Menopausa: Você está preparada?

A menopausa é um estágio natural da vida que todas as mulheres passam a partir de uma certa idade. Menopausa é quando os ovários deixam de funcionar, ou seja, quando eles deixam de produzir os hormônios estrógeno e progesterona. A principal característica da menopausa é a cessação da menstruação.

Climatério

O climatério é a fase da vida em que ocorre a transição do período fértil para o não-reprodutivo. Um pouco antes da mulher entrar na menopausa, os níveis de estrogênio começam a diminuir e provocam mudanças no ciclo menstrual. Para muitas mulheres esse processo começa silenciosamente depois dos 40 anos — geralmente entre 45 e 55 anos. Algumas mulheres podem apresentar um quadro mais acentuado de sinais e sintomas, porém todas chegarão à menopausa. Normalmente os sintomas da menopausa permanecem por 10 anos, mas há casos em que dura muito mais tempo.

Sintomas da Menopausa

A redução progressiva do estrogênio, que acontece na menopausa, promove efeitos profundos no organismo. Em muitos casos, essa deficiência de estrogênio gera diversos sintomas:

  • Ondas de calor
  • Diminuição do desejo sexual
  • Suor noturno
  • Ressecamento vaginal 
  • Irregularidade dos ciclos menstruais
  • Insônia
  • Irritabilidade
  • Ansiedade
  • Depressão
  • Aumento do risco cardiovascular pela diminuição dos níveis de estrogênio
  • Osteoporose (diminuição da quantidade de massa óssea — que torna os ossos frágeis e mais propensos às fraturas).

Dicas para Amenizar os Sintomas da Menopausa

Acabar com os incômodos que surgem no final do período fértil feminino não é mais sinônimo de riscos à saúde. Seguem algumas maneiras de se atenuar os sintomas da menopausa.

1. Reposição Hormonal

Vantagens da reposição hormonal

Uma boa terapia hormonal compensa a baixa nos hormônios, evitando transtornos físicos e psicológicos. A reposição hormonal é fundamental para a diminuição dos sintomas da menopausa. A base do tratamento é a reposição de estrogênio, que apresenta as seguintes vantagens:

  • Ajuda a equilibrar a produção e a reabsorção do tecido ósseo.
  • Fortalece os tecidos da parede vaginal e melhora a lubrificação.
  • Aumenta a elasticidade das paredes da uretra e a eficiência do sistema excretor.
  • Estimula a produção de colágeno, substância que dá elasticidade e viço.
  • Ajuda a manter a temperatura do corpo estável.
  • Melhora o sistema cardiovascular.

Desvantagens da reposição hormonal

  • Custo elevado do tratamento.
  • Tratamento prolongado.
  • Volta da menstruação e TPM em algumas mulheres.
  • Agravamento da possibilidade de câncer de mama em mulheres suscetíveis.

A Terapia de Reposição Hormonal nunca deve ser iniciada e abandonada sem supervisão médica. As vantagens da Terapia de Reposição Hormonal só são obtidas se seu uso for supervisionado e continuado.

2. Dieta

Existem alguns alimentos que podem melhorar consideravelmente os sintomas da menopausa:

Menopausa Proteína de Soja: A proteína de soja parece ser particularmente benéfica às mulheres devido ao seu conteúdo de isoflavonas. As isoflavonas são capazes de reduzir os sintomas da menopausa como ondas de calor, irritabilidade e desconforto.

MenopausaVitamina E: O efeito da vitamina E na redução dos sintomas da menopausa é comprovado. Muitos médicos sugerem que mulheres que estão atravessando a menopausa tomem 800 IU de vitamina E por dia por um período de teste de três meses, para ver se os sintomas se reduzem. Em caso positivo, a dosagem é continuada.

MenopausaCálcio: A suplementação diária com cálcio ajuda a reduzir dores de cabeça, irritabilidade, insônia e depressão relacionadas à menopausa. Além disso, deficiências de cálcio, que levam à osteoporose, são mais comuns em mulheres pós-menopausa. Osteoporose é uma condição séria caracterizada por ossos fracos. Diversos estudos já foram publicados confirmando que a suplementação com cálcio pode retardar ou até impedir o desenvolvimento da osteoporose. Por isso, cálcio é um dos suplementos mais consumidos por mulheres. O consumo desse suplemento é geralmente de 500 a 1500 mg por dia. 

Menopausa Linhaça: Ela ajuda a aliviar os sintomas da menopausa. É rica em ácidos graxos Ômega 3, sais minerais e vitaminas. A linhaça auxilia na regularização do intestino, tem ação antiinflamatória, aumenta a atividade do sistema imunológico, além de possuir uma substância que protege contra tumores de mamas, ovários e próstata.

3. Mudança no Estilo de Vida

Exercícios físicos: As mulheres sedentárias estão mais propensas a ter ondas de calor do que as mulheres que se exercitam.   Em um experimento, os sintomas da menopausa foram reduzidos imediatamente após o início da prática de exercícios aeróbicos.   

Parar de fumar: Fumar pode estar muito relacionado às ondas de calor em mulheres que estão passando pela menopausa. Estudos preliminares mostram que muitas das mulheres com ondas de calor são fumantes. Outro estudo mostra que grande parte das mulheres que buscam reposição hormonal são fumantes.

170 comentários para “Menopausa: Você está preparada?”

  1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Tive minha filha com 43 anos . Tenho 46 anos . . Em julho não tomei meu antconcepcional ai em agosto não mestruei então fiquei 3 meses sem menstruar so que no quarto mês voltei a menstruar. Pensei que tava entrando na menopausa tive ate os sintomas. Então voltei a tomar meu antconcep. O que fazer no meu caso?

  2. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Ola. Tenho 39 anos, gostei bastante da sua mensagem porque deu-me mais forcas para continuar a lutar pelo sonho de ser mae.
    Quanto a sua situacao melhor marcar consulta com genecologista para ter melhores tirar as duvidas.

  3. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Estou muito confusa, tenho 49 anos a quase 2 anos não mestruo, com certeza entrei menopausa todos os sintomas eu ja tenho mas não. Sei como lidar com tdo isto, quero e sei q preciso repor hormonios, o q fazer? Compro medicação mas qual?

    1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

      O que quer dizer “todos os sintomas eu ja tenho mas não”.?

  4. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    gueria se possivel uma informaçao minha esposa tem 52 anos ela transpira pareçe fora do normal esta na menor pausa gueria saber se o omega3 em capisula vai melhorar pelo menos um pouco aguardo a resposta co muinta ansiedade
    Aqradeçimentos

    1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

      Hélio

      Ela terá que consultar um ginecologista para verificar se é ocaso de tomar hormônios ou não.
      Eu não tomo hormônios.
      Aliviei os fogachos com Isoflavona com amora (já vêm juntos, compre em farmácias de produtos naturais).
      Também cheguei a tomar o Cimicifuga (no mesmo lugar).
      Hoje tomo o antidepressivo Citalopran 20 mg. Tem que ter receita médica. Manipula ou compre pronto.

  5. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Nossa estou sofrendo muito com o começo da menopausa um calor que quase morro e meu marido não entende que é o pior acha que é frescura ….Que tomar me ajude….Desesperada. 😡

  6. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Dizem que reposição hormonal da cancer, ai eu pergunto o que fazer quando vc praticamente não sai da cama e sente que não tem força pra lavar um prato. Que qualidade de vida é esta? Cancer querendo ou não ele aparece não é melhor se ter qualidade de vida enquanto pode do que não ter nenhuma? Acho que é melhor ter qualidade de vida, afinal vamos morrer mesmo.

  7. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Eu me chamo Rosane, tenho 49 anos, e não estou suportando essa fase da menopausa.Tem hora que parece que vou enlouquecer. Na verdade eu não fui preparada para este período, foi falta de informação, talvez se tivesse alguém para ter me orientado, não estaria passando por estas situações.Estou agressiva, me irrito com qualquer coisa, por menor que seja.Estou com uma insônia, muitas gases, as vezes sinto vontade de alimentar outras vezes não sinto vontade de comer nada.Uma suadeira noturna, acordo no meio da madrugada e não consigo dormir mais, fico até o dia raiar, sinceramente não estou aguentando com essa situação.

    1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

      OI,ROSANE TUDO BEM? SE Ñ ESTIVER ,VAI FICAR BEM,ACREDITE. EU TEMHO 54 ANOS E ESTAVA IGUAL A VOCE POR CAUSA DESSA MENOPAUSA,QUASE ENLOUQUECENDO.EU ESTOU USANDO O CREME DE PROGESTERONA NATURAL E ESTOU ME SENTINDO MUITO MELHOR.SE VC Ñ CONSEGUIR O CREME QUE É DIFICIL AQUI NO BRASIL,VC PODE USAR O UTROGESTAN 100 MG PELA VAGINA . O RESULTADO É EXCELENTE.VC JÁ OUVIU FALAR DO MEDICO DR.JOHN LEE?
      FOI ELE QUE DESCOBRIU QUE NESTA FASE DA NOSSA VIDA A GENTE PRECISA É DE PROGESTERONA,E Ñ DE ESTROGENIO COMO PENSA A MAIORIA DOS MEDICOS. ANTES DA PROGESTERONA EU ESTAVA USANDO ESTROGENIO,MAS NOSSA,MEU CORAÇÃO PARECIA QUE IA ESTOURAR DE TANTA TAQUICARDIA QUE MEDAVA,AI PAREI E COMECEI COM A PROGESTERONA,ESTOU MARAVILHADA,FOI MUITO BOM MESMO.PODE USAR QUE VC VAI SE SENTIR OUTRA. O NOME É UTROGESTAN E É USADO 1 CAPSULA NA VAGINA A NOITE.QUALQUER FARMACIA VENDE E Ñ PRECISA DE RECEITA .TE DESEJO MUIIIIIIIIITRA SORTE E TUDO DE BOM,AVC E A TODAS AS NOSSAS COMPANHEIRAS QUE ESTÃO NO MESMO SUFOCO, SE VC USAR E SE DER BEM,POR FAVOR PASSE ADIANTE,PARA AJUDAR OUTRAS SOFREDORASUM GRANDE ABRAÇO.SANDRA

    2. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

      Rosane, procure ajuda. Eu passei por tudo isso, achei que ia enlouquecer, foi horrivel… Vá ao medico, converse com amigas da mesma idade. Nem sempre o que ajuda as outras ajudará vc, mas tente tudo.
      Eu passei sem tomar atitude nenhuma e infelizmente enlouqueci! Cai em depressão, foi pessimo.
      Se cuide, isso não mata, mas a insonia e irritabilidade acabam com a gente.

  8. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Estou com 52 anos, tudo começou por volta dos 48 anos, com sintomas bem leves que foram se agravando com o passar dos anos. Insonia e irritabilidade que nem eu me suportava mais, e meu erro foi nunca procurar um medico, não fazer tratamento nenhum… Quando vc está no meio do problema vc não vê saída e se afunda cada vez mais.
    Eu não aguentava barulho, não aguentava gente falando, cada dia dormindo menos, mais irritada e cansada. Acordava com o pescoço molhado… No trabalho as coisas só pioravam… Aos 50 anos as hemorragias e cólicas menstruais insuportáveis começaram, sem falar na queda de cabelo. Em seguida vieram as ondas de calor, mas o que me prejudicava mais era a insonia e irritabilidade.
    Pra resumir: perdi emprego, perdi namorado, entrei em depressão profunda, tomei anti depressivos e fiz terapia, só agora estou me levantando.
    Parei de menstruar há um ano. Fui ao medico, estou tomando alguns suplementos, durmo melhor e me sinto outra. Voltei a me sentir feliz, ter prazer em viver, ter paz inter interior… Se vc está com esses sintomas, vá ao medico. Acredite, os sintomas podem diminuir ou até desaparecer. Procure ajuda. Talvez não melhore 100% mas vai ajudar. Ninguém merece passar o que passei!
    Se eu tivesse procurado informação, depoimentos, etc, tudo poderia ter sido diferente!

  9. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Olá, meu nome é cloé. Tenho 50 anos e Comecei a sentir os sintomas da menopausa aos 47 anos e de lá pra cá tem sido muito dificil pra mim. Aos 49 anos os calores e a sudorose estavam insuportaveis, então fui ao médico e ele me receitou após muitos exames a cimicifuga recemosa, me fez bem por 1 ano e meio, mas então deixou de fazer efeito e os calores insuportaveis aumentaram e eu já não consegui mais dormir eram noites inteiras em claro até que tive a famosa ” sindrome do pânico” pois eu tinha muita taquicardia e falta de ar pois estava estressada demais sem dormir. Então Um médico abençoado me receitou, um antidepressivo e um sonifero…tomei por uns 20 dias e voltei ao normal já há 4 meses. Agora o ginecologista me mandou tomar Buona 150 ml da Eurofarma, começarei o tratamento na próxima semana, mas devido ao clima destes dias os meus calores estão controlados e tenho dormido bem ainda tomando a cimicifuga.
    Por isso, senhoras não se iludam…Menopausa precisa ser tratada para se ter uma boa qualidade de vida. Procure seu médico e tudo vai ficar bem.
    Abraços a todas. 😛

  10. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    olá. sinto esses calores terriveis, não consigo me vestir para sair, só uso camisetas de algodão é horrivel eu que sempre gostei de vestir novidades!!! já tomei cemicifuga, tomo tintura de amora, não me resolve nada, alias esses remedios são reposição horomonal? saúde para vcs.

  11. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Buona – Bula para o Paciente
    AÇÃO ESPERADA DO MEDICAMENTO
    Buona® (Glycine max (L.) Merr.) é um medicamento fitoterápico, derivado da soja, tendo as isoflavonas como componentes ativos, destinado ao alívio dos sintomas do climatério, visando melhorar a qualidade de vida e Bula do Buona, fitoterápico a base de soja:
    o bem-estar da mulher neste período. As isoflavonas da soja apresentam também ação benéfica sobre o metabolismo lipídico, auxiliando na redução dos níveis de colesterol total e na manutenção de um melhor equilíbrio entre as frações do colesterol. A ação de Buona® (Glycine max (L.) Merr.) deve-se à semelhança de estrutura química entre seus principais componentes (isoflavonas) e o estrógeno natural. Isto permite sua ligação com os receptores estrogênicos, obtendo-se os efeitos benéficos da estimulação estrogênica, causando, porém, uma baixa estimulação hormonal, devido à sua potência centenas de vezes menor que os estrógenos naturais, minimizando a possibilidade de efeitos adversos

  12. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Comecei a tomar o clifemin, gostaria de mais informações se engorda se e reposição
    hormonal quais os riscos . ja fui ao medico ja fiz tratamento com homeopata e nda de melhora ,nao durmo falta de ar agora comecei a tomar esse . Pior momento de uma mulher e a menopausa os médicos deviam nos preparar melhor para essa face, sempre vou ao genicologista (uma vez ao ano) não e nunca ele me falou nda sobre agora já passo a dois anos com ele com tdos esses sintoma ele ate agora não me receitou nda.

  13. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    tenho 55 anos, e a tres não menstruo mais. tomei anticoncepcional apenas por um mes e minha menstruação retornou com todos os indicios anteriores. é normal?

  14. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Tenho 53 ano parei de mestruar a 3 meses so que agora veio de novo e normal o que faço

  15. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    😉 tenho 50anos e estou sentinfo taquicardia,falta de ar e muito cansaco sera que e sindrome do panico por estar entrando na menopausa to com medo de sair de casa e passar mau tempo todo

  16. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Sempre acompanho os comentários sobre a menopausa. Tenho 60 anos e faço reposição hormonal com o remédio Angelique, maravilhoso. Gostaria de saber se devemos tomar por mais de 5 anos, pois existem várias opiniões sobre o tempo a ser tomado. Desde já fico agradecida. liane

  17. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    To sentindo muita falta de ar,sudorose e muito calor ,o esquisito é q quando to deitada passa eu nw entendo eh muito esquisito isso vai aminizando qdo to deitada.tenho 36 anos eu nunca senti uma coisa dessa.desde dezembro to sentindo esses sintomas ,to tomando estrogenio naturais mas os sintomas continuam a mesma coisa.

    1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

      Estou desesperada já não aguento mais estou na menopausa há 03 anos e estou com 45 anos os sintomas só pioram e ás vezes penso que vou morrer taquicardia,aperto no pescoço, sudorese, cansaço e concordo com você quando estou deitada melhora porque será.Se alguém souber o que melhora esses sintomas me avise por favor.Já fiz tantos exames porque penso que estou muito doente mais não dá nada o médico não tem mais paciência comigo.Obrigada e sorte á todas vocês.

  18. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    😳 To sentindo muita falta de ar,sudorose e muito calor ,o esquisito é q quando to deitada passa eu nw entendo eh muito esquisito isso vai aminizando qdo to deitada.tenho 36 anos eu nunca senti uma coisa dessa.desde dezembro to sentindo esses sintomas ,to tomando estrogenio naturais mas os sintomas continuam a mesma coisa.

  19. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Ola mim chamo Edna fiz essa cirurgia de retirada dos ovários e útero e agora estou ppassando

  20. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Fui ao ginecologista, devido ao intenso fogacho da menopausa e outros inúmeros sintomas:queda de cabelo, unha fraca,taquicardia, fortes dores no peito, crise de ansiedade, dores nos ossos,falta de ar, irritabilidade, etc..
    O ginecolgista me receitou cenarizina (stugeron)e disse que passaria todos esses sintomas.Fiquei sabendo que esse remédio pode causar mal de parkison.
    Será que é verdade?.
    Quem tiver alguma informação sobre esse remédio por favor me avise.

  21. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Tenho 48 anos e estou s 10 meses sem menstruar,sentindo tudo isto que já foi citado. Fui no gineco e ele me receitou Tibolona.Na bula fala que pode causar infarto e até AVC. Estou com medo de continuar tomando,pois já tenho síndrome do pânico.O que fazer?

  22. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Olá
    Tenho 44 anos, Eu ainda nao tenho tais sintomas. Será que posso usar anticoncepcional. O meu medico disse que nao será aconselhavel devido eu estar na fase pre-menopausa. Pensei em usar YAZ. Será que posso??

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.