Cuide dos seus pés no verão

Cuide dos seus pés no verão

Com a chegada do verão, cuidar dos pés é ainda mais importante: eles tendem a ficar mais ressecados e expostos às agressões externas, já que usamos sapatos mais abertos nesse período.

Publicidade

Quando o tempo começa a esquentar, costumam aparecer fissuras nos pés devido ao calor e ao tempo seco. Nessa época, os pés costumam transpirar mais, causando odores, e as bordas dos dedões podem descascar, principalmente para quem fica descalço (podendo até ocasionar fissuras).

Cuide dos seus pés no verão

Cuidados Básicos

  • Faça uma esfoliação nos pés uma vez por semana para retirar as células mortas.
  • Use creme específico para os pés diariamente.
  • Quando for deixar os pés expostos ao sol, não se esqueça de usar sempre o protetor solar.
  • Deixe as unhas “respirarem” (sem esmalte) pelo menos 1 dia antes da próxima aplicação; muito esmalte deixa as unhas esbranquiçadas.
  • Evite tirar as cutículas, principalmente se for à praia, piscina ou clube. Assim, seus pés ficarão protegidos de fungos e doenças.
  • Coloque os pés para cima, apoiando em um travesseiro ou almofada. Isso melhora a circulação e ainda ajuda a prevenir as varizes. Não se esqueça também de beber bastante líquido neste período.
  • Cuide da transpiração: Para evitar aquele cheirinho desagradável, uma boa dica é usar talcos antissépticos, que ajudam a absorver a umidade dos pés.

Esfoliação dos Pés

A esfoliação é uma boa pedida se você quiser deixar seus pés macios. Com a esfoliação são retiradas peles mortas que não saem com um banho. O ideal é que depois da esfoliação seja aplicado um hidratante para os pés. Esses esfoliantes podem ser usados durante o banho. Confira algumas sugestões de esfoliantes para os pés.

Polpa Esfoliante para Pés Natura Ekos Castanha
Granado Esfoliante para os Pés
Foot Works Creme Esfoliante para os Pés
Nativa SPA Gel Esfoliante Pés

Hidratação dos Pés

Para não deixar seus pés secos como uma sola de sapato e cheios de rachaduras, invista com tudo na hidratação. Uma boa hidratação vai ajudar seus pés ficarem macios e hidratados. Ideias:

Sérum de Hidratação para Pés Avon
Creme para os pés 10% Ureia Eucerin
Sebamed Creme para os Pés
Nativa SPA Creme para Pés
Polpa Hidratante para Pés Ekos Castanha

Tratamentos Caseiros para os Pés

Além dos tratamentos tradicionais você também pode optar por tratamentos caseiros e naturais. Veja alguns exemplos.

Massagem com Óleo Essencial de Cravo para Pés Cansados

O óleo de cravo é anti-inflamatório e melhora a circulação. Uma massagem ajuda a aliviar dores e pés cansados. Isso vai estimular o fluxo sanguíneo e relaxar os músculos. Para fazer uma massagem basta separar 20 ml de um óleo carreador (oliva, gergelim, jojoba, semente de uva, amêndoas) e adicionar 10 gotas de óleo essencial de cravo. Misture bem, e faça massagens até o óleo penetrar na pele.

Hidratante Natural para os Pés

Cuide dos seus pés no verão
  • 1 colher de sopa de fécula
  • 1 colher de sobremesa de manteiga de cacau ou karité
  • 1 colher de sopa de óleo de coco
  • 5 gotas de óleo essencial

Derreta em banho maria o óleo de coco e a manteiga de cacau. Adicione aos poucos a fécula e vá mexendo até formar um creminho fluido. Adicione o óleo essencial de sua preferência e coloque na geladeira até endurecer. Se o clima estiver muito quente, pode manter na geladeira; caso contrário, não precisa.

Espalhe o creme nos pés antes de dormir; se preferir coloque uma meia. Deixe agir a noite toda. Se quiser fazer mais quantidade, dobre a receita.

Esfoliante Natural para os Pés

  • 1 colher de sobremesa de argila branca ou rosa
  • 1 colher de sopa de água
  • 1 colher de sopa de farelo de aveia
  • 1 colher de sopa de óleo vegetal da sua preferência

Coloque os ingredientes em um recipiente, misture bem e, no banho, passe nos pés massageando bem. Em seguida, enxágue.

O cuidado com os pés é muito importante, afinal são eles que carregam todo o peso do nosso corpo. E quando não tratados com o devido cuidado, podem sofrer danos não apenas na estética, mas também na saúde — ocasionando, por exemplo, dores nas costas e nas pernas. Por isso, cuide sempre muito bem dos seus pés!

19 comentários para “Cuide dos seus pés no verão”

  1. Avatar de Daphne

    Muito bom. Amei as dicas… 🙂 😉

  2. Avatar de Jussara Gomes De França De Oliveira

    Adorei,vou fazer

  3. Avatar de Daniella

    Eu adoro cuidar dos meus pés, seja qual for a estação, já sigo todas as dicas… meus pés são muito bem cuidados, só não uso o esfoliante, vou experimentar.

  4. Avatar de Raquel

    Eu uso o esfoliante de castanhas da Natura Ekos, é muito bom, o pé fica super macio, nem precisa passar hidratante depois, recomendo.
    Quero comprar uns creminhos diferentes.

  5. Avatar de Conce Pinheiro

    Gostei muito da matéria, ótimas dicas

  6. Avatar de Gisele

    Muito boa as dicas, cuido apenas em dias quentes mesmo que meu pé fica ressecado, no inverno ele fica macio. Adoro passar hidratanets nos pés, uso o da La Roche Posay.

  7. Avatar de Angela Cristina

    Confesso que sou preguiçosa com os pés, cuido muito do rosto, mas os pés ficam de lado, vou até comprar um creminho para os pés

  8. Avatar de Rossane

    Eu cuido dos meus pesitos sempre… eu comprei o creme de castanha da Panvel para os pés, estou amando esse creme, é tão bom quanto o da Natura Ekos e o preço é bem mais baixo, vale a pena meninas… hummm quero fazer esse esfoliante natural…amei a receita.

  9. Avatar de Jessica

    Gostei muito das dicas para cuidar e dos produtos para os pés. Meus pés precisam de hidratação. Tenho o esfoliante Ekos, e gostei das dicas dos cremes
    Mas amei a dica do hidratante caseiro, tenho manteiga de cacau em casa e óleo de coco, só tenho o óleo essencial de lavanda será que serve?

  10. Avatar de Luisa

    Faço escalda pés…. é uma delícia, ou quando está quente demais (água fria)ou quando está frio (água quente) coloco creme na água e os pés ficam super macios

  11. Avatar de Duda

    Olá!!! Amo cuidar dos pes, passo esfoliantes, cremes, todos os dias antes de dormir, só no inverno que não acho necessidade de hidratar todos os dias, o pé fica na meia o tempo todo e não resseca, mas como uso sandálias, acaba ressecando.
    Adoro essas receitinhas naturais que vc passa.

  12. Avatar de Bianca

    não durmo sem passar hidratante nos pés todos os dias.Meus preferidos são o de castanha da natura e os de uréia da Eucerin e La Roche.

  13. Avatar de Mariane

    Adoro pés, sempre que olho para alguem tenho mania de reparar os pés rsrsr, cuido dos pés mais que do rosto e corpo, que tambem é uma mania, so maltrato eles por que vivo de salto, sandalias abertas claro!!!!!

  14. Avatar de Veronica

    Adorei as receitas naturais, vou experimentar.

  15. Avatar de Veronica

    Essa fécula é de batata ou mandioca?

  16. Avatar de Silene

    Olá Celisa, gostei das dicas, todas maravilhosas.
    Eu uso o esfoliante da avon, acho bem legal, o hidratante que estou usando é da abelha rainha, deixa os pés super macios e confortáveis.
    Mas fiquei bem interessada nestas suas dicas, principalmente as caseiras, bjusss….
    Meus pés são muito ressecados, por isso estou sempre mudando de produtos.

  17. Avatar de Helena

    Eu adoro cuidar dos pés, amei as receitas naturais, vou testar.

  18. Avatar de Silvia Andrea

    Amo cuidar dos pés 😆 😛

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva