Cuidados com a Pele Oleosa

Olá queridas, as dicas de hoje são de um leitor muito participativo, o Fernando. Elas surgiram a partir de um comentário que ele fez no blog e resolvi transformar em um post, pois as dicas são muito preciosas. Ele explicou de forma detalhada o que ele usa no dia-a-dia, o que pode ajudar muito quem tem pele oleosa.

Publicidade

Resenha enviada por Fernando Goober

Ácido

Cuidados com a pele Oleosa

A pele oleosa tende a ser mais grossa, por isso é até resistente e demora para ter mais rugas ou linhas de expressão. Porém, tais marcas costumam ser mais profundas… então, o cuidado deve ser o mesmo na prevenção, até mais do que em outros tipos de pele. O ácido vai melhorar e muito a questão dos cravos. Com o tempo, a pele vai ganhando uma textura melhor, mais fina, e os poros ficam menos evidenciados, porque  o ácido faz uma leve esfoliação… aqueles poros "sujos" (pontos pretos) somem!! É importante ir a um dermatologista para indicar uma porcentagem ideal para cada tipo de pele.

Sabonete

Cuidados com a pele Oleosa

Use um sabonete especifico para a sua pele: Salder S, Dermotivin, Effaclar… são a base de ácido salicílico, melhoram o aspecto da pele e também limpam o excesso de óleo. Mas use somente 2 ou 3 vezes por dia. Nunca limpe mais do que isso e dê um tempo grande na limpeza! Quanto mais você esfregar ou lavar, a pele vai "se defender" produzindo mais óleo!!!

Esfoliante

Cuidados com a pele Oleosa

 Um esfoliante nota 10 que eu amo: Ionax Scrub. Esse esfoliante é o mais forte que eu já usei. Ele é quase um peeling de cristal!!  Deixa a pele lisinha, sem cravos. Não siga a recomendação da bula de usá-lo como sabonete diário!! Use apenas 2 ou 3 vezes na semana, de noite; ele dura mais. É indicado para peles oleosas e com acne. Dessa forma, pode ser usado até em uma pele mista ou normal. Faça uso noturno substituindo o sabonete e loção tônica. Depois, só ácido.

Loção de Limpeza

Cuidados com a pele Oleosa

 Muitos dermatologistas não recomendam loção tônica ou de limpeza; acham que é bobagem. Mas eu sempre usei para limpeza noturna.

Pela manhã, ao acordar, sua pele está descansada, sem sujeira:  tem somente aquela produção de óleo e o ácido ou creme que você  usou. Por isso, use um sabonete e pronto.

De noite, sim: a limpeza pede um cuidado reforçado devido a poluição diária, sujeira, excesso de óleo e acúmulo de filtro solar — que devido ao fixador, não sai tão facilmente com uma lavagem quanto um hidratante. Daí, repita a limpeza com o sabonete, podendo complementar com uma loção de limpeza ou tônica.

Mesmo usando sabonete e bastante água, quando passo o algodão com o tônico, noto que ainda tem sujeira, por isso recomendo!! Atualmente eu uso a loção esfoliante da Clinique (seria a nº 4, mas eu uso a versão masculina) que deixa a pele limpa, renovada e purificada, pronta para qualquer tratamento.

Ela leva álcool cosmético que não irrita nem resseca a pele, além de salicílico e hammamelis, tendo assim ação adstringente. Os poros ficam limpinhos. O recomendado é usar 2 vezes por dia (eu faço uso apenas na limpeza noturna).

Por muito tempo usei o Tônico Adstringente Hydra-Matt, L’oréal. Era uma forma econômica e eficiente de complementar a limpeza da pele: deixa refrescante e pronta para receber outros cuidados. Depois passei a usar o tônica Pure Zone e Neutrogena.

Espinhas

Cuidados com a pele Oleosa

 Contra as espinhas, eu uso Clinagel. Foi um achado!!!! Sempre fui usuários daqueles bastões cicatrizantes ou géis com ácido salicílico. Nada resolvia. Esse gel  não só trata como combate a proliferação de fungos que geram as espinhas, principalmente para a pele masculina que acaba se contaminando com o uso de aparelhos de barbear e gera Foliculite. É um gel de Clindamicina, bem aquoso, seca rápido, não tem cheiro. Quando surge uma espinha, eu aplico após o ácido e pela manhã após o filtro. Simplesmente a espinha desaparece! Uso na área da barba (até quando sem espinhas), para evitar contaminação, principalmente no queixo.

As minhas espinhas são mutantes: eu vejo meu rosto pela manhã e pele está limpa; quando observo à tarde, uma espinha já nasceu e cresceu… é quase um Alien, o 8 passageiro. 🙂

Protetor Solar

Cuidados com a pele Oleosa

Eu ando muito desacreditado nessas “promessas” de filtro solar para pele oleosa que dá efeito matte!! Já usei de todos e o menos pior é o Roc Minesol OC 30. E eu uso filtro solar há 18 anos — em uma época que os bloqueadores solares pareciam Hipoglós!!

O maior problema é que as grandes empresas não fornecem amostras para consumidores… elas alegam que só os dermatologistas podem solicitar, mas nem sempre os dermatologistas têm. Pagar no mínimo 50/60 reais para usar um produto que depois vai jogar na gaveta é inviável!! Principalmente que são filtros específicos para o rosto e eu não gosto de usar no corpo! Estou tentando conseguir amostras da nova linha Sec da Episol. Adoro ler as resenhas, mas só vou aprovar se usar mesmo na minha pele… rs… Por exemplo, já vi resenha dizendo que Episol gel é o “must”, mas acho um inferno para pele oleosa, e é o mais criticado por consumidores que tem pele mista/ oleosa!

Resolvi testar — porque está mais em conta — o Loreal UV Perfect 30, pele mista e oleosa que promete efeito matte. Funcionou?? Na minha pele não! A pele brilha e preciso passar lenço para tirar. Na 2º aplicação o filtro esfarela nos cantos… na 3º aplicação, nem fale… eu não posso lavar o rosto cada vez que for reaplicar o filtro, senão dá efeito rebote na oleosidade! Mas ainda tenho fé que em um futuro não muito distante surgirá o filtro perfeito!

Agora estou usando o Ada Tina Matte. Gostei da textura dele, espalha bem (ao toque, o Minesol parece pouca coisa mais seco). Porém, logo que você termina de passar, a pele fica com um leve brilho que depois some.

Eu sempre avalio um bom filtro solar para peles oleosas da seguinte forma: se a minha pele leva, após a higienização, 1 hora para começar a produzir óleo, o filtro deve no mínimo respeitar isso: se a pele ficar oleosa antes disso, já não gosto. Até agora, 1 hora depois, minha pele não está brilhosa. E o aspecto da pele fica mais aveludada.  Eu estou gostando muito… o brilho que surge umas três horas depois é facilmente controlado com papel toalha. Mas em 4 dias de uso, já surgiram 3 espinhas. As espinhas que surgiram foram bem superficiais, nada que meu Clinagel não detone com uma aplicação.

Manchas de Acne

 Há manchas de acne? Experimente o Clareador Leucodin, à base de Mequinol, um derivado da hidroquinona. O Mequinol não apresenta efeitos colaterais. Uso no período de outono/inverno, sempre após o ácido, já que ele conjuga muito bem. Deixa a pele muito bonita.

O ponto negativo dele é a consistência de pomada. Mas não é difícil de espalhar e não agrava a oleosidade ou minhas espinhas. Outro ponto negativo: cheiro!! Forte demais, lembra remédio: nunca use para sair de casa. Aliás, indico mais para solteiros, porque passar aquilo na cara e for para cama com o marido/namorado não será muito agradável para ele… 🙂

Nota: a pele arde um bocado e fica avermelhada quando você aplica, mas isso passa 20 minutos depois, outro motivo para não sair de casa com ele. Acredite: uso há 3 anos e toda vez que eu passo, é a mesma coisa. Sem o ácido não sei se isso ocorre.

Espero ter ajudado.

1.038 comentários para “Cuidados com a Pele Oleosa”

  1. Avatar de Mônica Bassani

    otimas dicas!
    abraços e bom fianl d semana!!

  2. Avatar de Angela Nx

    Oi Fernando, tudo bem? adorei as suas dicas viu… vc explica tudo! minha pele tb é oleosa e os cuidados devem ser redobrados, mas tem que cuidar mesmo, parabéns!

  3. Avatar de Kássia Mhoyara

    Eu adorei este post! Tenho a pele oleosa… esclareceu minhas dúvidas! Amei o post! Parabéns!

  4. Avatar de Fabiana Nazario

    Oi Fernando,

    Eu tenho pele oleosa e usava um protetor da Stiefel, SunMax Gel fator 30. Mas, com o tempo, ele passou a deixar minha pele oleosa. Agora estou experimentando um da La Roche, Anthelios AE. Ele deixa a pele bem sequinha… vamos ver no que vai dar..
    Abraços.

  5. Avatar de Faby Nobre

    realmente….tenho pele oleoso…..mas agradeço por isso não tenho nenhuma ruga kkkkkk…………e tomando esses cuidados então……hummmm………..juventude eterna ………bjaum valeu pela dica………….!!!!!!!!!!

  6. Avatar de Roberta

    Adorei a dica do Clinagel, eu tenho problemas de espinhas e quero testar esse medicamento para ver se melhora.
    Quero usar tb o sabonete dermovitin

    1. Avatar de Nando Goober

      Oi Roberta!!

      OLha, minahs espinahs comof alei são mutantes… de uma hora p outra aparece no rosto.. eu tentava de tudo, de bastão secativo a acidos… mas o clinagel acabou com isso… eu passo logo assim q noto e no dia seguinte ja sumiu… e raramente fica aquele ponto vermelho. Eu uso até como preventivo, pois costumo ter mts no queixo… sou obrigado sempre a esterelizar minha lâmina de barbear diariamente… pela minha Dermto eu usaria um por dia… só que eu n nasci rico p ter esse luxo.. rs..

  7. Avatar de Crislaine

    oi Fernando, adorei sua resenha, mas ao contrário do que vc falou sobre a pele ser mais grossa, a minha é muito fina, eu uso pela noite e ao acordar o sabonete asepxia o da cor verde ele é muito bom deixa a pele seca por horas.Também estou experimentando o protetor solar da linha Mary Kay fator 30, esta sendo bom pra minha pele…beijocas

    1. Avatar de Nando Goober

      OLá.. o verde é o Extra-secante? Ele tem Antiacnil-3 e eu até hj n sei oq é… parece uma fórmula exclusiva deles… mas nunca experimentei.

      Bjss

  8. Avatar de Sandrinha

    Oi Nando adorei! vc é demais 🙂

    1. Avatar de Nando Goober

      Obrigado…. eu fui pego de surpresa aqui.. so fui ver o e-mail da Celisa agora… tem mts pst p responder!!

      Bjs

  9. Avatar de Adriane Reis

    fernando ameiiiiiiiii sua resenha. eu trabalho com dermatologista e ganho produtos de amostras, esse da mantecorp é maravilhosooooooo, ganho vários, e esse da galderma ja vou providenicar tb como os representantes, minha pele é mista, e uso mesmo esses produtos aprovados, bjocas

    1. Avatar de Nando Goober

      VC é uma SORTUDA!!!! Meu sonho e ter alguem que trabalhe nessa área p arrumar essas amostras!! Hj msm minah mãe foi na dermato e trouxe várias coisas!! Só que ela sempre me pergunta se deve usar… rs…. minha mãe tem 70 anos de diade, nessa fase a pele já tá mais que enrrugada, né? Mas a dermato deu um monte de amostras de um PREVENTIVO.. indicado para pessoas a partir de 25 anos!! rs Fora q e um anti-idade noturno, com FPS 10 e ela pediu p n usar o ácido no verão e usar esse produto.. eu juro q já pensei em fazer 4 anos de medicina e mais dois de especialização em dermato.. pq é cada coisa, viu??

      O Iomax tenta conseguir um pra vc experimentar… mas n use diariamente.. eu considero ele muito “pesado” em comparação aos outros esfoliantes no mercado.. aliás, ele parece ate corporal.. mas vale muitissimo… vc umedecendo bem o rosto e aplicando alhumas camadas dele e massageando de forma suave.. a pele fica mt boa… fora que ele e parece q tem aroma cítrico… depois me fale.

  10. Avatar de Rubia

    Que maravilha ver um homem cuidando da pele dessa maneira, achei o máximo! Parabéns Fernando.

    1. Avatar de Nando Goober

      Obrigado!! Mas eu acho de vaidade não tem genero… rs… nossa pele, ou melhor, nosso rosto é o nosso cartão de visita! E no Mundo imagético de hoje, n cuidar da aparência chega a ser um desleixo…
      Bjs

  11. Avatar de Helena

    Ótimas dicas! Esse é um tratamento completo mesmo, gostei.
    Minha pele é oleosa DEMAIS sofro muito com ela e tb raramente encontro algum produto que me satisfaça.
    Vou testar esse esfoliante, parece mesmo ser bom.

  12. Avatar de Verônica

    aaaaaahhhhhhhh
    manchas!!! manchas!!! manchas!!! d acne eu tenho um monteee.

    principalmente nas costas 😀
    vlw pelas dicas..

    1. Avatar de Nando Goober

      As minhas manchas somem com esfoliação, ácido diário e eu uso clareador no Outono/ Inverno p complementar… quem sofre com espinhas é sempre indicado tratar corretamente para não ter sequelas.

  13. Avatar de Kássia Mhoyara

    O Clareador Leucodin, à base de Mequinol. Fernando você disse que faz 3 anos que usa.. ele é um ótimo produto. Você indica ele então?

    1. Avatar de Nando Goober

      Sim, mequinol…. ele é da família do hidroquinona, só que sem os efeitos colaterais deste… tipo aquele descamação chata… tem gente que usa hidroquinona e n aguenta nem mormaço ou ar condicionado… pra vc ter uma idéia… ele é indicado ate p tratamentos de vitiligo..
      Olha, no meu caso, eu n tenho sardas ou melasmas.. ele e mt indicado p isso tbm… manchas só as sutis de uma espinha q foi tratada mas ficou aquele ponto vermelho..
      Eu uso todo ano, como falei e p meuc aso eu sinto que a pele fica mt bonita… mas o cheiro é mt desagradável.. rs

  14. Avatar de Cassia

    Gostei muito das dicas. Vou experimentar no meu filho, ele tem 19 anos e a pele extremamente oleosa e acneica. Continue enviando sugestões. Abraços

    1. Avatar de Nando Goober

      Essa idade é ótima para cuidar, pq é o período critico onde surgem mts espinhas e pode deixar as piores sequelas: marcas profundas, manchas e até flacidez precoce. Mas recomendo levar ele num Dermato para avaliar.. ok? Ácido por exemplo, requer uma disciplina que nem todo jovem quer ter ainda… eu comecei cedo pq trabalhava com teatro, então tinha que ter um cuidado em dobro… o diretor n permitia bronzeados.. ai fui tomando gosto e me cuidado mais.

      Bjs

  15. Avatar de Cristiane

    Oi Nando, tudo bem? Adorei as suas dicas, parece até que vc estava falando de mim… eu tbm sonho com o dia que os protetores finalmente cumpram as tais “promessas”, mas se vc está gostando da Ada Tina talvez eu experimente…
    Saiba que essa sua resenha facilitou muito a minha vida, pq eu estava fazendo um compilado dos seus posts – os quais são ótimos – acho que agora não preciso mais fazer…hehehehehe
    Ah! Como faço niver amanhã, lembrei tbm do seu, Parabéns (pra nós 2) e que vc sempre fique por aqui, ajudando a mulherada a ficar mais bonita…
    Bjs
    Cris

    1. Avatar de Nando Goober

      Oi,

      Hoje eu postei mais algumas coisas na resenha do Ada Tina… de todos os filtros que eu já usei, sem duvidas é o melhor para peles oleosas… alias, até msm mistas!!!! Eu acho que até se tivesse pele normal eu usaria… e eu vejo gente reclamando de oleosidade, mas a minha pele consegue ser pior! rs..
      Mas meu sonho ainda é filtro em pilulas… rs
      Parabéns… eu faço domingo!! Obrigado por suas palavras de incentivo!!
      Bjs

  16. Avatar de Sara

    Fernando!!
    A-DO-REI as dicas!!!!! ♥♥ Os sabonetes sempre usei em gel, mas percebi que não faz efeito nenhum, sempre fica oleosa a pele, vou experimentar esses em barra. O esfoliante já usei o Ionax Scrub, meu medico receitou uma vez pra eu usar, gostei mas ele realmente é muuuuuuito forte, protetor solar uso o Episol Oil Free fator 30, de inicio quando passo a pele fica brilhosa mas é absorvido rapido e minha pele fica otima o dia inteirinho, eu gosto dele.
    Tudo de bom Fernando!!
    Um beijo ♥

    1. Avatar de Nando Goober

      Oi Sara…
      Eu sempre gostei mais dos sabonetes de barra, só q necessita de um cuidado maior para n contaminar o produto… sempre lave e seque ele p colocar na saboneteira.. nada de deixar ele solto na pia… pq é um sabonete q dura mais que o sabonete comum, usado para lavar as mãos. Gosto de umedecer com as mãos, criar espuma e depois massagear a pele com essa espuma.. sem tocar o sabonete no rosto.

      Quando vc usou o Ionax como vc fez? Uso diário? É sempre vom vc umedecer o rosto e ir colcando pouca quantidade nele p massagear.. como ele e meio grosso e seco, eu vou esfoliando por etapas: começo colocando uma parte na testa e massageio… depois nas bochechas.. por ultimo queixo e nariz… sem esfregar.. e tire com bastante água.. eu gosto mt de começar limpando o rosto e dai, vou p box e deixo a água do chuveiro cair… pra limpar bem a pele.

      Vc é sortuda.. pq eu n me dou com nenhum filtro da Episol!! Já usei esse oil free e n deu certo… ainda n usei a nova linha a sec.. mas se vc experimentar o Ada Tina, vai querer trocar de filtro na hora.. ou ate msm o Minesol.

      Bjs

  17. Avatar de Martha

    Noooooosaaa….só que tem pele oleosa sabe as dificuldades que passamos. Ter aquela sensação de rosto pesado, nojento…e acaba até afetando os cabelos…sim…porque os cabelos mais próximos ao rosto também ficam oleosos.
    Há 1 ano atrás praticamente não usava protetor…só na praia…pois não conseguia nada que ficasse bom na minha pele….passava e alguns minutos já estava toda oleosa novamente.
    Tem uns 15 dias que comecei a usar ácido…bem fraquinho…mas já notei melhoras na pele.
    Também tenho a gaveta cheia de produtos milagrosos, mas que só funcionam para os fabricantes…pois não se adaptam a pele oleosa nenhuma.
    Estava usando o ROC Minesol oil control 30…mas achei que ainda faltava alguma coisa…foi aí que me indicaram o Fluid peles oleosas ou acneicas da ADCOS, ele tem FPS 40 e a pele fica sequinha em instantes. Para completar passo o filtro solar em pó FPS 30 da ADCOS também. Ele tem várias tonalidades e vem em formato de pó compacto. Uso ele ao longo do dia quando a pele começa a brilhar e ficar oleosa.
    Aproveito o ROC Minesol que já tinha comprado e uso na praia.

    Bjs e valeu pelo post…ajuda muiiiito sempre.

    1. Avatar de Nando Goober

      Nem me fale… com o calor aqui do Rio… a vontade q vc tem é de n passar nada no rosto…alias, ultimamente eu so consigo passar alguma cosia no espelho do meu quarto, por causa do ventilador.. e vc sai na rua e quando volta, a poeira e a poluição gruda na sua pele.
      Mas o mercado tá percebendo que esse é o maior problema da pele brasileira… e a maioria das grandes empresas de dermo-cosméticos tem feito avanço p contornar isso.
      Mas por outro lado, nossa pele é mais resistente.. as rugas custam a a parecer… o unico problema são as espinhas que se agredirem mt a pele pode dar até flacidez precoce.

      Faça do filtro solar seu anjo protetor diário e use ácido sempre… sua pele daqui há 10 anos vai agradecer… msm se vc abusou do sol por mt tempo!

      Bjs

  18. Avatar de Priscila

    Olá..

    Fernando, adorei sua resenha !!

    Tenho o mesmo problema de pele oleosa e leio muito à respeito.

    Me identifiquei com a forma que vc trata do assunto, pois sentimos literalmente na pele o que é ter uma pele com acne e poros abertos. E além disso, nem sempre o que leio é bom para mim.

    A causa disso é o excesso de testosterona que faz com que minha pele seja assim, que é o hormônio masculino.. por isso gostei de ouvir uma opinião masculina.

    Senti uma boa melhora no controle de oleosidade usando o BEL COL Nº 5, uso todas as manhãs após a limpeza da pele e depois aplico o ADA TINA que foi até agora o melhor para minha pele.
    Mesmo sendo ótimo para a olesidade, é um tratamento paliativo, pois as espinhas sempre dão o ar da graça ! rs

    Beijos.

    1. Avatar de Nando Goober

      Sim, espinhas n tem “cura”, mas vc pode contornar com cuidados básicos tanta p prevenir quanto p tratar. Em se tratando de pele oleosa, menos é essencial… nada de usar mt cosia p “secar”, “limpar” ou “camuflar” pq pode agravar ainda mais. Ate msm ua limpeza de pele com um profissional não qualificado e produtos errados podem gerar uma crise de acne!! Uma boa limpeza, um filtro indicado e cuidados com a alimentação e estilo de vida…
      A ajuda personalizada de um bom dermato tbm é essencial, pois como vc falou, há varias causas: mudanças de humor, stress, alimentação, remédios, suplementos alimentares, aquelas dietas loucas.. … tudo isso pode interferir na produção de óleo e no surgimento de espinhas indesejáveis.. ansiedade, por exemplo, é batata!! Sempre q estamos ansiosos p algum evento, parece a Lei do Murphy.. surge uma espinha p atrapalhar…rs
      N conheço esse BEL COL Nº 5, irei pesquisar depois…

      Bjs

  19. Avatar de Letícia

    Adooorei muito esse post! Nando, parabéns!! Tb tenho a pele super oleosa e sempre sofro pra achar o filtro solar ideal…já gastei horrores e realmente o único q deu certo pra mim até hoje foi o roc minesol oil control.
    Fiquei interessada nesse leucodin….vc usa só nas manchinhas de acne ou no rosto todo?
    Valeu pelas dicas…um gde abraço!!

    1. Avatar de Nando Goober

      Eu passo no rosto todo… mas sempre passo após o ácido… o mequinol conjuga mt bem com retinoicos.

      Eu tbm achava o minesol o unico q deu certo em termos, mas hj prefiro o Ada Tina.

      Bjs

  20. Avatar de Pri

    OLaressssss…..

    Fernando Parabéns .sua resenha está excelente Kerido, vou até comprar esse esfoliante que vc citou, fiquei interessada, onde vc compra ?

    bjos iluminados

    1. Avatar de Nando Goober

      Obrigado!!

      Qualquer farmácia vc acha, pois é de uma marca bem conhecida… mas no geral ele fcia nas prateleiras atrás do balcão.. peça diretamente ao vendedor.

      Bjs

  21. Avatar de Andrea Ponte Rocha

    Olá Fernando, parabens por suas colocações!
    Eu acompanho todos os posts e adoro tudo, aprendo bastante.
    Mas, nessa sua resenha, senti falta dos produtos da Mary Kay. Temos uma linha completa para peles mistas e oleosas, exclusiva para peles oleosas e ainda uma minha para peles oleosas com tendencia a acne.
    Temos qualidade reconhecida como o que há de melhor no mercado, que vc indicou muito bem, como o effaclair da la roche, mas temos uma vantagem: preços bastante competitivos!
    Isso porque trabalhamos com vendas diretas e ficamos livres de alguns custos de imporatção e exposição que alguns desses produtos acabam recebendo e sendo repassados p a consumidora.
    Qq coisa, sou consultora e estarei a disposição para mais alguma questão. ( mk.andrea@hotmail.com)
    Grata e parabens mais uma vez!!

    1. Avatar de Nando Goober

      OLá…

      Eu realmente nunca usei nada da Mary Kay… mas tenho lido ótimas indicações aqui no blog…
      Sim, mt desses produtos são caros, principalmente a linha solar para o rosto.. mas vc acaba pagando o preço pq n tem outra opção…
      Espero ler mais sobre os produtos da Mary Kay.

      Bjs e obrigado por suas palavras.

      1. Avatar de Andrea Ponte Rocha

        Nando, li os comentarios sobre filtro para o corpo. O protetor solar da mary kay tem FPS 30 e é o único no Brasil que garante 80 minutos molhado ou sob suor abundante. É livre de óleo, tem um cheirinho maravilhoso e tem o selo da Skin Cancer Foundation. Custa 53,00 e tem 118ml. Alem disso foi o unico, como é p rosto e corpo, foi o unico q nao deu bolinhas nos rostos dos meus filhos com 2 e 3 anos de idadae.
        beijo

  22. Avatar de Goretti

    Oi!Adorei essas dicas,principalmente sobre os filtros,pois eles são martirios em pele oleosas Continuem sempre com essas materias maravilosas.beijos.

    1. Avatar de Nando Goober

      Obrigado!

      Filtros sempre foram meu problema maior… mas sabe que para praia oq eu menos me preocupo é com filtros oleosos??

      Prefiro sempre no rosto um fator mais forte e com resistência ao suor e a àgua… no geral uso as amostras que eu ganho, cremes ou loções.. mas que eu tenha certeza q estará fazendo uma boa cobertura e protegendo. Tem um da Vichy que eu uso na praia q deixa a cara até branca… mas ali estou p me divertir, suando, molhado.. a pele brilhando já faz parte disso msm… rs.. deixo de lado os filtros de uso diário e mais leves, pq são feitos para o dia-a-dia e não duram um mergulho. Mas a minha estratégica é a seguinte: chego no final da tarde, quando o povo já tá se debandando p casa… e n preciso reaplicar filtro depois de entrar no mar pq o sol já está se pondo…

      Bjs

  23. Avatar de Mariana Maia

    Fernando vc é ótimo, meus parabéns, nunca vi uma pessoa falar tão detalhadamente e com tanto conhecimento nessas resenhas. beijos

    1. Avatar de Nando Goober

      Obrigado… !!
      E eu ainda tento ser mais conciso p n escrever uma biblia. rs
      Bjss

  24. Avatar de Mirelle

    oie…tem um hidratante tonalizante que o mesmo efeito da base e fps 20 da marca mary kay que é ótimo para pele oleosa
    gostei das dicas muito boa…
    b-jim

  25. Avatar de Mônica Marcinichen

    Oi Celisa!
    Adoro o seu site e acompanho sempre!
    Sou farmacêutica minha monografia para o MBA em cosmetologia foi “desenvolvimento de um cosmético orgânico para o tratamento da acne juvenil’, que foi um grande problema para mim na adolescência.
    Vi as dicas do Fernando, que foram muito boas, e queria adicionar alguns comentários.
    Realmente os sabonetes com acido salicilico e enxofre sào ideais para pele oleosa. O ácido salicílico ele penetra nos poros e faz digamos uma super limpeza e o enxofre é detoxificante e faz as toxinas aflorarem para serem eleiminadas, além de ter uma ação secativa.
    As loções tonicas são importantes em todo tipo de pele, mas principalmente na pele oleosa ela tem o papel de fechar os poros que são mais abertos. Você pode limpar a pele a noite e finalizar com seu creme de tratamento, mas se antes do creme, você ainda utilizar a loção tonica verá que no outro dia a sua pele vai estar mais lisa e os poros bem fechados. Cuidado com o uso de loções com alcool, hoje elas estão abolidas das novas formulações, isto porque elas tem o que chamamos de efeito rebote: num primeiro momento dào a sensação de deixar a pele sem oleosidade nenhuma, mas na realidade a pele produz essa oleosidade para se proteger de agressões e se você tira mais que o excesso ela tem esse chamado efeito rebote que é produzir mais óleo.
    Um produto que funciona muito bem na pele oleosa ao contário do alcool é a argila, principalmente a verde, você aplica ela reduz a oleosidade, você retira o produto e se você medir a oleosidade duas horas depois ela continua diminuindo a oloesidade da pele sem esse efeito rebote. Tem vários produtos no mercado, mas o ideal são as máscaras que você aplica por 20 minutos e retira. Você pode fazer em casa, é só misturar a argila com água filtrada e aplicar, desse modo, só na hora de tirar da um pouco mais de trabalho que uma máscara de argila em gel por exemplo.
    Quanto ao filtro solar podemos encontrar em farmácias de manipulação filtros em base siliconada que tem um toque maravilhoso e super seco, eu tenho pele oleosa e só consigo usar desse tipo.
    Espero ter contribuido.

    bjs

    1. Avatar de Nando Goober

      Nossa… que bom quando aparecer uma profissional para esclarecer tudo!!

      Eu sempre gostei de loções tônicas, embora NUNCA tive indicação delas por Dermatos.. mas como falei, so o sabonete n dá conta, ate pq eu n saiu esfregando e levando a pele em excesso.
      O lance do alcool é verdade.. por isso q eu optei por n usar a loção da Clinique duas vezes ao dia.. somente pela noite.. pela manhã n vejo necessidade além do sabonete… o alcool que usam deve ser diferente, pq essa linha de loções tem ate p pele seca.

      Bjs

      1. Avatar de Katana

        Oi, Nando,

        Agora fiquei meio reticente… como você sabe eu uso a loção 3 da Clinique de manhã e à noite. Minha pele ficou ótima com esses 3 passos (por isso uso a loção, senão seriam 2 passos rsrsrs) mas estou com receio do efeito rebote, como a Monica mencionou.
        Reparei que pela manhã o algodão nem muda de cor.
        Sugestões???
        Obrigada
        Beijos, Nando e Monica

        1. Avatar de Nando Goober

          OI,

          A sua loção é um pouco mais leve que a minha… mas eu uso somente à noite pq pela manhã n vejo necessidade de passar loção p limpar o rosto.. no máximo o sabonete ja elimina o ácido. Mas ela não é uma loção tônica, faz parte de um tratamento para manter a pele bonita. Eu n sei a concentração do álcool usada, mas a loção 1 pode ser usado ate em pele seca e a Clinique não ia dar esse vacilo de piorar a pele seca ou a pele oleosa.. e vc usa há mt tempo e n teve esse efeito? Se tiver algum receio, use somente à noite… sem exagerar mt na dose… cuidado para n encharcar o algodão.. passe levemente na pele p ela receber a loção, evitando passar mais de uma vez sobre o mesmo local ( o álcool faz ela ser absorvida mt rapida…) e como se desse leve batidinhas… e sem esfregar. Com uma loção de limpeza comum eu até puxo do centro p cantos p limpar, com essa não faço isso.

          Outra coisa: vc usa o sabonete dessa linha? Já usou o sabonete em barra p peles mistas e olorosas? Pq o passo-a-passo dess alinha é seguir os produtos… eu n uso a linha completa. Por isso tbm n uso a loção duas vezes por dia pq meu sabonete é outro e leva ingredientes como enxofre e salicilicoe usando essa loção forte poderia até ressecar a pele.

          Njs

          1. Avatar de Katana

            Oiiiiiiiiiiii

            Obrigada, Nando 🙂 eu uso sim o sabonete líquido da Clinique mas meninooooooooooo você salvou a minha pele literalmente rsrsrsrsrrs
            Eu uso aquele algodão em discos, encharco o algodão e esfrego na pele para fazer a esfoliação, Jeez, estou me esfolando, isso sim rsrsrs
            Vou dar as batidinhas mas sempre achei que o algodão deveria sair com a sujeira então, dá-lhe esfrega.
            Obrigada, minha pele já está agradecendo, nada como ter um expertise no blog, néum

            Beijos, lindo

    2. Avatar de Nando Goober

      Oi… postei algumas perguntas sobre o uso da argila e vc poderia tbm participar?

      Bjs

  26. Avatar de Ubiratan

    também sou homem (óbvio) :). e gostei muito do texto, tenho a pele um pouco oleosa, até porque a pele do homem é mais oleosa que a da mulher, e já testei alguns produtos de diversas marcas. atualmente estou usando (apenas para limpeza e deixar a pele com oleosidade equilibrada) a linha CLEARSKIN PROFESSIONAL da AVON, que traz produtos para cuidado diário, é bom e funciona no período em que se usa, e tem preços acessíveis, a linha completa com esfoliante diário, discos de limpeza profunda, e creme hidratante, custam R$60,00. Uso também o protetor solar facial AVON SUN FPS 50, é um produto não muito oleoso, pois até é um pouco difícil de espalhar pela pele, mas é bom e custa em torno de R$30,00.

    Gostei da matéria.

    1. Avatar de Nando Goober

      Olá…

      Acho q vc é o primeiro rapaz q eu vejo aqui postando..rs
      Sua pele deve ser msm um pouco oleosa.. pq os filtros da avon eu n consigo passar nem no corpo.. se vc consegue suar no rosto vc é abençoado.. sem ironias.

      Abs

      1. Avatar de Ubiratan

        desculpa soh responder agora, mas os protetores solares da Avon melhoraram bastante, existe um pro corpo que é muito bom, o SUN em spray que não é oleoso. (mas a avon havia lançado a mais ou menos um ano uma linha OIL FREE, só não sei porque acabaram retirando ela após um tempo). o bloqueador facial AVON SUN FPS 50, que eu uso era oleoso e difícil de espalhar, mas a empresa mudou a fórmula e ele ficou um pouco menos oleoso e está bem mais fácil de espalhar, a unica coisa que ainda incomoda um pouco é que ele deixa a pele branca por algum tempo (depois desaparece).

        vlw

  27. Avatar de Ubiratan

    só a foto ali não ajudo muito :0)

  28. Avatar de Alessandra

    Adorei as dicas. Minha pele é muito oleosa e sempre controlei ela com uso do Renew, que alias tem um excelente esfoliante e espumas de limpeza ótimas, uma para cada linha.

  29. Avatar de Ana Paula Pereira

    Oi Fernando!
    Parabéns pela sua resenha, muito bem escrita!
    Também tenho a pele super oleosa e tive muita dificuldade em encontrar um protetor solar legal. Há dois anos estou usando o da linha Vitactive do Boticário, FPS 45 e para mim funcionou muito bem!
    A pela não fica oleosa, absorve bem rápido e além disso, unifirmiza a pele, deixando-a com a aparência melhor!

    Bjs.

    1. Avatar de Nando Goober

      Eu conheço essa linha de tratamento, mas vc usa oq tem tonalizante?

      Bj

  30. Avatar de Andrea Angotti

    Boa tarde Nando.

    Adorei a sua resenha. Olha, valeu por todas as dicas. Principalmente pelos tônicos adstringentes e sabonetes, porque sempre fico indecisa na hora de comprar. Quanto ao protetor: experimente o Ultra Sheer da Neutrogena. Estou usando há mais de um mês e adoreiiii. Ele é dry touch, bem sequinho e a pele fica com uma textura aveludada. Uso o de fator 30 e minha pele fica mais de 2 horas sequinha. O valor tb é acessível (35 reais). Olha, algumas fármácias cobram um absurdo. Para vc ter noção na Droga líder estava 52 reais e na Droga Raia 35 reais, olha só a diferença!
    Tenha um ótimo final de semana.
    Bjos!

    1. Avatar de Nando Goober

      Obrigado!!!

      Eu ja li mts resenhas d alinha da Neutrogena… mas tem gente q ama e tem gente q n curte msm… por isso ainda n testei. Ja a linha Matte da Ada Tina foram raras as excessões n aprovaram!! So que como vc falou… a diferença e gritante de preço.. quase o dobro… eu quero conseguir mostras desses filtros p testar… nas lojas ate tem p teste, mas n tem como vc aprovar algo passando na mão ou um pouco no rosto.. eu enontro a linha da Neutrogena nua rede de farmácias aqui mt em conta..
      Obrigado!!

      Bjs

  31. Avatar de Thine

    Adoreiii, obrigada pelas otimas dicas!
    bjooss

  32. Avatar de Patricia Leite

    Olá pessoas, tb tenho pele mista,e a zona “T” é uma loucura pra controlar..
    Eu acho hiper bacana e super quase profissional a maneira como todos acrescentam com suas experiencias srrs.
    Eu sou leitora assidua deste espaço, mas nen sempre da pra comentar, porem eu queria fazer uma proposta / convite:caso haja alguem enteressado em enviar resenhas de produtos, que gostaram ou não,enfim..do que quizer, envio p/ meu e-mail e eu postarei com o maior prazer em meu blog, com os devidos direitos autorais claro(o nome de quem enviou a resenha será postado, fiquem tranquilos).
    meu e-mail:psleite@gmail.com
    Se quiserem conhecer meu blog o endereço está aí abaixo:
    meu blog: http//encontrinhodemulher.blogspot.com
    um bjão Patricia leite

  33. Avatar de Patricia

    Parabéns pela resenha!

    Fernando, vc (ou alguém) saberia me dizer, se posso usar esse esfoliante com

    claquinona (o ponto de interrogação não quer sair).

    Obrigada.

    1. Avatar de Nando Goober

      Cloquinona e um produto a base de hidroquinona.. um clareador potente. A hidroquinona ja faz esfoliação na pele.. mas vc quando esfolia de forma mecanica, com um abrasivo, ajuda a limpar a pele que esta sendo trocada com essa esfoliação. Tem gente q n aguenta, pq a ple pode ficar sensivel, arder, vermelhidão… eu já gosto, tanto p clareadores quando ácidos… mas use com cautela e de forma suave.. se vc notar que irirtou demais, de uma pausa.

      Eu passei a usa ionax justamente quando comecei tratamento de tretinoina com hidroquinona… justamente p ajudar no processo de renovação da pele.

      Bjs

  34. Avatar de Ju

    Oie
    Adorei as dicas
    Mas vc fala que usa ácido, numa porcentagem indicada pelo dermato, que melhorou sua pele…

    Q ácido é? E q porcentagem é?

    1. Avatar de Nando Goober

      Ju,
      O ácido é o retinoico, tbm chamado de tretinoina. A porcentagem depende… pq quem nunca usou, começa com 0,025%… depois vai subindo p 0,05%, 0,75% ate 0,1% que é o limite para uso tópico. E vc fica uns 3 meses ou mais usando cada concentração para a sua pele se acostumar… ou conforme a época do ano tbm. E tbm pode varias conforme outros ingredientes inseridos, como acido glicolico, hidroquinona.. dai pode interferir na concentração já que será conjugado com outros… o glicolico é mais leve, dai vc pode usar concentrações maiores.. a hidroquinona irrita mt, dai, vc diminui o ácido.. entende??

      Bjs

  35. Avatar de Michele

    Puxa vida!!!!!
    Essas dicas foram ótimas.

  36. Avatar de Ana Paula

    Oi Celisa,

    Que bom ver todas essas informações legais que o Nando nos passou.
    Gostei muito!

    Quero comprar clinagel.

    Beijos

  37. Avatar de Gyl

    Repetindo o comentario acima….tb fiquei curiosa!

    Oie
    Adorei as dicas
    Mas vc fala que usa ácido, numa porcentagem indicada pelo dermato, que melhorou sua pele…

    Q ácido é? E q porcentagem é?

  38. Avatar de Luciana

    Oi Fernando! Atualmente minha pele está seca pois, estou morando num lugar extremamente frio e seco. Mas, tenho poros abertos no nariz que os odeio. Vc indicaria algum produto para amenizar ou terminar de fechar com poros abertos?
    Adorei sua resenha.
    Abraços!
    Luciana

    1. Avatar de Nando Goober

      Oi,

      Fechar completamente é impossível, pq ja é da pele.. os meus do nariz sao abertos tbm, mas antes eram feios, ficava com sujeira mt fácil, mas usando ácidos, esfoliantes e limpeza correta, melhorou e muito. Não é tão mais visivel assim. Peelings podem ajudar tbm.

      Bjs

    2. Avatar de Katana

      Oi, Luciana,

      Nando, com licença, vou dar uma dica do que eu usava na Inglaterra e dava certo:
      Pore Minimizer refinum serum para tratamento diário e Pore Minimizer instant perfector como corretivo – ambos da Clinique.
      Eu uso também à noite o Biopur Pore Reducer da Biotherm – muiiiiiiito bom, deixa a pele lisinha e você ainda pode aplicar um antirugas depois se for o seu caso.

      Beijos, querida 🙂

      1. Avatar de Nando Goober

        Olha… eu tenho um caderninho onde anoto produtos q eu preciso um dia usar.. rs e esse Pore Minimizer instant perfector está nele.. rs
        Eu já li resenhas ótimas, ele funciona como um covermaker na pele… escondendo os poros mt dilatados..
        O limpeza+ácido+esfoliação ajudam e mt… meus poros se retrairam e muito.. mas fechá-los completamente n tem como pq é da natureza de mts peles.. principalmente as oleosas… os cosméticos ajudam a minimizar e reduzir esse probleminha p quem tem aqueles poros mt dilatados que todo dia vc precisa limpar bem p extrair os pontos de sujeira. Teve até aquela moda de usar adesivos p isso… antes vc tinha q ir numa esteticistas p fazer… rs

        Eu usaria esse produto da Clinique apenas no nariz e ao redor dele, onde eu vejo os poros mais dilatados… so que hj só se vc olhar bem p ele…… nem em foto da p reparar graças aos cuidados q citei..

        Bjs e obrigado pelas dicas.

        1. Avatar de Katana

          Oi, Nando,

          Eu uso o Pore Minimizer Instant Perfector quando quero um make perfeito, flawless e este produtinho é ótimo. Antes de postar eu postar para a Luciana eu corri pro closet, passei o produto, olhei pro espelho e o efeito é imediato!!!!!!!!Voltei e postei. É muito bom mesmo, para quem tem poros muito dilatados, vale carregar na bolsa. Fecha os poros e matifica a pele na hora 🙂

          1. Avatar de Nando Goober

            Simmm, já li uma resenha em outro blog com direito a fotos.. mt bom msm.. pena que vem pouco pq n chega a ser um primer p suar no rosto todo, so onde rola os poros dilatados.. por isso eu usaria so no nariz.

            Na adolescência usei mt maquiagem, potes de tintas e pastas coloridas p maquiar.. e como eu n tinha cuidados como hj, meus poros ficavam entupidos, pontos pretos, cravos.. meu nariz era vermelho com buraquinhos pretos feito um morango…. rs.. mas o ácido com o ionax limparam tudo.. minimizaram e hoje nem tenho problema de entupir..

          2. Avatar de Katana

            Oi, Nando,

            He,he,he,he,he, que nem morango é ótimo – eu não tenho poros mega dilatados mas se você quiser um make perfeito, tem que usar este Pore Minimizer no nariz – no resto do rosto uso um Primer da Laura Mercier que é muito bom.

            Pontos pretos não tenho nem unzinho, ainda bem.
            Eu não uso ácidos,só creminhos básicos mesmo

            Beijos, lindo… e boa noite, fique com Deus

  39. Avatar de Erica Marrone

    Aaaaaaaah, se 1% dos homens fossem cuidadosos assim!
    Este blog tem sido utilíssimo!! As dicas são maravilhosas!!

  40. Avatar de Tais

    boa tarde!!olha a maioria dos produtos q vc citou são bons mesmos ,, so q as vezes nossa pele principalmente a oleosa não se adapta ,, mas nada impossivel ,, eles melhoram e muito!!fui na dermatolgista ela m receitou espironolactona para tomar disse q vai ajudar estou com muiita acne do tipo infllamatóriia,, causas hormonais excesso d hormonios masculinos affffffff também estou usando sabonete 2 vezes ao dia,, e um gel a noite,,,, valewwwww

    1. Avatar de Nando Goober

      Oi Tais,

      Vc está certa. Oq é bom pra mim, pode n ter efeito p vc. Eu n saiu usando qualquer cosia por indicação, anoto tudo e depois pesquiso e converso com minha Dermato para saber se ela aprova. Por isso q eu gosto de detalhar tudo que ocorre comigo e como eu uso.

      Bjs

  41. Avatar de Elaine

    Que maravilha ver um homem cuidando da pele dessa maneira, achei o máximo! Parabéns Fernando. [2]

  42. Avatar de Ligia Neves

    Olá, adorei as dicas!! Minha pele também é oleosa e agora que parei de tomar anticoncepcional piorou e estou até com acne…afff… eu uso o protetor solar Eucerin… ele não deixa a pele engordurada… eu gosto bastante.

    1. Avatar de Nando Goober

      Essa linha Eucerin tem produtos para tratar da pele Oleosa… já usou? Já pesquisei os fitros dessa linha, tanto o gel 25 quanto o 60… qual vc está usando?
      Bjs

  43. Avatar de Rosaria Jansson

    Olá Fernando,

    Nunca tive problemas com acne, mas tenho a pele super oleosa e sou uma verdadeira “fánatica” por beleza, principalmente os cuidados para com o rosto. Minha dermo disse para eu não usar esfoliante facial. E não uso:: Mas muitas vezes, sinto que minha pele necessita de uma pequena esfoliação. Vejo muitos esfoliabtes faciais, mas sinto “receio” em usá-los. Mas AMEI A DICA Q VC DEU SOBRE O ESFOLIANTE FACIAL QUE VC DEU ( IONAX SCRUB), pois gosto dos dermocosméticos da GALDERMA. Sabe o q fiz? Não resisti eseprar, telefonei para a farmácia e eles trarão o mesmo aqui na minha casa AGORAAAAAAAAAA!
    Obrigada..esfoliante para o rosto era um problema para mim, e apesar de ainda não ter experimentado, sinto q é o esfoliante da minha vida! rs
    Um abraço
    Rosaria Jansson

    1. Avatar de Nando Goober

      Olha… p n contrariar a sua Dermato.. faço uso dele somente uma ou duas vezes na semana… de preferência na higiene noturna. Ele ja é sabonete, por isso n deve lavar o rosto com sabão e depois esfoliar a pele, ok? Mts dermatos n indicam esfoliantes com receio que o uso em excesso possa piorar a oleosidade. Mas o Ionax é tratamento, diferente de mt esfoliantes que são produtos de beleza.. tanto que é um produto indicado por dermatologistas.

      Bjss

  44. Avatar de Anapri

    CLINDAMICINA=ANTIBIÓTICO
    ANTIBIÓTICO+USO INDISCRIMINADO= SUPERBACTÉRIAS

    Não recomendo de forma alguma o uso desse creme. Inclusive com a nova resolução da venda de ATB, só poderá ser prescrito por médicos, em receituário especial, e validade de 10 dias. Veio tarde essa decisão. Recomendo também consultarem um dermatologista. A gente passa 06 anos na graduação e mais três fazendo residência um milhao de vezes mais concorrida que vestubular pra aprender essas coisas.

    1. Avatar de Nando Goober

      Oi Ana,

      Quem me indicou foi minha Dermato, n usei por conta própria. E isso após reclamações que nada surtia efeito contra as minhas espinhas.
      O Clinagel é para uso típico e usado somente nas áreas afetadas e como medicamento. Como eu vejo resultado em 24 horas, no máximo 48 horas, não há necessidade de suar por mais de 10 dias. Mas na 1º indicação, a Dermato pediu para usar por 30 dias.
      Há outro medicamentos para espinhas, como o Bactroban (mupirocina) comentado por outra pessoa, tbm é antibiótico.

      Eu só usa para tratar das espinhas, na area afetada ou na área da barba quando há casos de foliculite.

      Obrigado por sua explicação.

  45. Avatar de Aline Duarte

    Oi todo mundo!
    Tenho pele oleosa e com acne que venho tentando varias coisas ate achar o q realmente funciona sem prejudicar minha pele.
    Protetor solar sempre foi um problema por intensificar ainda mais a oleosidade, mas agora estou usando um que esta funcionando perfeitamente. É o Clean & Clear Finishes Pore Moisturizer SPF 15 Sunscreen.
    Espero ter ajudado as vaidosas como eu! 
    Love you all!

  46. Avatar de Adriana Prado

    Celisa!

    Boa idéia transformar todas estas informações em uma resenha. Facilitou a informação detalhada dada pelo Nando.

    Tenho receio de usar esfoliante no rosto devido ao uso de ácido. Às vezes uso o Microdermoabrasão da Mary Kay. Mas, com a experiência do Nando, estou tentada a experimentar este (Ionax Scrub).
    E, depois de tantos elogios, dicas e experiências do Nando, meu próximo protetor solar é o Ada Tina Matte.

    Beijo,

  47. Avatar de Claudia Lemos

    Olá, como a Monica falou a máscara de argila verde é ótima para oleosidade além de deixar a pele lisa como quando usamos um esfoliante, depois que comecei a usar (2X semana) as acnes sumiram. Adorei.

  48. Avatar de Carolina

    A minha pele não chega a ser uma máquina produtora de óleo, mas depois da adulta passei a ter espinhas e-nor-mes! Não sou disciplinada para fazer limpeza de pele, mas depois que passei a usar o sabonete Sastid (Stiefel), Loção Beatriz e água termal 2 vezes ao dia consegui me livras das espinhas. As vezes aparece uma, mas não são tão grandes e nem demoram tanto para “desaparecer”!

    Quando uma espinha aparece, após a higiene da pele uso Bactroban. Ela seca rapidinho!

    1. Avatar de Nando Goober

      Oi,

      Esse sabonete é bom, ele tem o msm principio do Salder S e o Dermotivin: ácido salicilico e enxofre. A Lição Beatriz, da Dermatus, eu já usei. É meio parecida com a lição da Clinique. Eu achei mt forte e só usava de noite. O Bactobran combate os germes que causam as espinhas. Vc usa apenas quando há espinhas ou preventivo tbm?

      Bjs

  49. Avatar de Ana Lúcia M. Gonçalves

    Amei!!! Tenho a pele negra e super oleosa.Minha dermatologista receitou-me um ácido manipulado que deu um ótimo resultado. Vale lembrar que devemos sempre q usar protetor solar,independente da pele está em tratamento ou não.bjos.

    1. Avatar de Nando Goober

      Que bom!!
      Fique sabendo que o efeito do ácido é progressivo e continuo… se vc continuar usando, sua pele fica cada vez melhor..
      Bjs

  50. Avatar de Raquel

    oii amei o post pois estou com megas espinhas vo da uma preocurada em alguns produtinhos amanha você poderia postar sobre manchas que dão na gravidez pois estou com uma no nariz e minha pele depois da gestação ta ruim cheia de espinha e manchas antes ela era mara agora é caca rsrsrs bjinho adoro seu blog bom fim de semana

    1. Avatar de Nando Goober

      Oi Rachel..

      Vc procurou um Dermato para ele analisar sua pele? Faça isso, há combinações ótimas de despigmentantes com ácidos que irão melhorar muito a sua pele. Mas só ele pode avaliar, até msm pq n sei se ainda está no período de amamentação.

      Bjs

1 2 3 9

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva