Você trabalha horas sentada em frente ao computador?

Você trabalha horas sentada em frente ao computador?

Exercícios para a Coluna

As dores na coluna são frequentes entre a maioria dos trabalhadores. Aproximadamente 80% da população mundial sofre com esse problema. Quais são os principais motivos que causam esse problema?

Algumas causas mais frequentes para o problema são a má postura, a falta de alongamento, o estresse e as várias horas na mesma posição, principalmente em frente ao computador. Entre as mulheres, as dores na coluna podem ser resultado do calçado utilizado diariamente. Eles precisam ser confortáveis, com saltos largos entre dois a cinco centímetros. Os sapatos muito baixos diminuem a absorção de impacto, já os altos e com salto fino dão instabilidade e acabam forçando a coluna.

Você trabalha horas sentada em frente ao computador?

 O que fazer para evitar as dores na coluna?

Cuidados diários com a postura são fundamentais. Tanto as pessoas quanto as empresas precisam ter a consciência desses cuidados para melhorar o dia-a-dia dos brasileiros. Além de alongamentos, o ajuste ergonômico dos postos de trabalho é muito importante. Cadeira e computador ajustados na posição correta evitam que os funcionários fiquem curvados, por exemplo.

Em relação aos sapatos utilizados com frequência, é preciso que eles sejam confortáveis, com saltos largos entre dois a cinco centímetros. Os sapatos muito baixos diminuem a absorção de impacto, já os altos e com salto fino dão instabilidade e acabam forçando a coluna.

Nos afazeres domésticos também é necessário prestar atenção na coluna. Ao pegar algo do chão ou erguer peso é importante flexionar os joelhos. Outra dica é evitar fazer a mesma atividade durante muito tempo. Muitas pessoas deixam para passar roupas em um único dia da semana e fica nesta atividade durante horas, o que acaba sobrecarregando o corpo. O ideal é dividir os afazeres para não gerar estresse físico.

Quais os exercícios mais indicados?

Alongamentos

  • Você trabalha horas sentada em frente ao computador?
  • Você trabalha horas sentada em frente ao computador?
  • Você trabalha horas sentada em frente ao computador?
  • Você trabalha horas sentada em frente ao computador?
  • Você trabalha horas sentada em frente ao computador?
  • Você trabalha horas sentada em frente ao computador?
  • />

 

Alongamentos associados a qualquer outro exercício (ginástica em geral, musculação, esportes, corrida) gera alívio de estresse e ganho de força e condicionamento.

Além de ginástica laboral, há algum tratamento que pode ser feito com frequência em quem já apresenta um quadro mais agravado?

Para quem sofre com dores nas costas constantemente alguns tratamentos, além da ginástica laboral, são indicados:

RPG

Método fisioterapêutico de avaliação e tratamento das disfunções posturais e dos movimentos através de oito posturas globais. Procura não apenas tratar o sintoma, mas buscar a sua causa. Baseia-se em trabalho corporal ativo, onde as posturas praticadas terão um papel de tração em todas as cadeias musculares. A RPG proporciona um tratamento personalizado, individual, ativo e progressivo, já que cada paciente reage de maneira diferente a um problema.

Acupuntura

O tratamento é realizado através da estimulação de pontos específicos espalhados pelo corpo nos canais de energia. Ao serem estimulados, eles produzem efeitos analgésicos, relaxantes e anti-inflamatórios.

Osteopatia

Relativamente nova, a técnica tem se mostrado eficiente nos ajustes posturais e articulares. Trata-se de uma ciência em que o terapeuta procura fazer com que o corpo do paciente desenvolva equilíbrio e funcionalidade.

Fisioterapia

 É voltada ao entendimento da estrutura mecânica do corpo. A fisioterapia previne e trata distúrbios de biomecânica e funcionalidade humana em qualquer idade, decorrente de alterações de órgãos e sistemas humanos. Estuda ainda os efeitos benéficos que os recursos físicos e naturais possuem sobre o organismo das pessoas, para que sejam aproveitados da melhor forma.

Fonte:

  • Claudia Wanderck
  • Diretora da Long Life Fisioterapia
    (Blumenau/SC)
  • Fisioterapeuta do Trabalho, especialista em Fisioterapia Ortopédica e Consultora de Ergonomia, atua há 13 anos na área.

44 comentários para “Você trabalha horas sentada em frente ao computador?”

  1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Depois de um problema que tive na coluna no período da adolescência, ocasionado por má postura, o qual tive que corrige com muitos exercícios, sempre estou atenta principalmente ao meu sentar.

  2. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Eu trabalho horas sentada, ha um tempo tive dores terríveis nas costas, desde então iniciei alongamentos diarios e minha dor parou, alongamento é tudo….

    1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

      alongamentos e exercicio diario com a boa postura é fundamental. assim vai aliviar seus ligamentos da vertebra ( coluna ).

  3. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    muito bom esse artigo, me policio sempre para ter uma boa postura, depois de sentir dores hj faço alongamentos diários e 2 vezes ao mes faço RPG.

  4. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Quando se é jovem pode sentar errado, abusar que não dá nada, depois dos 40 anos, tudo fica mais complicado, estou tendo dores no pescoço, ombros e as vezes nas costas, tudo por ficar sentada tempo demais… procurei o pilates e tudo melhorou, estou aprendendo a me reeducar. Muito bom o post.

    1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

      pode ter te prejudicado na epoca que era jovem…agora voce virou um velho, e tudo dói…a tendencia é só piorar

  5. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    A minha dica para quem tem má postura e deixar lembretes em frente do computador para lembrar que vc deve sentar certo, porque é difícil lembrar.
    Outra dica é a caminhada, depois que comecei a caminhar as dores sumiram.

  6. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Bom dia meninas, adorei o assunto pois estou passando por isso também. Desde a semana passada estou sentindo dores nas costas e fico horas na frente com computador.
    Adorei as dicas de alongamentos propostas, vou fazer todos os dias.

  7. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Hoje já não carrego mais peso… em Setembro passado, carreguei uma TV que pesava cerca de 30KG – de forma errada – quebrei uma costela e lesionei uma vértebra na região lombar. Resultado: fiquei sem muitos movimentos nas pernas por vários dias, e fiz um tratamento fortíssimo com injeções de cortisona dia-sim dia-não p/ curar as lesões. Então, pessoal, muito cuidado ao carregar peso! Muito cuidado mesmo!

  8. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Olé gatas!Gostei mt das dicas de alongamento, trabalho 8 horas sentada(sem postura).
    Vou começar a fazer os alongamentos.Não sinto dores, mas daqui a alguns anos vou sofrer se não me cuidar. Bjos :)

  9. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Olá, muito bom esse artigo, eu que estou grávida e que fico muitas horas sentadas, esses exercicios irão me ajudar bastante. Para amenizar as dores coloquei uma almofada na minha cadeira também e tem ajudado demais.

  10. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Eu não tenho uma boa postura e preciso urgentemente iniciar o pilates para aliviar dores e correção postural, estou esperando o tempo$$$…

    E sobre o uso de calçados tbm, preciso adquirir calçados com estes saltos médios e largos.

    ótimo artigo

  11. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    ADOOOOOOOOORO ESTE SITE, ESTOU SEMPRE AGUARDANDO POR MAIS NOVIDADES!

    PARABÉNS!

  12. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Trabalho sim e sempre estou me policiando para não sentar errado. Adorei os alongamentos.

  13. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Eu tb trabalho sentada, estava com um pouco de desconforto nas costas e ombros e comecei fazer pilates, estou adorando. Tudo melhor.

  14. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Essa matéria caiu como uma luva,estou com muitas dores na coluna e passo a maior parte do meu tempo sentada em frente ao computador.Vou seguir cada passo descrito na matéria.Amei

  15. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Não conhecia a tecnica oesteopatia, achei bem interessante. Artigo nota 10.

  16. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Gostei muito de ler o artigo, estou precisando desses alongamentos, estou travando…

  17. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Adorei os alongamentos, já testei! Quando se está mais velhinha tudo começa a doer, acho alongamentos essenciais para não ter dores…

  18. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Eu já sofri muito com dores nas costas, é terrível, vejam meu tratamento:

    O tratamento foi dividido em duas fases.
    Na fase da dor aguda, o médico vai receitou analgésicos e antiinflamatórios, fisioterapia convencional e outros métodos. Depois, é recomendou que o (RPG), hidroterapia, condicionamento físico, ajuda de um nutricionista e também de um psicólogo.

    Hoje estou bem melhor e sem dores.

  19. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Faço pilates e acupuntura para melhorar a postura e a dor nas costas mas mesmo assim é difícil melhorar totalmente.

  20. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Interessante! Alongamento é uma atividade que podemos fazer em casa, quando acordamos, e quase sempre esquecemos de fazê-lo. Sonegamos nos permitir um momento de relaxamento e propiciar benefícios para nossa saúde.

  21. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Quem está com dores e vai procurar um médico minha dica é procurar um ortopedista.
    Se medicamentos são prescritos para reduzir a dor, devem ser usados apenas como indicados e não podem ser ingeridos por períodos extensos de tempo. Lembre-se também de que se seu ortopedista indicar o descanso como melhor forma de tratamento, é vital que você siga suas instruções corretamente.

  22. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Dicas para melhorar a postura:

    Sentar sempre em cadeiras duras evitando poltronas macias. O encosto deve ter uma saliência na região lombar para dar suporte e manter a LOMBAR na posição correta. Os pés devem se apoiar completamente no solo ou em um pequeno estrado de 5 a 8 centímetros de altura. Os quadris devem ser mantidos em 90 graus ou levemente mais elevados. Evite debruçar-se sobre a mesa e apoie bem os braços mantendo o cotovelo em 90 graus.

  23. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    O pilates também é um santo remédio!

  24. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Esse texto veio em boa hora, sofrendo de dores no pescoço… vou fazer esses alongamentos, acho que vai me ajudar, bjkas

  25. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Bom artigo! desde que tive dores nas costas que me incomodavam pacas, sofria horrores… e não fazia nada e então comecei a fazer alongamentos, hj minha vida é outra, dores diminuiram e consigo ter bem estar

  26. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Muito legal essas dicas, veio no momento certo! Parabéns ao blog.

  27. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Boa Tarde Pessoal… :D
    :D Ótimo Artigo. Quando era adolecente sofri de escoliose, um problema gerado por postura incorreta, mas agora como trabalho 8 horas diárias sentada em frente a um computador, minha postura está voltando a ficar errada e o problema é que não tenho tempo de fazer uma boa aula de Pilates ou seções de fisioterapia. Estou ficando com dores na coluna e pescoço. Vou ficar com a dica dos alongamentos, espero que sejam tão eficazes quanto…
    BjuSss :D :D

  28. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    muito boa esta matéria! dicas praticas e importantes que ajudam no bem estar!

  29. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Estou fazendo RPG e estou amando, minha postura sempre foi torta e ruim com o RPG está melhorando tudo, recomendo.

  30. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Nossa! Adorei esse texto de hoje, veio em boa hora… acordei com dores no pescoço e nas costas (dormi numa cama diferente :) ) Já fiz esses alongamentos, e vou fazer sempre, obrigada!

  31. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Valeu! Adorei ler essas dicas.

  32. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Tenho problema na coluna, já sofri muito com dores vivia tomando antiflamatório; depois de fazer rpg e muito alongamento melhorei bastante . Adorei o post Bjcas…………..

  33. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii eu amo tudo daqui……..

    beijossssssssssssssssssssssssssssssssss

  34. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    oi, sinto dores na coluna, sofro há 14 anos por que tenho luxação congênita bilateral de quadris, tenho uma vida limitada sem fazer grandes movimentos, por conta das dores, minha vida parau. as vezes fico muito deprimida por que acho que me entreguei a doença quando estava melhor do que hoje por medo deixei de viver muita coisa. meu corpo parece perfeito sou até humilhada por pessoas que não acreditam que suo doente. j´fiz muita fisioterapia hidro mas parei devo voltar? porque? abraços.

    1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

      Leia meu comentário referente a quiropraxia, deveria procurar este profissional.

  35. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    oie eu tenho 16 anos e ja tenho um leve desvio na coluna…
    tem dia q doi mto, e passo mto tempo sentada…

    adorei as dicas, vou praticar….

    bjoss*****

  36. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Gente, o mais importante para dores nas costas não foi citado neste artigo.A QUIROPRAXIA É O MELHOR TRATAMENTO para dores cervicais, torácicas e lombares.A quiro trabalha com todo sistema neuro-musculo-esquelético, eu sou o exemplo disso, sempre tive muitas dores cervicas e na mandíbula, procurei inúmeros profissionais, fiz várias sessoes de fisioterapia,alongamentos entre outros, mas simplesmente aliviavam, tipo passavam alguns dias e ás vezes de um dia para outo a dor já estava lá novamente, encontrei a quiropraxia e foi o que realmente mudou meu quadro, a quiro trabalha com ajustes e são movimentos rápidos e eficazes.Então ai vai a minha dica… =)

    Beijos para todas e procurem um quiropraxista(Quiropraxistas com graduação Universitária)

  37. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    É gente muito bom o artigo,mas comigo é o contrário,sou técnica de enfermagem e trabalho dois dias na semana durante doze horas,esse periodo quase todo em pé,andando muito e também forçando a coluna com muito peso na hora dos procedimentos com o paciente,já começei a sentir dores mas faço alongamentos em casa mesmo e está dando resultados mas não sei até quando..abraço a todas.

  38. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Adorei!!!!estou no 2 semestre de fisioterapia e tenho direto dores na coluna causada pala má postura na sala de aula e enfrente ao computador tento ficar ereta mas o cansaço vence ,gostaria de ver mais sobre massagens especificas no corpo todo(fotos de como se faz),Obrigada!!!

  39. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Alongamento é tudo de bom. Além de te deixar com mais disposição. Bjs.

  40. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    gostei muito das dicas, tenho dores diariamete,pratico caminhada todos os dias mesmo assim estou mal da coluna,
    tenho boa postura,mas não sei o que estar acontecedo, acho que devo procura um especialista,

  41. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    gostei acho que vou seguir essas dicas de alongamentos

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.

Que outro assunto você gostaria de pesquisar?