Para a mulher que gosta de se cuidar

Que tal iluminar seus cabelos? Saiba tudo sobre luzes!

Que tal iluminar seus cabelos? Saiba tudo sobre luzes!

Deixar os cabelos loiros já passou pela cabeça da maioria das mulheres, seja com luzes, mechas, californianas, balaiagem. O tom realça a beleza feminina e chama a atenção, mas manter um cabelo clareado saudável exige trabalho. O processo de descoloração é agressivo: todas as cutículas do cabelo são abertas e têm as suas moléculas de melanina hiper oxigenadas durante a tintura. Por isso, as mechas merecem cuidados redobrados.

Luzes

Luzes é uma técnica para clarear e iluminar os cabelos. As luzes são mechas bem finas, que podem ser feitas por todo o cabelo ou apenas em pequenas partes. Os tons claros dão uma aparência queimada de sol e devem ser feitos em cabelos mais claros. Cerca de 50% dos fios são descoloridos neste processo, o que produz mechas sutis que se misturam à cor original do cabelo. Para cabelos mais escuros, o tom cobre ou mel são os mais indicados. Saiba como cuidar dos cabelos com luzes.

Descoloração

Há vários tipos de produtos descolorantes no mercado. As descolorações em pó ainda existem, mas agora possuem ingredientes especiais para evitar que os cabelos sequem ou escamem. Há também descolorações em forma de óleos e cremes, que são as melhores para manter os cabelos em boas condições.

Antes de fazer luzes, veja bem com seu cabeleireiro qual descolorante será usado para evitar que seus cabelos fiquem danificados e quebradiços.

Mechas

Luzes

As mechas são parecidas com as luzes, a diferença é que a quantidade de cabelo a ser descolorida é maior. Mechas são mais largas, e podem ser feitas com descolorante ou tinta, dependendo da cor dos cabelos. Geralmente as mechas são mais visíveis que as luzes.

Reflexos

Luzes

Os reflexos clareiam mais que as luzes e mechas, pois a quantidade de fios iluminados é bem maior. As cores são claras e bem definidas. Geralmente os feixes são bem fininhos e os fios podem ser misturados com tons diferentes.

Balaiagem

Luzes

Balaiagem são algumas mechas misturadas à cor do cabelo. É um processo mais discreto, pois é aplicado a uma pequena quantidade de cabelo. São faixas um pouco mais grossas que as luzes, e os tons utilizados são próximos à tonalidade natural dos cabelos. O resultado do processo passa a idéia de cabelos levemente iluminados pelo sol, pois os fios não ficam muito marcados.

Mechas ou Luzes Californianas

Luzes

Nas luzes californianas as pontas dos cabelos ficam mais claras e a raiz mais escura. Elas dão mais luminosidade às extremidades e efeito de profundidade ao cabelo. Os fios ficam com aspecto de queimados do sol. O resultado final são cabelos com tons dourados, vindo em dégradé desde a raiz até as pontas, do tom mais escuro ao mais claro.

Cuidados após a Coloração/Descoloração

Que tal iluminar seus cabelos? Saiba tudo sobre luzes!

A partir do momento que você decide tingir ou descolorir os cabelos, deve-se tomar uma série de cuidados. Toda química mexe com a estrutura do seu cabelo; por isso, fique atenta à qualidade dos produtos que serão utilizados. O segredo é usar uma tintura de boa qualidade e de maneira correta.

Atualmente, as colorações possuem proteínas, vitaminas e queratina, que tratam o cabelo, conferindo brilho e maleabilidade.

Em geral, as colorações mais suaves não contêm amônia e são conhecidas como tonalizantes — que servem para dar brilho e reavivar a cor dos fios. Se o seu cabelo estiver muito ressecado, não é recomendável tingi-lo, pois ele pode se quebrar. Trate-o antes e só depois parta para a coloração.

O descolorante é um pouco mais agressivo aos cabelos que as tintas. Ele retira a pigmentação dos fios e, juntamente, alguns nutrientes básicos para a integridade do cabelo. É importante fazer uma boa reconstrução depois para repor o que foi perdido.

Reforçador de clareamento: Quem opta por ficar loira dificilmente quer voltar à cor original, mas muitas desistem do tom mais claro porque o clareamento frequente acaba deixando os fios com aspecto muito ressecado. Essas loiras cortam o cabelo cada vez mais curto em função da grande quantidade de pontas duplas que vão aparecendo. Uma boa solução para evitar o desgaste excessivo é usar um reforçador de clareamento. Esse produto diminui a quantidade de descolorante necessária para clarear o tom dos fios: um cabelo pode ser descolorido com pó e água oxigenada até o loiro médio e o reforçador traz a cor até o loiro claro. O resultado é um cabelo menos danificado e com menos pontas duplas.

Shampoo tonalizante: Use um shampoo tonalizante a cada 15 dias. Cabelos descoloridos acabam puxando para o amarelo. Há mulheres que gostam desse tom mais forte, mas a maioria quer um aspecto mais natural. O tonalizante deve ter um fundo de cinza para neutralizar o amarelo.

Chapinha e secador: A chapinha e secador não danificam tanto o cabelo para quem descolore os fios. Mas é preciso aplicar um protetor térmico (o chamado termoativo) e um defrizante. Eles ajudam a garantir um cabelo bonito, diminuindo o frizz e evitando danos por causa do calor excessivo. Mas é preciso saber usar esses aparelhos: a prancha nunca pode ser passada nos cabelos úmidos e o secador deve ficar a uma distância de 20 centímetros dos fios.

Que tal iluminar seus cabelos? Saiba tudo sobre luzes!

Dicas para Garantir Cabelos Saudáveis após a Coloração

  • Utilize produtos específicos para cabelos coloridos ou com luzes e reflexos para realçar a cor (veja algumas dicas).
  • O mais recomendado são shampoos com pH ácido; evite os neutros. Além disso, shampoos com alta concentração de queratina também são ótimos.
  • Hidrate os fios toda semana.
  • Faça uma reconstrução capilar a cada 15 dias. Ela devolve a integridade do fio, que ficou comprometido após a química.
  • Use um bom leave-in com filtro solar para manter a hidratação dos fios e proteger a cor, que pode desbotar ou ficar alterada com o sol.
  • Evite fazer mistura de químicas como coloração e alisamento. Se houver incompatibilidade, o cabelo pode se estragar.
  • Evite usar muito o secador e a chapinha, pois seu uso em demasia desidrata ainda mais os fios. Use produtos termoativados para uma melhor proteção.

E você? O que faz para cuidar dos cabelos loiros?

67 comentários para “Que tal iluminar seus cabelos? Saiba tudo sobre luzes!”

  1. Avatar de Joyce

    Faço luzes a anos , tinha cabelo grande bem cheio, estou com menos da metade do cabelo que tinha , essa última vez que fiz quase sumiu o resto , uso sempre produtos profissional valores altos como reconstrução joico, Kérastase mas ninguém e nenhum cabeleleiro sabe explicar porque tá assim até 1 mês as luzes lindas e claras após isso uma cor horrível opaca escura, alguém puder me ajudar com alguma dica como recuperar meu cabelo volte a ser volumoso se isso com passar dos anos é normal acontecer

    1. Avatar de Maria

      Use monessa, ou eximia fortalize em comprimidos para fortalecer a fibra capilar, e nos seus fios use morte subita da lola cosmeticos. espero ajudar !

  2. Avatar de Maria

    Oi boa. Tarde.
    Loyce vc tem que levar em conta: Alimentação,idade, alguns tipos de medicamento influencia melhor vc procurar um médico especialista. não seja esse nenhum destes um tratamento no salão de sis confiança ajuda.

  3. Avatar de Gislaine

    Meu cabelo está horrível a cor dps que Fiz luzes , loura ficou amarelo, td quebrado, alguém pode me ajudar?

  4. Avatar de Izabela Cristina De Oliveira

    Preciso de ajuda !!!!!!
    Meu cabelo está com várias cores
    na raiz está castanho escuro
    no meio loiro mel
    e nas pontas loiro claro
    o problema é que minha raiz e muito difícil de tingir chegar no tom igual como as pontas .
    Como faço ?

  5. Avatar de Monique

    Faço luzes no cabelo á uns cinco anos, também passava por problemas de ressecamento pontas duplas, enfim, todos esses problemas que todas já sabemos, mas nunca consegui me ver com os cabelos de outra cor. Mas a partir do momento que passei a fazer a umectação semanalmente nos cabelos com óleo de côco vi ele se transformando, fios inteiros diminuiu a queda sem falar que está crescendo bem mais rápido. I love óleo de côco.

    1. Avatar de Letícia

      Oi Monique, tudo bem!
      Qual óleo de côco vc usa?

  6. Avatar de Larissa Myrella

    Trabalho muito com cabelo loiro e tenho muita duvidas pra decha pratinado como eu farço

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.