Manteiga: Gordura Saudável de Alta Qualidade

Manteiga: Gordura Saudável de Alta Qualidade

É impressionante como ainda tem pessoas que tem dúvida sobre o que é melhor: manteiga ou margarina.

Publicidade

De origem vegetal, a margarina é um produto artificial resultado de um processo chamado hidrogenação. Nele, as moléculas de hidrogênio são incorporadas às de gordura de maneira artificial, em altas temperaturas. É o calor que transforma a gordura insaturada em parcialmente saturada. Também durante a hidrogenação, as moléculas de gordura viram gordura trans; transformando a margarina praticamente em um plástico.

De origem animal, a manteiga é um produto completamente natural e feito a partir de leite de vaca. É composto de gordura do leite que foi separado de outros de seus componentes. Tem um sabor rico e é amplamente utilizado para cozinhar, assar ou passar no pão. Nas últimas décadas, a manteiga tem sido injustamente responsabilizada por doenças cardiovasculares, devido ao seu teor de gordura saturada alta. No entanto, a opinião pública e científica foi lentamente mudando esse preceito, pois descobriu-se que gordura saturada não é maléfica para saúde e muitas pessoas já reconhecem a manteiga como um alimento extremamente saudável.

Para tirar qualquer dúvida de qual é melhor é só comparar a lista de ingredientes de cada produto: a margarina tem uma lista enorme de ingredientes, é cheia de aditivos e ingredientes estranhos. A manteiga é basicamente creme de leite puro.

Sério gente, quando você estuda os benefícios da manteiga contra os da margarina, a diferença é tão absurda que não dá nem pra comparar. E nem pense em acreditar em propagandas de “margarinas saudáveis”, com promessas de “proteger o coração” ou qualquer outra mensagem de marketing. Prefira sempre o alimento natural, nesse caso, a manteiga: infinitamente mais nutritiva e saudável.

Manteiga: Gordura Saudável de Alta Qualidade

Valor Nutricional da Manteiga

A manteiga contém uma variedade imensa de micronutrientes. As seguintes vitaminas são encontradas na manteiga:

  • Vitamina A: É a vitamina mais abundante na manteiga. Uma colher de sopa (14 g) pode fornecer cerca de 11% da dose diária recomendada.
  • Vitamina E: A vitamina E é um antioxidante poderoso, muitas vezes encontrada em alimentos gordurosos.
  • Vitamina B12: Também chamado de cobalamina, a vitamina B12 só é encontrada em alimentos de origem animal, como ovos, carne e produtos lácteos.
  • Vitamina K2: Uma forma de vitamina K, também chamado de menaquinona. Pode proteger contra doenças cardiovasculares e osteoporose.

Benefícios da Manteiga

  1. Previne infecções fúngicas: Você ouviu direito, a manteiga é rica em ácido láurico, que ajuda a prevenir o organismo contra infecções fúngicas. A manteiga também previne contra infecções como cândida e micose. Portanto, usar a manteiga em quantidade moderada não vai prejudicá-lo.
  2. É rica em vitamina A: A manteiga é naturalmente rica em vitamina A. Assim, é boa para a visão. A manteiga em sua forma natural também previne contra doenças da tireoide.
  3. É boa para a pele: Você pode se surpreender ao saber, mas a manteiga é boa para sua pele. A gordura presente na manteiga ajuda a tornar a sua pele suave e macia. Na verdade, também previne contra problemas de pele como acne e manchas.
  4. É rica em antioxidantes: Como a manteiga é rica em antioxidantes, ajuda a proteger o corpo contra os danos celulares. Ela protege o corpo contra os danos dos radicais livres. A manteiga pode evitar o enfraquecimento das artérias e nervos. Ela também ajuda a construir o seu sistema imunológico.
  5. É uma boa fonte de vitamina K2: Essa vitamina, ainda pouco conhecida mas muito importante, ajuda no tratamento de problemas como a osteoporose e artrite. A manteiga em quantidades moderadas evita dor nas articulações em mulheres. A manteiga também é boa para a força muscular.
  6. Previne doenças: As gorduras saturadas na manteiga ajudam a prevenir contra coágulos e tumores.
  7. O ácido butírico da manteiga é bom para o intestino: O intestino usa o ácido butírico como fonte de energia. O ácido butírico demonstrou ser eficiente no combate a doenças como colite ulcerativa e doença de Crohn. Isso porque seus ácidos graxos de cadeira curta ajudam a restaurar a integridade dos tubos intestinais, também reduzindo inflamações.
Manteiga: Gordura Saudável de Alta Qualidade

Qual manteiga consumir?

