosa

      1. Avatar de Elienai

        Indianara , tudo bom?
        Esse produto é bastante interessante, minha pele o acolheu muito bem(vale lembrar que cada qual reage de uma forma) E claro, isso depende de suas necessidades.

        Estou usando há exatamente 22 dias, não o suficiente para se dizer “perfeito”, mas até o momento percebo uma hidratação bacana, um viço bonito de pele saudável e a luminosidade é meu ponto favorito.Na primeira semana,notei umas duas espinhas(pequenas) mas lendo resenhas na Web,descobri que a principio possa ocasionar essas erupções,mas que após uso continuo a pele se acostuma e foi o que aconteceu, minha pele esta reagindo bem.

        Lembrando ,assim como o post da Celisa, que esse método é preventivo e não “opera” milagres,mas acredito que uma boa disciplina aliada a protetor solar,rotina saudável e o R3 Skin defense possa beneficiar sua pele.

        O ponto ruim desse produto, é que pra falar a verdade nem sei como minha mãe chegou até ele, moro em cidade pequena e para ter acesso a esse tipo de produto”diferente” ou compro pela net ou faço pedido na farmácia….Por tanto não sei recomenda-la como comprar.

        Uma coisa eu te falo, aprendi de maneira brusca que produto caro não é tudo, há alguns meses eu comprei alguns produtos da MK (embalagem rosinha ,SÓ PUBLICIDADE,pouco eficiência)..Produtos bons não “bate na sua porta” , como muitas disseram já comprei muita coisinha acreditando ser prata e no final era
        alumínio hhahahaha
        NÃO CAIO MAIS NESSAS PROMESSAS, E PUBLICIDADE BARATA.

  28. Avatar de Elienai

    Mas se tratando de resultados benéficos anti-idade, eu valorizo muito a prevenção e cuidados aliados a boa alimentação, uma boa noite de sono e o principal ingerir muita agua.
    Tenho ciência, que mais cedo ou mais tarde as rugas surgirão,no entanto podemos chegar numa idade avançada com a face apresentável e aspecto jovial..Mas o que vale mesmo é o espírito jovem, e o resto é balela heheh
    bjossssssss

  29. Avatar de Sonia

    Oi mulheradas abençoadas,,,vou dar uma dica excelente. a amiga da minha mae,tem quase 80anos. a pele dela é de uma aparencia incrivel…..a dermatologista dela indicou…. comprem creme nivea q.dez, misture com um pouco de pomada hipoglos… todas as noites…pela manha lave o rosto com sabonete hidratante dove….depois vcs veraõ o resultado…vale a pena…. o creme pesquize pois custa mais de quarenta reais….boa sorte…..

  30. Avatar de Ester

    Já ouviram falar de um creme q chama “Plástica Natural” (Eloisa Medina), passa merchan no programa VocêBonita (Tv Gazeta)?
    Alguém já usou? Será q é bom?

    1. Avatar de Roseli

      Oi Ester! Já comprei o produto da Eloisa Medina, NÃO gostei.pra mim é propaganda enganosa.Talvezzz pra alguém deu certo, mas pra mim não.Bjoss

      1. Avatar de Ester

        Obrigada por responder, Roseli! Pelo sim, pelo não, deixa pra lá, não vou nem arriscar… Bj

    2. Avatar de Zil

      eu tenho,não resolveu nada,parei de usar por ser muito oleosa,venceu,vou jogar fora,hidrata bem.

  31. Avatar de Josyane

    Ola Celissa! Adorei o seu assunto hoje! Só confirmou o que meu dermatologista já havia me falado.
    Há um mês atrás fui em dermatologista e ele me falou que estes produtos anti rugas era tudo propaganda enganosa e que o melhor para combater as rugas era um bom acompanhamento de um dermatologista e um bom cuidado rotineiro com a pela.
    bjus.

  32. Avatar de Kelli

    Não costumo dizer minha idade e muitas vezes me divirto com a idade que me atribuem, pois acreditam que eu seja muito mais nova. Mas, desde que me entendo por gente cuido de minha pele, cabelos, alimentação, atividade física e sei lá mais o quê, dentro das minhas possibilidades financeiras, é claro. Jamais dormi sem limpar bem o rosto ou fiquei sem hidratar todo meu corpo, pois tenho um creminho específico para cada parte ( claro que sempre procurei me informar muito bem sobre este assunto). Quando acordo uso mais de seis produtos só no rosto ( sem contar maquiagem). E, apesar de ter uma pele macia e bonita ( coisa que sempre tive) as rugas ( e não só elas) estão chegando porque isso é inevitável. Claro que é possível chegar à velhice ( detesto esta palavra) bem e até com a beleza adequada a idade. Mas, como é impossível parar o tempo, então é preciso aprendermos a nos cuidar porque amamos a nós mesmas e não ao contrário, ou seja, nos cuidarmos para que aprendamos a nos amar.

    1. Avatar de Kelli

      Oi. Kelli.

      Queria por favor ser não se importa-se de me mandar nome de cremes que usar que já tentou estou com pele horrível.

      Obrigada. Gimarlene

      1. Avatar de Kelli

        Oi Girmalene,

        Certamente não me importo de dizer quais cremes estou usando agora. Agora,estou usando da linha chonos da Natura: a espuma de limpeza, o tônico, o creme para área dos olhos, o creme anti sinais, e por cima de tudo o fluido protetor FPS 60. Mas acho que o importante não são exatamente os cremes, mas os cuidados que vc tem consigo própria. Já experimentei tudo que tive oportunidade, mas o importante, como disse a Celise, não são apenas os cuidados, é também o estilo de vida que você leva, isto quer dizer, não fumar, beber muita água, comer alimentos frescos e variados…e, principalmente, se gostar ( pq isto sim é super importante);-)

        1. Avatar de Kelli

          Ah, esqueci de dizer, tb tem os cremes que uso durante a noite, o dos cabelos ( uma infinidade), os das mãos, os dos pés o do corpo, das cutículas….. 😀

          Abraços a vocês todos.

  33. Avatar de Alessandra Matias

    Tb não acredito que cremes eliminem rugas, pois tenho as minhas faz tempo 🙂

  34. Avatar de Rossane

    Uso cremes, cuido da limpeza, faço boa alimentação, tudo para prevenir e manter a pele saudável, não acredito que cremes eliminem rugas

  35. Avatar de Indianara

    Eu acreditava sim, mas nunca vi as rugas sumirem

  36. Avatar de Danielle Severo Jardim

    Meninas conheci recentemente uma linha que é muito boa. Não sei se vocês conhecem: Nena Gugél Biocosméticos.
    Resumindo é uma linha Bioativa,não contém nenhum tipo de ácido da fórmula. O Revivere é um nutritivo completo com Colágeno,já prevenindo os sinais de expressão.

    http://www.nenagugel.com.br/produtos/linha-bio-ativa/rosto/nutricao/revivere-mista-seca#.UjCeYNKUS59

  37. Avatar de Renatinha

    Gostei muito do post, bem esclarecedor.

  38. Avatar de Rose

    Eu nunca quis tocar neste assunto , mesmo porque eu não uso creme nenhum ,só o filtro solar, e quando resolvi fazer dieta, reduzir o açúcar, fritura e consumir frutas,verdura e legumes e eliminar o cigarro de vez da minha vida, minha pele agradeceu ficou mais jovial.

  39. Avatar de Heloisa

    Não concordo, que dizer se elimina rugas eu não sei, só sei que estou fazendo 50 anos e ha 15 anos uso renew da avon e tenho uma pele maravilhosa com poucas linhas de expressão, quem me conhece acha que vou faze 40 anos e minha irma que passou a usar agora, aparenta ter 52 anos mesmo.

  40. Avatar de Anamaria

    Tenho 52 anos e, por questões genéticas, aparento muitíssimo menos. Acho que a pele mais para oleosa ajuda.
    Meu tratamento para a pele até recentemente foi protetor solar, Differim à noite.
    Este ano passei a usar também hidratante antes do protetor solar (Usdin com uréia, para pele oleosa). Já usei também ácidos retinóico e glicólico. Quando ganho amostras de cremes uso à noite. Sou a prova viva que cremes não fazem tanta diferença. Acredito que quem tem pele seca deve usá-los o quanto antes.
    Minha alimentação é excelente, muitas frutas, sucos saudáveis, arroz integral sempre que posso

  41. Avatar de Julia

    Uso para prevenir, tenho 21 anos 🙂

  42. Avatar de Flavinha

    É isso mesmo, essas coisas devem ser faladas, amei

  43. Avatar de Patrícia Melo

    O DEMAI deixa a pele realmente com aparência mais firme. Uso pela manhã, depois de lavar bem o rosto. Aplico por cima um (creme) filtro solar FPS 60 também. Não esquecer os óculos escuros, eles ajudam a evitar pés de galinha.

  44. Avatar de J&x Imports

    Adoramos e seguimos o Beleza e Saúde… 🙂
    Infelizmente acho que o assunto é bem mais de pessoa pra pessoa.
    Se você se utiliza de cremes a fim de diminuir os sinais da idade acho muito válido até porque se você não usar nada é muito pior!
    Conheço pessoas que usam há anos e tem resultados ótimos!
    Acho que prevenção é a palavra chave! 😉
    Quem tiver interesse em produtinhos importados, siga a gente no Face pelo link: https://www.facebook.com/pages/JX-Imports/479169702110710
    Victoria’s Secret, Maybelline, MAC e muito mais para garantir nossa beleza! 🙂
    Nosso site é: http://www.victoriasbr.com.br
    Abraços! 😆

  45. Avatar de Ilane

    Olá, parabéns pelo blog e pelas informações, sempre muito úteis.
    Nós temos uma loja virtual de produtos naturais, a Gran Natural, e entre as ótimas opções de cosméticos naturais e maquiagem orgânica, destaco os produtos Alphaloe, todos com altíssima concentração de Aloe Vera, como por exemplo a Loção Hidratante com FPS 16, que tem 70% de Aloe Vera ou também o Gel Concentrado, com 98%. São ótimos produtos e que podem contribuir muito para uma pele mais bonita e saudável. Deem uma olhada no site:

    http://www.grannatural.com.br/Default.asp?Menu=Produtos&Act=Busca&BTexto=alpha&image.x=0&image.y=0

    Bjs.

  46. Avatar de Maria Do Carmo V.

    🙂 Boa matéria.

  47. Avatar de Luciane

    Oi Celisa, tb sempre desconfiei disso, as rugas sempre estão aqui, nunca saíram 🙂

  48. Avatar de Cerise

    Amei, é isso mesmo…

  49. Avatar de Valquíria Pina Figueiredo

    Tenho 66 anos e uma pele muito boa, porque a vida inteira fiz um ritual antes do banho: limpar a pele. Após o banho tonifico e uso Cicatricure, mais para a hidratação do que para qualquer outra coisa. Sempre tive pele oleosa e nunca tirei a oleosidade, pois ela impede as rugas mais marcantes. Lavo bem o rosto pela manhã e uso um hidratante com filtro solar, em forma de gel ou creme não oleoso. Não durmo de maquilagem e nunca tomo Sol no rosto! Não acredito em cremes anti-rugas, mas uma pele limpa, com hidratante e filtro solar ajuda muito!

  50. Avatar de Maria Teresa

    Minha dermatologista indicou Vitanol A ..o qual faço uso á noite e somente no inverno .Minhas linhas de expressão diminuíram muito e minha pele não tem nenhuma mancha.Tenho 6o anos e todos dizem que pareço ter 50. Também faço uso do filtro solar diariamente mesmo que eu não saia de casa. Ultimamente venho usando a pomada Bepantol com umas gotas e vitamina A, aquelas em ampolas. Estou satisfeita com minha pele. Abraços

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva