Frutas Vermelhas: Super Alimentos para sua Saúde

Frutas Vermelhas: Super Alimentos para sua Saúde

Por quê consumir frutas vermelhas?

As frutas vermelhas são as pequenas notáveis da natureza: cuidam dos cabelos, emagrecem, rejuvenescem, previnem doenças e ainda por cima são deliciosas! São excelentes antioxidantes (previnem o envelhecimento precoce), e são ricas em vitamina B, que ajuda no funcionamento das células.

Publicidade

Elas proporcionam energia, brilho aos cabelos, renovam a pele e fortalecem as unhas. Também são ricas em ferro, fósforo, cálcio, outros minerais e nutrientes que juntos combatem a anemia, doenças do coração, reduzem o açúcar no sangue, o colesterol ruim, auxiliam no processo de cicatrização e melhoram o trânsito intestinal. Além disso, ainda estão sendo estudadas no combate ao câncer de próstata.

Estas frutas também se caracterizam pela baixa quantidade de calorias, elevado teor de água e bom teor de fibras. Dentre as fibras presentes nas frutas vermelhas podemos destacar as pectinas. Essa substância tem o poder de regular o peristaltismo intestinal, auxiliando os músculos digestivos a trabalharem melhor e maximizando a absorção de vitaminas hidrossolúveis pelo nosso organismo. Entre essas vitaminas estão as C, B1, B2, B6 e B12.

Como se não bastassem todos os benefícios que essas frutas trazem para a nossa saúde, também existem os benefícios estéticos. Além de serem ricas em vitaminas, as frutas vermelhas nos proporcionam energia, brilho e maciez aos nossos cabelos, contribuem no rejuvenescimento da pele e também no fortalecimento das unhas.

Frutas Vermelhas: Super Alimentos para sua Saúde

Quais as melhores frutas vermelhas?

São chamadas “frutas vermelhas”, mas as cascas possuem colorações que vão desde o vermelho bem vivo até o arroxeado escuro. Seguem algumas frutas vermelhas bem interessantes:

Morango

Tem propriedades diuréticas, e é rico em vitamina C, que ajuda na cicatrização de ferimentos. Fortalece a parede dos vasos sanguíneos melhorando a circulação e aumenta a absorção do ferro, combatendo a anemia. O morango é também uma fruta rica em antioxidantes, como antocianinas e o ácido elágico (saiba mais sobre os benefícios do morango). Prefira sempre consumir os orgânicos, pois o morango é um dos 8 alimentos mais contaminados por agrotóxicos.

Goji Berry

Riquíssima em vitamina C e outras vitaminas como: B1, B2, B3 e B6. Ele tem grande teor de proteínas que ajudam a manter a estabilidade dos músculos, 19 aminoácidos, 21 minerais que protegem o corpo do câncer, alta concentração de carotenóides, betaína que combate os radicais livres e cyperone que traz benefícios ao coração e ao sangue. Saiba mais sobre as maravilhas da Goji Berry.

Mirtilo (Blueberry)

A cor quase azulada indica que, além da antocianina, ali tem um carotenoide chamado luteína, que também entra na briga contra os radicais livres. Se não encontrar a fruta in natura, aposte sem medo na congelada. O mirtilo é um dos alimentos mais que previnem o envelhecimento precoce.

Groselha

Reúne potássio, fibras e vitaminas A e C. Ao natural, é um tanto ácida. No Brasil, costuma ser consumida em forma de doces e xarope, que acaba tendo pouca fruta e muito açúcar; portanto, a não ser que encontre alternativas de melhor qualidade melhor maneirar nessa opção.

Amora

Ela esbanja vitamina E e fibras. Tem mais um ponto positivo: carrega ácido elágico, que tem propriedade antimutagênica, ou seja, inibe o aparecimento de tumores.

Framboesa

Também possui o bem-vindo ácido elágico. Se quiser provar sua geleia, facilmente encontrada nas gôndolas dos supermercados, prefira aquelas que listam a fruta como o primeiríssimo de seus ingredientes (indica concentração maior no produto).

Cranberry

Ganhou fama devido à capacidade de evitar a infecção urinária – a substância responsável pelo feito é a proantocianidina. Há chás e sucos com a fruta. A polpa congelada é outra boa pedida.

Outras

Alguns outros exemplos de frutas vermelhas são: açaí, acerola, ameixa, cereja, jabuticaba, melancia, uva e maçã.

Como Consumir

O ideal é consumir frutas vermelhas de 3 a 4 vezes por semana. Se possível, também é bom diversificar essas frutas para se ter acesso a todos os nutrientes e aos benefícios de todas elas.

A época de safra das frutas vermelhas é entre novembro e fevereiro. São frutas de verão. Podemos congelar sua polpa, para obter suas propriedades durante o ano todo.

Sugestão de um Lanche Gostoso e Nutritivo com Frutas Vermelhas

Lanche com Frutas Vermelhas

Adoro esse lanchinho! Ele é saudável, alimenta e pode ser comido a qualquer hora do dia.

  1. Morango e mirtilo: fonte de vitaminas e aminoácidos.
  2. Castanha: fonte de gordura saudável (baixa o índice glicêmico do lanche).
  3. Cacau Nibs: fonte nobre de antioxidantes e fibras (saiba mais sobre o cacau 100% puro).

23 comentários para “Frutas Vermelhas: Super Alimentos para sua Saúde”

  1. Avatar de Suliane

    adorei saber desses benefícios, obrigada

  2. Avatar de Kelly

    Adoreiiii essas dicas das frutas vermelhas, são ótimas opções para uma vida saudável!
    Melhor ainda quando contribuem para nossa saúde e estética juntos, rss.
    Valeu!!!

  3. Avatar de Marisa Mariáh

    EU MARISA MARIÁH , AMO DE PAIXÃO QUALQUER FRUTA.

    CRESCI, COMENDO FRUTA,E AGORA MAIS DO QUE NUNCA
    FAÇO USO DELAS NO LUGAR DE DOCES INDUSTRIALIZADOS

    UMA BOA DICA É FAZER SOBREMESAS COM FRUTAS E YORGUT

    FICA MUITO BOM, E MUITO SAUDÁVEL PRA SAÚDE

    BJS A TODOS QUE PASSAREM PURAQUI

    MARISA MARIÁH

    1. Avatar de Jose Maria Da Silva

      AMEI TUDO UMA ÓTIMA NOITE PRA VOCÊ

  4. Avatar de Eliana Da Silva

    Adoro morango,é minha fruta favorita,só não sabia de seus beneficios,agora meninas por favor me ajudem pois ja não sei mais o que fazer,depois do carnaval,muito banho de piscina,os meus cabelos que estavam com mechas e progressiva que fiz em dezembro estão partindo ao meio e alguns fios caem da raiz.se vcs souberem de algum creme que não seja muito caro,me ajudem,no momento estou desempregada porque fui assaltada no meu serviço.e o pior fiquei com problemas emocionais grave,sem condições de voltar a trabalhar,pois tenho 52 anos e não tinha carteira assinada,ja fui a varios médicos e até agora não consegui resolver este problema,agradeço a todas que puderem me dar alguma dica,beijos e fiquem com DEUS!!!!!

  5. Avatar de Fabiane

    Adorei a matéria.Amo todas as frutinhas citadas,principalmente o moranguinho,tuuuudo de boooooom!!!!!

  6. Avatar de Elza

    Adorei saber dos beneficio das frutas vermelhas, mas a preferida e jabutigaba ….

  7. Avatar de Branca

    Gostei muito dá relação de frutas vermelhas e seus benefícios. Eu lavo as frutas com uma colher de vinagre. Vou dá uma dica para vocês meninas que tem insônia. É comer um prato de salada a noite como por exemplo,alface tomate cereja, milho e uma colher de azeite extra virgem.Quando como chego à dormir sentada vendo televisão. Outra coisa é tirar rádio, televisão e livro. Meninas vocês vão dormir muito.

  8. Avatar de Ana Paula

    Adoro frutas vermelhas, batidas com iogurte natural também fica muito bom.
    O problema do morango são os agrotóxicos, fruta orgânica ainda é difícil de se encontrar e tem o preço inacessível a muitas pessoas aqui no Brasil.

    Bjokas.

  9. Avatar de Clara Lucia

    Oi gente!!
    Nada contra a quem gosta de frutas!!! Pelo contrário, faz muito bem a saúde! Mas eu não consigo gostar de nenhuma fruta, nenhuma sequer. Gosto apenas do suco de manga, laranja e maracujá. Já tentei, mas não consigo comer. Fui comer um mamão outro dia e veio uma ânsia de vômito.Desisto, não dá!!!!

    Bjs…

  10. Avatar de Margarete

    Eu gosto de todas,mas a minha preferida é a jabuticaba aquela bem grandona é uma delicía,amei saber mais dos beneficios de todas ,elas ficarão ainda mais gostosas no meu dia a dia…beijossssssssssssssss

  11. Avatar de Rosa

    Vcs já ouviram falar da frutinha chamada mirtilo? Fiquei sabendo através do programa do Dr. Oz, essa frutinha combate os radicais livres, é antiinflamatória, melhora a circulação e reduz o colesterol ruim. Outro benefício do mirtilo está ligado à saúde dos olhos. Estão plantando no sul do Brasil, eu fiquei muito curiosa e comprei o suco puro a geléia e passas de mirtilo e estou consumindo é muito gostosa.

  12. Avatar de Cléia

    Morango com chocolate boa dupla.

  13. Avatar de Eulalia

    Parabéns pelas dicas amo cada uma delas.

  14. Avatar de Mari Ferreira

    Amoooooooooo melância, inclusive o suco é uma delícia.

  15. Avatar de Marcela

    essas dicas sao otimas para nossa saude principalmente frutas vermelhas 🙂 adoro

  16. Avatar de Joelza

    Amei a matéria. 😍😘

  17. Avatar de Andréa Mattos

    Esse lanchinho deu água na boca, vou comprar o morango, pois a castanha e o nibs eu já tenho em casa.

  18. Avatar de F(ávio.me((o

    Matéria muito informativa… Parabena para equipe!!!! Obrigado!

  19. Avatar de Andressa

    Amo essas frutinhas, adorei a dica para comer com castanha e nibs, vou experimentar.

  20. Avatar de Ivone

    Adorei saber sobre as frutas vermelhas , mas agara gostaria de saber mais sobre o amados e querido ESPINAFRE E A SALSINHA POIS AMO DE PAIXÃO ESSES VERDINHOS VALEU

  21. Avatar de Cicera Maria Costa

    boa noite
    adorei
    tenho aqui no quintal,acerola,amora,romã,bjos

  22. Avatar de Pamela

    Amo frutas vermelhas, são as minhas preferidas. adorei a dica do lanche.

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.