Talvez você já tenha ouvido falar: a manteiga produzida a partir do leite de vacas criadas soltas em pasto é muito mais rica em vitamina A do que aquela de vacas criadas em confinamento, à base de ração. A maioria das manteiga comerciais têm cerca de 6% das recomendações diárias de vitamina A. já as manteigas artesanais, provenientes de leite de vacas soltas podem chegar a 10% da recomendação diária.

Se você tiver a opção de encontrar a manteiga orgânica opte por ela, além de mais saudável, possui mais vitaminas. E de preferência compre sem sal, e se desejado acrescente você mesma um sal de alta qualidade. Não existe uma quantidade adequada para se consumir de manteiga diariamente, mas é importante incluir esse tipo de gordura diariamente na alimentação, nem que seja bem pouco.

Ghee: Manteiga Clarificada

Manteiga: Gordura Saudável de Alta Qualidade

O ghee é a manteiga clarificada e purificada, livre de todos os seus resíduos lácteos e toxinas da manteiga comum. Desse processo fica apenas a gordura pura do leite. Se a manteiga já é saudável, imagina o ghee.

A manteiga Ghee é conhecida por muitos como “manteiga saudável”, e realmente tem mais benefícios que as demais, pois trata de uma opção mais pura. Ela é uma gordura muito apropriada para cozinhar.

Você pode fazer o ghee em casa, ou comprá-lo pronto em casas de produtos naturais especializadas. Para fazer em casa, o processo é relativamente simples e envolve aquecer a manteiga em uma panela e separar a parte branca da amarela. Essa parte amarela é a parte mais nobre da manteiga, praticamente livre de lactose.

Segue abaixo um vídeo (filmado para o site da Gazeta do Povo) onde explico a receita.

Obs: Para não perder os próximos vídeos, assine o canal Beleza e Saúde no Youtube.

E você, utiliza a manteiga no seu dia-a-dia? Ou ainda tem a ideia falsa que ela não é saudável? Eu mesma abuso da manteiga: uso como principal gordura para cozinhar ou de várias outras formas durante o dia. Recomendo muito!

38 comentários para “Manteiga: Gordura Saudável de Alta Qualidade”

  1. Avatar de Glenilene Resende

    Eu sempre soube que a manteiga é melhor que margarina…na minha casa só tem manteiga. Ultimamente tb tenho usado para cozinhar, já que os óleos não são bons…
    Muito bom saber mais sobre a manteiga.

  2. Avatar de Marcos

    Sim, sei que a manteiga é muito saudável, gostei muito do artigo.

  3. Avatar de Samanta Andrade

    Adoro manteiga!

  4. Avatar de Glaucia Nogueira

    Muito bom esse artigo sobre manteiga, eu sabia que era bom, mas não sabia que era tão boa assim para saude. Uso para cozinhar e tb em pães.

  5. Avatar de Ligia

    😀 SEMPRE TIVE EM MENTE QUE A MANTEIGA ERA RUIM…E OLHA QUE SOU BEM ANTENADA SOBRE ALIMENTAÇÃO.FIQUEI ESPANTADA..MUITO BOM SABER E COM CERTEZA VOU PASSAR A ADIANTE A INFORMAÇÃO E RETIRAR O CONSUMO DA MARGARINA.
    MUITO OBRIGADA!!

  6. Avatar de Suzana

    A nutricionista mandou trocar a margarina pela manteiga, já faço isso a tempos…

  7. Avatar de Rosana

    Eu compro a manteiga sem sal e faço ghee em casa, é um alimento muito saudável, uso para cozinhar.

    Excelente matéria!!

  8. Avatar de Jéssica

    Eu consumo a manteiga clarificada para cozinhar é muito bom e saudável.

  9. Avatar de Nivaldo

    Sempre usei margarina em casa, não pelo sabor pois era mais barato. De uns dois anos para cá venho consumindo mais manteiga. Adorei o comentário, não esperava tanto benefício da manteiga. Parabéns

  10. Avatar de Vera

    Depois DE LER ESSE ARTIGO VOU PASSAR A CONSUMIR A MANTEIGA,NÃO SABIA Q ELA TINHA TANTOS BENEFICIOS ASSIM.OBRIGADO.

  11. Avatar de Jael

    ÓTIMA MATÉRIA,TAMBÉM GOSTEI DA OBSERVAÇÃO QUE FEZ DESSAS PROPAGANDAS QUE PRA MIM TAMBÉM SÃO ENGANOSAS,DIZENDO QUE ESSES CREMES VEGETAIS SÃO BONS PARA O CORAÇÃO,PRA MIM É TUDO MENTIRA,ALÉM DOS BENEFÍCIOS A MANTEIGA É MUITO MAIS DELICIOSA…..BOM DIA!!!!!!!

  12. Avatar de Herica

    Gostei de saber mais sobre a manteiga!

  13. Avatar de Regina

    ficou preocupada com profissionais menos informados, que prescrevem margarina para substituir manteiga !!!
    manteiga – nota 10 / margarina – 0

  14. Avatar de Sandra

    Manteiga é tudo de bom, adorooo, bom saber que posso comer 😆

  15. Avatar de Lu

    Muito bacana essa matéria, ninguém fala bem da manteiga,e é um alimento maravilhoso, parabéns!

  16. Avatar de Dirce

    Uso manteiga e ghee para cozinhar, é muito bom!

    1. Avatar de Fred

      Há mais de 3 anos uso a manteia ghee. De excelente qualidade não se torna tóxica mesmo sendo submetida a altas temperaturas.

  17. Avatar de Rose

    manteiga é claro. eo óleo vegetal???? e a gordura de coco e de porco??

    1. Avatar de Maria Eduarda

      óleo vegetal é uma porcaria, canola é o pior de todos, tem que cozinhar com ghee, gordura de porco ou óleo de coco.

      Pesquise no you tube videos do Dr Lair Ribeiro sobre o óleo de canola.

  18. Avatar de Quitéria Félix

    Adorei a matéria! Moro no nordeste há 15 anos e aqui tem a manteiga de garrafa, muito consumida, deliciosa, q nada mais é q a manteiga ghee. Não usava muito pois achava q ficava boa só com carne de sol, e não como muita carne, mas há pouco tempo comecei a usar para cozinhar. Dá um toque especial. 😆

  19. Avatar de Maria Eduarda

    Excelente!!! Adoro manteiga, a manteiga de garrafa é excelente para cozinhar, faço em casa mesmo, vale a pena, pois é super saudável, pesquisem.

  20. Avatar de Joana Darc Marques Viana

    Concordo plenamente com a matéria. Prefiro a manteiga ‘a margarina.

  21. Avatar de Cláudia

    Adorei o post, pois amo manteiga.

  22. Avatar de F(ávio.me((o

    Muito interessante, estas informações…. Em particular eu evito consumir os dois…. Minhas artérias falam bem de mim o tempo todo… Vivem me agradecendo. Parabéns, Celina!!!

  23. Avatar de Cleo

    Gostei muito da materia, amo manteiga como com medo, gora vou consumir mais tranquila

  24. Avatar de Juliana Dei

    Excelente matéria!!! É muito bom ver que existem sites que ajudam tanto as pessoas como esse.

  25. Avatar de Lívia

    Amei muito essa matéria,mim ajudou bastante,obrigada. 😀

  26. Avatar de Tania Cristina Correia

    Excelente matéria!!! Vou passar a consumir manteiga!!

  27. Avatar de Gisele

    Gostei muito de saber mais sobre a manteiga…adoro!

  28. Avatar de Gertrudes Moura

    Não como manteiga; porém é um produto que não pode faltar na geladeira pois o meu marido não gosta de margarina. Compro margarina para fazer bolos e outros pratos de acordo com o que pede na receita. É muito difícil substituir a margarina pela manteiga nesses casos pois ficaria muito caro.
    Já era do meu conhecimento a composição da margarina e o quanto ela é nociva para o organismo mais quando se trata de gorduras tanto uma quanto outra devem ser consumidas com moderação.

  29. Avatar de Neyla

    Adorei o post sobre manteiga.

  30. Avatar de Giane

    Como manteiga sempre, bom saber que ainda é benéfica.

  31. Avatar de Consolação

    Margarina não é boa para saúde. Concordo. Manteiga é gordura animal que aumenta colesterol. Também é ruim. Melhor usar geléia de frutas sem açúcar, nem adoçante. Pasta de amendoim, com moderação, para não, engordar. Acordem meninas!

  32. Avatar de Larissa

    Como manteiga quase que diariamente, ainda bem que tenho um bom nutricionista que me indicou e disse que posso comer uma porção diariamente. Adorei conhecer mais sobre a manteiga.

  33. Avatar de Dona

    Adoro manteiga! Bom saber que é saudável.

  34. Avatar de Deiner Couto

    😉 Nossa muito completa a matéria, adorei, gosto muito de manteiga, ja queria abandonar a margarina à um tempo, agora foi o estopim, valeu gente, muito obrigado pelas informações!

  35. Avatar de Ilma

    Adoro manteiga sempre uso no pão. 🙂

  36. Avatar de Marckus

    Conversa fiada, ambas faz mal a saude.

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva