Para a mulher que gosta de se cuidar

Como Eliminar o Frizz dos Cabelos

Como Eliminar o Frizz dos Cabelos

Esse é mais um assunto que incomoda a muitas mulheres: o chamado “frizz”, ou fios arrepiados. O frizz são aqueles cabelinhos arrepiados e grossos que ficam no meio e em cima da cabeça. Este arrepiado dos fios ocorre pelo simples fato da cutícula dos fios estarem abertas, sendo que isso resulta na aparência de cada mecha com arrepiado e sem aderência. Além disso, a ausência de comprimento e nutrientes auxilia para o aspecto “frizzado”.

Os cabelos crespos, cacheados e ondulados precisam de cuidados especiais. Esse tipo de cabelo tem maiores problemas com ressecamento e por isso tem mais frizz.

Geralmente, quando o cabelo está com muito frizz, é sinal de que está desidratado. Para esses casos o problema tem solução — e a melhor delas é unanimidade entre os cabeleireiros: uma boa hidratação e cauterização.

Se a hidratação não resolver, ou se os fios arrepiados forem característicos da pessoa mesmo, outra solução possível é a escova progressiva.

Como Eliminar o Frizz dos Cabelos

Fatores que Contribuem para Aparecer o Frizz

  • Clima: quando a umidade do ar aumenta os cabelos se tornam ainda mais elétricos e arrepiados.
  • Chapinha: o calor da chapinha desgasta a cutícula, deixando as madeixas ressecadas e desidratadas, propiciando o aparecimento do frizz.
  • Química: em contato com a química, a cutícula capilar abre, surgindo o arrepiado. Se não for devidamente tratado, com o tempo, o cabelo perde queratina e quebra com facilidade, piorando a aparência e a quantidade dos fios rebeldes.
  • Falta de cuidado com o cabelo: escovar de qualquer jeito, usar produtos de baixa qualidade e falta de hidratação podem enfraquecer e quebrar os fios.

Dicas para Evitar o Frizz

Como Eliminar o Frizz dos Cabelos

Faça hidratação semanalmente

Cabelos hidratados dificilmente tem frizz. Quando o cabelo está em falta de óleos, água ou até queratina, o frizz aparece. Para repor todos esses nutrientes que os cabelos precisam, existe uma rotina de cuidados chamada Cronograma Capilar. No cronograma capilar, você cuida dos cabelos em etapas – hidratação, nutrição e reconstrução. A hidratação devolve água para os fios, a nutrição devolve óleos e vitaminas e a reconstrução agrega proteínas. Fazendo o tratamento com o cronograma o frizz diminui muito.

Use óleos vegetais a seu favor

Quando fizer hidratação em casa, acrescente um óleo vegetal no seu creme. Esses óleos ajudam na hidratação, nutrição e fortalecimento dos fios. Você pode usar óleo de coco, óleo de abacate, gérme de trigo, rícino e amêndoas. Saiba mais sobre os diversos óleos vegetais.

Evite o uso de shampoos com sulfatos

A maioria dos shampoos são feitos de sulfactantes fortes, que são substâncias responsáveis pela limpeza dos fios e dos compostos insolúveis das máscaras, como óleos minerais. Infelizmente, os sulfatos presentes no shampoo detonam e ressecam os fios, provocando, entre muitos efeitos, o frizz. Se você lava seus cabelos com muita frequência, e observa o aparecimento do frizz, evite lavar o cabelo com shampoo tantas vezes na semana. Veja mais informações sobre shampoos sem sulfato.

Experimente a técnica co-wash

A técnica para lavar os cabelos apenas com condicionador é muito bem-vinda em casos que seu cabelo está muito ressecado. Confira tudo sobre a técnica do co-wash.

Último enxágue com água fria e, se possível, sem cloro

A água fria funciona como uma espécie de “selante” dos fios, ou seja: é muito amiga dos cabelos crespos e cacheados! Quando estiver lavando os fios, especialmente no verão, dê um último enxágue com a água fria do chuveiro. Se a água for filtrada ou mineral, melhor ainda, pois o cloro também danifica os fios.

Utilize vinagre de maçã nos cabelos

O vinagre sela as cutículas, diminuindo o frizz e deixando o cabelo mais brilhoso. Dilua 1 colher de sopa de vinagre de maçã orgânico em um copo de água, e depois que você tiver condicionado o cabelo, e enxaguado, aplique essa mistura nos fios e não enxágue. Veja mais informações sobre o vinagre de maçã nos cabelos.

Trate melhor os fios após a lavagem

O frizz é um fenômeno estático, e o atrito é responsável pelo aumento dos arrepiados. Uma sugestão é evite esfregar os cabelos na hora de secar com a toalha. Troque a toalha comum por tecidos de algodão, ou até papeis toalha (de cozinha mesmo). Evite desembaraçar o cabelo com os dedos, pois o cabelo em contato com as mãos forma frizz. Prefira pentes de madeira.

Use condicionador

O shampoo abre as cutículas para que os fios limpem, e o condicionador tem a função de fechar essas cutículas, evitando assim o frizz.

Use produtos anti-frizz específicos

Existem diversas pomadas, reparador de pontas, silicone e leave-in anti-frizz. Alguns reparadores, tem a função anti-frizz e podem ser aplicados a qualquer hora. O produto pode ser carregada na bolsa. Quem tem os cabelos indisciplinados sabe o poder do leave-in para controlar os fios mais rebeldes. Ele é aliado, principalmente, das cacheadas. Ele ajuda a controlar o volume, o frizz e ainda protege os fios.

Dicas de Produtos Anti-frizz

Recovery Complex Anti-Frizz Shine Bain de Terre
Defrizante Acquaflora Termoativado Spray
Leave-in Creme Disciplinante Discipline Liss Amend
Spray Condicionador Schwarzkop BC Oil Miracle
C.Kamura Argan Oil Nutrição Antifrizz
Óleo Extraordinário Elseve Cabelos com Frizz L'Oréal
Leave-In Care Line Ultimate anti-frizz Keune
Argan Oil Lola Cosmetics - Óleo Anti-Frizz
Lee Stafford Frizz Off Keratin Blow Dry Smoothing
Intensificador de Brilho Anti Frizz Osis+ Magic Schwarzkopf
John Frieda Frizz Ease Unwind Curls - Leave-In
Oh So Straight Frizz Smoothing Serum Phil Smith
Creme de Pentear Wella ProSeries Frizz Control
Frizz-Ease Heat Defeat John Frieda
  1. Recovery Complex Anti-Frizz Shine Bain de Terre
  2. Defrizante Acquaflora Termoativado Spray
  3. Leave-in Creme Disciplinante Discipline Liss Amend
  4. Spray Condicionador Schwarzkop BC Oil Miracle
  5. C.Kamura Argan Oil Nutrição Antifrizz
  6. Óleo Extraordinário Elseve Cabelos com Frizz L’Oréal
  7. Leave-In Care Line Ultimate anti-frizz Keune
  8. Argan Oil Lola Cosmetics – Óleo Anti-Frizz
  9. Lee Stafford Frizz Off Keratin Blow Dry Smoothing
  10. Intensificador de Brilho Anti Frizz Osis+ Magic Schwarzkopf
  11. John Frieda Frizz Ease Unwind Curls – Leave-In
  12. Oh So Straight Frizz Smoothing Serum Phil Smith
  13. Creme de Pentear Wella ProSeries Frizz Control
  14. Frizz-Ease Heat Defeat John Frieda

Para mais informações sobre cada produto (como preço, por exemplo), clique nos links individuais (eles abrem em uma nova janela ou aba de seu navegador). Essa é uma pesquisa dos produtos mais eficientes e recomendados, e os links são todos para lojas confiáveis como Beleza na Web, Época Cosméticos, Sepha, Drogaria Araújo, etc.)

Você também sofre com o frizz? Usa as dicas do post ou usa algum produto específico que resolveu seu problema? Compartilhe nos comentários!

39 comentários para “Como Eliminar o Frizz dos Cabelos”

  1. Avatar de Lana Bello

    Vejo no composto do shampoo se
    ele tem com sulfatos???

    Eu tenho usado aquela
    ampola da pantene, a dourada,
    tem ficado macio, sem frizz e
    com menos volume.
    O valor também é acessível.

    😀 😆

  2. Avatar de Raquel

    Posta maravilhoso, muitas dicas boas, eu tenho muito frizz.

  3. Avatar de Jordana

    Adorei as dicas…Mas tem um produto que uso para controlar o frizz que é ótimo,o Lotus Shield da Avon.Além de controlar a umidade nos cabelos ele controla o frizz.Vale a pena investir nesse produto,principalmente depois de passar a chapinha para diminuir a eletrecidade
    beijos

  4. Avatar de Patricia

    Tem um monte de produtos que hidratam os fios e acabam de vez com o frizz. Eu uso Smooth Shine da Schwarzkopf, Smooth Senscience e Smooth Down da Redken… amo todos!

  5. Avatar de Vanessa

    gente se os seus cabelos estao com frizz,e so usar midolo da alfaparf e perfeito eu estava com o cabelo todo cheio de frizz,faz 5 meses que eu uso e esta perfeito!!!

    1. Avatar de Vilama

      Vanessa n conheço esse produto, onde posso
      Encontra-lo

  6. Avatar de Eliane

    Ótimas dicas.
    Bjs

  7. Avatar de Andreia

    Parabéns pelo post!!! cheio de dicas boas, vou seguir, frizz é muito chato.

  8. Avatar de Silvia

    Olá! Gostaria de tirar uma dúvida. Meu cabelo é liso natural, sem nenhuma química. Mas o ruim é que ele tem muuito frizz, não pode bater um vento que ele ja fica com aqueles fiozinhos chatos. Tenho que ficar arrumando ele todo o tempo, queria que você me ajudasse, me indica-se produtos ou tratamentos que pudessem me ajudar! Beijos, se você puder responder por email, seria bem melhor rs

  9. Avatar de Fer

    Adorei o artigo, muito bom mesmo, vou seguir algumas dicas.

  10. Avatar de Giuliana

    Eu sofro muito com frizz, tem várias dicas desse post que nunca testei, valeuuu

  11. Avatar de Pamela

    muito bom!

  12. Avatar de Rossane

    Eu uso muitos produtos anti frizz, os meus preferidos são os óleos finalizadores, ajudam muito.

  13. Avatar de Janete

    Acho que o sonho de toda mulher é ter um cabelo sem frizz…gostei muito do assunto de hj.

  14. Avatar de Anamaria

    A questão é: o frizz fica no topo da cabeça, próximo ao couro cabeludo.
    Sendo assim, se ponho produtos próximos ao couro, este corre o risco de ficar oleoso e de causar queda de cabelo.

  15. Avatar de Renata

    frizz?!?!?! Nossa já sofri muuuuiiitoooooooooo com isso
    Agora passei a fazer hidratação duas vezes por semana e estou usando um serum reparador muuuiitooo bommmm mesmo… Os probleemas com friz, brilho, pontas duplas diminuiram 100%. Recomendo o Frizz Ease Serum .. usei e é muuuiitooo booommmm.

  16. Avatar de Gerusa

    Adorei as dicas, vou fazer!

  17. Avatar de Fabi

    Excelentes dicas, estou precisando tratar melhor meus fios para diminuir o frizz.

  18. Avatar de Renata

    Eu uso muitos produtos para o frizz 😆 😆 😆

  19. Avatar de Aline

    Frizz é meu pavor tb, detesto esses fiozinhos arrepiados, compro muitos produtos para melhorar, vou testar a dica da toalha e do vinagre.

  20. Avatar de Rubia

    Boas dicas, preciso muito comprar produtos anti frizz

  21. Avatar de Aridne

    Tenho muito frizz, me ajude.

  22. Avatar de Larissa

    Gostei bastante das dicas, valeu.

  23. Avatar de Taty

    Amei as dicas, tenho muito frizz, não é só no topo da cabeça, é por tudo… vou seguir as dicas.

  24. Avatar de Nati

    Frizz é uma chatice, adorei as dicas.

  25. Avatar de Katherynne

    Eu uso vários produtos para o frizz, detesto esses fiozinhos arrepiados.

  26. Avatar de Camila

    Show de bola esse artigo, bem completo!

  27. Avatar de Antonieta

    Muito bom esse post, estou precisando muito dessas dicas, vou fazer.

  28. Avatar de Adriana C.

    Nossa adorei essas dicas para evitar o frizz. Vou fazer todas.

  29. Avatar de Larissa

    Olá. Meu cabelo é liso natural, porém tenho reparado o surgimento de alguns fios grossos e bem preto no meu cabelo. o que isso pode ser? poderia me responder pelo e-mail tb ? obrigada.

  30. Avatar de Ana Mary Jasse Dantas

    olá, você pode me ajudar? meu cabelo e fino pouco e rebelde, com bastante frizz, uso tonalizante para cobrir os poucos cabelos brancos, notei a mudança nele quando entrei na menor pausa e quando comecei a usar o tonalizante, quero saber como evitar o frizz e qual o shampoo apropriado para o meu tipo de cabelo.

  31. Avatar de Ana

    Usei esse da acquaflora por algumas semanas e tive que parar, porque ao contrario do que promete, só aumentou o frizz e ressecou o cabelo 🙁

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.