Drenagem Linfática

Drenagem Linfática

Com a chegada do verão, a preocupação em manter o corpo mais bonito é maior. Um dos tratamentos que ajudam a eliminar peso é a drenagem linfática, que é uma técnica de massagem usada para drenar e limpar macromoléculas e resíduos celulares. Ela estimula o sistema linfático a trabalhar em um ritmo mais acelerado, mobilizando a linfa até os gânglios linfáticos. Com isso, são eliminados o excesso de líquido e as toxinas do organismo.

O sistema linfático é uma rede complexa de vasos que movem fluidos através do corpo. Estes fluidos são responsáveis por transportar as toxinas para longe das células saudáveis, além de trazer materiais para as células que estão lutando contra vírus ou infecções. Apesar do fluido se mover através do sistema linfático, ele não tem o seu próprio mecanismo de bombeamento. A drenagem linfática é um tipo de terapia que serve para ajudar a linfa a fluir mais facilmente.

A principal função da drenagem linfática é retirar os líquidos acumulados entre as células e os resíduos metabólicos. Ao serem retiradas do local armazenado, tais substâncias são encaminhadas para o sangue através da circulação. Essa técnica também estimula a regeneração dos tecidos, melhora o sistema imunológico, é relaxante e tranquilizante, combate a celulite e a gordura localizada e ainda melhora a ação antiinflamatória do organismo.

Benefícios da Drenagem Linfática

  • Desintoxica o organismo
  • Elimina líquidos acumulados no organismo
  • Ativa o sistema imunológico
  • Atua como analgésico
  • Alivia hematomas e inchaços após cirurgias plásticas
  • Auxilia no tratamento da celulite

Drenagem Linfática

Drenagem para Eliminar Celulite

O sistema linfático tem que funcionar bem e deve estar saudável para que não haja o aparecimento de celulite na pele.

A linfa (líquido presente entre as células e que apresenta uma composição semelhante a do plasma sanguíneo) é importante para transportar nutrientes e para remover fluidos e proteínas em excesso e para prevenir o inchaço do corpo.

O sistema linfático serve para manter as células irrigadas, e também para drenar as toxinas, restos do processo de metabolismo e para manter o equilíbrio da hidratação nas células. Quando há problemas de circulação da linfa, ocorre a celulite. A celulite pode também ser originada por má alimentação e falta de exercícios físicos.

Ao entender o funcionamento do sistema linfático, podemos perceber melhor como a celulite aparece. Existem impurezas debaixo da pele, e a linfa não consegue limpar tudo. Estas impurezas misturam-se com gordura e criam pequenos entupimentos sólidos debaixo da pele, a celulite. A drenagem linfática ajuda na sua remoção pois ajuda a soltar estes nódulos entupidos.

Saiba mais sobre como eliminar a celulite.

Drenagem Linfática e Emagrecimento

A drenagem linfática é indicada para a eliminação de líquidos e toxinas acumuladas,  levando à diminuição de medidas do corpo. Porém, não ocorre a eliminação de gordura propriamente dita. O sistema linfático e os rins não tem a capacidade de filtrar gordura. Quando ouvir que com drenagem linfática ocorrerá a eliminação de gordura através da urina, saiba que esta informação não procede.

Para eliminar gordura e emagrecer, temos de estimular as reações químicas do nosso organismo a transformá-las em glicose para suprir as necessidades calóricas do corpo.

A maneira mais eficaz de emagrecer é através da estimulação do aumento da massa muscular. Isso faz com que ocorra uma troca da massa gorda por massa magra e, neste caso, ocorrerá sim eliminação de gordura. Quando o corpo tem mais massa muscular, gasta mais calorias, fazendo emagrecer.

Como é Feita a Drenagem Linfática

A drenagem linfática manual (massagem) consiste em movimentos circulares, suaves e precisos sobre o caminho percorrido pelos vasos linfáticos. Na versão mecânica, alguns aparelhos reproduzem o movimento de pressão e descompressão. Em outras versões, há aparelhos que aplicam estimulação elétrica em pontos específicos do corpo.

Indicações da Drenagem Linfática

A drenagem é indicada no combate e prevenção da celulite e gordura localizada. A massagem também é a principal indicação para recuperação de inchaços pós-cirúrgicos, especialmente nos casos de cirurgias plásticas (lipoaspiração, mamoplastia, cirurgia de abdômen e rosto). Nesses casos, a drenagem ajuda o organismo a reagir, eliminando líquidos que causam o inchaço e acelerando a recuperação.

A massagem também é indicada para casos de má circulação sanguínea, varizes, tensão muscular, enxaqueca, hipertensão e até sinusite. Além disso, por estimular o sistema nervoso parassimpático, é ótima para relaxar e afastar o estresse.

O método é contra-indicado apenas para quem sofre de insuficiência renal, trombose, hipertireodismo e para portadores de tumores no sistema linfático.

E você, já fez dreanagem linfática? Valeu a pena?

76 comentários para “Drenagem Linfática”

  1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Nossa! Que legal vcs terem feito esse post!
    Vou contar um pouco da relaçao de amor e dependencia com a Drenagem. rsrs
    Ha 13 anos atras fui diagnosticada com Atrite Reumatoide Refrataria. Passei por diversos tratamento ate hoje. Depois do 2 tratamento, meu medico recomendou a drenagem, pelo menos 1x semanal. E conto a vcs, que é uma ferramenta preciosa para evitar crises graves. Pois o inchaço meio que “alimenta” a doença. A propria doença produz liquido que ataca o corpo(aquele liquido que pessoas normais fabricam na pele qdo se machucam(sabe. aquele sorinho de cura?). Entao, o meu corpo fabrica isso DEMAIS e ao contrario de ser uma cura para algum orgao, ele acaba atacando o q nao deve. Causando muita dor e inchaço.
    A DRENAGEM feita com regularidade ajuda e MUITO!!! Pois eliminando o liquido normal, ele nao alimenta o liquido “anormal”, o resultado é crises mais espassadas uma de outra.
    Assim que EU REALMENTE RECOMENDO A DRENAGEM A TODAS as pessoas que conheço, é saude que vc está “ganhando”! Nao é só uma questao estetica nao!
    Passei por 5 ciclos de quimio amarela, e dentro desse tratamento inclui uma quantidade braba de antialergicos e corticoides. No fim das contas, isso vira liquido acumulado, e a drenagem ajuda na eliminaçao! A Drenagem passou a ser rotina na minha vida fazem 9 anos! Nao abro mao!!!
    :D
    Bjuuuu

  2. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    EXCELENTE MATÉRIA!!!

    Só reforçando….a Drenagem Linfática não é dolorida, é uma massagem muito leve e deve ser feita por profissional habilitado: esteticista (técnico ou tecnólogo) ou fisioterapeuta.

  3. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Fiz drenagem em pós operatório e foi ótimo. Meu desejo era nunca ter abandonado, já que tenho retenção de líquidos mesmo tomando muita água. Mas, infelizmente, não tenho $$$ para fazer sempre como gostaria.
    Já pensei em comprar um aparelho, inclusive sei de fisioterapeutas aqui na minha cidade que usam para ajudar. Então, porque não tê-lo? Já ajudaria bastante. Bom lembrar, vou colocar este desejo para 2013.

    Beijo

  4. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Ótima matéria sobre drenagem. Aliás, gosto muito de todos os post´s do site!! Estão de parabéns!!
    Uma ressalva, que nossa colega também escreveu acima, é mto importante dizer que a drenagem não é dolorida, diferente do que muitas acham por ai. E muitas pessoas confundem drenagem com massagem modeladora, mas essa última também deve ser indolor.
    E por este motivo todo procedimento estético deve ser realizado por profissional habilitado e acho que nós, profissionais sérios e responsáveis, devemos prezar por isso, pois mtas pessoas que entram de “gaiatos” na área da beleza não sabem realizar corretamente os procedimentos e acabam “queimando” nossa imagem e o pior, prejudicando a saúde do nosso bem mais precioso, que é nosso cliente.
    Abraços a todos e mto boa nossa troca de conhecimento!!
    ;)

  5. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Aprndi fazer mais ou menos, rsrs, ou seja vi na net um video ensinando a fazer sozinha, e faco somente na barriga e cintura, esse mes me aliviou muitooooo no perido da tpm, diminuindo o inchaco do abdomem, nao sou profissional nem fiz curso, mais ate q esta me ajudando! Fazer com proficional deve ser bom de mais, pois faz no corpo todo deve ser bem relaxante!

  6. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    fiz um curso de bambuterapia,e e realmente impressionante os resultados,pena que nao da pra gente fazer em si propria a nao ser na barriga e e no rosto

    1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

      nir, tudo bem? me diz uma coisa como se faz essa tecnica na barriga? da pra fazer sozinha? me explica por favor! xerooa

  7. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Nair, o i faltou,rs desculpa.

  8. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    eu recomendo , fiz 10 sessoes de drenagem linfatica, perdi 7,500 quilos,
    mtss medidas sem falar nas celulites

  9. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Tive trombose na perna esquerda e o angiologista me disse para fazer drenagem linfática quero muito fazer pois meu pe fica muito inchado e nao posso usar saia nem vestido so calça pois fico com vergonha. E meias elásticas Deus ajude que eu possa ficar logo boa.
    Renho 25 anos nao tenho filho gostaria de um dia ter mais nao sei se posso.

    1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

      A drenagem é muito boa para desinchar perna como voce disse. Procure um especialista na sua regiao.. Faça a experiencia por um tempo, tenho certeza que nao arrependerá e nao irá largar mais essa técnica tão boa que traz excelentes resultados. Lembrando que drenagem nao doi, sao movimentos leves, precisos e continuos levando a linfa ate os ganglios.
      Eu sou de Cuiabá e faço drenagem, interessados na região me mande um email.
      Atte,
      Viviane

  10. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Faco masagem 1 vez por semana e fazem com 11 Meses como de 3 em 3 horas sinto algumas mudancas no Meu corpo mas nao o desejaso quanto tempo leva para aumentar 5quilos de massa muscular?

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.

Que outro assunto você gostaria de buscar?