Finasterida para Queda de Cabelo

Finasterida para Queda de Cabelo

Apesar de eu falar tanto sobre queda de cabelo aqui no blog, eu ainda não tinha escrito nada sobre a finasterida.

Publicidade

A alopécia androgenética, mais conhecida como calvície, é a principal causa de queda de cabelo em homens e mulheres. Pelo menos 50% da população mundial são afetadas pelo problema.

A queda relacionada à calvície tem uma relação genético-hormonal. Ou seja, pessoas geneticamente pré-determinadas apresentam sensibilidade aumentada a alguns hormônios e gradativamente com o passar dos anos, vão notando um afinamento dos fios de cabelo, perda de volume e queda.

Para o tratamento da calvície em homens (e em alguns casos em mulheres) a finasterida tem sido a medicação mais utilizada, sendo considerada uma opção promissora aos pacientes calvos.

O que é e como age a finasterida?

Finasterida para Queda de Cabelo

A finasterida é um medicamento que atua no couro cabeludo bloqueando a ação da enzima 5-alfa-redutase, responsável por transformar a testosterona em dihidrotestosterona (DHT) — hormônio relacionado ao afinamento dos fios e miniaturização dos folículos pilosos.

A finasterida consegue reduzir os níveis de DHT. Logo, diminuindo-se os níveis da produção deste hormônio evita-se o enfraquecimento dos folículos e, por consequência, a perda dos fios.

Qual a função da finasterida?

O medicamento promete aumentar o volume dos fios e prevenir a futura queda de cabelo. Na prática, a finasterida preserva os cabelos já existentes e, em alguns casos, de acordo com especialistas, pode engrossar fios enfraquecidos, resultando em um aumento de volume em algumas áreas do couro cabeludo.

Quando usar finasterida?

Finasterida para Queda de Cabelo

Levando-se em conta as características de cada pessoa, é necessário que, antes do início de qualquer tratamento para a calvície, possa ser diagnosticada qual é, precisamente, a causa da queda. Em caso de alopécia androgenética, a finasterida pode ou não ser recomendada, vai depender da avaliação que o médico fará a respeito de cada paciente.

Em quanto tempo a finasterida faz efeito?

O fim da queda pode ser percebido, geralmente, depois do uso diário do referido medicamento durante três meses. Porém, não é possível quantificar, mesmo que em termos médios, o ganho que o paciente irá obter no tratamento com a finasterida. Cada paciente responde ao tratamento de um jeito. Em cerca de 40% dos casos o paciente apenas mantém os cabelos já existentes, em outros 30% os indivíduos mantém os cabelos e recuperam parte dos fios perdidos, e nos 30% restantes não se verifica qualquer resposta ao tratamento.

Efeitos Colaterais da Finasterida

A respeito dos efeitos colaterais ainda não há informação 100% conclusiva que diga se a finasterida é absolutamente segura. Na maior parte da população não há efeito algum, mas em 2 a 5% da população esses efeitos existem.

Finasterida em Homens

O efeito colateral mais conhecido — e temido — é a disfunção sexual. Homens que tomam a finasterida podem apresentar perda de libido e dificuldade em ter e manter ereções. Ainda assim, o remédio continua sendo utilizado e faltam pesquisas contundentes sobre os riscos que ele apresenta para a vida sexual. Outros efeitos também já relatados: diminuição no tamanho do pênis ereto, diminuição do volume ejaculado e ginecomastia (crescimento anormal das mamas em homens).

Finasterida em Mulheres

Finasterida para Queda de Cabelo

Não foi constatado efeitos colaterais em mulheres. É indicado apenas para mulheres com AAG (alopécia androgenética). Se a mulher tiver qualquer intenção de engravidar ou se está grávida, ela está proibida de tomar a finasterida ou até de manusear comprimidos esfarelados ou quebrados de finasterida. Por inibir a conversão de testosterona em dihidrotestosterona, a absorção do remédio por mulheres grávidas poderia causar anormalidades na genitália de fetos do sexo masculino.

Finasterida Tópica

Finasterida para Queda de Cabelo

Várias experiências com a finasterida tópica têm sido feitas no mundo todo, os resultados são promissores. Muitos especialistas estão otimistas com essa nova maneira de tratamento, apesar de os estudos ainda serem poucos.

Em um estudo de 2012, concluiu-se que adicionar uma solução de 0.1% de finasterida ao Minoxidil trouxe resultados superiores ao Minoxidil de forma isolada. Em outro estudo, comparou-se a eficácia da finasterida tópica com a oral, e os resultados foram semelhantes (porém com menos efeitos colaterais). Em outro estudo mais recente (2014), foi observada uma eficácia na redução do DHT no couro cabeludo cerca de 40% melhor que com 1mg de finasterida em comprimidos, porém apenas com avaliações de curto prazo.

As formulações de uso tópico (como géis, cremes e loções) podem ser uma boa opção pois se aproveitam os benefícios da ação da finasterida no combate à calvície sem correr o risco dos efeitos colaterais no restante do organismo, pois a tópica será aplicada apenas nos folículos capilares.

Ainda não existe uma fórmula aprovada pelos órgãos reguladores e produzida em comercialmente para a finasterida de uso tópico, mas ela pode ser usada em fórmulas manipuladas.

Minha Experiência com a Finasterida Tópica

Descobri que tenho alopécia androgenética (AAG) há mais ou menos uns 9 anos. De lá para cá, eu tenho feito tratamentos capilares de diferentes formas e nesse tempo,nunca deixei de usar o Minoxidil.

Há uns 2 anos quando parei de tomar anticoncepcional tive uma queda violenta (como nunca tinha tido) que fiquei com falhas e pouquíssimo cabelo: isso ainda tratando com minoxidil e estrogênios conjugados. Aos poucos meu cabelo foi se recuperando de forma bem lenta. Até que fui em um médico e ele me passou uma fórmula com finasterida tópica.

Faz 2 meses que estou usando e estou muito otimista: o cabelo ainda cai, mas não de forma intensa, e já noto uma melhora no volume e na espessura dos fios. Vou fazer o tratamento por 6 meses e avaliar os resultados. Se continuar dando resultado, não pretendo deixar de usar.

Minha fórmula: (para referência)

  • Minoxidil, 3%
  • Finasterida, 0,1%
  • Propilenoglicol, 10 ml
  • Loção hidroalcoolica capilar, 90 ml

Esse médico que fui garantiu que não há efeitos colaterais para mulheres, desde que ela não engravide.

Quanto ao uso da finasterida é uma decisão que só você e o seu médico podem tomar. O ideal é procurar um bom profissional para fazer uma análise específica e minuciosa do seu quadro, examinar o seu perfil hormonal e pesar os riscos e os benefícios do tratamento.

Gostaria também todos que usam ou já usaram a finasterida que compartilhassem suas experiências nos comentários!

62 comentários para “Finasterida para Queda de Cabelo”

  1. Avatar de Nathalia

    Excelente artigo, eu acompanho todos os seus posts sobre queda de cabelo e realmente tinha curiosidade de saber mais sobre a finasterida. Tenho medo de tomar pois dizemq ue mulher não pode, mas agora ficou tudo esclarecido. Vou consultar um dermato, obrigada celisa.

  2. Avatar de Lea

    Então vc usa a finasterida topica, nossa que legal, eu queria muito testar, sorte sua de encontrar um bom médico.
    Eu já usei de tudo, menos a finasterida…mas assim eu queria.
    Obrigada pelas dicas, beijo

  3. Avatar de Mariângela

    Eu tomo 1mg de finasterida, já estou na menopausa então por isso o médico passou, minha queda melhorou muito, não tive nenhum efeito colateral.
    Gostei do artigo

  4. Avatar de Teste

    testeq

  5. Avatar de Maria

    Eu estava com bastante queda, fui no dermatologista e eles passaram uma fórmula de 1%finasterida e 6% minoxidil, para uso tópico. Só que estou com medo pois estou querendo engravidar. Será que continuo usando??? ja tem alguns dias que comecei a usar.

    1. Avatar de Carla Rossana

      Maria, tanto a finasterida quanto o minoxidil devem ser suprimidos se você deseja engravidar. E o ideal é que pesquise bem a janela de tempo de ambos os compostos, pois, mesmo após você parar de tomar, eles continuam agindo no seu organismo por um tempo.
      Beijos

  6. Avatar de Magda

    Muito bom o artigo sobre finasterida…tb queria usar. Uso minoxidil há muito tempo.

