5 Dicas de Dieta que Realmente Funcionam!

5 Dicas de Dieta que Realmente Funcionam!

Já falamos anteriormente das piores dicas de dieta, as ciladas que você deve evitar. Agora é hora de falar sobre algumas das coisas que realmente funcionam.

Publicidade

Cada época, há uma dieta diferente que está "na moda" (ex: dieta sem glúten, dieta Dukan), cada vez restringindo alguns alimentos e valorizando outros. A ideia aqui não é julgar se essas dietas funcionam ou não, e sim apresentar princípios básicos universais, que vão fazer a sua dieta funcionar, independente de qual seja. Vamos lá?

5. Passe mais tempo na cozinha

Uma pergunta comum quando se está em dieta é: qual a proporção de tempo e esforço que devemos investir em alimentação/exercícios físicos? Modernamente, já há um consenso quanto a isso, e a resposta pode surpreeender: devemos investir 80% dos esforços em alimentação e apenas 20% em exercícios físicos.

Sendo assim, não há outro jeito: precisamos assumir o controle sobre nossa alimentação; e isso invariavelmente passa por fazermos mais comida em casa. Pratos do restaurante, na maioria das vezes, vem carregados com ingredientes indesejados e de qualidade duvidosa. Programe o tempo e faça um encontro com o supermercado e principalmente com a cozinha. Agende um dia, como tarde de domingo, para pré-cozinhar para a semana. Lave todos os vegetais, enfim, sempre que possível invista um tempo e programe-se para a falta de tempo durante a semana. Não veja o tempo na cozinha como um "tempo perdido", e sim como um investimento na sua saúde.

4. Sempre tome muito líquido

Todo mundo sabe que beber água ao longo do dia é essencial para a saúde, para qualquer tipo de dieta. Falando em ganho de peso especificamente: quanto menos água você toma, mais ganho de peso você tem por retenção de líquido, pois seu corpo "estoca" a água quando esta é escassa.

Além disso, a desidratação muitas vezes engana o cérebro, fazendo você acreditar que está com fome, e não com sede (esse é um dos principais tipos de falsa fome). Uma excelente opção de líquido ao longo do dia é o chá, que além de hidratar pode conter outros ingredientes saudáveis. (nem pense em refrigerante!)

5 Dicas de Dieta que Realmente Funcionam!

3. Invista no seu Sono

A cada ano que passa, a população dorme menos horas por dia. Excesso de estímulos e luminosidade, ruídos noturnos, enfim as causas são várias. Isso é alarmante, pois dormir bem é o fator primordial para sua saúde em geral.

Especificamente quanto à dieta, um sono de baixa qualidade impacta diretamente na absorção de nutrientes e no ganho de peso. Estudos recentes compararam dois grupos durante uma semana: um dos grupos, com deficiência de sono, ganhou cerca de 1,5 kg de peso a mais que o grupo que dormiu normalmente. Então, dê prioridade e melhore seu sono!

2. Coma conscientemente (até mesmo as "porcarias")

Um dos maiores segredos de quem come bem é não tratar a comida com ansiedade. Saborear os pratos lentamente, prestando muita atenção no sabor e na textura da comida. E isso vale não somente para alimentos saudáveis, mas também para as delícias "proibidas": quando você for comer aquele chocolate, sorvete ou sobremesa que gosta, pare e aprecie o alimento com todos os seus sentidos. Mastigue com calma, separe um tempo para isso. Não coma de qualquer jeito, ao mesmo tempo que está fazendo outra coisa, sem prestar atenção. Além de você evitar o exagero (com essa técnica você percebe muito antes quando está saciada), você vai curtir muito o alimento!

1. Nunca, nunca fique com muita fome

Quando você está com muita fome, você não está em condições de tomar decisões inteligentes. A fome é um desejo primordial que sobrepõe o pensamento racional. Portanto, quando você está faminto, é difícil pensar em alimentos saudáveis: seu corpo só quer saber da maneira mais rápida de matar a fome, e essa maneira é, quase sempre, através de alimentos que depois você vai se arrepender.

Para evitar esse problema, o ideal é sempre planejar suas refeições intermediárias e ter à mão opções saudáveis, para não ser pega de surpresa por essa fome, que quando chega pra valer tem o poder de sobrepor qualquer boa vontade.

Você aplica esses princípios no seu dia-a-dia? Tem alguma outra dica que funciona para você?

40 comentários para “5 Dicas de Dieta que Realmente Funcionam!”

  1. Avatar de Katia Oliveira

    Excelentes dicas…..

  2. Avatar de Sandra

    Estou vendo no email do meu marido e gostei , parabéns!

  3. Avatar de Pamela Coutinho

    Gostei das dicas, vou colocar em prática algumas coisas.

  4. Avatar de Márcia Leme

    Concordo com todas as dicas… Não adianta nada fazer uma dieta radical de 4 semanas, perder 5 quilos e depois cair de boca em alimentos supercalóricos. A disciplina na hora da alimentação é realmente essencial.
    Uma dica que me ajuda bastante: e tirei cerca de 70% do glúten da minha rotina… Olha, isso foi bem bacana. Não radicalizei (não gosto de radicalizar em nada). De vez em quando como minha macarronada gostosa… mas substituí o pãozinho de todas as manhãs por mandioca cozida, ou tapioca, ou batata-doce com um fiozinho de azeite… Nada de biscoitos ou bolo… Com isso, perdi 4 quilos há um ano… e me mantenho sem esses 4 quilos…

    1. Avatar de Ale

      Esse é que é o meu problema, não largo o pão nosso de cada dia, morro de inveja de quem consegue… parabéns Marcia.

      1. Avatar de Rosa

        Não precisa tirar o que vc gosta e sim substituir a far brancas por far integral se vc não é alergica ao gluten opte por alimentos saudáveis, coma pães integrais. Para ser considerado integral precisa ter em média 3% de fibras. E atenção na qtde

        1. Avatar de Elisângela Maciel

          O que você realmente tem que ter é disciplina, comer o necessário e reeducar o seu apetite. Assim você pode comer de tudo um pouco sem exagerar.

    2. Avatar de Luisa Melo

      Como assim comer mandioca cozida de manhã, não rola frutas ou iogurte?

      1. Avatar de Márcia Leme

        Oi, Ale… então… como eu não sou LOUCA por pão, até que foi fácil… mas de repente, só diminuir a quantidade já ajuda… ou vai tentando aos poucos…

      2. Avatar de Márcia Leme

        Luisa, a mandioca é apenas para substituir o carboidrato do pão…
        As proteínas têm de continuar sendo consumidas normalmente. Mandioca = carboidrato…

        1. Avatar de Miriam

          E a mandioca é uma fonte de carboidrato muito mais saudável do que o pão, o arroz… Às vezes só pão ou arroz e macarrão integral enjoa também… A Mandioca, batata-doce, são os chamados carboidratos complexos, de absorção mais lenta… Só frutas e iogurte no café da manhã não suprem todas as nossas necessidades nutricionais. Melhor no lanche da manhã ou da tarde.
          Muito bom, Márcia!

  5. Avatar de Rossane

    Essa dica de curtir os alimentos saboreando e estando consciente é a melhor, eu era assim, comia sem nem perceber, hj já sou diferente, com isso comemos bem menos…

  6. Avatar de Meme

    O problema da dica 5 é a falta de tempo, não consigo cozinhar em casa, mas o resto vou tentar.

  7. Avatar de Nadiafirmina

    😉 😀 muito boas essas dicas

  8. Avatar de Eliane

    Sempre cozinho em casa, estou tentando cortar de vez o refrigerante.
    Procuro me alimentar bem da maneira que posso, mas meu problema é a ansiedade e poucas horas de sono que me fazem atacar a geladeira e comer exageradamente coisas fora de hora.
    Mas estou tentando mudar o quadro…………

    Como sempre excelente post.

    Beijos 😛

    1. Avatar de Ale

      Pelo menos vc está consciente disso e certamente vc irá conseguir mudar seus hábitos.

  9. Avatar de Lucimar

    Muito boa essas dicas 😀

  10. Avatar de Hilton

    muito obrigado vale os 5 passos 😆

  11. Avatar de Marcos

    Muito boas as dicas, as vezes a diferença está nesses pequenos detalhes.

  12. Avatar de Renatinha

    Excelente!!! vou seguir as dicas, bjooo

  13. Avatar de Manuelle

    Sabe qual é o problema? Ser mãe, estou comendo mal, dormindo mal, engordando… tudo porque não tenho tempo para me cuidar. Não tenho tempo de saborear os alimentos, tenho que engolir tudo correndo… enfim, não é fácil, estou depre.

    1. Avatar de Ale

      Nossa!!! não me assuste não tenho filhos ainda… 😮

    2. Avatar de Luisa Melo

      Manuelle, é assim mesmo, te entendo perfeitamente porque eu tb tive depressão pós parto, tive um filho sem desejar, mas depois com o tempo tudo melhora, é só uma fase ruim, que passa.

    3. Avatar de Márcia Leme

      Realmente o começo da vida com os nossos filhos tende a ser complicado… Por mais que nos avisem que é difícil, a gente sempre acha que vai ser mais fácil do que realmente é… Mas a fase mais pesada logo passa… E aí ficam só as delícias de ter filhos lindos e amados… E o melhor: eles acabam ajudando a gente a ser mais saudável… Meus meninos adoram comer bem, então, acaba sendo um estímulo a mais…

  14. Avatar de Rô

    Estou no caminho certo 😆 😆 😆 😆 😆

  15. Avatar de Tony

    Estamos sempre na busca de informações relevantes que possam mudar a nossa vida, ou nosso dia a dia e as vezes encontro dicas valiosas aqui.

  16. Avatar de Rosa

    É simples emagrecer ser saudável e se manter assim . Essas dietas da moda pra mim não funcionam porque qto mais proibem de comer algo mais dá vontade de atacar rsrs. Não compre porcarias nem estoque em casa principalmente se tiver criança, eduque ela tbem a ser saudável pois se tiver na mão vc come sem pensar. O segredo é mudança de mente escolher o melhor pra vc . Pequenas mudanças é que fazem a diferença e acaba com o efeito sanfona, por exemplo substitua o arroz branco pelo integral, corte frituras eu não uso óleo na cozinha a anos, far integral sempre e coma com moderação. Um doce no final de semana etc. Perfeita essas dicas Celisa nessa eu boto fé .

  17. Avatar de Andréa Mattos

    Dormir bem sempre é essencial para se manter saudavel. Acho que não tem nenhum segredo, o que importa é o equilibrio, nunca exagerar em nada… assim pode comer de tudo.

  18. Avatar de Lu

    Legal, coisas importantes que esquecemos de fazer como dormir bem e saborerar os alimentos, sem pressa

  19. Avatar de Bianca

    Gostei muito do artigo.

  20. Avatar de Adriana Prado

    Ótimas dicas!
    Ainda não me acostumei a comer a cada 3 horas, então, pelo menos de segunda a sexta-feira, uso um despertador pra me lembrar. Se vou sair, tenho levado alguma coisa na bolsa (maçã, barra cerais, biscoito…).
    Estou precisando é passar mais tempo na cozinha, preparando e organizando melhor o cardápio. Tenho feito tudo corrido, mas nunca dispenso um bom prato de salada.

    Beijo

  21. Avatar de Lana Bello

    Faço quase tudo nas
    dicas… Só erro ainda pq
    tenho intervalos
    grandes, de um horário
    para o outro. (Deveria comer de 3h em 3h,
    de uma refeição para outra,
    as vezes fico 4 ou 5 horas),
    sei que isso não é bom.

    Abraços Celisa 😆

  22. Avatar de Roseane

    Muito boas as dicas, esses detalhes as vezes pode ser mais importante do que a dieta propriamente dita.

  23. Avatar de Tania Cristina

    Dicas excelentes!! Meu pecado maior é de não me alimentar de 03 em 03h. 😉

  24. Avatar de Cris Almeida

    eu estou comendo descontroladamente, tá muito difícil aguentar de tanta ansiedade sei lá o que é, mas eu acordo pensando em comer e durmo pensando em comer tá tenso :???:. vou tentar seguir as dicas 😉

  25. Avatar de Daniella

    Adorei o post. Preciso seguir as recomendações e voltar aos exercícios. Como sempre boas dicas.

  26. Avatar de Neide Maria

    Nossa amei as dicas! Agradeço!

  27. Avatar de Genivaldo Batista

    Realmente estas dicas são muito valiosas. Já faço dessas dicas minha rotina de vida. A palavra chave é a disciplina. Há um ano atrás pesava 96 kilos, hoje só na reeducação alimentar e a ingestão de água ( 2,5 à 3,0 l ) por dia consegui abaixar meu peso para
    75 kilos naturalmente sem a ingestão de medicação para emagrecimento. Outra dica é caminhada pelo menos 40 minutos por 3 dias na semana. Resolveu, meu numero de calça que era antes 50 ou 52 hoje uso 44 , além da minha pressão arterial ficar nos padrões normais pois sofria com alterações. Vale a pena tentar, fica o meu depoimento real de vida.

  28. Avatar de Lia Oliveira

    oi, gostei muito das dicas!preciso emagreser 4kg o q eu faso para conseguir?e o que devo comer?..

  29. Avatar de Silvia

    adoreiii

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva