A importância dos grãos para sua saúde

A importância dos grãos para sua saúde

Os alimentos em grãos são ricos em carboidratos complexos, que são o principal combustível do corpo. Os carboidratos fornecem energia para manter seus movimentos, sua respiração e sua mente.

Os produtos em grãos também fornecem vitaminas B e ferro, assim como outros fitonutrientes benéficos (substâncias em plantas com efeitos protetores à saúde). Além disso, muitos alimentos em grãos são riquíssimos em fibras.

Tipos de grãos

Os tipos mais comuns e essenciais para nossa alimentação são: feijão, lentilha, grão de bico, milho, soja e ervilha.

O ideal é incluir uma porção por dia de um tipo de grão na alimentação. Comer de maneira mais saudável pode também fazer parte de um tratamento alternativo contra doenças.

Feijão

A importância dos grãos para sua saúde

As fibras contidas no feijão são responsáveis por regular o trânsito intestinal e reduzir a absorção de colesterol e glicose, auxiliando no tratamento e na prevenção de diabetes, constipação intestinal e colesterol e triglicérides elevados.

Dentre os vários componentes presentes no feijão destacam-se os compostos fenólicos, que são substâncias antioxidantes. Estas substâncias agem no nosso organismo, reduzindo os riscos de desenvolver alguns tipos de câncer e doenças degenerativas. O feijão é rico em potássio, proteínas, vitaminas do complexo B, zinco, ferro e magnésio. Esses nutrientes são importantes para regulação da pressão arterial, construção e reparação muscular, reforço do sistema imunológico e prevenção da anemia, entre outras funções.

Lentilha

A importância dos grãos para sua saúde

A lentilha é um alimento de elevado valor nutricional: contém quantidades apreciáveis de proteínas, hidratos de carbono, dos quais se destaca o teor em fibra alimentar, e são praticamente isentas de gordura.

Apresenta também uma quantidade grande de vitaminas, especialmente do complexo B como ácido fólico, minerais como magnésio, fósforo e potássio; e oligoelementos como molibdênio, manganésio, ferro, cobre.

Grão de Bico

A importância dos grãos para sua saúde

O grão-de-bico tem 30% de proteína, além de zinco, potássio, cálcio e magnésio. Se consumido todos os dias, reduz o nível de colesterol ruim. Rico em fibras, ele também possui ácido fólico, indispensável na dieta de mulheres grávidas, pois previne problemas no feto. O grão-de-bico contém hormônios vegetais usados na reposição hormonal. Essas substâncias são eficazes na prevenção da osteoporose e no combate a doenças do coração e câncer de cólon.

Esse grão tem carboidratos que são digeridos e absorvidos lentamente. Por isso, ele aumenta a glicose aos poucos e reduz o nível de açúcar no sangue. Além disso, o ferro presente no alimento combate a anemia. Ele afasta a depressão porque aumenta a produção de serotonina. Isso graças à alta taxa de triptofano (a mesma substância que faz do chocolate uma ótima fonte de bem-estar).

Milho

A importância dos grãos para sua saúde

O milho é grande fonte de energia por conter alto teor de carboidratos. Possui também quantidades consideráveis de vitaminas B1 e E, além de sais minerais.  Ajuda na regularização do sistema nervoso e aparelho digestivo, e tonifica o músculo cardíaco. Possui propriedades antioxidantes e é ainda rico em fósforo.

O milho pode ser consumido por pessoas que possuam o aparelho digestivo delicado, por ser de fácil digestão. O óleo de milho é indicado porque dificulta a formação de gordura no sangue, reduzindo o nível de colesterol.

Soja

A importância dos grãos para sua saúde

Muitas propriedades benéficas são atribuídas à soja. A mais recente e mais importante é a capacidade desse alimento de ajudar a reduzir o colesterol e a prevenir alguns tipos de câncer.

A soja apresenta elevada concentração de proteína, mas nem por isso pode ser usada como uma fonte única desse nutriente.  A soja tem em sua composição o fitoestrógeno, elemento que tem a capacidade de inibir a síntese de colesterol no fígado. Outra função importante do fitoestrógeno é a sua ligação com alguns tipos de células cancerígenas.

Ervilha

A importância dos grãos para sua saúde

A ervilha oferece muitos benefícios à saúde, variando conforme a espécie do grão. De uma forma geral, os grãos possuem sais minerais, como cálcio, fósforo, ferro, enxofre, potássio e cobre: elementos que são constituintes estruturais dos tecidos corpóreos e reguladores orgânicos que controlam os impulsos nervosos.

A leguminosa também possui vitaminas A, importante para a visão e para a formação de ossos; vitaminas do complexo B, que desempenham um papel importante no metabolismo energético; e vitamina C, importante nos processos de cicatrização.

50 comentários para “A importância dos grãos para sua saúde”

  1. Avatar de Leandra

    Eu adoro grãos, sempre incluo na alimentação. Os meus preferidos são: feijão, lentilha e milho :)

  2. Avatar de Silvia

    adorei o artigo, não sabia que essas coisas eram tão boas para saúde.

  3. Avatar de Elizangela

    Os grãos fazem um bem enorme para a saúde e aqui vai uma dica: o feijão branco ajuda a emagrecer, vi isso numa matéria do fantastico há um tempo atrás e sempre incluo ele no almoço. Beijosss

  4. Avatar de Raquel

    por mim eu comia feijão todos os dias, mas meu dia-a-dia não permite. Sei da importância desses grãos, mas infelizmente não consigo comer.
    Obrigada pelo artigo!

  5. Avatar de Dani

    Amei, adoro grão de bico, lentilha, milho verde hummm, tento comer feijão todos os dias mas parece que nos dias de hj´não é comum comer o famoso arroz e feijão.

  6. Avatar de Geisa

    oi celisa, gostei muito do texto, infelizmente hj em dia não tenho o hábito de comer esses alimentos, mas adorei saber e vou tentar sempre incluir ao menos um desses no meu almoço.

  7. Avatar de Mariana

    Gente, eu comprei soja em pó e uso sempre quando faço suco ou vitamina. É otimo!
    bjs!

  8. Avatar de Eucineide

    adorei a materia pois ja tenho certa idade e estava precisando saber sobre alguns tipos de alimentação apropriada pra manter meu corpo em bom funcionamento.

  9. Avatar de Claudia Delazeri

    Gostei muito do artigo. Procuro comer no almoço grãos.

  10. Avatar de Morgana

    Bom Dia!!!
    Goataria de saber se a ração humana,substitui esses grãos,
    pois não tenho o hábito de comê-los.Tomo duas colheres de ração
    humana por dia com colágeno.Se alguém puder me responder…
    Obrigada
    Bjs

    1. Avatar de Drika

      Geralmente os nutrientes que tem na ração humana (tb tomo) não tem nesses grãos, são nutrientes diferentes. Portanto pelo menos um feijãozinho vc deve comer :)

  11. Avatar de Léa Aguiar

    Ótima reportagem! Muito esclarecedora, só não se cuida quem não quer!

  12. Avatar de Drika

    Olá meninas, eu sempre tento cuidar muito da alimentação, pois já fui bem gordinha :)
    Minha nutricionista fala muito nesses grãos e manda comer uma porção diariamente. É claro que um dia ou outro escapa, mas sempre como, feijão, ou milho, lentilha ou gão de bico.

    Faz um bem danado.

  13. Avatar de Luiza Mendonça

    Devemos consumir a soja, com moderação, pois existem neste grão,
    substâncias que podem trazer malefícios à saúde, são os ácidos fi-
    ticos, que impedem a absorção de vários importantes minerais.bjokas

  14. Avatar de Norma

    Ótimo artigo! Procuro ter uma alimentação saudável, sempre incluo grãos na alimentação. Bjs

  15. Avatar de Reneide

    Olá meninas!!
    Essas informações sao muito importante ,afinal ficar bem informado e com a saúde em cima quem não quer.
    Bjos

  16. Avatar de Teresa Simon

    Incluo estes alimentos em minhas refeições constantemente, pois
    faço uma dieta saudável. bjus

  17. Avatar de Carine Cosentino

    Amei a matéria ! Sempre que tenho tempo como um milho cozido e incluo grãos na minha alimentação, com certeza faz muita diferença!!!!

  18. Avatar de Adriana Prado

    Gosto muito de grãos. Como sempre e, acho que meu problema é comer demais.

    Beijo

  19. Avatar de Raquel Meira De Sousa Melo

    HÁ ALGUM TEMPO COMECEI A TER UMA ALIMENTAÇÃO MAIS SAÚDAVEL , E INCLUI NESSA ALIMENTAÇÃO OS GRÃOS COMO ( GRÃO DE BICO , LENTILHA E CEREAIS COMO LINHAÇA , GÉRMEN DE TRIGO , GERGILIM , QUINOA …. ) , DESCOBRI QUE UMA ALIMENTAÇÃO SAÚDAVEL PODE TB SER MUITO SABOROSA.

  20. Avatar de Fer

    Esses grãos são tudo de bom, adoro e me sinto super saudável, quem não gosta, vale a pena comer mesmo que só como se fosse remédio.

  21. Avatar de Maria Tereza Rocha

    Adorei a matéria, sempre incluo na minha alimentação. valeu.

  22. Avatar de Fabiane

    Boa tarde meninas!!Como com freqüencia só o feijão,mas adoro milho e grão de bico.
    Minha mãe faz um grão de bico que fica um espetáculo.
    Adorei a matéia.Bjos

  23. Avatar de Luiza Mendonça

    Grão de bico em salada é tudo de bom!!
    cozinhe-os ao dente, tempere com cebola, cheiro verde,
    azeite, vinagre, sal, e uma lata de atum em conserva,
    coloque ate o óleo da conserva. simplesmente delicioso!!
    bjokas

  24. Avatar de Adanilsa Ferreira Joaquim

    é muito bom ler essas informações,as vezes na correria do dia a dia,nós esquecemos q temos e devemos nos alimentar direito,obrigada pelo post bjao

  25. Avatar de Mari

    Amei a matéria!!!!! Mas nao podemos abusar dos graos nao é mesmo??? amo feijao kkkk

  26. Avatar de Maria Souza

    Adorei,saber as vitaminas que contem mas de todos ai eu só gosto de feijão.beijos…

  27. Avatar de Mirlene

    amei essas dicas que penamas eu so como o milho e feijao

  28. Avatar de Márciac

    Celisa, adorei a matéria.
    Gosto muito de ler sobre alimentação saudável e sempre que posso incluo grãos em minha alimentação.
    Amo comer feijão, em minha região ainda acrescentamos farinha de mandioca, fica uma delícia.
    Não gosto de soja, apesar de saber de seus benefícios, mas adorei saber sobre o a importância do grão de bico, vou incluir em minha alimentação.

    Obrigada Celisa e tb as dicas meninas.

  29. Avatar de Sonia

    amei foi muito importante saber da importançia dos graos

  30. Avatar de Magda

    Tento sempre comer ao almoço algum tipo de grão, pricipalmente o feijão branco, faço-o super light: depois de cozido, acrescento cebola picada, 1 dente de alho, sal e um pouco de agua e deixo cozer até engrossar um pouco, e esse feijão é optimo para acompanhar todos os tipos de grelhados e saladas.

  31. Avatar de Iracildeandrade01@hotmail.com

    Adoro comer grãos, adoro grão de bico, feijão, milho, tudo….E o mais importânte´tudo muito saudavel e importânte mpara nossa saúde…….

  32. Avatar de Carol

    Eu como semente de linhaça, arroz integral, e diversos outros grãos de várias formas todos os dias. Eles só fazem bem!
    Beijo
    Carol

    @carolgrtn
    http://coisinhascarolina.blogspot.com

  33. Avatar de Isabell Faustino

    Oi, gente linda de Beleza e Saúde!!!

    Amei a materia!

    O bom mesmo é como podemos diversificar nossa alimentação, e vivermos saudáveis.

    ♥♥♥Muitos cheiros♥♥♥

  34. Avatar de Ana Paula Oliveira

    Amei a matéria , uma saladinha grão de bico adoroooooooooooooo!!!! beijoss

  35. Avatar de Rosimeire

    Oi gentem…otima resenha Celisa !!Adorooo… todos os grãos que foram citados na resenha …os que mais consumo e gosto são: o feijãozinho básico ,rsrs… e a soja q amoooo…de paixão…como soja de todas as formas …farinha, grãos, leite só bebo de soja, carne de soja, salada de soja é minha preferida …q delicia…hum!!
    Bjs!!

  36. Avatar de ઇઉ*ღ Pri ღ*ઇઉ

    Bom dia, meninas e Celisa

    Adorei a matéria!!!!!!

    SEmpre posso incluo esses alimentos na rotina.grão de bico adoro.d qualquer jeito.salada , sopas……hummmmmmm….feijão não como todos os dias enjoo facil, intercalo com outra coisa…….e tbém adoro soja……….milho……
    Acredito que faz muita diferença no nosso organismo mesmo, “vc é aquilo que come”.é bem verdade viu, a má alimentação acarreta muitas doenças, transtornos no nosso organismo…….

    bjokas iluminadas a todas!!!
    :)

  37. Avatar de Ingrid Limbat

    eu gosto muito de grãos e no meu almoço não falta feijão 😀

  38. Avatar de Marta

    Adoro muito tudo isso!!! Aqui em casa não pode faltar feijão com arroz. Delícia! O grão de bico é que não estou mto habituada a consumir, mas agora vou tentar adicionar ao cardápio. Obrigada, Celisa.

  39. Avatar de Fabiana Correa

    Achei maravilhoso o artigo. Nós sempre ouvimos falar da importância dos grãos na nossa dieta, mas foi muito bom ter tudo explicado aqui. Aprendi muito e vou passar a ter mais cuidado na minha alimentação, no sentido de incluir tais alimentos!!!!!!

  40. Avatar de Taise

    Adoro feijão, milho, lentilha…estão sempre na minha mesa!!!!!Beijos….

  41. Avatar de Helena

    Amei a materia……..
    Tenho 59 anos e desde que me conheco por gente como graos de todos OS tipos amooo
    Continuo na tradicao de comer arroz com feijao todos OS dias…… Tenho muita SAUDE
    Nao sinto nenhum sintomas de menopausa
    Como graos porque gosto mesmoooooo…..
    BJUS a todos…… 😀

  42. Avatar de Hellen Gabrielle Cujuí Prestes

    Adorei sobre todos os tipos de grãos e o que eu tava pesquisando para o meu trabalho de escola muito bom nota 100 demais !!!!!!!!!!!!! 😎 :) 😀 😉 :) 😀 😉 😎

  43. Avatar de Josilene Melo

    Adorei ler este artigo, adianto que estou perdendo peso utilizando grãos em minha alimentação. A utilização dos alimentos em grãos faz com que o organismo trabalhe mais, com isso perco peso me alimentando.

  44. Avatar de Maria Alice Milhomens

    amo comer graos, a lentilha feito na sopa, para comer no jantar e otimo, o grao- de -bico e maravilhoso, amo fazer salada com ele e franco desfiado ou com atum, fica maravilhoso

  45. Avatar de Herman Charles

    Adorei pelas dicas pq nao sabia a importancia dos cereais

  46. Avatar de Daynna Allves Santtos

    Os grãos são muito importantes mesmo fica a (DICA)!

  47. Avatar de Maria José

    Fiz arroz integral com grãos de soja verde e ficou uma delicia.Estilo aquele baião de dois com feijão.É muito gostoso mesmo. 😆

  48. Avatar de Isabella

    Adoro comer so que estou em dieta então vi esta página e adorei 😛

  49. Avatar de Isabella Freitas

    Adoro so q o meu prato preferido e piru resumindo cu suas piranhas 😎 😎

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.