Qual a diferença entre ‘demaquilar’, ‘lavar’ e ‘tonificar’ a pele?

Qual a diferença entre demaquilar, lavar, esfoliar e tonificar a pele?

A limpeza do rosto é um dos conselhos de beleza mais frequentes e serve para qualquer tipo de pele. Limpar é fundamental. Só assim você remove as impurezas, produtos e o excesso de oleosidade, evitando cravos e espinhas. Todas as peles precisam de limpeza, de manhã e à noite. Bem, você já sabe que limpar a pele é muito importante, mas você sabe que tipo de produto usar e a ordem correta para usar esses limpadores? A ordem é muito simples: de manhã, sabonete líquido e opcionalmente um tônico facial. À noite, demaquilante, sabonete e tônico.

Publicidade

Demaquilante

O demaquilante é um produto coringa que remove os resíduos de poluição, células mortas, oleosidade, maquiagem, filtros solares, BB Creams e impurezas que ficam na pele.  A principal função do demaquilante é retirar o excesso da maquiagem que é mais difícil de sair da pele. O demaquilante é mais eficiente que o sabonete. Além disso, não agride a pele.

Existem produtos específicos para retirar a maquiagem do rosto e dos olhos.  A região dos olhos é bem mais sensível e ressecada que o resto do rosto, mesmo para peles oleosas. Muitos demaquilantes para o rosto causam ardência e irritação na área dos olhos, que pedem produtos mais cremosos e sem álcool. O ideal é usar um demaquilante específico para região dos olhos.

Óleo de Limpeza

Os óleos de limpeza são ainda mais eficientes que os demaquilantes na remoção das impurezas e maquiagem. O óleo faz a função de demaquilante, deixando a pele limpa e macia.

A maioria dos óleos de limpeza não contêm solvente ou detergente.  Prefira os produtos com óleo mineral, que são mais apropriados para peles sensíveis. Além de retirar filtros, BB Creams e maquiagem, o óleo de limpeza é bom para peles oleosas, pois ajuda também a remover, sem ressecar, os óleos residuais produzidos pela pele e outros sebos que se acumulam no interior dos poros, que são diluídos e removidos com o enxágue.

Qual a diferença entre demaquilar, lavar, esfoliar e tonificar a pele?

Sabonete Facial

A lavagem com o sabonete facial serve para retirar aquelas sujeirinhas mais superficiais como: poluição, impurezas, restos de cremes, maquiagem que o demaquilante deixou para trás, além do excesso de oleosidade.

Um dos principais componentes de uma lavagem eficiente é acrescentar à ela algum tipo de massagem. A massagem é importante para drenar os vasos linfáticos e para aumentar a circulação sanguínea, ajudando no aporte de oxigênio para a pele. Fique também atenta para escolher um sabonete que seja adequado para o seu tipo de pele.

Esfoliação Facial

A esfoliação ajuda a remover a camada de células mortas na superfície da pele, deixando-a mais fina e macia. A pele fica com um toque aveludado, lisinha e sedosa. O processo renova a pele, estimula a circulação e ajuda a clarear manchas.

Para não obter o efeito inverso e ganhar uma pele áspera, o ideal é promover a esfoliação apenas uma vez na semana ou a cada 15 dias. Em excesso e sem hidratação, a esfoliação pode até levar a um quadro de ressecamento e coceira. Aproveite para hidratar a pele após a esfoliação.

Tônico Facial

A loção completa a limpeza, retirando todos resíduos do produto que você usou. Ele ajuda a retirar aquelas sujeirinhas que ficam acumuladas nos poros.  Ao tonificar, evitamos ao máximo a obstrução dos poros e a formação de irregularidades como os cravos e espinhas. O uso do tônico é importante, pois ele refresca e suaviza a pele.

Ajuda a fechar os poros e remover a oleosidade excessiva. Além disso, a limpeza possibilita a correta renovação celular, estimulando a circulação superficial da pele e permitindo a melhor absorção de produtos para o tratamento cutâneo.

Como limpar sua pele com eficiência?

Qual a diferença entre demaquilar, lavar, esfoliar e tonificar a pele?

Para uma limpeza eficaz e completa a ordem é:

  1. Demaquilante ou óleo de limpeza: Escolher de acordo com seu tipo de pele: para peles secas, demaquilantes cremosos ou em cremes; para peles mistas, demaquilantes em mousses; para peles oleosas, leite de limpeza ou espumantes em gel. Normalmente você vai usar com algodão, nunca esfregue, pois o atrito pode machucar a pele. Passe o algodão levemente em movimentos de baixo para cima. Em seguida, enxágue o rosto.
  2. Sabonete facial: Todas as peles precisam de limpeza, de manhã e à noite. Pele Seca: use creme de limpeza ou sabonete suave, com hidratante. Peles Normais/mistas e oleosas: produtos leves (gel ou espuma de limpeza). O dia que for usar o esfoliante, pode usar ao invés do sabonete facial.
  3. Tônico facial: Depois destas ações de limpeza prévias, vem a tonificação, que complementa a limpeza, removendo células mortas, vestígios de maquiagem e de gel de limpeza. Além disso, a tonificação devolve o pH natural e assim não só mantêm a hidratação e consistência, como também protege a pele contra microorganismos.

Com a pele limpa, os tratamentos — como hidratação e proteção — ficam mais eficientes pois penetram na pele com mais facilidade.

E você, cuida da limpeza da sua pele?

134 comentários para “Qual a diferença entre ‘demaquilar’, ‘lavar’ e ‘tonificar’ a pele?”

  1. Avatar de Andreia

    Adorei o post… na verdade não sabia dessa ordem, sempre tive dúvidas…

    1. Avatar de Kika

      Pele LINDA é pele LIMPA ^-^

  2. Avatar de Maria Lucia

    Como demaquilante uso o leite de colônia, “aquele do frasco verde”. Tenho 55 anos, sempre o usei e minha pele é ótima!
    Bjs

  3. Avatar de Vera

    Adorei, as dicas de limpeza da pele.
    Não estava fazendo correto, pois só uso o sabonete líquido diariamente…e o demaquilante apenas quando uso maquiagem. Mas como uso protetor solar com cor deveria estar usando a noite. Tenho pele oleosa gostaria de sugestão para o tônico?
    Também aprendi a ordem certa de fazer a limpeza na pele!
    obrigada.

    1. Avatar de Alessandra - Esteticista.

      Olá Vera, para pele oleosas o indicado é Tonico facial adstringente, além de fechar os poros controla a oleosidade da pele. Você encontra em farmácia na parte de produtos para a pele, e tem um que indico que é a Loção Tonica adstringente Clean Solution Adcos.
      Espero ter ajudado.
      abçs

  4. Avatar de Luciane

    Ai que bom, faço tudo certinho 🙂
    Aprendi usar primeiro o demaquilante e depois o sabonete aqui…
    uso o demaquilante antes de entrar no banho, e depois eu lavo o rosto.

  5. Avatar de Rochelia

    adorei as dicas de limpeza da pele.
    muito importante.

  6. Avatar de Renata

    Faço esse ritual todos os dias e minha pele melhorou muito. Estou usando um demaquilante bifásico da Loreal, e estou gostando muito!

    1. Avatar de Cora

      Renata, que bom que gostou desse bifásico!!! Comprei ele ontem no desespero, pq o meu da Clinique acabou, mas ainda não tinha lido nada sobre!

      Bjs

  7. Avatar de Lindamir

    Adorei o post!!!!

  8. Avatar de élida

    Sempre tive cuidados especiais com limpeza, uso tônico há muitos anos, uso lenços de limpeza para retirar a maquiagem do dia a dia.
    Gostei muito do artigo.

  9. Avatar de Augusta

    amei as dicas. agora vou fazer melhor a limpeza da minha face.

  10. Avatar de Sheila

    Oi, muito bom saber dessa ordem sempre tive dúvidas, eu tenho o óleo de limpeza nujol, alguém conhece?

  11. Avatar de Daniela Guimarães

    Gostei muito do post… Só ficou uma dúvida: se durante o processo de limpeza eu quiser esfoliar a pele? Basta seguir a ordem – demaquilante; sabonete; esfoliante; tônico e hidratação? E se eu tiver um mousse de limpeza quando vou utilizar ele tem o mesmo efeito do sabonete? Parece simples, mas é complicado.

  12. Avatar de Ana Maria Leite

    Minha dermatologista sempre me falou da importancia de manter a pele limpa, portanto eu já cuido disso a um bom tempo, gostei da ideia de usar um óleo de limpeza no lugar do demaquilante, o duro é que só tem essas marcas estrangeiras…

  13. Avatar de Chica

    Eu uso o leite demaquilante da Vichy, é ótimo para peles secas e sensíveis, não agride, não irrita, recomendo.

  14. Avatar de Jussara

    boa tarde parabens gostei bastante……..

  15. Avatar de Adriana Prado

    Eu cuido da limpeza da minha pele fazendo a dupla limpeza que aprendi aqui com Nando. Uso óleo demaquilante Shiseido, espuma de limpeza Bioré e esfolio com Ionax mais ou menos uma vez por semana.

    Pela manhã tenho usado o gel de limpeza Netrogena já resenhado aqui também.

    Entre meus produtos, tenho loção tônica, mas só aplico quando não faço uso do demaquilante (muito esporádico mesmo!). Se tonifico fazendo dupla limpeza, resseca minha pele. Substituo por outras loções.

    Beijo

    1. Avatar de Cora

      Que legal! Também aprendi a dupla limpeza com o Nando e acho que uso o mesmo óleo que vc… uso o Perfect Oil, da Shiseido. Só não uso ainda a espuma da Bioré pq nao tive como comprar, então uso um limpador da L’oreal Hidra Matt. De manhã uso o mesmo limpador.

      Você sabe de algum outro produto que venda aqui no Brasil que seja legal para substituir a espuma da Bioré? Não gostei muito desse da L’oreal…rsrs

      Bjss

      1. Avatar de Adriana Prado

        Cora!

        Pois é, o demaquilante é exatamente este, rsrss.

        Eu fiquei dias sem a espuma Bioré devido à tal “maré vermelha” e usei uma amostra do gel de limpeza da Vichy e gostei. Infelizmente, quando fui comprar o produto, comprei errado. Acabel comprando o gel de limpeza profunda Vichy e ressecou muito minha pele. Este, só usando sozinho e com a pele mais oleosa, deixei reservado para uso esporádico.
        Depois passei a usar o gel da Neutrogena, aliás, é um sabonete e foi resenhado aqui pela Pri.
        http://belezaesaude.com/sabonete-facial-neutrogena/

        Eu sugiro que use um sabonete ou espuma leve, que não faça limpeza profunda porque é desnecessário e pode ressecar muito sua pele, como aconteceu comigo. O óleo demaquilante despensa um sabonete assim.

        Mas, numa próxima aquisição deste tipo de produto, veja a possibilidade de adquirir a espuma Bioré, comprei esta semana com a Vânia por R$ 34,70. Acho um excelente custo/benefício porque dura muuiiiitoooo.

        Beijo

      2. Avatar de Nando Goober

        Oi Cora, estou respondendo sua pergunta aqui: um produto que eu gosto vendido no Brasil é o gel de limpeza Cleanance. É para peles oleosas e limpa sem ressecar.
        Bj

        1. Avatar de Cacilda

          Nando vc sempre nos ajudando, grata a Celisa me passou umas marcas pq tenho a pele mto seca ..Beijos

        2. Avatar de Cora

          Muuuuuuito obrigada Nando e Adriana!!!

          Já vi o Nando falar bastante sobre esse Cleanance, mas acho um pouco caro…rsrsrrs

          Enfim, vou ver se compro esse ou o da Neutrogena…

          Bjs e obrigadinha!!!

  16. Avatar de Márciac

    Ótima matéria Celisa, para as que sabem só confirmam a ordem da limpeza (que é o meu caso, que já tenho essa rotina) e para as pessoas que tem dúvidas já esclareceu com riqueza de detalhes.

    Celisa, mesmo eu usando o esfoliante, sempre lavo com sabonete facial após devido minha pele ser oleosa, acho sempre que não fica limpa por completo.

    BJS.

  17. Avatar de Gisele

    Adorei!!!!
    Eu costumo sempre usar leite de limpeza 2×1 e aionda é tonico da Nivea (o vidro é azul) ele retira maquiagem e ainda deixa a pele bem hidratada..

    1. Avatar de Maria Dantas

      Oi gostaria de saber, se quando usar a loção Tônica adstringente preciso lavar e usa o Tonico
      pq primeiro uso olio de limpeza depois o sabonete, ai uso o adstringente ai o Tonico e por fim i creme anti sinais

  18. Avatar de Karine

    Gente amei esse post, não usava adstringente pq não sabia da importância, saí no mesmo dia e comprei um da Clean e Clear muito bom. Deixo a dica de um creme para o rosto da natura que uso faz um tempo. Tenho a pele mista, e acho ele excelente! A pele fica macia, com um brilho na medida certa e nada oleosa. Tem para noite e para o dia. Natura Chronos Hydra, tem protetor solar fator 30. Bjokas

  19. Avatar de Bianca

    Olá Celisa!

    Adorei as dicas, muitas delas eu já realizava mas gostaria de esclarecer algo sobre o óleo mineral, não seria este perigoso para a pele? Sei que entope os poros e causa problemas como espinhas, mal absorção dos componentes do produto… Já li que o correto é fazer uso do óleo vegetal que é parecido com o que as glândulas sebáceas produzem…

  20. Avatar de Elisabete

    Eu usava apenas o gel de limpeza,creme diurno e protetor facial.ñ usava sabonete nem tônico.Agora vou seguir esta dica.muito obrigado.Ah uso a linha da renew minha mãe sempre usou e estou a acompanhando mais uso de acordo com minha idade.bj

  21. Avatar de Alessandra

    Olá!
    Tenho a pele do rosto oleosa e gostaria de saber qual tônico é melhor indicado p mim: o tônico adstringente ou o tônico comum mesmo?
    Ou será q usando qq um dos dois, o resultado será bom de qq jeito?
    Tem alguma diferença entre eles, p uso na pele oleosa?
    Bjs, Bonitas!

  22. Avatar de Márcia Martins

    Olá,
    Vc poderia falar mais sobre o óleo de limpeza? Qual vc indica?

  23. Avatar de Raquel Santos

    Ótiçma materia. Eu sempre soube q esfoliava demais o pior e q acho q minha pele acostumou… Faço dia sim dia não…

  24. Avatar de Doria

    Ola.. mas Celisa fiquei com uma duvida. Se eu não estiver usando maquiagem, tenho que usar mesmo assim o demaquilante ou substituo pelo sabonete?

    1. Avatar de Adriana Prado

      Doria!

      Não é totalmente necessário, mas se você usa produtos diurnos (hidratante, protetor solar, etc) é melhor. A limpeza fica completa.

      Beijo

  25. Avatar de Elisangela Fideles

    Sempre tentei cuidar bem da minha pele,mas não tinha muita ,certeza da ordem dos produtos…mas agora sim vou fazer direitinho..

  26. Avatar de Grace

    Ola. Por favor o Hidratante facial é para ser usado somente uma vez na semana após o esfoliante ou pode ser usado todos os dias? No meu caso eu uso a Linha Chronos ( Natura) e esta sendo muito bom, mas tenho o hidratente noturno…

    1. Avatar de Adriana Prado

      É para ser usado todos os dias.
      Beijo

  27. Avatar de Beatriz Montenegro

    Lapar é só passr o sabonete. Temos que demaquilar, lavar e tonificar, para conservar uma pele, bonita e saudável.

  28. Avatar de Roseane

    Gostei, agora tirou a minha dúvida. Sempre passava demaquilante só qdo usava maquiagem. Agora sei que é preciso todos os dias devido aos filtro solar. bjs

  29. Avatar de Veralice

    como sempre Celisa voce é completa nos ensinamentos nos deixando totalmente conhecedores da funçao dos cremes e os cuidados de limpeza e tonificaçao que devemos ter.obrigada,de coraçao por tudo que ficou bem ilustrado pra nos,beijos.

  30. Avatar de Isabella

    Adorei o post. O Boticário possui algumas linhas de tratamento para o rosto. Você já experimentou a Active ou a Soft Face? Tenho vontade de comprar, mas queria a opinião de alguém antes. Abraços!!

    1. Avatar de Cacilda

      Isabella conheço a linha Active tratamento para o rosto, usei duas vezes, joguei dinheiro no lixo literalmente, pq me deu alergia.
      Depois que usei fui ler a bula e diz que antes de usar tem que passar em dermatologista, isso as vendedoras não falam, elas querem é vender para ganhar comissão.
      Não posso te informar se dá alergia em todas pessoas, cada pele reage de maneira diferente, só um conselho, antes de vc comprar pergunte para uma dermatologista.
      Abraços

  31. Avatar de Mirele

    Oi Pessoal,

    Eu uso a linha de cuidados com a pele da Mary Kay, é o melhor custo benefício que já encontrei…

    Gostei tanto da linha que hoje sou consultora de beleza da Mary Kay.

    Quem tiver interesse de conhecer é só entrar em contato comigo.

    Abraços

    Mirele (mirele_lopes@hotmail.com)

  32. Avatar de Edilene

    gostaria de saber,q creme q eu uso minha pele do rosto e oleosa e muito manchada devido a espinhas.pelo amor de deus me ajudem. 🙂 ja n aguento mais esse rosto assim..bjos edi

  33. Avatar de May'anna

    Meninas, adorei o post! Muito bom e assino embaixo!
    É muito importante usar estes produtos.

    Mas venho falar pra vocês sobre MARY KAY!!!
    lguem ja experimentou o 3 em 1 TimeWise, (Limpa, Tonifica e Esfolia)
    é TUDO debom meninas! Tudo em 1 só produto..e o melhor ele é ANTI IDADE!
    Ele tem Vitamina E, PH neutro, detergencia moderada para nao ressecar a pele.
    E controla a oleosidade do rosto!

    #FICAADICA

  34. Avatar de Elizabeth

    Oi edilene ja resolveu seu problema?

  35. Avatar de Neide

    amei as dicas…………… 😆

  36. Avatar de Dinha

    Uma dúvida: Só lavo meu rosto com sabonete em barra jhonson para bebes. Estou correta, ou devo usar outro método? Minha pele tendência a ser seca.
    Obrigada!

    1. Avatar de Adriana Prado

      Dinha, penso que o sabonete Jhonson não agrida sua pele. Por outro lado, não faz uma limpeza adequada. Temos muitos sabonetes faciais no mercado, com variedade de preço, marca, ingredientes, etc. Escolha um que se adeque a seu tipo de pele, necessidade e, claro, bolso.

      Beijo

    2. Avatar de Laís Moreira

      Boa tarde!!!
      *É recomendável usar um sabonete adequado para o seu tipo de pele, preferencialmente, líquido.

      Pele normal: utilizar sabonetes neutros e cremes hidratantes para peles normais, sem óleo;

      Pele seca: usar produtos sem álcool e cremes hidratantes com textura leve e suave, adicionando óleo de macadâmia, amêndoas ou de semente de uva para melhor o efeito;

      Observação: Para as peles secas e normais, o ideal são os sabonetes líquidos, com pH neutro, e complementação do processo com loção ou leite (creme) de limpeza

      Bjokas!!!!
      Blog: meninamodapontocom.blogspot.com.br

  37. Avatar de Josenildes Brigida

    estou adorando as dicas, vao me ajudar bastante.!

  38. Avatar de Laís Moreira

    😀 Adorei o post!! Foi bem útil!!
    É importate higienizar a pele!
    Convido vocês para visitar meu blog, lá tem post de kit básico de make e Descubra qual o seu tipo de pele!
    Vai lá conferir e deixe seus comentários.. Bjokas!!! 😉

  39. Avatar de Mirella Galvão

    Boa noite! Posso hidratar a pele todos os dias ou somente quando esfolio? E se puder hidratar todos os dias, o ideal é 1 ou 2 vezes? Adorei o post, muito explicativo 😀

  40. Avatar de Joice Caroline

    Amei o post!!!
    Me ajudou muito sobre a ordem de limpeza!!!

  41. Avatar de Erika

    Adorei as dicas.

  42. Avatar de Aline Silva

    😆 adorei a dica , muito boa

  43. Avatar de Cleide

    Oi amei o post mais não sabia direito a ordem do uso, a noite lavo c sabonete líquido bloson vile e apos o tonico. E aí a duvida posso agora posso usar o hidratante? Pela manhã lavo c sabonete apos o tonico e uso o protetor ftor 50 da sandaw.to certa? Ah e o Tonico não uso agua pra enxaguar não. E toda quarta eu 1 lavo c sabonete 2 esfoliante 3 tonico 4 hidratante!certo?

  44. Avatar de Mariana

    Oi eu tenho a pele muito seca e nesse frio ela fica repuchando
    Hidrato e o passo protetor solar de manhã e ao meio dia já sinto ela ressecada
    Gostaria de algumas sugestões de cremes para pele seca
    E se quando sinto ela ressecada durante o dia o que faço se hidrato de novo ou tenho que limpar a pele para depois hidratar

    1. Avatar de Adriana Prado

      Mariana, não é bom lavar o rosto com sabonete por mais de duas vezes ao dia. Procure usar um produto de hidratação mais “pesada” à noite. Durante o dia, se estiver muito ressecada, passe hidratante por cima do protetor. Não vai ser muito eficiente, mas já dará aspecto melhor. O protetor também pode ser com base mais hidratante, já que a pele é muito seca.
      Por outro lado, um pouquinho de paciência, afinal, os dias frios já estão ficando para trás. 😆

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva