Farinha de Linhaça

Farinha de Linhaça

A farinha de linhaça — alimento mais rico em Ômega 3 presente na natureza — é um produto muito utilizado por pessoas que querem manter uma alimentação saudável. Encontrado em diversas lojas de produtos naturais, a farinha de linhaça é rica em vitaminas e minerais e auxilia no combate à acne, na restauração do sistema imunológico e, por conter muitas fibras, na regularização da função intestinal e no emagrecimento.

O que pouca gente sabe é que para se obter todos os benefícios da farinha de linhaça, cuja semente deve ser moída ou triturada, o cuidado na embalagem ajuda a preservar todos os nutrientes que ela possui. De acordo com o diretor da Longevid, Marcílio Lemos, o ideal é que além do cuidado na embalagem, a farinha deverá ser consumida em no máximo 30 dias.

“O que podemos observar no mercado é que muitos fabricantes não embalam a linhaça corretamente, deixando-a exposta à luz e ao oxigênio. Esta exposição oxida o produto, que perde seus principais elementos nutricionais. Ao retirarem o óleo da linhaça e fazerem a farinha de seu bagaço,  rotulam ‘farinha desingordurada’, e ludibriam o consumidor, pois extraíram os seus principais elementos nutricionais”, Marcílio destaca.

Farinha de Linhaça

Os benefícios da linhaça também ajudam a baixar os níveis de colesterol porque é rica em fibras solúveis. Pesquisas recentes relacionam a falta do Ômega 3 às patologias como câncer, obesidade e doenças cardiovasculares.

Além disso, a linhaça é a fonte mais rica de lignana, um fitoesteróide importante no período da menopausa e que se assemelha à ação do hormônio feminino estrógeno. Com essa característica, oferece proteção contra doenças sensíveis aos hormônios sexuais; como o câncer de mama, endométrio e da próstata (no caso do homem) e câncer do cólon.

Dica de uso: Duas colheres de sopa por dia, batidas no liquidificador se misturam em um copo de suco de fruta ou sobre a fruta, ou com a aveia, ou iogurte no café da manhã ou no almoço. Podem tomar pessoas de todas as idades (crianças, adolescentes e anciãos). Inclusive mulheres grávidas.

Farinha de Linhaça

Texto enviado por Tiberius Drumond, Longevid.

Que outro assunto você gostaria de pesquisar?