Para a mulher que gosta de se cuidar

Limpeza de Pele

Limpeza de Pele

No último nota 10 nota 0 fiz uma enquete para votarem em tipos de tratamentos faciais, o mais escolhido foi limpeza de pele. Para esse tipo de assunto fica estranho dar nota, então peço que quem já fez limpeza de pele, comente como foi, se resolveu e se cumpre o que promete.

Tem interesse? Conheça o básico sobre limpeza de pele.

Todos os dias nossa pele está exposta à poluição, à poeira, ao vento e ao sol. Aos poucos ela vai perdendo aquele viço natural e mostrando traços de envelhecimento precoce. Para que a pele possa estar sempre bonita e bem tratada, um dos cuidados básicos para o rosto, colo ou costas é a limpeza de pele.

Cravos, espinhas e bolinhas de sebo são resultados de impurezas produzidas pelas glândulas sebáceas e que a derme não conseguiu expelir. Para conseguir se livrar deles, só com uma boa faxina no rosto, recuperando o brilho e a viscosidade.

Fazer limpeza de pele facial é simples, mas é recomendado que seja seguidas as etapas para cada tipo de pele, como limpeza de pele oleosa ou limpeza de cravos. Cada tipo de problema deve ser tratado com diferentes passos.

Qualquer tipo de limpeza mais intensa deve ser feita em alguma clínica de estética de sua confiança. Se você não conhece nenhuma esteticista, você deve procurar em sua cidade, a indicação de algum dermatologista, ou até mesmo conhecidos. Procure saber a procedência da clinica de estética aonde você vai, certos procedimentos de limpeza de pele, se não forem feitos adequadamente, podem piorar ainda mais a sua situação, por isso é sempre bom, saber se a clínica de estética é realmente confiável.

Passos da Limpeza de Pele

Limpeza de Pele

1. Higienização: É a primeira fase da limpeza, feita com loções e demaquilantes para retirar impurezas superficiais ou maquiagem. São usados produtos na forma de mousse, emulsão, creme ou gel.

2. Esfoliação: Realizada com cosméticos cheios de grânulos, remove as células mortas e afina a parte mais superficial da pele.

3. Desincrustação: Alguns dermatologistas fazem uma máscara para amolecer a camada superficial da pele e favorecer a retirada de cravos, espinhas e miliuns (bolinhas de sebo).

4. Vapor: O rosto fica sob vapores de ozônio para abrir os poros. O gás também tem efeito bactericida e ajuda a preparar a região para as extrações.

5. Extração: É a caça ao inimigo. Pode ser feita manualmente ou com um aparelho de sucção, sem a necessidade de espremer com as mãos. Os cravos brancos e miliuns são retirados com uma micro agulha esterilizada, por serem mais profundos.

6. Máscara calmante: Por 10 minutos, o rosto recebe uma máscara que irá recuperá-lo de tantas apertadinhas. Existem produtos específicos para cada tipo de pele, hidratando ou controlando a oleosidade.

7. Aparelho de LED: Esse estágio só aparece em procedimentos mais agressivos. O aparelho tem propriedades cicatrizante e anti-inflamatória, deixando o rosto bem menos marcado e sem a vermelhidão característica de uma limpeza mais rigorosa.

8. Máscara final: Feita à base de cremes ou, nas peles oleosas, com gel. Há muitas variações, escolhidas de acordo com a necessidade da pele após o tratamento. Existe a máscara hidratante, clareadora de manchas ou sardas, calmante e purificante, é só escolher.

Quando devo fazer a limpeza de pele?

Quem tem espinhas, precisa do tratamento uma vez por mês. Se sua pele é muito oleosa, a visita pode ser trimestral desde que os cuidados domésticos façam parte do seu dia-a-dia. Peles normais pedem limpezas com o mesmo intervalo ou até com um espaço maior.

Para isso, basta manter em casa um kit com alguns produtos que ajudem a manter a aparência higienizada: um sabonete específico, esfoliante, um bom tônico, loção demaquilante e creme ou gel de hidratação.

A limpeza de pele deve ser feita antes de iniciar os tratamentos faciais como aplicação de máscaras, peeling, luz pulsada, toxina botulínica, entre outros.

E você, já fez limpeza de pele? Compartilhe sua experiência!

131 comentários para “Limpeza de Pele”

  1. Avatar de Adriano

    Fui fazer um tratamento com uma clinica estética fiz limpeza d pele, ela utilizou uns produtos p abrir poros e acalmar minha pele ai ela veio espremer nossa era muita dor,o tratamento foi divido em 2 vezes ela jogou pra uma semana depois, só q ainda estava sentindo dor falei p ela q a pele tava com problemas e ela n quiz mas me atender, veio com desculpas, e ate devolveu parte do dinheiro, e, minha pele tava descascando, e apareceu outras espinhas, e manchas, por Deus alguem me ajuda isso e normal? Nunca fiz limpeza d pele, mas estou preocupado, pele descascando.

    1. Avatar de Priscyla

      Oi Adriano, sou esteticista e posso te ajudar a tirar suas dúvidas, o que ocorreu? Numa limpeza de pele profunda e bem feita, é normal você sentir dor na hora da extração dos comedões (cravos), o que não deve mexer são nas acnes (espinhas) devido a inflamação, os produtos são usados para o tipo de pele específica seja oleosa, seca, mista, envelhecida e sensível. A dor deve ser suportável. Primeiramente é usado emoliente e máscara térmica ou vapor para dilatar os poros e os cravos saírem com mais facilidade, mas as vezes o cravo é difícil de sair e ter que fazer uma pressão maior, mas o profissional tem que se preocupar com você, perguntar se pode continuar, porque tem pessoa que pede para parar, pois tem muita sensibildade, outras querem que tire tudo! Aí é você e a esteticista, se você possui milium, que são aquelas “bolinhas amarelas” mas aproximados aos olhos, esses são mais profundos e é necessário uma agulha de insulina para perfurar a pele e extrair lo, também é você que decide se tirar ou não, porque dói, Mas o dever do profissional é questionar sempre o clinte e avisar o que é preciso, que vai doer enfim! Vermelhidão é normal, porque sua pele foi pressionada, ainda mais se é clara e sensível vai ficar mais evidente, mesmo usando uma máscara calmante após a extração. Continuará vermelha até 2 dias. Ardência pode ficar algumas horas após a limpeza pois pode conter ácido em algum dos produtos. Descamação também é normal, pois sua pele foi esfoliada, as células estão se regenerando e a camada superficial que são as células mortas estão saindo. O profissional tem que deixar isso claro e indicar o uso de hidratante e protetor solar específico para o tipo de pele. O que não é normal é ficar cicatrizes, manchas e hematomas. E antes de tudo, é indispensável realizar uma avaliação para ver se voce tem alguma alergia ou outros impedimentos antes de iniciar o procedimento. Sempre deve ter um diálogo antes, durante e após o procedimento entre profissional e cliente!
      Espero ter ajudado ☺

      Esteticista e Cosmetóloga Priscyla! Abraço!

  2. Avatar de Jaque

    Olá,

    Tenho a pele bastante oleosa e espinhas mesmo em fase adulta. Fui fazer limpeza de pele e no dia seguinte minha pele estava mais oleosa que o de costume e com muitas espinhas, mais do que antes e a esteticista fez as mesmas etapas que descrito acima, é normal?

    Bjs

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.