  7. Avatar de Maria

    Eu estava com bastante queda, fui no dermatologista e eles passaram uma fórmula de 1%finasterida e 6% minoxidil, para uso tópico. Só que estou com medo pois estou querendo engravidar. Será que continuo usando??? ja tem alguns dias que comecei a usar. 🙂 🙂 😀

  8. Avatar de Julia K

    eu precisaria usar tb, pois o minoxidil não está adiantando no meu caso…

  9. Avatar de Fernanda Souza

    Tenho muita queda de cabelo e já passei minoxidil, avicis, shampoo e creme recomendado pelo meu médico e continua a queda e a calvície aparece. Posso comprar esse medicamento sem orientação médica?

  10. Avatar de Rafael

    eu tomo finasterida 1 mg ao dia a 16 anos para evitar a queda de cabelos e não tive até o momento nenhum efeito colateral. Isso está evitando eu ficar careca.

  11. Avatar de Hérica

    Celisa, por quanto tempo vc está usando essa loção com finasterida?

  12. Avatar de Rosania Cunha Nonato

    tomo finasterida a 2 anos, e uso minoxidil também, mas o resultado é lento, mas tem me ajudado muito com a queda do cabelo,

  13. Avatar de Telma

    Celisa, que bela explicação sobre a finasterida, eu estou com queda há uns 2 anos…e só uso minoxidil, vou falar com o médico para usar a tópica tb…não quero engravidar.

  14. Avatar de Gisela

    Gente vou falar em outro ( não considerado medicamento ) que estou tomando e amando, é o IMECAP HAIR , olha é muiiito bom, dà uma diferença rapidinho!!! Jà tomei Pantogar junto com Inneov, caro pra caramba,e o resultado do Imecap é visível em todo o cabelo!!!

  15. Avatar de Myroca

    Olá pessoal. .li tudo isto..Não conheço finasterida. Estou tomando há 4 meses o Exsynutriment, 1 cápsula ao dia..minha queda e quebra de cabelo praticamente acabou. Mando manipular..Não é barato , mas to contente..Myroca.bjs

  16. Avatar de Paula

    Minha mãe tem 66 anos e estava com muito pouco cabelo e falhas na frente. O dermatologista deu finasterida para ela tomar e o cabelo aumentou muito e nao tem mais aquelas falhas. Faz um ano que ela está tomando esse medicamento e manipulado.

  17. Avatar de Paula

    Eu tinha muita queda de cabelo. Tentei minoxidil, shampoos, loções e nada dava certo. Tinha muita dermatite seborreica. Comecei a tomar Roacutan e no primeiro mês de uso meu cabelo parou de cair e a dermatite sumiu.

    1. Avatar de Andrea

      Roacutan? Medicamento pra acne severa? Acredito que existem outras opções para este tipo de problema, pois o Roacutan nunca vi indicação para outra coisa que não fosse acne, e bem severa, pois o medicamento tem riscos altos, não pode ser usado por quem está grávida ou pretende engravidar, aumenta os níveis de colesterol e tem muitos outros efeitos colaterais!

      1. Avatar de Anne

        É que o roacutan elimina as glanduas sebáceas, então se a pessoa tem queda porque te o seborreia no couro cabeludo, pode ser um bom remedio mesmo. Interessante!

  18. Avatar de Rosiane

    Tb uso a finasterida, tomo 1 mg por dia, já estou com 43 anos e não vou mais engravidar, então a médica passou, estou tomando há 2 anos e estou super feliz porque minha queda parou e nasceram muitos fios novos. Não tive nenhum efeito até agora.

  19. Avatar de Ana Xavier

    Gente, estou muito esperançosa de melhorar a textura e a queda dos meus cabelos, estou na menor pausa desde os 45 anos, isso já faz 8 anos e nesse tempo, perdi muitos fios, os que restam, estão super finos e ralos, mas, diante de tantas informações positivas, vou fazer esta tentativa. Valeu pessoal, espero poder postar o meu antes e o meu depois com uma vasta cabeleira. kkkkkkk

  20. Avatar de Anne

    Nossa achei muito interessante usar a finasterida tópica, quero muito testar, uso uma fórmula com avicis, minoxidil e outros fatores…gostei da dica.

  21. Avatar de Delzinha

    Nossa Celisa, obrigada pelo artigo! Vou testar. Já estava me planejando pra partir pra prótese e posteriormente implante, pq meu cabelo tá mto ralo na frente e nem com topik tá dando mais pra disfarçar.
    Aliás, qual sua opinião sobre prótese e implante?

    Abçs
    Delzinha

    1. Avatar de Amália

      Também já estou chegando nesse nível, Delzinha, quando eu penso que melhora…cai tudo de novo! Fico preocupada que nunca vejo ninguém comentando sobre bons profissionais de prótese no rio de janeiro. Não tenho condiçao de fazer manutanção de prótese em SP…

  22. Avatar de Amália

    Tomo uma fórmula de finasterida com serenoa repens , ácido lipóico, zinco e ferro, passada pelo dermatologista. A finasterida tópica é melhor? Vc já usou dos dois métodos, qual o mais eficaz?

    beijos

  23. Avatar de Paula

    Andréa eu comecei a tomar o Roacutam por causa da acne mesmo, e não da queda de cabelo. Estava com acnes na face e colo que formavam pus. Por consequência, meu cabelo parou de cair.

  24. Avatar de Simone

    Amei a reportagem, que médico especialista devemos procurar para diagnóstico?

  25. Avatar de Bruna

    Achei bem interessante usar a finasterida tópica, não conhecia essa possibilidade.

  26. Avatar de Juliana

    Eu já usei uma vez a finasterida 1mg, mas tive que parar pois queria engravidar, era o melhor tratamento para minha queda… logo quero voltar a usar.

  27. Avatar de Raimunda Pimenta Cavalcanti

    Estou tomando o Finasterida a um ano e seis meses associados com Pantogar e a o Avicis(loção capilar a dois meses) com acompanhamento médico. Continua caindo, mas com resposta de fios novos. Fico preocupada, pois tenho pouco cabelo e espero que gostem de cair. O uso contínuo do Finasterida me preocupa. Tenho 61 anos.

  28. Avatar de Raimunda Pimenta Cavalcanti

    O Finasterida de 5% manipulado
    Para acrescentar no meu comentário anterior.

    Raimunda

  29. Avatar de Denise

    Olá, gostei muito da tua matéria sobre a finasterida de uso tópico, nunca nenhum médico me falou desta possibilidade. Vou consultar um dermato aqui para ver se prescreve para mim. Eu tomo a finasterida 1 mg e Imecap hair.

  30. Avatar de Delzinha

    Boa tarde, Celisa!

    Estou usando a sua fórmula de finasterida a um mês, sem perceber qualquer mudança.
    Vc usa só uma vez ao dia?

    Obrigada
    Del

  31. Avatar de Delzinha

    Boa tarde, meninas!

    Olhem isso; http://observatoriodocinema.bol.uol.com.br/famosos/2016/08/keira-knightley-revela-ter-queda-de-cabelo-e-que-usa-peruca

    E nós achamos que só acontece conosco, meras mortais, rsrs.

    Del

  32. Avatar de Delzinha

    Que bom, Celisa! Isso me deixa mais animada, pq minha queda tá feia! Meu cabelo está tão ralo bem na frente que não saio mais sem toppik, e tem que ser o original, pq similares não prestam.
    Mas vc não respondeu; quantas vezes ao dia aplica a fórmula??

    Obrigada!
    Del

  33. Avatar de Delzinha

    Ah, desculpe, não vi.

    Obrigada!
    Del

  34. Avatar de Maiara

    Ooi, como você descobriu que o motivo da sua queda de cabelos era alopecia androgenetica?
    existe algum exame? E se existe, onde você fez, e qual a média do preço?
    😆
    Obrigada

  35. Avatar de Ezequiel

    Implante funciona? Porque em relação a todos os tratamentos relatados acima, fica evidente que nenhum deles têm uma verdadeira eficácia. No máximo alguns pequenos controles momentâneos, mediante gastos exorbitantes e alguns com sérios efeitos colaterais.

  36. Avatar de Pérola

    Boa tarde Celisa!

    Por favor me indique uma finasterida de 2,5 mg falam que EMS é boa. Tenho alopecia a mais de 8 anos já passei em 4 dermatologista mas ninguém me passa fina porque sou mulher só loção a mesma que a sua. Estou desesperada não sei mais o que fazer sei sobre os riscos da fina. Por favor qual o nome do exame para o fígado.

    Grata

  37. Avatar de Keila

    CELISA,
    EUu Tenho 15 Anos…E Posso Tomar A Finasterida?
    Pq Meu Cabelo Esta Cheio De Falhas

  38. Avatar de Diego

    Oi Celisa, tudo bem?
    Entao deixa te perguntar, seu medico pediu pra você passar a loção em todo o couro cabeludo ou somente nas áreas afetadas?

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva