Quais são os melhores ácidos para clarear a pele?

Quais são os melhores ácidos para clarear a pele?

Contar com um bom cosmético clareador é fundamental para, o quanto antes, entrar na guerra contras as manchas. Porém é preciso estar muito atenta aos ativos das fórmulas, já que alguns são sensíveis à luz e, por isso, devem ser usados com a máxima cautela e supervisão médica.

Publicidade

Muito já se sabe sobre o que realmente funciona para clarear a pele. É verdade que existem diversos cosméticos clareadores no mercado que funcionam, mas os ácidos (que normalmente estão presentes em baixa concentração nesses cosméticos) também podem ser utilizados de maneira isolada em fórmulas bastante eficientes.

Os ácidos funcionam mesmo para melhorar as manchas?

Sim, sem sombra de dúvidas! Os tratamentos de pele feitos com ácidos são capazes de clarear, combater a oleosidade, prevenir envelhecimento e promover uma hidratação profunda. Alguns produtos, com grande concentração de ácidos, são capazes de acabar até mesmo com as manchas de pele mais resistentes. Confira alguns dos ácidos mais eficazes para o clareamento da pele.

Ácido Retinoico ou Tretinoína

O ácido retinoico é uma substância derivada da vitamina A e um dos compostos mais estudados para tratamento tópico do envelhecimento da pele.

É indicado, principalmente, no tratamento dos sinais do fotoenvelhecimento, que incluem: rugas finas, hiperpigmentação, manchas, sardas, aspereza, e irregularidades na textura pele. A radiação ultravioleta do sol estimula a produção de substâncias que danificam o colágeno da pele, causando o aparecimento de todos esses sinais, e o ácido retinoico ajuda a repará-lo, além de estimular a produção de colágeno novo.

O ácido retinoico é muito usado no tratamento da acne, complementando os demais tratamentos. Apesar de não curar completamente o excesso de oleosidade da pele, ameniza o problema e costuma ter uma ação bastante duradoura após o tratamento. Nas pessoas com acne, os poros da pele entopem com maior facilidade o que leva à formação dos cravos (comedões) e espinhas. Isso por que ocorre queratinização anormal dos poros, ou seja, um excesso de queratina em suas paredes internas, fechando-os. O ácido retinoico normaliza a queratinização dentro dos poros e impede esse entupimento, evitando o aparecimento de novas lesões de acne. Melhora a textura da pele, o que ajuda também no tratamento das cicatrizes de acne.

Ácido Fítico

Esse ácido tem uma ação inibitória sobre a tirosina (enzima que atua na produção dos pigmentos de melanina), sendo por isso utilizado como despigmentante. Possui também ação anti-inflamatória, hidratante e antioxidante, combatendo os radicais livres que causam o envelhecimento.

Mesmo sendo um potente clareador, pode ser utilizado em peles sensíveis, em meninas bem branquinhas ou em peles que passaram por agressões que a sensibilizaram, já que possui forte poder hidratante também.

Ácido Kójico

O Ácido kójico é uma substância produzida por um cogumelo japonês chamado Koji, que é usado também na fermentação do arroz para produção de saquê. A vantagem do ácido kójico é que ele não é fotossensível, ou seja, não mancha se a pele é eventualmente exposta ao sol. Por isso pode ser usado inclusive durante o dia. Além do seu efeito despigmentante, o ácido kójico também atua como antisséptico impedindo a proliferação de fungos e bactérias na pele. Ele também tem ação antioxidante ajudando na prevenção do envelhecimento cutâneo e pode ser usado em formulações junto com ácido glicólico, vitamina C, entre outros ativos. A principal desvantagem é que ele é considerado menos potente do que a hidroquinona como clareador, e por isso os resultados costumam levar mais tempo para aparecer.

HydrOlive

É um creme com efeito antioxidante e clareador. Promove a uniformização, clareamento e rejuvenescimento da pele.

Possui ação clareadora, antioxidante e calmante. Promove o maior efeito contra o eritema provocado pela exposição UV. Contém 20% de hidroxitirosol, diminui o stress oxidativo, promove firmeza e sustentação a pele, diminui a irritação após procedimentos com peeling e pode ser usado por pessoas com ele oleosa porque sua base é oil free.

Alfa Arbutin

É um clareador cutâneo tópico, utilizado no tratamento de hipercromias. Promove clareamento e homogeneidade da tonalidade cutânea em todos os tipos de pele. Quimicamente, é um alfa-glicosídeo de hidroquinona. Possui maior eficácia e estabilidade em relação ao Beta Arbutin. Alpha Arbutin é um ingrediente ativo puro, biossintético. Um clareador com grande diferencial, clareia e promove um tom uniforme em todos os tipos de pele. Atua bloqueando a biossíntese epidermal da melanina, através da inibição da oxidação enzimática da tirosina, a DOPA. A ligação alfa-glucosídeo oferece uma estabilidade e eficácia maior a molécula. Isto leva à um ativo clareador da pele que atua de forma mais rápida e eficaz, minimiza as manchas já existentes e reduz o grau de bronzeamento da pele após exposição UV.

Quais são os melhores ácidos para clarear a pele?

Como usar os ácidos na pele?

A melhor maneira de usar os ácidos clareadores é através de fórmulas manipuladas. Assim, seu médico passa a concentração adequada de cada ativo, de acordo com o seu tipo de pele, quantidade de manchas e sensibilidade da pele. Com o tempo, as concentrações podem ser alteradas conforme o andamento do tratamento.

Confira dois exemplos de fórmulas clareadoras manipuladas:

Fórmula 1

  • HydrOlive 1%
  • Alfa Arbutin 2%
  • Vitamina C 5%
  • Creme Oil Free QSQ 30g

Fórmula 2

  • Tretinoína 0,01%
  • Ácido Kójico 2%
  • Ácido Fítico 1%
  • Desonida 0,01%
  • Gel Creme 30 g

As fórmulas com ácido normalmente devem ser aplicadas somente à noite em pouca quantidade, com uma fina camada, bem levinha; o suficiente para cobrir a pele sem exagerar. Essa é uma dica que deve ser realmente seguida para obter bons resultados. Pela manhã, retirar o produto lavando o rosto e aplicando sua proteção solar.

E você, usa ácidos para clarear a pele?

44 comentários para “Quais são os melhores ácidos para clarear a pele?”

  1. Avatar de Marielle

    O que funciona são os ácidos mesmo, esses clareadores só custam caros e não resolve nada, estou usando ácido com alfa Arbutin, tretinoína e acido Fítico, está sendo ótimo, além de melhorar a pele tb. Amei o post

    1. Avatar de Tatiana Oliveira Costa

      atualmente uso vitanol muito bom..

    2. Avatar de Stela Morais

      Sabe dizer se o ácido glicólico serve pra tirar mancha de foliculite? Vou a dermatologista e queria saber se posso falar sobre ele a ela.

  2. Avatar de Nanda Santos

    Sou esteticista e trabalho com vários tipos de tratamentos de manchas e entre eles os acidos e
    realmente dão resultados sim, não indico muito o uso prolongado de hidroquinona pq ele pode dar um efeito rebot matando os melanocitos da pele e causando manchas brancas …. amei o post ..

    1. Avatar de Andreia

      Oi boa tarde!!eu vi seu comentário sobre o ácido hidroquinona,deixa eu re perguntar você falou q n pode usar por tempo prolongado, passei por uma,dermatologista ela me indicou q eu usar o vitacid plus por tempo prolongado q,n era p mim interromper o uso era p usar sempre…oque vc acha?

    2. Avatar de Fernanda Mello

      Ola estou usando acido retinoico e na formula tem hidroquinoma, estou na segunda bisnaga ou seja dois meses seguido. Acaba agora inicio de Julho, qual o período que temos que ficar sem usar ?

  3. Avatar de Aline Dark

    Muito bom, estou com muitas manchas, já usei produtos mas nada adiantou, gostei das dicas, vou num dermatologista.

  4. Avatar de Raquel Delis

    Não uso Celisa, mas estou precisando, valeu pela dica!

  5. Avatar de Carla Verônica

    Gostei 😉 Obrigada pela dica!

  6. Avatar de Renatinha

    Eu esto usando uma fórmula com ácidos , naõ lembro bem da composição, mas tem ácido kójico e não tem hidroquinona, pois pedi sem.
    Está sendo muito eficiente.

  7. Avatar de Anamaria

    🙁 Indicação de ácido para crianças deve ser reavaliado.

  8. Avatar de Andréa Mattos

    Gostei das dicas!

  9. Avatar de Camila

    Se levar essa formula para a dermatologista pedir eu consigo?

  10. Avatar de Silvia

    Eu já usei todos os tipos de ácidos que se possa imaginar, porem não tiver resultados satisfatórios para manchas, os manipulados forma os piores que deixavam minha pele super oleosa, os retinoides deixavam minha pele horrível de irritada e vermelha, minha pele é sensível e o único ácido que gosto é do azelan. Esses clareadores que são caríssimos não funcionam, usei aquele da La roche e outros de marcas famosas e não vi nenhum efeito, acredito que o melhor investimento é o protetor solar mesmo.

    1. Avatar de Fernanda Mello

      Silvia é bom usar água termal, ajuda a acalmar a pele quando esta usando ácidos! além de melhor bastante a pele.

  11. Avatar de Rosa Borges

    Eu fiz um tratamento com vitanol a que é a tretinoína, mas acho que usei errado e me causou mais manchas ainda… acho que não lavei o rosto de manhã e saí no sol, foi culpa minha mesmo, mas agora quero fazer certinho. Gostei muito.

  12. Avatar de Rossane

    Estou precisando urgente tratar as manchas, vou marcar um dermato.

    1. Avatar de Marize Magela De Carvalho Lages Lages

      como que tira o cravo do rosto

  13. Avatar de Rossane

    E a hidroquinona, porque não está no texto?

  14. Avatar de Nadia Cabs

    Gostei da segunda fórmula, parece ser bem fraquinha e eficiente.

  15. Avatar de Adriana Paula

    Já usei muitos ácidos, agora estou sem, mas preciso voltar a usar, estou precisando.Muito esclarecedor o post.

  16. Avatar de Maria Julia

    consultem sempre um médico antes. Esses produtos são muitos sérios se usados de forma incorretas. 😕

  17. Avatar de Catia

    Eu uso o ac kojico e ac retinoico a noite.

  18. Avatar de Erica Carvalho

    Estou usando o ácido tranexamico, estou encantada já até doei minha paleta de corretivos que usava p disfarçar as melasmas. Fica a dica…p o próximo post…

    1. Avatar de Michelle

      Olá Erica, em quanto tempo vc viu os resultados? estou usando a uma semana e não mudou nada rs., vc usa de manhã e a noite? Obrigada!

    2. Avatar de Tamires

      Oi aonde vc comprou.

  19. Avatar de Catia

    Eu uso o ac kojico e o ac retinoico….

  20. Avatar de Arlete

    CATIA AC.KOJICO E O AC RETINOICO,É BOM MESMO EU TENHO MELASMA JÁ USEI DE TUDO,NÃO SEI MAIS O QUE USAR SE ESTE PRODUTO ,QUE VC.USA FOR BOM EU QUERO COMEÇAR,A USAR.OBRIGADA CATIA.OBRIGADA PESSOAL A MATÉRIA EU ACHEI ÓTIMA PELAS DICAS.

  21. Avatar de Rita Cássia

    maravilhoso esse artigo, estou usando alguns ácidos… o kójico e a tretinoina, vitamina C e vitamina E, tb manipulado, está sendo ótimo, não só para as manhas, para pele tb.

  22. Avatar de Arlete

    eu usei todos esses produtos até hoje não vi resultados nenhum,tenho melasma gastei tanto dinheiro e nada ,continuo indo na dermatologista ela disse que melasma não tem cura.eu não sei mais o que fazer,faço uso de protetor solar estou usando agora bb.cream protetor solar fator 50 da LORÉAL PARIS.alguém pode me ajudar?

  23. Avatar de Bruna

    O o acido glicólico? nao foi citado!? qual o resultado de uso deste acido?

  24. Avatar de Sandra Vilas Bôas

    Olá! Existe algum tratamento com ácido ou sem pra quem amamenta? Estou com bastante cloasma!

  25. Avatar de Silvia

    Eu uso o tri luma, maravilhoso, se usado com protetor solar, pra mim até agora foi o melhor.

  26. Avatar de Eliete Sandri

    Sobre Melan Off da Adcos, passo 1 e 2, alguém obteu resultado com esses produtos?

  27. Avatar de Eliete Sandri

    Oi meninas! Tudo bem?
    Melan OFF fase 1 e fase 2, alguém obteu bons resultados com estes produtos?

  28. Avatar de Nelly Martins

    Se eu pedir sem receita em uma farmácia de manipulação eu consigo será? Essas fórmulas são todos os componentes todos juntos numa só composição ou não.

  29. Avatar de Priscila

    Eu atualmente estou usando hidroquinona 4% em 3 meses já vi resultado, minha pele clareou 80%. Vale a pena experimentar!

  30. Avatar de Jessica

    ola eu preciso de ajuda passei hidroquinona duas vezes só na virilha porq uma farmaceutica disse q clareava as minhas manchas de foliculite mas ficou vermelho e escureceu tipo marrom isso sai

  31. Avatar de Juliana Sala

    Olá, uso ácido tretinoina+hidroquinona a noite. E arbutim+ DEMAE durante o dia, será que posso acrescentar a vitamina C junto?

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva