Benefícios da Ioga

Benefícios da Ioga

A Ioga é uma disciplina originária da Índia, e une nossos aspectos físicos, emocionais e espirituais. Não traz apenas o bem-estar do corpo, mas busca um caminho em direção a um sentido de vida mais profundo, unindo o físico ao espiritual.

Publicidade

Isso significa levar a pessoa a um estado de harmonia, paz e serenidade por meio do auto-conhecimento e da perfeita integração com o mundo exterior.

Em uma sessão de prática, já é possível sentir benefícios no bem-estar geral. Com três meses, os benefícios começam a se manifestar de maneira muito intensa e clara, mas é depois de um ano que começamos a obter algumas conquistas mais duradouras e bastante visíveis.

Atualmente, tanto os adultos como as crianças estão sendo submetidos a uma rotina estressante; o resultado disso é que acabam se alimentando mal, dormindo mal, enfim, vivendo em um estado de tensão permanente que deixam o corpo mais vulnerável a uma série de doenças. Os limites físicos e mentais são ultrapassados, trazendo prejuízos muitas vezes irreparáveis.

Benefícios da Ioga

Benefícios da Ioga

  • Promove auto-conhecimento e paz interior
  • Alivia a ansiedade e o estresse
  • Melhora o equilíbrio, postura e a coordenação motora
  • Melhora a capacidade imunológica
  • Aumenta a concentração e memória
  • Aumenta a flexibilidade e a força dos músculos
  • Alivia dores nas costas
  • Normaliza o peso e o sono
  • Proporciona bom humor e diminui a depressão

Como é feita a Ioga

A Ioga envolve algumas técnicas específicas de exercícios, são eles:

  • Exercícios Físicos bem lentos;
  • Respiração: a arte de aprendermos a respirar melhor, oxigenando bem tanto os pulmões como o cérebro;
  • Exercícios de Relaxamento: que são uma das maiores fontes de energia do ser humano, e têm grande pode curativo, prevenindo várias doenças.
  • Concentração: a arte de permanecer com a mente fixa em um único objeto, pensamento ou mantra. Excelente para todas as pessoas.
Benefícios da Ioga

Porque fazer Ioga?

  1. Músculos fortes: Muitos acreditam que ioga é apenas uma técnica de relaxamento. Ela movimenta cada pedacinho do corpo. Seu grande apelo é fortalecer e alongar os músculos, beneficiando o corpo como um todo — o que geralmente não ocorre em modalidades como a musculação, onde os músculos normalmente são trabalhados de forma muito isolada.
  2. Bem-estar: Um dos objetivos da ioga é conseguir cessar o fluxo contínuo de pensamentos, que faz com que percamos o foco do que é realmente importante. Quando atingimos esse estado, é possível sentir durante alguns segundos uma indescritível sensação de felicidade.
  3. Maior percepção do corpo: A ioga é poderosa para ampliar a consciência corporal, que se estende também para além da sala de aula. Com o tempo, o praticante consegue detectar os sinais mais evidentes de tensão muscular e, assim, é capaz de controlar melhor as situações de estresse. A pessoa passa a perceber com mais facilidade vícios de postura, como sentar ou andar projetando o abdômen para a frente.
  4. Melhora a Menopausa: A iogaterapia hormonal tem sido usada com grande sucesso para aliviar os incômodos dessa fase da vida, quando a mulher se depara com frequentes ondas de calor e perda de libido. As posturas agem principalmente sobre os ovários, a hipófise, a tireoide e as glândulas suprarrenais, estimulando o aumento dos níveis de estrógeno, hormônio que cai significativamente com a suspensão da menstruação.
  5. Vida longa: Para as pessoas que praticam ioga, a passagem do tempo não é medida em anos, mas em número de inspirações e expirações que a pessoa faz ao longo da vida. Quanto maior a capacidade respiratória de um indivíduo, menor o número de respirações que ele faz por minuto. Isso significa que, entre uma respiração e outra, o ar está sendo saboreado e absorvido de maneira adequada. Por isso, os exercícios respiratórios são tão importantes quanto as posturas e a meditação.
  6. Acalma a mente: Durante a meditação, o cérebro trabalha mais lentamente e os ruídos causados pelos pensamentos se tornam sutis. A agitação constante causa a instabilidade emocional e enfraquece o sistema imunológico. Quando ocorre um espaço entre um pensamento e outro, chega a quietude. É como se a mente se calasse e o silêncio interno passasse a ser um alimento para a alma.
  7. Alivia o estresse: Manter o bom humor em dias de muita agitação e embaraços não é fácil. Domar a irritação nas horas em que você só pensa em fugir do mapa também é complicado. Apesar da prática da ioga não transformar sua vida num mar de rosas, ela é bastante eficiente para enfrentar os momentos difíceis.

É muito importante que as pessoas conheçam seu próprio corpo e aprendam os mecanismos que podem ajudá-las a buscar equilíbrio. A Ioga permite o auto-conhecimento, ou seja, o indivíduo aprende a se conhecer e ter responsabilidade sobre seu corpo. Ao mesmo tempo, ele estimula a auto-suficiência, pois ensina que o seu bem-estar depende de você mesmo e não dos outros.

12 comentários para “Benefícios da Ioga”

  1. Avatar de Samanta Andrade

    Para mim ioga é maravilhoso, faço a 3 anos e não pretendo mais parar, amo

  2. Avatar de Renatinha

    eu gostaria muito de fazer, quem faz sempre gosta muito…mas vou ter que adiar, pois meu foco é exercicios para emagrecimento.

  3. Avatar de Roberta Paiva

    Bom saber mais sobre a ioga, nunca fiz.

  4. Avatar de Roselaine

    Gostaria de saber se também ajuda no emagrecimento.

    1. Avatar de Luzelena

      A yoga em si não emagrece,mas como ela desincha tem-se a impressão de perda de peso.Se bem que tem ásanas(posturas) que usadas adequadamente com repetições é possivel se perder peso.

  5. Avatar de Gisilene

    Sou praticante de Yoga à 1 ano e pude perceber que é uma atividades física completa. No bem-estar que proporciona e tbm na melhora da flexibilidade. Eu recomendo!!!

  6. Avatar de Rossane

    Adoro Ioga…me faz sentir bem e relaxada. Recomendo muito para as estressadinhas 🙂

  7. Avatar de Leticia

    Adoro praticar ioga… faz só 4 meses que estou fazendo, me sentindo muito bem…

  8. Avatar de Idma

    Já fiz Yoga e recomendo, pretendo voltar a praticar novamente em breve.

  9. Avatar de Adriana

    Excelente post sobre a ioga, adorei.

  10. Avatar de Valquíria

    Pratico ioga há uns 25 anos. Quando se é praticante, com o passar dos anos, adquirimos a capacidade de ver o mundo de um modo mais tranquilo, o que nos faz muito bem. Amo ioga! Val.

  11. Avatar de Tania Cristina

    Faço ioga há uns 02 anos é tudo de bom! As crises de rinite melhoraram muito.

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva