10 Maneiras de Reduzir a Ingestão de Carboidratos

10 Maneiras de Reduzir a Ingestão de Carboidratos

Hoje já se sabe que, em geral, gorduras fazem bem à saúde. O grande vilão para doenças cardiovasculares, diabetes e sobrepeso são, na verdade, os carboidratos em excesso.

Publicidade

O fato é que nossa dieta atual é muito baseada em carboidratos. Hoje consome-se muita massa, pão, farinhas, além de industrializados cheios de carboidratos como bolachas. Os carboidratos fornecem energia, porém é uma energia de curto prazo, colocando o corpo a precisar comer a cada pouco tempo, sobrecarregando o pâncreas e criando uma série de problemas.

Diante disso, a intenção não deve ser de cortar de vez os carboidratos, e sim diminuir a quantidade. O importante é manter um equilíbrio entre as gorduras, proteínas e carboidratos, sem excessos em nenhum desses macronutrientes. Esse equilíbrio é fundamental para o bom funcionamento do organismo.

Outro fator a ser lembrado é a individualidade de cada um. Para se manter saudável, cada um deve conhecer seu próprio organismo e não seguir dietas “da moda”. Assim, para algumas pessoas o sacrifício de cortar radicalmente esse grupo alimentar pode ser desnecessário. Já outros podem realmente precisar cortar bastante sua ingestão. É difícil dizer qual é o certo para todos, pois cada um tem uma necessidade energética diferente e se adapta melhor a certos alimentos.

Uma coisa é válida para todos: deve-se cuidar muito da qualidade do que é ingerido. Não podemos esquecer que os carboidratos são fontes de energia para o organismo e que, em maior ou menor quantidade, devem nutrir bem nosso corpo.

Dicas para Reduzir Carboidratos de Sua Dieta

1. Elimine bebidas açucaradas: Elas são ricas em açúcar, o que está ligada a um risco aumentado de resistência à insulina, diabetes tipo 2 e obesidade quando consumidos em excesso. Ao cortar os refrigerantes e sucos, reduz também a ingestão de carboidratos.

2. Diminuir a quantidade de pão: O pão é um alimento básico em muitas dietas. Infelizmente, é também bastante elevado em carboidratos e geralmente pobre em fibras e com baixo valor nutricional. Uma das muitas ideias para substituir o pão é fazer uma batida super-nutritiva de abacate com cacau.

10 Maneiras de Reduzir a Ingestão de Carboidratos

3. Cuidado com o consumo de suco de fruta: Ao contrário da fruta inteira, suco de fruta contém pouca ou nenhuma fibra e, mesmo sendo natural, é cheio de açúcar da fruta concentrado. Embora o suco de frutas forneça vitaminas, tome cuidado com o excesso de suco. Alternativas melhores são água pura ou chás.

4. Inclua mais castanhas na dieta: As castanhas são saudáveis pois contém gorduras benéficas, proteínas e baixo índice de carboidratos. Além disso, são excelentes para saciar a fome.

5. Coma mais ovos: O ovo é um super-alimento, fácil de preparar e ideal para quem quer diminuir os carboidratos. Cada ovo contém menos de 1 grama de carboidratos. Eles são também uma grande fonte de proteína de alta qualidade, que pode ajudá-lo a se sentir completo por horas e comer menos calorias durante o resto do dia. Além do mais, os ovos são extremamente versáteis e pode ser preparado de várias maneiras.

10 Maneiras de Reduzir a Ingestão de Carboidratos

6. Substitua a farinha de trigo por outros tipos: A farinha de trigo é um ingrediente de alta taxa de carboidrato e é usada na maioria dos produtos assados, incluindo pães, bolos  e cookies. Felizmente, existem outros tipos de farinhas que tem um índice glicêmico menor , como por exemplo: farinha de castanhas (nozes, amêndoas e castanha do Pará), coco, banana e semente de uva.

7. Substitua o leite de vaca por outros tipos: Além do leite de vaca não ser tão benéfico para saúde como se pensava, ele é também  bastante elevado em carboidratos pois contém lactose (um tipo de açúcar). Para substituir o leite de vaca, experimente os leites vegetais como o leite de coco, amêndoas, gergelim ou linhaça. Além de opções mais nutritivos e saudáveis, esses leites têm um índice bem baixo de carboidratos.

8. Cuidado com o amido. Inclua mais vegetais e limite a ingestão de batatas cozidas, milho, arroz e outros alimentos ricos em amido. Substituir com outros vegetais de raiz que contém menos carboidratos e aumentar a quantidade de vegetais verde-escuros que são consumidos em cada refeição, desde que aqueles tendem a ter poucas ou nenhumas carboidratos, proporcionando o benefício de muitos nutrientes.

10 Maneiras de Reduzir a Ingestão de Carboidratos

9. Aumente o consumo de gorduras boas: As gorduras fornecem energia e ajudam a saciar a fome. Assim, você precisará de menos carboidratos. Inclua abacate, coco, amêndoas, castanhas, manteiga, azeite de oliva e gema de ovo.

10. Inclua mais proteína na dieta: Carnes vermelhas têm muito pouco em termos de carboidratos e oferecem muita proteína. Peixes e aves também são boas opções que fornecem nutrientes e saciam a fome, eliminando assim a vontade de comer carboidratos. Outra opção interessante é a whey protein.

A transição para um estilo de vida low-carb saudável pode ser relativamente fácil se você tem as informações e as ferramentas adequadas. Então se você realmente quer diminuir a ingestão de carboidratos, aproveite essas dicas! 🙂

19 comentários para “10 Maneiras de Reduzir a Ingestão de Carboidratos”

  1. Avatar de Lalá

    Estou amando cada dia mais as dicas. 😆 😆 😆

    1. Avatar de Julia Teles

      gostei da dica. muito obrigado

    2. Avatar de Eulália

      Vou experimentar, obrigada

  2. Avatar de Arnaldo Barbério

    Muito boa e esclarecedora essa reportagem. Parabéns!!!!!

  3. Avatar de Gilberto Fernandes

    excelente matéria parabéns

  4. Avatar de Analia

    Todas as dicas são ótimas, sempre consumi bastante leite, e não sabia da existência de carboidrato no mesmo…parabéns ?

  5. Avatar de Quim

    Estou amando as dicas e aprendendo bastante 😀

  6. Avatar de Erenice

    Estão de parabéns pela excelente matéria!

  7. Avatar de Alini Mo

    Adorei as dicas. Mas fiquei em dúvida em uma coisa…posso comer pão integral ? Ou bolachas integrais?

  8. Avatar de Ana Maria Campos

    eu estou tentando diminuir, e me sinto muito melhor.

  9. Avatar de Marcos

    Excelente matéria.

  10. Avatar de Rosangela Nandes Fleming

    Beleza e saúde parabéns!!
    Sempre com ótimas dicas!!

  11. Avatar de Heloisa

    Gostei muito, preciso mesmo mudar algumas coisas

  12. Avatar de Sílvia Helena Leite

    Gostei muito da matéria mas pão integral pode

  13. Avatar de Maria H

    Essa ideia de incluir novos alimentos é a melhor, consequentemente vamos eliminando o que não presta. Amei o artigo, estou melhorando o meu desjejum

  14. Avatar de érica Veras

    parabéns!!! Adorei as dicas.

  15. Avatar de Irene

    Adorei estas dicas!! Estou percebendo a melhora dia-a-dia!

  16. Avatar de Bianca Sallin

    Estou precisando muito reduzir mais ainda… antes comia em excesso.

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva