Como evitar o envelhecimento dos cabelos?

Não é a apenas a pele que envelhece com o tempo: o seu cabelo também sente os efeitos da passagem dos anos. À medida que o tempo passa, os fios tornam-se mais finos, secos e quebradiços.

Essencialmente, o processo de envelhecimento se caracteriza por dois fenômenos: a redução da densidade dos fios, com diminuição de sua espessura, e a perda de sua cor natural, que leva aos cabelos brancos.

A culpa está na perda de aminoácidos, que são essenciais para o cabelo. Os aminoácidos são as menores partículas em que se constituem as proteínas. A principal proteína do cabelo é a queratina que, em conjunto com a vitamina E e o selênio, proporcionam proteção aos cabelos.

Portanto, o envelhecimento dos fios não é ocasionado somente por idade cronológica ou genética, mas também pela falta de vitalidade dos fios; e isso pode ocorrer em qualquer idade.

Como manter a vitalidade dos fios?

  • Proteger o cabelo do sol é a primeira regra contra os danos cronológicos. Os raios UV ainda são os maiores inimigos dos cabelos, pois reduzem a elasticidade dos fios além de ressecá-los e dar a eles uma aparência opaca.
  • Hidratar e usar produtos adequados ao tipo de cabelo. Isso pode restituir o brilho e ainda oferecer uma textura macia aos fios. Essa prática deve ser incorporada à rotina: pelo menos uma vez por semana, faça uma hidratação caseira. Além disso, reserve um tempinho para ir ao salão cuidar das madeixas de vez em quando.
  • Cauterizações têm o poder de nutrir os fios e fechar as cutículas do cabelo. Ou seja: além de auxiliar na retenção do frizz, seus cabelos terão os nutrientes que precisam.

Lifting Capilar

Reconstrói a elasticidade e a estrutura do cabelo, recuperando o brilho e a maciez. Previne o fotoenvelhecimento capilar (ação natural que ocorre no couro cabeludo em pessoas a partir dos 30 anos).

O processo se dá pela aplicação de um shampoo específico, uma máscara de tratamento do produto denominado lipo recharges (à base de uma substância reconstrutora do couro cabeludo), de um complexo ativo vita refil composto de P-lipossomos (que age na prevenção do fotoenvelhecimento), além de outros cremes hidratantes fortalecedores.

Esse tipo de hidratação revitaliza o cabelo que perdeu matéria, com ardência no couro cabeludo, opaco e sem brilho, e tira o aspecto de fios cansados. Esse procedimento deve ser feito em salão de beleza.

Alimentos para os Fios

Uma alimentação equilibrada e saudável é importante não só para a sua silhueta, mas também para a beleza da sua pele, unhas e cabelos. Problemas nutricionais deixam os cabelos secos, quebradiços e sem vida. E quando oleosos demais, podem ser sinal de uma dieta desequilibrada.

Deficiências de algumas vitaminas e minerais também causam prejuízos, como queda de cabelos.

  • Magnésio – O magnésio é essencial na formação de proteínas como a queratina, que constitui os fios. Fontes: frutos do mar, abacate, melão, abacaxi, carambola e nozes.
  • Cálcio – A deficiência de cálcio torna os cabelos finos e quebradiços. Fontes: folhas verdes, gergelim, tofu, salmão e sardinha.
  • Sódio – ajuda a controlar o teor de água dentro dos fios e dá brilho. Fontes: frutos do mar, tomate, aipo e tofu.
  • Potássio – é muito importante para manter a flexibilidade e a hidratação. Fontes: carnes magras, banana, pepino, uva, amêndoa e semente de girassol.
  • Zinco – é ele que dá a força aos cabelos. Fontes: carne, cogumelo, ovo, ostra e germe de trigo.

Quais cuidados tomar para evitar o envelhecimento precoce do cabelo

O fio envelhecido tem carência de tratamento regular e também de vitaminas e nutrientes. Veja algumas dicas que podem ser colocadas em prática no dia a dia para evitar que os cabelos fiquem envelhecidos antes da hora.

  • Alimentação balanceada – Uma nutrição adequada é muito importante, são indispensáveis, principalmente, ferro (presente na carne de fígado, carne vermelha, gema de ovo, legumes, grãos integrais ou enriquecidos, vegetais verde-escuros, melaço escuro, camarão, ostras); zinco (leite, fígado, moluscos, arenque, farelo de trigo); cobre (fígado, moluscos, grãos integrais, cereja, legumes, rins de aves, ostra, chocolate, castanhas, cereais, frutas secas, mariscos, tecidos animais); vitamina B6 (levedo, germe de trigo, carne de porco (bem passada), vísceras (principalmente fígado), cereais integrais, legumes, batata, banana e aveia).
  • Suplementos orais – Hoje em dia nossa alimentação é carente de vitaminas e minerais e se você já não se alimenta tão bem assim, é importante suplementar vitaminas e minerais para que seus cabelos fiquem fortes e nutridos. Confira o post vitaminas e minerais para cabelos.
  • Cuidados diários – manter o couro cabeludo limpo e sem oleosidade, usar shampoos adequados e de qualidade. Fazer uma limpeza profunda ou esfoliação no couro cabeludo. Hidratar com frequência; e não abusar dos processos químicos agressivos.
  • Massagem capilar – Os movimentos ativam a circulação no couro cabeludo melhorando a oferta de nutrientes para os fios.
  • Couro cabeludo saudável – É fundamental manter essa região íntegra e com saúde. Agressões podem gerar até uma queda de cabelos definitiva (alocepcia cicatricial), em que não nascem mais cabelos. Um bom exemplo é uma queimadura química, que pode ser provocada, por uma escova progressiva mal aplicada.

Tratamento Cosmético

Os especialistas são unânimes ao falar que a hidratação é um dos fatores mais importantes para a saúde do cabelo. As máscaras de hidratação profunda e a queratinização, feita no salão, podem auxiliar bastante a recuperar a juventude dos fios.

Utilizar o condicionador ao longo do comprimento dos fios é altamente protetor. No entanto, o envelhecimento do cabelo não suporta um condicionamento intenso.

E como as fibras do cabelo envelhecido também perdem espessura com o passar dos anos, os shampoos e condicionadores eficazes adicionam massa às fibras mais finas do cabelo, deixando-o mais encorpado, mais espesso. Esses produtos contêm ativos ‘anti-aging’ como pantenol, niacinamida, cafeína e combinados de polímeros fortificantes. Estes penetram na cutícula e na parte mais interna do cabelo, onde agem nas fibras e as tornam mais fortes e flexíveis, aumentando seu diâmetro.

Para quem tiver interesse, eu indico a loja online Beleza na Web, que tem uma grande variedade de produtos específicos para cabelos envelhecidos.

E você, o que faz para evitar o envelhecimento dos seus fios?

25 comentários para “Como evitar o envelhecimento dos cabelos?”

  1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Vim compartilhar com vocês o que faço para manter meu cabelos saudáveis, com brilho e vitalidade..Eu uso produtos de qualidade, e que nutrem os cabelos. A pimenta vermelha é uma super aliada para os nossas madeixas, indico e aconselho quem precisa de uma mega hidratação!!!

  2. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    olá meninasss, eu sou maníaca para cuidar dos cabelos, como faço luzes, meus cabelos ressecam um pouco então eu faço hidratação 2 vezes na semana, cuido muito das madeixas, faço cauterização no salão.
    Gente esse lifting capilar é tudo, ele renova o couro cabeludo, o cabelo fica levinho e e saudável ameiiii.

    Ahhh gasto muita grana com meu cabelindo, em compensação quase não gasto com roupas e sapatos :)

  3. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Oi Celisa, td bem? Obrigada por todas as dicas que vc tem dado para nós…
    Tenho pouco cabelos, além de ser muito fraco…depois que ganhei meu bebê acho que ficou pior ainda…não tenho nada de química neles, tenho vontade de fazer progressiva, pois como são finos tendem a armar e tem muito frizz.
    Gostaria que me desse alguma dica já que meu caso é meio complexo…rsrsr
    Obrigada.

    1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

      Matéria muito boa… Valeu!! 😮 😎 Bom dia!!!!!

  4. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Matéria muito boa… Valeu!! 😮 😎

  5. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Amei a matéria…

  6. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Gostei Muito do Comentário de Vocês e Gostaria de uma indicação. Atualmente venho pintando meus cabelos e também tenho um problema de queda capilar . Ainda não são totalmente brancos . Gostaria de fazer um tratamento contra queda e se possível recuperar os fios perdidos e dar mas vitalidade aos meus cabelos ! Vou fazer esse ano 60 anos ! É possível ??? …

  7. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    CABELO para mim é TUDO!!! Cuido rigorosamente dos meus fios, pois eles sao frágeis e finos, se eu nao cuidar eles somem…. tb gasto horrores com cremes para cabelos, tenho queda e tb invisto em loções capilares….
    Se alguém tiver alguma dica para fortalecer o cabelo eu agradeço! Bjs

    1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

      Eu também curto muito tudo q envolve cuidados com cabelo e tenho uma dica para queda, fortalecimento, e qualquer tipo de doença cspilar:o suco de uma cebola com 100 ml de água batida no liquificador coar e colocar no couro cabeludo por algumas horas, depois lavar bem e hidratar bjs

  8. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Legal, bom saber, não sabia que cabelo tb envelhecia.

  9. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Olá garotas, o Pantenol realmente é maravilhoso, eu estou usando tanto no creme de hidratação como borifando diretamente nos cabelos já lavados.
    Estou fazendo uso do Pantogar ja uso a seis meses e o crescimento do meus cabelos esta maravilhoso, inclusive na formula do Pantogar contem vitamina B1, D-Pantotenato de Cálcio, levedura, Cistina e Queratina. Tudo de bom!

  10. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Eu amo cuidar dos meus cabelos, agora estou triste pois eles estão caindo muito.
    Estou usando fortificantes, queratina, colágeno e jaborandi. Vou começar o uso da babosa tb.

  11. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Gente, envelhecimento dos fios é mesmo um problema… e não é só para quem tem mais idade… tem muito jovem com fios envelhecidos por desgaste, estresse… o fio fica opaco, rígido, ressecado, perde a vida, entende?
    Uso Kérastase Age Recharge e L’Anza Anti-Aging.. e Schwarzkopf Q10 Time Restore, Alfaparf Semi di Lino Anti-Age, Wella Age Restore
    compro aqui: http://www.belezanaweb.com.br/cabelos-envelhecidos/
    Estou pensando nos próximos já… L’Oréal Professionnel Age Densiforce, Seah…. rsrsrsrs…

  12. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Tenho a impressão que meus fios estão envelhecendo, estão mais finos e opacos.

  13. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Adorei as dicas, vou cuidar melhor das madeixas

  14. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    :(
    Uma questão que tenho observado é de nomenclatura.
    O termo “Cauterizações” é usado para muita coisa, inclusive relaxamentos.
    Dizem que não tem formol, mas tem outras substâncias que interferem na estrutura dos fios.
    O cabelo fica lindo, brilhante, mas com o tempo fica seco, opaco.
    Parece que é blindado.
    Temos que ter cuidado com essas enganações.
    Nem sempre a cauterização de um salão é a mesma de outro.

    1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

      Eu já fiz cauterização no salão, não tem nada a ver com alisamento

  15. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Adorei as dicas, vou cuidar melhor dos meus cabelos.

  16. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Muito legal, eu adoro cuidar dos cabelos, agasto muito com shampoos e cremes, mas vale a pena, todos elogiam

  17. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Adorei as dicas, faço tudo pelo meu cabelo, uso shampoos de qualidade, loção para fortalecer, receitas naturais, hidratação, mas ainda assim, ele não é bonito…

  18. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Eu aprendi aqui no site mesmo que devemos colocar 10 ml de queratina líquida junto com o creme de hidratação, faço isso até hj e meu cabelo melhorou muuuito.
    Adorei a resenha.

  19. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Meninas não se esquecam que couro cabeludo saudável, cabelos saudáveis!!!! devemos dar atenção a esse requesito. Usando shampoo esfoliante p/ o couro cabeludo, a marca Vita derm tem um maravilhoso, depois enxaguar bem, hidratar os fios e depois usar um excelente tônico fortificante c/ ativos como jaborandi, capiscum, ginki biloba tudo que favorece a microcirculação.
    Adorei a reportagem,faço hitratação um vez por semana e cauterização de 15 em 15 dias.

  20. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Eu cuido muito para meu cabelo não envelhecer.
    Hidrato, faço detox capilar, uso produtos adequados e de qualidade, óleo de amendoas, ricino, abacate,coco… shampoo sem sulfato, uso o métodp co-wash… enfim, cuido mesmo.

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.