Deficiência de Vitamina D: Um Problema Generalizado

Deficiência de Vitamina D: Um Problema Generalizado

A deficiência de vitamina D é muito comum no Brasil e no mundo, mas parece que a grande maioria das pessoas (e até médicos) não estão muito preocupadas com isso. Hoje, estima-se que mais de 95% da população podem ser deficientes em vitamina D.

Apesar do nome, a vitamina D não é uma simples vitamina. Na verdade, é um hormônio esteróide, obtido principalmente através de exposição ao sol, e não via dieta. Há pouquíssimos alimentos que realmente têm algum nível de vitamina D naturalmente, e mesmo alimentos ditos “fortificados” não contêm vitamina D suficiente para chegar perto das necessidades diárias.

Publicidade

Com o nosso estilo de vida moderno, é muito difícil pegar sol suficiente para se obter a dose excelente de vitamina D. Passamos muito mais tempo em ambientes internos, como casa e escritório, e ainda por cima, nos últimos há uma forte campanha “heliofóbica” (anti-sol), promovida pelo incentivo exagerado do uso de filtros solares.

O que bons níveis de vitamina D poderiam fazer por sua saúde?

A vitamina D combate infecções, incluindo constipações e gripe, uma vez que regula a expressão de genes que influenciam o sistema imune a atacar e destruir bactérias e vírus. A quantidade de estudos sobre vitamina D tem aumentado muito, e cada dia descobre-se mais benefícios de otimizar seus níveis de vitamina D:

  • Proteção contra doença cardiovascular. A vitamina D é muito importante para reduzir a hipertensão, doença cardíaca aterosclerótica, ataque cardíaco e derrame. Um estudo mostrou que a deficiência de vitamina D aumenta o risco de ataque cardíaco em 50%. O que é ainda pior: se você tem sofrer ataque cardíaco e for muito deficiente em vitamina D, o risco de morte chega próximo de 100%!
  • Proteção contra doenças auto-imunes. A vitamina D é um potente modulador imunológico, tornando-se muito importante para a prevenção de doenças auto-imunes, como a esclerose múltipla e a doença inflamatória do intestino.
  • Proteção contra infecções, incluindo a gripe. A vitamina D também ajuda a combater infecções de todos os tipos. Um estudo feito no Japão, por exemplo, mostrou que crianças em idade escolar, com 1200UI de vitamina D por dia durante o inverno reduziram seu risco de contrair infecção por influenza A em cerca de 40%. Hoje muitos acreditam que a suplementação com vitamina D é muito mais prudente, seguro e barato que vacinar-se contra gripe.
  • Reparo do DNA e processos metabólicos. Um dos estudos mostrou que os voluntários saudáveis que tomaram 2000UI de vitamina D por dia durante alguns meses regularizaram 291 genes responsáveis por até 80 processos metabólicos diferentes. Os efeitos variaram desde melhorar o reparo de DNA, até sobre a auto-oxidação — oxidação que ocorre na presença de oxigênio e radiação UV, com implicações para o envelhecimento e câncer, por exemplo.
Deficiência de Vitamina D: Um Problema Generalizado

7 “Fatores de Risco” para Deficiência em Vitamina D

A única maneira de saber com certeza se você é deficiente em vitamina D é através de exames de sangue. No entanto, existem algumas características e sintomas que aumentam muito a propensão à deficiência.

1. Pele mais Escura

Peles negras estão em maior risco de deficiência de vitamina D. Se você tem pele escura, pode ser necessário até 10 vezes mais exposição ao sol para produzir a mesma quantidade de vitamina D que uma pessoa com pele branca. O pigmento da pele age como um protetor solar natural, por isso, quanto mais pigmento você tem, mais tempo você terá para gastar no sol para produzir quantidades adequadas de vitamina D.

2. Tristeza ou Depressão

Os níveis de serotonina (hormônio associada com a elevação do humor) aumentam com a exposição à luz. Cientistas avaliaram os efeitos da vitamina D na saúde mental de 80 pacientes idosos e descobriram que aqueles com os mais baixos níveis de vitamina D eram 11 vezes mais propensos a ser deprimidos do que aqueles que receberam doses saudáveis.

3. Mais de 50 Anos de Idade

À medida que envelhecemos, a pele não produz tanta vitamina D em resposta à exposição ao sol. Ao mesmo tempo, os rins (órgão também importante no processo de conversão da vitamina D) se tornam menos eficientes. A partir dos 70 anos, a produção de vitamina D já é 30% menor que um adulto jovem. Além disso, adultos mais velhos tendem a passar mais tempo dentro de casa (ou seja, recebendo ainda menos exposição ao sol).

4. Obesidade (ou Maior Massa Muscular)

A vitamina D é um hormônio solúvel em gordura, o que significa que quanto mais gordura você tem no corpo, mas a vitamina D é “consumida”. Se você estiver com sobrepeso, você vai precisar de mais vitamina D que uma pessoa mais magra, tornando a deficiência mais provável. O mesmo vale para pessoas com peso corporal elevados devido à massa muscular.

5. Dor nos Ossos

Se você está sentindo dores, especialmente em combinação com muito cansaço, isso pode ser sintoma de falta de vitamina D. Infelizmente, muitas vezes isso acaba sendo diagnosticada de forma errada, como tendo fibromialgia ou síndrome de fadiga crônica.

A deficiência de vitamina D provoca o efeito de acumular excesso de cálcio na matriz de colágeno em seus ossos, resultando em dor óssea.

6. Suor em Excesso

Um sinal clássico da deficiência de vitamina D é suor excessivo na cabeça. Esse é o motivo por que alguns médicos perguntam para novas mães sobre a sudorese na cabeça de seus recém-nascidos. A transpiração excessiva em recém-nascidos devido é descrito como um sintoma comum da deficiência precoce de vitamina D.

7. Problemas Intestinais

Lembre-se que a vitamina D é solúvel em gordura, o que significa que se você tiver uma condição gastrointestinal que afeta sua capacidade de absorver a gordura, você pode ter uma menor absorção de vitamina D também. Isto inclui condições do intestino como a doença de Crohn, doença celíaca (ou sensibilidade ao glúten não-celíaca), e doença inflamatória do intestino.

Qual a quantidade ideal para uma saúde perfeita?

Quando se trata de vitamina D, você não quer estar na "média" ou no "normal"; você deve realmente buscar a faixa do "ótimo". A razão para isso é que, a medida que os anos passam e as pesquisas avançam, a faixa recomendada progressivamente aumenta. Muitas vezes, o padrão utilizado em exames como “normal” fica defasado com as informações mais atuais.

No momento, com base na avaliação de populações saudáveis ​​que recebem muita exposição solar natural, o intervalo ideal para a saúde geral parece estar em algum lugar entre 50 e 70 ng/ml.

Deficiência<50 ng/ml
Bom50–70 ng/ml
Ótimo (tratamento de câncer e doenças cardíacas)70–100 ng/ml
Excesso>100 ng/ml

Quanto à forma de otimizar seus níveis de vitamina D, a exposição solar adequada ainda é a melhor maneira. Se as suas circunstâncias não permitem que você acesse o sol com abundância, você deve tomar um suplemento de vitamina D. Como orientação geral, a pesquisa da GrassrootsHealth sugere que os adultos devem consumir idealmente cerca de 8000 UI por dia para atingir um nível sérico de pelo menos 40 ng/ml.

Infelizmente, os suplementos de vitamina D encontrados com mais facilidade aqui no Brasil são de apenas 400UI, uma dose extremamente baixa comparada com as novas descobertas científicas. A opção melhor, então, fica com pegar sol diariamente (sem proteção solar por pelo menos 15 minutos de sol forte para pele clara, ou 30 para pele mais escura) ou então obter suplementos mais potentes em farmácias de manipulação ou em lojas no exterior.

66 comentários para “Deficiência de Vitamina D: Um Problema Generalizado”

  1. Avatar de Andreia

    Bom dia à todos.
    O ano passado eu pedi um exame de sangue referente a vitamina D para meu cardiologista e no exame deu deficiência de vitamina D. Meu cardiologista falou para tomar sol e também me indicou uma vitamina que se chama Dose D para que eu tomasse. Após tomar a vitamina e depois de seis meses, com o novo exame de sangue, apontou que eu não estava mais deficiente da vitamina D. Atualmente continuo tomando a vitamina D (dose D) e me sinto muito bem.
    Sugestão: seria interessante as leitoras, conversar com o médico sobre o que pode melhorar em relação a deficiência em Vitamina D.
    Parabéns e ótima matéria.

  2. Avatar de Bernardina Molina

    Adorei a matéria,parabéns.

  3. Avatar de Raquel Donay

    Fui no meu médico e estou com a vitamina D abaixo de 3 e ele disse que isso não existe.
    Ele não acredita nestes exames pois como pode um pais tropical como o nosso ter tanta deficiência de vitamina D.
    bjs

    1. Avatar de Maria Augusta Godoy

      Também acho muito estranho e converso com várias pessoas, todas com a mesma deficiência, mesmo morando na praia e tomando sol diariamente. Não sei, mas pode ter relação com a indústria farmaceutica ou outro fator que está incentivando esse exame e deficiência.

      1. Avatar de Rosana

        Se nos aprofundarmos em estudos saberemos que a deficiência de vitamima D não teremos porque tomamos sol! Se o sol não for tomado adequadamente não servirá, segundo pesquisa a pele tem a quantidade exata de absorver essa vitamina após isso o próprio sol começa a retirada.Por isso que o sol em demasia não sgnifica indice bom de vitamina D.

    2. Avatar de Felipe

      Raquel, você pode me mandar uma foto do seu exame e onde você fez, por favor?
      Eu imagino que o laboratório em que você fez esse exame tenha dosado o metabólito errado, por isso deu um valor tão baixo. Estou na pós-graduação fazendo um estudo sobre os métodos de dosagem de vitamina D e se você conseguisse me mandar o seu exame por e-mail me ajudaria muito, alem disso eu posso te ajudar também.
      Desde já agradeço.

      1. Avatar de Marily Xavier

        Felipe boa noite a minha deu 26 ele achou q nn tem necessidade de complementar com vit vc concorda? E essse dosagem vc nn acha q está deficiente.
        Grata marily.

  4. Avatar de Camila

    Eu tb estava deficiente, mas estou tomando suplementação e agora está em 45, estou quase na faixa ideal, vou continuar tomando… adorei a matéria.

  5. Avatar de Meme

    Muito bom!!! Tem médico que ve que vc está deficiente e não faz nada… eu tomo por conta.

    1. Avatar de Anete

      Ola ,

      Eu tenho cinquenta ano e o meu resultado de 12.000 eu queria saber por gentileza, quanto tempo você tomou vitamina d , para atingir o 45.

      Grata

  6. Avatar de Juliana

    Eu nunca fiz esse exame, mas certamente estou, pois nunca pego sol…até já tenho alguns dos sintomas da deficiencia.

  7. Avatar de Cleusa

    Excelente matéria! A vitamina D tem apresentado resultados fantásticos no tratamento de doenças autoimunes, como a esclerose múltipla, artrite reumatoide e outras. Quem se interessar por esse tratamento, procure na Internet por “Vitamina D por uma outra terapia”, e “Dr. Cícero Galli Coimbra”. Saúde a todos.

  8. Avatar de Renatinha

    Muito bom, eu não sabia que era tão importante assim, quando eu fiz estava bem baixa, eu tomei suplementação por uns 6 meses depois parei… preciso fazer o exame de novo.

  9. Avatar de Luisa Melo

    Eu tomo suplementação a médica disse para tomar sempre, até mesmo no verão… adorei saber mais sobre a vitamina D

    1. Avatar de Betosala.

      mande manipular vit d3 10000ui em farmacias de manipulação tome todo dia a vida toda , pois quanto mais velho ficamos mais precisamos.

  10. Avatar de Sabrina

    Que matéria bacana!
    Há dois anos fiz um exame e constou deficiência de vitamina D. O meu médico me indicou injeção e cápsulas para que eu retornasse para níveis aceitáveis da vitamina.
    Atualmente, já estou com deficiência novamente e já sinto os males… Tenho muitos problemas intestinais por conta disso 🙁

    1. Avatar de Rosângela

      Que tipo de injeçãoe cápsulas seu médico receitou? Eu faço reposição a 5 anos de vitaminas na D e não obtive bom resultado.

    2. Avatar de Paola

      Sabrina, onde vc encontrou a vitamina D injetável?
      Obrigada

  11. Avatar de Sionara Duarte

    Excelente artigo!!! Parabéns!!! Fiz exame de sangue há pouco tempo e deu deficiência de vitamina D. Desde então venho fazendo uso de um suplemento e farei outro exame após 90 dias. Isso realmente deveria ser mais divulgado.

  12. Avatar de Cris Almeida

    Oioi

    eu já tomei vitamina D, e acho muito valido!

  13. Avatar de Flavio.mello

    😀 Ja percebi que preciso me policiar depois desta matéria….Bom saber…

    Obrigado à equipe do Beleza e Saúde.

  14. Avatar de Tania Mara

    Gostei do artigo!

  15. Avatar de Neide Maria

    Ótima matéria! Amei….

  16. Avatar de Ivone

    :???:Muito bacana a matéria pois fui fazer uns exames de rotina e o meu médico pediu um exame d sangue onde acusou deficiência de vitamina D me receitou Um suplemento e me mandou tomar Sol.Pouca pessoas sabem da importância da vitamina D no organismo .Parabéns pela excelente matéria . esperamos outras tão boa qto essa .Valeu

  17. Avatar de Larissa

    Eu tenho deficiencia também, estou tomando suplemento, e parece que tem que ser sempre né… principalmente quem não pega sol.

  18. Avatar de Leandra

    Excelente matéria Celisa, faz mais de um ano que estou tomando suplementação e agora está em 52, estou feliz pois está no nível certo. Até minha queda de cabelo melhorou.

    1. Avatar de Andréa

      Oi boa noite eu tenho artrite reumatoide, estou com deficiência de vitamina D ,que suplementação e esse que vcs estão falando, tenha alguma marca especifica ?Obrigada.

  19. Avatar de Márcia

    Vi uma reportagem na tv sobre vit d , fui ao médico e pedi p fazer o exame p saber a minha taxa de vit D , disse p ele até o nome do exame : hidrox 25.No resultado deu 24 ,sendo que o normal é acima de 30, perguntei se precisaria tomar medicamento p equilibrar ele disse p eu tomar sol pela manhã sem o protetor solar.Depois de alguns meses procurei uma endocrinologista p um problema de tireóide e mostrei a ela o exame ,então ela receitou depura gotas ,colocar na lingua 30 gotas antes do almoço por 3 meses. Hoje minha taxa tá 45 , ela disse que tá bom e eu que vivia cansada e prostrada me sinto bem melhor.È importante as vezes procurar mais de um médico p ter o diagnóstico certo.Hoje em dia as pessoas fazem uso de filtro solar com frequência que impede a absorção dos raios solares , saem de casa p trabalhar cedo entram no carro com insulfilme que impede a penetração dos raios solares , ficam trancafiadas em salas fechadas sem acesso ao sol , voltam p casa depois das 18 hs e nem percebem a presença do sol.Portanto fiquem atentos ao nível da vit D ,com a deficiência podemos ir até p cadeira de rodas com doenças auto imunes.

  20. Avatar de Josiane

    Parabens Celisa, excelente post!
    Também tenho isso: sou super branquela, tipo pálida e praticamente não saio de casa. Mas ouvi falar que ficar sob o sol se movimentando não faz efeito, isso é verdade? Pra valer tem que ficar paradinho, isso é verdade ou mito?

    1. Avatar de Aleida Freire De Souza

      É verdade,eu estava quase neste nivel,mas agora tenho mais animo para trabalhar,regulou o meu sono,bom em fim melhorei 100%,graças a Deus..

  21. Avatar de Reginalda

    parabéns muito boa a interessante a materia…

  22. Avatar de Catia

    Eu fiz o uso da vitamina D e normalizou, mas é necessario fazer a manutenção.

    1. Avatar de Dra. Juliana Korth

      sim, reposição é para vida toda, senão após 3-4 meses você fica deficiente de novo.
      Tome 2.000 UI/dia ou 10.000 UI 1 x semana.

  23. Avatar de Valdice

    fiz exame de sangue deu baixa da vitamina D faço uso do suplemento das gotas de vitamina D

    tudo esta normal com o novo exame
    as gotinhas realmente são muito boas.

  24. Avatar de Cristiane

    Eu tenho rosácea e a muito tempo não pego sol, estou sempre com uma guarda sol, um chapéu e etc, trabalho em um local fechado e uso protetor solar diariamente. Isso é um problema? Faço tratamento com LIP e não me exponho ao sol, agora fiquei na dúvida se eu posso me expor ou não.

  25. Avatar de Vera

    O médico me pediu exame e deu deficiência de vitamina D. Vou tomar.
    Temos que cuidar.
    Gostei da matéria. 🙂

  26. Avatar de Eugênio Dantas

    excelente matéria

  27. Avatar de Paula

    A indústria farmacêutica e dos filtros solares não estão nada satisfeitas com o fato das pessoas estarem sendo informadas sobre a importância vital da vit. D. Estudos muito sérios provam que uma simples suplementação de 4000 UI de vit. D ao dia, para um adulto, reduziria 40% (QUARENTA POR CENTO!!!), de todos (TODOS!!!), os casos de câncer do planeta! Alguém acredita que os fabricantes de quimioterápicos ficam felizes com isso?! (vejam no youtube entrevistas com Dr. Cícero Galli Coimbra, neurologista, pioneiro em tratamentos com altas dosagens de vit. D no Brasil em casos de doenças autoimunes e professor da USP). Citei o caso do câncer só como exemplo, por que em se tratando de vit. D o assunto é tão longo que existe até livros a respeito, ela regula simplesmente o CORPO INTEIRO… Eu concordo com alguns médicos bem intencionados que assisti: as farmacêuticas demonizaram o Sol de propósito. Não que se deva ficar lá, feito uma lagartixa, esturricando a pele, correndo risco de insolação, queimaduras, etc, mas em cerca de vinte a trinta minutos, com 60% de pele a mostra (em países islâmicos os níveis de vit. D das mulheres são simplesmente aterrorizantes), já produz de 10000 a 20000 UI de vit. D em um adulto de pele clara (aumentar de acordo com o tom da pele como diz na matéria), e, em caso de suplementação, 400 UI é simplesmente ridículo. Dose para um recém nascido de 2,5 Kg (minha filha tomou essa dosagem quando nasceu, até os dois aninhos). Nos Estados Unidos já está para ser aprovada a quantidade de 4000 UI/DIA (se é que já não foi). Medidas assim salvarão muitas vidas!

  28. Avatar de Arlete

    ADOREI A MATÉRIA,PARABÉNS.

  29. Avatar de Roseli

    Matérias como essa é muito válida!
    Parece que 24horas é pouco para a noossa vida Corrida.
    Eu tenho falta de vitamina D, o médico me receitou todos os dias por tempo indeterminado, 5 gotas de Adera.
    Tenho tido mais ânimo. Beijos.

  30. Avatar de Rogério Valença

    MEU ULTIMO EXAME DE SANGUE REF. A VITAMINA D3 FOI PREOCUPANETE, DEU 8 NG/ML NO QUAL PARA O LIMITE MINIMO DE 50 NG/ML É NADA, FALO COM OS MEDICOS E NUTRICIONISTAS E NINGUEM ME PASSA UMA DOSE PARA MELHORAR, INCLUSIVE TENHO DOENÇA DE CROHN E SOFRO + AINDA, O PIOR É QUE COMO APENAS O DR. CICERO COIMBRA PROPAGA AS VANTAGENS DESTE HORMONIO, E FICA LUTANDO CONTRA AOS GRANDES FABRICANTES DE PROTETORES SOLAR E A INDUSTRIA DAS DOENÇAS AUTO-IMUNES, FICA DIFICIL E CARO SE TRATAR POR FALTA DE ORIENTAÇÃO EM GERAL NESTA AREA, TEM MEDICOS QUE DIZEM QUE AINDA NAO EXISTE COMPROVAÇÃO CIENTIFICA DOS BENEFICIOS, E EM CONTRA PARTIDA O DR. CICERO DIZ EM VARIAS ENTREVISTAS QUE JÁ TEM + DE 3 MIL ARQUIVOS PUBLICADOS NA LITERATURA DA MEDICINA, E AÍ O QUE FAZER E A QUEM RECORRER SE VOCÊ NÃO TEM CONDIÇÕES PARA INICIAR UM TRATAMENTO SÉRIO PARA QUEM TEM DOENÇA AUTO IMUNE ? PARABENS PELA MATERIA + TEM MUITA COISA AINDA A SER RESOLVIDA E PODER AJUDAR DE VERDADE HÁ UM NUMERO MAIOR DE PESSOAS COMO EU, É UMA PENA POIS SAÚDE NÃO PODE ESPERAR…

    1. Avatar de Paula

      Olá Rogério,

      Meu marido se trata na com uma das médicas da clínica do Dr. Cícero Galli Coimbra (acho que lá tem uns 5 profissionais, se não me engano) há 9 meses de uma doença autoimune no fígado. A consulta pode parecer cara, mas na verdade não é (a não ser que você more muito longe de São Paulo e além de pagar consulta, precise arcar com hospedagem e passagens… E mesmo assim, pelos resultados vale economizar em qualquer outra coisa, além do mais a vitamina D manipulada é super em conta. Principalmente por ela tratar não somente a doença autoimune em questão, mas melhorar todo organismo contra outras doenças, autoimunes ou não. Meu marido também tem psoríase desde os 6 anos de idade, e ele simplesmente não precisa mais usar os tratamentos convencionais para psoríase, em alguns meses ela praticamente desapareceu! Ele a apresentava em várias partes do corpo: cotovelos: desaparecimento 100%, joelhos desaparecimento: 100%, couro cabeludo: melhora entre 75 a 90%, testa: desaparecimento 100%, virilha: melhora em torno de 70% (é o local mais difícil de tratar por causa do atrito e suor, mas mesmo assim melhorou muito), cantos do nariz: desaparecimento 100%, orelhas melhora em torno de 70%… Fora isso, as crises de fígado estão cada vez mais espaçadas e leves… Eles dão TOTAL ASSISTENCIA ATÉ A PRÓXIMA consulta, tiram todas as dúvidas por e-mail que foram prontamente respondidos pela médica que acompanha meu marido. Pense e boa sorte.

    2. Avatar de Lisandra

      O mesmo acontece com a pilula fosfo para o cancer! Sao as mafias que nos matam e nao as doencas. Ja viu como sao caros os remedios pra cancer e doenca autoimune?? pois bem! Qual industria vai querer perder seus lucros? E pasme! Os medicos sao coniventes!

  31. Avatar de Luciano

    Obrigado e muito Sol a todos. Parabéns a todos repleto de vitamina D Apocalipse 22.21.

    1. Avatar de K. Navarro

      Amém Luciano!

  32. Avatar de Rogério Valença

    OBRIGADO SRA. PAULA, FAREI O QUE FOR POSSIVEL PARA INICIAR MEU TRATAMENTO COM A VITAMINA D3, OBRIGADO PELA FORÇA E MUITA SAÚDE PARA O SEU MARIDO E PARA TODA SUA FAMILIA…

  33. Avatar de Luci Alves

    Realmente a matéria e maravilhosa ,eu não sabia que a vitamina D fosse tão importante para nos.obrigado .

  34. Avatar de Andreia

    Olá!
    Fiz exame e a cada ano que passa está aumentando aa insuficiência de vitamina D…

    Gostaria de saber qual é o médico especialista que pode me orientar?

    Pois foi eu quem pedi p minha ginecologista o exame…

    E nem deu miuta importância…
    Estou com 11 insuficiência se não estou enganada…

    Posso tomar algum suplemento?

    Em outubro de 2014, quebrei o pé esquerdo e dezembro o direito, fazendo coisas simples…

    Podes me ajudar?

    1. Avatar de Dirceu

      Gente,vamos usar proteto solar só quando nescessario,existe muitas propaganda em beneficio das industrias,pegar sol pela manhã faz bem e é nescessario.

  35. Avatar de Dina

    Oi Celisa, post maravilhoso. Milhares de pessoas no mundo sofrem a falta da Vit D e as crianças , futuramente, serão as mais prejudicadas, sem falar dos idosos , Q tão sofrendo de inúmeras doenças por falta dela. P contribuir, a falta de vit D. ocasiona distúrbios do sono, queda de cabelo , doenças cardíacas, pressão alta etc.

  36. Avatar de Eliane

    Vou fazer esse exame e imagino q posso ter pois não pego muito sol mas amei muito a matéria é um alerta para nossa saúde ?

  37. Avatar de Ana Paula Dos Santos Bomfim

    fiz o exame e o meu nivel de vitamina d foi 21,6 isso é ruim?

  38. Avatar de K. Navarro

    Amém, Luciano!

  39. Avatar de Roberta Moraes

    Quanto será que devo dar a uma criança de 2 anos? ainda não fiz exame mas comecei a dar pra ele 3 gotas pra começar, será que posso dar mais que isso ?

  40. Avatar de Anete

    Boa noite,

    Alguém poderia me dizer por quanto tempo a suplementação pode equilibrar o nível desejável de vitamina D? O meu está 12-

    Grata.

  41. Avatar de Luciane

    Bom dia. Adorei a matéria estou com insuficiencia de vitamina D mais tomei já 2 meses de DOS e não aumentou muito. Qual devo tomar e pode ser D3 pela minha idade de 43 anos.

  42. Avatar de Rogerio Pinto

    ANTIGAMENTE O MÉDICO (PREFIRO NÃO CITAR O NOME) DIZIA QUE A VITAMINA D3 CURAVA TUDO (DOENÇAS AUTOIMUNES) DE FORMA SIMPLES, + DEPOIS APÓS TANTOS PESQUISAR A VITAMINA D DEPENDE DO SOL, DOIS DIAS SEM BANHO LAVANDO APENAS AS PARTES DA GENITALIAS E AS AQUISILAS, ISTO JA INVIABILIZA O USO DA MESMA EM LUGARES QUENTES COMO O RIO DE JANEIRO, TERESINA, CUIABA E OUTROS.
    AGORA JÁ COLOCARAM O SISTEMA NERVOSO DO PACIENTE QUE PARA NÃO ATRAPALHAR A PESSOA TEM QUE MORAR NA SUIÇA E NÃO NESTE BRASIL PAÍS DO FAZ DE CONTA.

  43. Avatar de Rafael

    Boa tarde
    marquei para fazer um exame para verificar a taxa de vitamina D.
    Porém a uns 4 dias tomei por conta uma cápsula de vitamina D – 5000, e gostaria de saber se isso irá alterar o resultado do exame ou se já se dissolveu no organismo?

  44. Avatar de Teodolina Damiana Rego Bezerra

    Ja fiz exame de vítimas D por três vezes e sempre da 29. O último que fiz deu 22,1 fiquei assustada, acho que caiu muito. O quê faço?
    O quê esyou sentindo nuito São dores nas articulações. ..agora na mão direita os dedos do meio ficam rígidos. ……..debaixo do pé direito sentindo dores também…dói mais pela manhã. ..será que tem haver com essa deficiência? ???
    Comecei uma caminhada há um mês para pegar o sol ….e o médico passou uma vítima.d tomei mas continua a mesma …o que faço?? Preocupada…

  45. Avatar de Nivea

    Excelente matéria. A insuficiência da vitamina D pode causar abortos de repetição? Obrigada

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva