Dicas para Cabelos Secos

Dicas para Cabelos Secos

Essa época do ano… sol, piscina, mar… e por mais que você cuide, não tem jeito: os cabelos ressecam mesmo. Preparei algumas sugestões para melhorar os cabelos secos, espero que gostem.

O cabelo pode ficar seco devido à pouca produção nas glândulas sebáceas do couro cabeludo. Mas, na maior parte dos casos, os tratamentos químicos são os responsáveis por danificar os fios, tornando-os quebradiços, opacos e sem vida. Os cabelos secos são difíceis de pentear, ásperos, frágeis, sem brilho e, algumas vezes, elétricos.

A coloração, descoloração e alisamentos roubam a hidratação natural dos cabelos. O uso do secador, babyliss ou ferros para enrolar, exposição ao sol e vento salino das praias são alguns dos fatores que contribuem ainda mais para o problema.

O ressecamento também pode acontecer porque o pH do cabelo se alterou, as cutículas capilares estão dilatadas e desprotegidas ou porque o cabelo perdeu seu revestimento natural de gordura, ficando seco e sem brilho. Fios com comprimento superior a 10cm recebem menos nutrientes do couro cabeludo.

Dicas para Cabelos Secos

Dicas para melhorar o ressecamento

Lavagem: A temperatura da água deve ser morna ou fria no caso de cabelos secos. Quando em contato com a água mais quente, a gordura que reveste o fio é removida, e ela é a responsável por deixar os cabelos sedosos. Além disso, a água muito quente abre a cutícula do cabelo, deixando-o mais suscetível ao sol, à poluição e a todos os outros agentes que ressecam os fios. Com a temperatura do chuveiro mais amena, o couro cabeludo não produz mais sebo que o necessário, evitando a raiz oleosa.

Xampu: O cabelo ressecado por conta de tratamentos químicos (tintura, luzes ou progressiva) fica mais alcalino que o normal. Isso faz com que as escamas fiquem mais dilatadas e sofram com maior intensidade os efeitos do sol e da poluição (fatores que deixam o fio ainda mais ressecado). O ideal é usar xampus que tenham o pH mais ácido (entre 4,5 e 5,5), ou então um xampu neutro.

Hidratações: Além de fazer hidratação semanal em casa, é preciso pelo menos uma vez ao mês fazer hidratação e cauterização com um profissional. A hidratação devolve a gordura aos cabelos, ao passo que a cauterização reconstrói as proteínas dos fios. Lembre-se sempre de aplicar produtos adequados ao seu tipo de cabelo e ao tipo de ressecamento.

Leave-in: O cabelo sofre os efeitos da exposição pelos raios ultravioletas. Se for ficar exposta ao sol, use leave-in com proteção solar. Existem cremes para pentear ou cremes sem enxágue que não deixam resíduos e selam as cutículas capilares, evitando que o cabelo fique mais ressecado. Usar leave-in também ajuda prevenir o ressecamento. Escolha um produto de acordo com a sua necessidade e seu tipo de cabelo.

Reparador de pontas: Produtos para cabelo à base de silicone (como reparadores de pontas) contêm substâncias responsáveis pelo selamento de cutículas, ajudando o cabelo a se recuperar. O correto é aplicar após o banho, como um finalizador do processo, e nunca confundi-lo com um protetor térmico. Evite aplicar o sérum antes de fazer uma escova ou passar chapinha. Apesar do brilho que você nota após a prancha, seu cabelo foi “frito”. Os fios vão começar a quebrar e perder totalmente o brilho. Os reparadores podem ser substituídos por óleos, como o de argan, macadâmia e o de semente de linhaça, que vão oferecer os mesmos efeitos. Mas siga a ordem de aplicação: óleo e secador primeiro, até os fios ficarem completamente secos. Só depois, passe a chapinha.

Ampolas: Rápidas e práticas, as ampolas de hidratação têm ação imediata, diferente das máscaras, que precisam agir no cabelo durante alguns minutos. Esse produto possui micropartículas que penetram no fio instantaneamente, proporcionando uma hidratação-relâmpago. As ampolas revestem os fios com a gordura necessária, selam as cutículas capilares e realinham o cabelo.

Sugestões de Produtos para Cabelos Secos

Há vários produtos específicos para cabelos secos de excelente qualidade no mercado. Procure fazer um diagnóstico e somente utilizar xampus e cosméticos específicos para seu tipo de pele ou cabelo. Mesmo assim, você tem de experimentar para ver se seu cabelo se adapta bem. Esteja apenas atenta à marca: procure sempre uma marca conhecida e procure produtos que contenham: macadâmia, tutano de boi, queratina, jaborandi,  extrato de algodão,  semi di lino, germem de trigo, ceramidas ou vitamina A. Esses componentes  hidratam e devolvem a vitalidade ao cabelo. Seguem albumas sugestões:

  • Dicas para Cabelos Secos
  • Dicas para Cabelos Secos
  • Dicas para Cabelos Secos
  • Dicas para Cabelos Secos
  • Dicas para Cabelos Secos
  • Dicas para Cabelos Secos
  • Dicas para Cabelos Secos
  • Dicas para Cabelos Secos
  • Dicas para Cabelos Secos
  • Dicas para Cabelos Secos
  • Dicas para Cabelos Secos
  • Dicas para Cabelos Secos
  • Dicas para Cabelos Secos
  • Dicas para Cabelos Secos
  • Dicas para Cabelos Secos
  • Dicas para Cabelos Secos
  • Dicas para Cabelos Secos
  • Dicas para Cabelos Secos
  • Dicas para Cabelos Secos
  • Dicas para Cabelos Secos

 

E você, está com os cabelos secos? Está fazendo algum tratamento? Tem alguma indicação de produto?

90 comentários para “Dicas para Cabelos Secos”

  1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Estava lendo os comentários e peguei uma dica da Celisa, vou comprar a uqeratina liquida e acrescentar uma colher de sopa ao creme de hidratação até meu cabelo se recuperar!

    Veleu Celisa vc arrasa sempre!

    1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

      Meu cabelo é ultra-seco e iniciei um tratamento com a linha Senscience Silk e estou simplesmente AMANDO!!!

      Faço minhas comprinhas online pela loja virtual do Sacolão: http://www.sacolao.com/busca?spec=senscience+silk

      Super recomendo meninas! Parcelam em até 10x sem juros, aceitam todos os cartões de crédito, vale cada centavo de investimento!

      Bjinhos

  2. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    gostaria de saber algumas dicas de hidratação para cabelos alisados com guanidina e
    escova intelizente

  3. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Parabéns pelo post, vai me ajudar bastante.

  4. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    meus cabelos estão incrivelmente secos, vou tentar tratar com as ampolas, já usei uma vez e realmente elas são práticas, vou comprar várias, pensei em comprar da Alfaparf, dove, elseve, tresemme, loreal e da C kamura… dá le ampola!!!!

  5. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    :) Parabens!!!! Beleza e Saude. Vocës sao 1000. Com essas dicas vou conseguir tratar o meu cabelo.

  6. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Meu cabelo ainda não está passando por ressecamento e espero que continue assim. Não tenho descuidado das hidratações e talvez por isso ele esteja comportado.

    Como dica de produto, deixo o óleo Moroccanoil, que, apesar de não achar que é a última maravilha do mundo, ajuda sim.

    Beijo

  7. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    ;) :D Adorei as dicas.

  8. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Adorei as dicas ;) :D

  9. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    ADOREI VAI ME AJUDAR MUITO ESSAS DICAS

  10. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    :lol:

  11. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    ótimas dicas,gostei muito. :D

  12. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Olá meninas, meu cabelo é super, super seco pois faço luzes, agora comecei cuida dele pesado pois além de fino, ele parou de crescer tbm, li muito e quase fui em uma dermatologista, para ver o que estava acontecendo, ai lendo varios post vi que muitas vezes o cabelo ñ cresce por falta de vitaminas etc.. comecei então tomar Centrum, comprei um shampoo da pantene p/ restauração junto coloquei ampola de vitamina a, 2ml de monovin a, melhorei na alimentação, e comprei ampola da pantene 3 min ameiii nunca tinha sentido meu cabelo tão macio, estou usando tbm mascara de tratamento de mandioca que da força aos fios, e o Novex oléo de argan. Agora é ver o que da por enquanto ñ vi muito resultado pq comecei com esse processo faz uma semana. Depois volto para dizer o que aconteceu. E Parabéns pelo post Celisa.

  13. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Como costumo faz chapinha , meu cabelo são muito quebrados , eu faço hidratação e uso treseme e nada funciona , não sei oque mais fazer , e pra piorar eu tenho luzes :s quebra mais ainda , meeee ajudem!

  14. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Bom dia. Fiz luzes em dezembro. Já estou pensando em pintar de preto novamente. Porque as luzes estão ficando feias, amarelas , avermelhada ….
    Meu cabelo está caindo muito . Não sei o que eu faço :(

    Alguma dica ???

  15. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    por favor me ajudem !!! meu cabelo é ondulado muito volumoso e muito seco.
    gostaria que vcs me indicassem produtos para hidratar, baixar o volume, deixa-lo comportado, para q eu possa usar ele solto. desde já agradeço a atenção.

  16. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    NAS ULTIMAS SEMANAS NÃO TENHO RECEBIDO E-MAIL DE VOCES BELEZA E SAUDE

    GOSTARIA DE RECEBER SEMPRE BJS ANA

  17. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    gostaria de saber se o xampu anti residuos remove a caspa? :D

  18. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Boa noite,

    Meu cabelo encontra-se detonado fiz luzes e o processo durou 3 horas com o pó descolorante nos fios, ele ficou muito elástico e no outro dia eu fui no salão e quis fazer uma hidratação a cabeleireira fez na verdade uma selagem e passou a prancha com isso as escamas dele abriu todinha, fiquei muito triste com a situação e comecei a procurar na internet a solução e encontrei este site com dicas incríveis eu fiz a primeira dica que é o creme hidratante com o azeite de Olivia, meu cabelo já deu resultado eu vou fazer essa recuperação de 15 dias e depois eu conto para vocês.
    Beijos

  19. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Celisa quando faço hidratação com produtos que contem queratina meu cabelo parece que fica mais áspero parece que não fiz nada não estou acertando nos produtos comprei vários meu cabelo está precisando de agua não sei mais o que fazer,cabelo crespo com volume qual produto que contem só para hidratar você pode dar uma dica.Não sei comparar creme sem enxague e o Leave-in Abraços Maria

  20. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    meus cabelos estão muito rececados e quebradisos, como deixalos sedosos e brilhantes…

  21. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    adorei as dicas.
    uso muito o chantilly alto impacto novelty cosmética, mas vou testar também essa linha para conhecer.

  22. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    O meu cabelo e muito ondolado e seco eu pinto o cabelo de loiro e então li que oleo de amendoas doçes é bom faz bem ao cabelo e então eu começei a deitar ,será que faço bem? Por favor me responda muito obrigada

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.

Que outro assunto você gostaria de buscar?