Para a mulher que gosta de se cuidar

Como melhorar o Mau Hálito

Como melhorar o Mau Hálito

O mau hálito (ou halitose, como é chamado tecnicamente) pode ter diversas causas, e varia com o período do dia e a idade da pessoa. Normalmente é mais facilmente percebido por estranhos do que pela própria pessoa, causando bastante constrangimento nas relações sociais.

O mau hálito matinal é normal. Ele acontece devido a leve hipoglicemia, a redução do fluxo salivar durante o sono. Essa halitose desaparece com a higiene dos dentes e da língua. Quando o mau hálito persiste, pode ser um alerta de que o organismo está desequilibrado ou de que a higiene não está sendo feita corretamente. De qualquer forma, todo mundo já passou por algum aperto por conta do mau hálito em algum momento.

Como melhorar o Mau Hálito

Causas do Mau hálito

A halitose pode ser fisiológica (que requer apenas orientação) ou patológica (que requer tratamento). As principais causas são:

  • Tártaro
  • Problemas estomacais
  • Falta de higiene bucal
  • Diminuição da quantidade da saliva
  • Uso de alguns medicamentos
  • Estresse, ansiedade, prisão de ventre, amidalites e alterações hepáticas
  • Irritação na gengiva ou cáries
  • Alimentação inadequada e com temperos fortes
  • Tabagismo e bebidas alcoólicas

Dicas para Prevenir o Mau hálito

Como melhorar o Mau Hálito

A prevenção é a medida mais importante para o mau hálito: normalmente, ela acaba sendo a principal forma de tratamento. Deve-se ter cuidado com a alimentação e, principalmente, com a higiene bucal.

  • Cuide da higiene bucal: Escove os dentes após as refeições é requisito básico para evitar o mau hálito. Paralelamente a isso, uma vez ao dia faça uma limpeza completa, passando fio dental e escovando muito bem a língua.
  • Procure um bom dentista: Faça uma higienização profissional a cada 6 meses para eliminar a placa bacteriana e o acúmulo de tártaro.
  • Evite ficar muitas horas sem comer: Em jejum, o organismo começa a queimar gordura armazenada para obter energia. Nessa reação, há liberação de compostos à base de enxofre, que é absorvido pela corrente sanguínea e, via pulmonar, expelido na respiração. Essa é uma halitose considerada sistêmica, pois não tem relação com as condições bucais do paciente.
  • Masque chicletes (de preferência sem açúcar): o chiclete estimula a mastigação, e consequentemente, a produção de saliva. A canela também é uma excelente aliada, pois possui propriedades antibacterianas.
  • Beba bastante água. A salivação é uma das principais armas contra o mau hálito e, como 90% da saliva é água, a hidratação também ajudar a evitar a halitose. No ato da ingestão ainda é possível lavar a boca, eliminando boa parte das bactérias ali presentes.
  • Alimentação: Mastigar estimula a salivação, o que ameniza o mau hálito, mas alguns alimentos promovem uma limpeza bucal ainda maior. Entre eles, estão as frutas cítricas, como laranja e kiwi; opções cruas e com casca, como a maçã, cenoura e o pepino; e adstringentes, como o gengibre, e também as fibras, pois estes auxiliam na promoção de uma limpeza total na parte dos dentes, na linha das gengivas.

É Importante Descobrir a Causa do Mau Hálito

Para melhorar o mau hálito, é importantíssimo descobrir sua causa. Não é apenas o jejum ou a má higiene bucal que podem levar a um quadro de halitose. Doenças como o diabetes também podem estar por trás do problema e, em muitos casos, o paciente nem sabe que é portador do problema.

Outro exemplo importante é o do acúmulo de tártaro: muitas pessoas têm uma propensão genética esse acúmulo, tornando imprescindível limpezas semestrais no dentista. Para outras, com a mesma alimentação, o problema não existe. É importante conhecer sua individualidade e agir de acordo.

A simples presença do mau hálito por si só, apesar de muitas vezes não ter grandes repercussões clínicas para a pessoa, pode, na maioria das vezes, provocar sérios prejuízos psicossociais. Os mais comumente relatados são a insegurança ao se aproximar das pessoas, a depressão secundária a isso, dificuldade em estabelecer relações amorosas, esfriamento do relacionamento entre o casal, resistência ao sorriso, ansiedade, e baixo desempenho profissional, quando o contato com outras pessoas é necessário.

18 comentários para “Como melhorar o Mau Hálito”

  1. Avatar de Ena Ritta Quiroga

    Gostei mto desta matéria. Obg.Boa tarde!

    1. Avatar de Ena Ritta Quiroga

      Excelente matéria! 😳

  2. Avatar de Del

    Muito boa a dica. Valeu

    Obrigado

  3. Avatar de Lili Farias

    Excelente post… descobri que estava com alteração de glicose e triglicerídeos muito elevado por causa do mal hálito em uma visita ao dentista… a muitos anos não sofro mais com esse problema chato e constrangedor😊💋💋

  4. Avatar de Marcos

    Muito bom, é super importante cuidar da higiene bucal para evitar o mau halito.

  5. Avatar de Andreia Gomes

    Gostei muito do artigo, conheço pessoas com esse problema.

  6. Avatar de F(ávio.me((o

    Um assunto de grande valia. .. Eu sempre peço a minha esposa para me policiar quanto a esse problema, inevitável, em nós como pessoas que se preocupamos com a higiene de um modo geral.

    nota dez para essa matéria, pra toda a equipe “Beleza & Saúde”,

    1. Avatar de Adelina

      Isso é bom flavio e quando ha esse tipo de conversa entre casais é muito posetivo porque assim é facil de se descobrir quanto um esta passando por uma situacao constrangedora e podem resolver o problema sem que tenham que passar vergonha perante os vossos amigos, familiares e outrem. Estao de parabems, ha casais que sentem vergonha de falar disso por medo de machucar o outo, o que nao é bom. Mas forca ai

  7. Avatar de Maria

    Gostei! Tenho muito mau hálito por vezes. Atribuo ao meu fígado gordo.

    Cumprimentos,
    Graça

  8. Avatar de Adelina

    Eu gosto de comer muita macã porque sei que ajuda a manter os dentes limpos. Obrigad pelas dicas porque por vezes tenho tido mau halito e quando acontece eu sinto e ja sei como evitar. Pra evitar com que isso me prejudique ou faça com que eu fique mal perante as pessoas, eu nao saiu de casa sem escovar os dentes. É algo insuportavel e indesejavel.

  9. Avatar de Julio

    Estive recentimente numa clinica dentaria como sou de perguntar, tive a coragem de dizer a doutora o que estava acontecendo comigo, falei para ela que a minha esposa estava reclamando do meu halito e ela prontamente me perguntou se eu escovava a lingua e eu disse sim e ainda que eu passava o limpador,foi ai que ela disse ao escovar a lingua e a melhor maneira, por motivo da lingua ter a superficie porosa e outra, apos a higiene passar a escova sem pasta isso foi o susseço para que eu tivesse um resultado positivo fiquei muito grato. Com isso aposentei o meu limpador de lingua. 😆

  10. Avatar de Elia

    Gostei das dicas

  11. Avatar de Rogerio

    gostei do post, vou melhorar a minha higiene bucal.

  12. Avatar de Joelma Crista

    Muito bom, excelente!

  13. Avatar de Roseli Soriano

    Gostei muito da matéria e dicas 😉

  14. Avatar de Rosenilda

    É isso mesmo, devemos cuidar da higiene bucal, é super importante.

  15. Avatar de Arlete

    ADOREI A MATÉRIA A HIGIENE BUCAL É MUITO IMPORTANTE. 😀

  16. Avatar de Mackjamba

    ya é bom saber que há uma boa solução para este problema. é chato estar a frete de alguém com mau hálito e agente ficando fingindo que esta tudo bem.

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.